Quando A Neve Cair

Quando A Neve Cair Cínthia Sampaio

Resenhas - Quando A Neve Cair

Maíra Marques | @literamai 11/05/2019

Siga: @literamai
❝O amor é relativo. Cada um enxerga ao seu modo. ❞

🗨 Cinthia é carioca, nascida em 1989 e mora em Niterói-RJ. "Quando a Neve Cair" é seu primeiro romance, apesar de outros títulos publicados, e é dedicado para sua falecida avó. Logo no início da obra é impossível não se emocionar com a dedicatória que a autora faz para a avó, agradecendo-a pela influência em sua vida. É impossível não se emocionar.

Quanto a história, conhecemos através do olhar de Luíza, uma jovem mulher que vive em Nova Aliança, uma pequenina cidade com costumes ultrapassados. Luíza é nascida e criada ali, possui muitos amigos e um namorado, Arthur, por quem é extremamente apaixonada e vive "a vida perfeita" apenas a espera do casamento. Mas quem disse que toda garota de Nova Aliança deseja se casar e viver ali para sempre?

Luíza recebe um convite de sua tia para ir estudar em Paris. QUEM TEM CORAGEM DE RECUSAR ISSO? Pois é, ninguém. E Luíza, que sempre desejou sair dos limites dessa cidadezinha, não pensa duas vezes. Porém, ao ir de encontro a Arthur, ela se decepciona amargamente com sua atitude: Ele a expulsa da casa dele e diz que nunca mais quer vê-la. Será que ele descobriu que ela iria para Paris? Mas como, se ela tinha acabado de tomar essa decisão?

Cinco anos depois de sua ida ao exterior, Luíza retorna para Nova Aliança para as Bodas de Prata de seus pais, contudo receosa em reencontrar seus velhos "amigos", pois esses sequer respondiam os e-mail que ela mandava e nunca a procuraram durante todos esses anos. O que aconteceu? Por que eles lhe viraram as costas? Como estará Arthur?

❝Quando estamos sofrendo, nós nos sentimos sozinhos até em uma multidão.❞

🗨 A escrita da Cinthia é simples e envolvente. "Quando a Neve Cair" é um romance para te tirar de uma ressaca literária e te fazer suspirar com diversas cenas fofinhas. Como já citei em outras resenhas, sou suspeita para falar de romances, pois sou uma romancista de carteirinha! O que me irritou na história foi o Arthur e seu jeito "mandão". Mas os demais personagens são apaixonantes! E que venha a continuação! 💖👏

site: https://www.instagram.com/literamai

Miih | @mundodaleitora 15/01/2021

Quando a neve cair e? um romance bem fofinho e cliche? (amooo) e me fez passar muita raiva com o Arthur e os amigos dele e da Luiza, confesso que na?o gostava de ninguem e queria que a Luiza mandasse todos pra merd* (desculpa Ci kkkk), mas aos poucos todos foram me conquistando e eu acabei perdoando o que fizeram no passado, inclusive morro de amores kkk, principalmente pelo Arthur, que demonstrou que e? um completo bobo apaixonado kkkk.
A histo?ria deixou um quentinho no corac?a?o que a muito tempo na?o sentia (estava mesmo precisando de um romance fofo no momento). Super recomendo a leitura, a Ci arrasa. Preciso parabenizar a todos os envolvidos na diagramac?a?o do livro, esta? maravilhosa!

Kaah Utsch 11/06/2021

Um livro que deixa um quentinho no coração. Depois de um término horrível, Luiza tem que ir pra Paris e lá fica durante cinco anos, quando volta pra sua cidade natal. Todos os sentimentos vêem a tona e ela tem que lidar com todos os fantasmas da sua vida. Queria mais detalhes da cena da Luiza batendo na Melissa. A Cinthia sabe prender um leitor na história.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 05/03/2019

Muito amor (em cada mínimo detalhe)
Quando a neve cair é um romance e tanto. E o melhor: não é nada previsível! Em diversos momentos da leitura eu pensava “agora vai acontecer isso” ou “fulano vai aparecer agora”, mas acontecia algo totalmente inesperado ou aparecia quem eu nem imaginava que apareceria. Fora que a personagem principal parece ter uma raiva — ainda que muito bem justificada — que não é comum em mocinhas de tantos romances que vemos por aí. Os sentimentos transbordam nesse livro.
Maria Luíza — a narradora protagonista — é uma jovem que nasceu e cresceu em Nova Aliança, uma pequena cidade. Luíza (como é chamada a personagem ao longo da história), apesar de ter crescido em meio a uma sociedade conservadora e até mesmo retrógrada, tem o sonho de viajar, conhecer novas culturas e pessoas.
Luíza tinha uma vida pacata, rodeada de amigos queridos. Amanda era sua melhor amiga desde sempre e a implicância de Arthur, irmão mais velho de Amanda, com Luíza se transformou em um amor e tanto, um relacionamento que todos acreditavam que daria em casamento. Mas, nem tudo são flores…
Luíza ganha da tia um intercâmbio para a França. Seis meses em que seu sonho se tornaria realidade. Quando vai contar a novidade para Arthur, porém, tudo começa a ruir. O relacionamento dos sonhos termina ali.
Luíza viaja arrasada para a França. Arthur terminou com ela sem deixar que ela explicasse coisa alguma. Afinal, seriam apenas seis meses afastados, mas conversando todos os dias. Por que um término tão abrupto?
E o pior: ao chegar na França, Luíza descobre que todos os seus amigos lhe viraram as costas. Com isso, aqueles seis meses iniciais viram 5 anos na França. Sozinha, amargurada, mas ao mesmo tempo crescendo e construindo uma nova vida.
Quantas coisas podem acontecer em cinco anos? É isso que Luíza irá descobrir quando retornar para Nova Aliança, para as Bodas de Prata de seus pais. E é nesse ponto que realmente começa a história que acompanhamos ao longo do incrível Quando a neve cair.
Como Nova Aliança era uma cidade pequena e Luíza passaria cerca de um mês lá, obviamente ela reencontraria seus velhos amigos.
Uma das primeiras pessoas que Luíza encontra é, sem dúvidas, Amanda. E é através das conversas delas e dos demais personagens que aos poucos vão aparecendo, que podemos reconstruir o que aconteceu nos cinco anos em que Luíza esteve distante de Nova Aliança. Amanda faz de tudo para reaproximar todos (ou quase todos) e, assim, vamos conhecendo Angélica, Rômulo, Suzana, Felipe, Melissa, Eric… Enfim, cada pessoa que fez parte da vida de Luíza. E claro, temos a oportunidade de conhecer melhor Arthur.
Por vezes, pode ser que o leitor tenha vontade de bater nesse mocinho, mas a verdade é que achei Arthur um personagem bem coerente, agindo de acordo com seus medos e sentimentos. Quem merece apanhar na história é outra personagem… (mas só lendo para descobrir!).
Para mim, além de todas as emoções despertadas, ler Quando a neve cair também foi interessante por conta desse dilema de Luíza ter passado tanto tempo fora e ter de redescobrir seu antigo mundo. Confesso que sempre tive certo receio de intercâmbio pelo medo de perder coisas importantes em seis meses. Imagina se esses seis meses se multiplicam, tornando-se cinco anos, ainda mais quando ninguém mais fala contigo realmente! É assustador e eu não queria estar na pele de Luíza.
Agora, se vocês querem saber “se” e “como” Luíza e Arthur se entendem novamente, só lendo o livro. E garanto que vocês não vão se arrepender. Eu recomendo muito Quando a neve cair para todos que buscam uma leitura intensa, mas fácil; surpreendente e linda. É um livro perfeito para quem gosta de romance, intrigas, amizade e sonhos. E, de certa forma, sobre autoconhecimento também. A diagramação do livro está incrível e torna a leitura ainda mais prazerosa.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/

Fran Z. 18/04/2021

RESENHA QUANDO A NEVE CAIR
Com uma narrativa contada em primeira pessoa e super fluída, a leitura se torna muito gostosa para se ler em uma tarde calma e até ótima para sair da ressaca literária hihi
Eu posso dizer que ameiiiii a personagem principal, Luíza, em parte porque ela é uma personagem cativante e outra por sua maneira de pensar fora da caixa, me identifiquei super, me fez até lembrar algumas situações parecidas em que já passei. Luíza é uma personagem fofa, cativante, que ama fácil e perdoa fácil, mas também é muito forte, amei d+ ela.
Uma personagem que se destacou bastante para mim também, foi a sua amiga Amanda, achei ela engraçada e sem papas na língua kkkkkkkk gostaria de ler um livro sobre ela.
De maneira geral eu adoreii o livro, a forma como a autora aborda sobre amizade, o amor e o perdão é incrível. Ao terminar o livro e ler as notas da autora me fez enxergar o livro com outros olhos, com mais carinho ainda.

site: https://www.instagram.com/franzanetta_/

Iaia 01/02/2021

Recomendo muito
Eu já havia imaginado que iria gostar do livro ao ler resenhas sobre ele antes mas foi ainda melhor do que eu esperava.
Sabe aqueles livros que te deixam suspirando e querendo um amor pra chamar de seu (após a pessoa fazer no minimo dois anos de terapia claro)? esse é exatamente assim.
A escrita é muito viciante e eu acabei o livro em uma sentada só e falo mais, se a autora tivesse escrito mais 200 páginas eu leria tranquilamente. Eu indico muito e já quero conhecer mais histórias da autora.

Aglycia 31/01/2021

O amor verdadeiro supera o tempo
O livro Quando a neve cair é um romance bem interessante , sensível e com um leve toque dramático. Luíza e Artur são dois adultos que se apaixonaram muito jovens ,mas por conta de um mal entendido e de palavras não ditas não ficam juntos. Após viver cinco anos em Paris, ela retorna para sua cidade natal por conta das bodas de prata dos pais e tudo que um dia pensou ter esquecido retorna ao seu coração. Ali, ela tenta entender o que realmente houve, reatar laços, perdoar e viver uma nova página. Porém, não será fácil. Será que ela e Artur irão conseguir?? Leitura leve , envolvente e com personagens maravilhosos que, apesar de suas feridas, tentam seguir em frente e viver o amor que sempre sonharam. A linguagem é acessível, os personagens cativantes e a leitura super leve. Para quem gosta de um bom romance que tudo na medida certa ,é uma boa opção!

site: https://instagram.com/entrepontoseletras

Chris Calixto 16/01/2021

Lindooo!!!
Quando a neve cair é aquele tipo de livro capaz de prender a atenção do leitor até o final. Uma história linda, delicada e cheia de amor.
Recomendo leitura pra quem procura uma leitura leve e deliciosa ??

Felicidade Clandestina 30/04/2019

Apaixonada por esse livro!
"Eu adorava segurar sua mão, me sentia protegida, segura de todos os males do mundo. Amava sentir o cheiro do seu perfume amadeirado, misturado com o aroma das flores e das árvores. Seus braços ao redor do meu corpo me davam uma sensação de lar. Lar de verdade."
Luiza é uma jovem apaixonada por seu namorado e que sonha em construir uma família com ele, contudo também sonha em voar. Como qualquer moça de sua idade, ela almeja muito mais do que só fincar raízes. Ela quer conhecer o mundo. Confiando que o homem que ama será compreensivo e entenderá os seus motivos, ela vai ao seu encontro contar-lhe da oportunidade que lhe foi oferecida. Contudo, tudo da errado. Arthur age de forma impulsiva sem dar a Luiza uma chance de se explicar.
"Eu teria feito qualquer coisa por Arthur. Ele era o amor da minha vida. Eu só queria que ele tivesse demonstrado algo e não me virado as costas."
Ela vê então, o seu relacionamento ser reduzido a lembranças dolorosas. O que resta são lágrimas de saudade e tristeza do que perdeu.
"Por um tempo, presumi que meu coração iria se curar toda vez que doía, ardia ou ficava apertado enquanto estive em Paris. Um dia, a dor realmente sumiu. Ou assim, imaginei, mas talvez ela estivesse apenas adormecida."
Cinco anos se passam e de volta na pacata cidade de Nova Aliança, Luiza precisa recuperar o tempo que perdeu e enfrentar tudo o que deixou para trás.
"Não era só culpa dele. Também era culpa do meu coração, que continuava acreditando no primeiro amor e em contos de fadas."
Que história mais linda! Cinthia Sampaio presenteia o leitor com uma história bem construída e com temas muito interessantes. Com um enredo pertinente e com uma leitura fluida, a autora conta a história de persongens humanos, mostrando a evolução de cada um e cativando o leitor.
Luiza e Arthur são personagens reais. E as ações de cada um, são regadas de sentimentos e com motivos de suas ações muito coerentes. O amor que sentem um pelo outro é um elo tão forte, que mesmo a distância, não foi capaz de romper. Desilusões e perdão, são os principais sentimentos que premeiam a história, e que mantém a atenção do leitor do começo ao fim. Sentimentos transbordam por esse livro. Gostei bastante da capa desse livro e também da construção do enredo. E a riqueza de detalhes só contribuiu para uma melhor compreensão da história, sem torna-la cansativa.
"Confiar o coração a outra pessoa era uma tarefa muito árdua. Principalmente, quando aquele alguém já lhe feriu tanto no passado."
Eu super indico essa leitura. Uma história que emocionante e divertida.

Debbie Santos 03/05/2019

Resenha do livro Quando a Neve Cair, da autora nacional parceira Cínthia Sampaio
” Então, quer dizer que quando a neve cair, as pessoas encontrarão o amor?”

Sabe aquele romance leve e gostoso com personagens humanos que nos proporcionam horas de boa leitura? Então, é o que a história linda desse livro me proporcionou. Parecia que eu estava assistindo a um bom filme de comédia romântica.

Luíza passou a vida toda em uma cidade do interior com sua família unida, amigos de adolescência, melhor amiga de infância e o namorado, cujo qual juntos, formavam o casal perfeito. Mas, quando o convite de sua tia dá a ela a oportunidade de conhecer o mundo e ter uma vida fora daquela cidade pacata do interior, as coisas ficam complicadas para ela. E o que antes poderia ter sido a melhor aventura de sua vida, se transforma em um pesadelo em meio a uma tempestade.

” O mundo enorme não me assustava, mas ter que enfrentar as pessoas que deixei para trás me fazia tremer de medo.”

Cinco anos depois a protagonista está de volta a cidade, onde vivem as mesmas pessoas que ela gostava e acredita tê-la abandonado, para a festa de bodas de prata dos pais dela. O que ela não estava preparada era ter que encarar novamente os fantasmas de seu passado de frente, logo a sua chegada em Nova Aliança. Em Quando a Neve Cair, vamos ser apresentados a um romance cheio da mágica da paixão, perdão, reencontros, laços de amizade e a força do amor.

“Na cidade que nasci, sonhar era praticamente pecado, e eu, a louca que queria mudar as regras de tudo.”

Ademais, gostei da protagonista, Luíza, ser uma mulher bem-humorada, moderna, independente e romântica ao mesmo tempo. Apesar de vir de uma cidade pequena, onde a grande maioria das pessoas possuem pensamentos tradicionais e conservadores, ela conseguiu realizar o seu sonho de estudar línguas e viajar para o exterior e conhecer outros países. A princípio viajar para Paris, França. Mesmo que isso não tenha saído da maneira que ela esperava.
” Ter convivido com outras pessoas e conhecido diferentes culturas, abriu meus olhos para coisas que a antiga Luíza jamais teria notado.”

Enfim, a história do livro além de ser divertida, romântica e encantadora, está com a escrita impecável e conta com personagens femininas fortes. O enredo é cativante e a leitura fluiu do começo ao fim.
É um ditado popular dizer: que quando a neve a cair, algo inesperado pode acontecer. Luíza acredita que não tem mais esperanças para o seu primeiro amor perdido do passado. Será que a protagonista encontrará o amor em quando a neve cair?

site: https://www.instagram.com/sapphiredebbie/ https://amantedaartedaliteratura.wordpress.com/2019/04/29/resenha-do-livro-quando-a-neve-cair-da-autora-nacional-parceira-cinthia-sampaio/

@sandraalmeidaeseuslivros 16/05/2019

A neve faz acontecer
Uma graça este romance que começa com um termino entre Luiza e Arthur. Ela queria conhecer o mundo e recebeu a oportunidade por sua tia e abraçou, Arthur não entendeu isso e terminou com ela e fez com que todos os seus amigos tbem quebrassem a relação com ela. Ate que ela precisa voltar para a cidade depois de 5 anos para as bodas de prata de seus pais. Muita coisa acontece e acredite a neve faz o amor acontecer.

Entre Linhas e Resenhas 05/06/2019

Entre Linhas e Resenhas
Maria Luíza cresceu na pequena cidade de Nova Aliança, onde construiu amizades e um relacionamento perfeito com seu namorado, Arthur. De repente, surge a oportunidade de estudar em Paris, onde sua tia mora. Luíza, que sempre teve o sonho de conhecer novas línguas e culturas, não pensa duas vezes para aceitar, porém sua felicidade morre quando vai contar ao amado, que não aceita nada bem a viagem e termina com ela. Ela segue para outro país sem perspectivas de volta, depois que seu amor e todos os amigos viraram as costas para ela.
Cinco anos após sair do Brasil, Luíza já tem uma nova vida, mas precisa voltar ao seu antigo lar para comemoração das bodas de casamento de seus pais. Agora, ela terá que enfrentar o passado e reencontrar seu antigo amor, mas será que todos superaram o que já passou?
O livro é contado por nossa protagonista, Luíza, e me encantou durante todo o livro. Ele é leve, com um romance arrebatador. A cidade onde ela cresceu tem modos antigos, mas ela é ambiciosa e sempre quis conhecer mais do que tinha ali. Conforme a autora vai descrevendo a cidade, pequena e encantadora, fiquei com vontade de conhecê-la. A irmã de Arthur, Amanda, não é nada sutil, e faz de tudo para unir nosso casal, proporcionando ótimos momentos.
A autora sabe nos prender, o livro tem uma dinâmica incrível e quando a gente menos espera, acontece algo. Arthur é teimoso, mas na medida certa. Adorei os amigos deles e já estou torcendo por outros romances no grupo, que aliás já estão saindo do forno. Preciso frisar que a Cínthia já me cativou nos agradecimentos, onde ela conta como colocou seus sentimentos no livro e porque. Me identifiquei muito.
“O curso do verdadeiro amor jamais foi tranquilo.”
#LuAr

site: @entrelinhaseresenhas

Saturno 16/06/2019

Quase Surtei
Que livro foi esse meus amigos, tantas emoções, quase surtei.
Livro maravilhoso muito gostosinho de ler, você começa e não quer mais parar. Recomendo muito.