A Retornada

A Retornada Donatella Di Pietrantonio

Resenhas - A Retornada

Luzia.Hoinatz 24/08/2020

Um bom livro
Mais do que irmãs....amigas. Essa história mostra como as dificuldades uniram pra sempre essas duas meninas.

jessyhehe 19/08/2020

A visão de uma menina abandonada
O livro narra a história de uma menina que aos 13 anos é devolvida para os seus pais de origem. O porquê que sua *mãe adotiva* a devolveu é um mistério, e lá para o final do livro é desvendado tal mistério.
Contado em primeira pessoa pela própria personagem principal, ela vai contando toda a sua experiência , seus pensamentos e angústia que está vivenciando naquele momento. Mesmo tendo duas mães ela se sente órfã e perdida nesse mundo, mas mesmo assim ela consegue ser uma excelente aluna e ao mesmo tempo forte.
Gostei muito dos personagens, mas achei que eles foram poucos desenvolvidos. A escrita em si é fluída e reflexiva. O livro é triste e ao mesmo tempo tem um pouco de suspense.
No entanto, durante a leitura, o livro não me cativou, levei 2 semanas para lê-lo sendo que tem menos de 200 pag. Mas acredito que esse é um tipo de livro que não se devora , mas sim lido com calma.
Dei a nota 3/5 pq senti que faltou muita coisa... O desenvolvimento dos personagens e detalhes de mais acontecimentos .
Por fim, recomendo a leitura.

Tati Vizú 17/08/2020

Perfeito
Sem sombra de dúvidas o melhor livro que li em 2019. Amei tudo: personagens, narrativa e enredo. Uma história linda!!

Lia 26/07/2020

Leitura instigante
A angústia da narradora nos prende a tal ponto, que eu só percebi que ela não tem nome, qdo terminei o livro. A forma como ela experencia a nova vida tem uma sutileza que me agrada e surpreende e uma leveza q a salva. Valeu até como aprendizado.

Suzi 20/07/2020

Órfã duas vezes de pais vivos
Esse livro foi uma surpresa, pois não esperava gostar tanto!! A escrita é muito tranquila e ao mesmo tempo instigante.
A protagonista não tem o nome revelado, sendo às vezes apontada como ?a retornada?, uma vez que foi devolvida aos pais biológicos com 13 anos de idade, sem saber o motivo. Vamos então conhecer seus medos, seus conflitos e acompanhar seu crescimento dentro dessa nova família que era indiferente a ela, com exceção dos irmãos Vincenzo e Adriana, que aliviam um pouco seus dias.

Carol 08/07/2020

Achei o livro muito bonito, pois acompanhamos a busca de identidade e o desenvolvimento da protagonista. Tem passagens muito marcantes, muito bonitas, mas acabou deixando um gostinho de quero mais hahahaha acho que poderiam ter mais algumas páginas para contar essa história

Livia.Gabriela 06/07/2020

Gostei bastante. Terminei com a sensação de que Adalgisa vive em um relacionamento abusivo.

Deaolive 29/06/2020

Um livro para ser lido em uma sentada. Uma história fluída, com mistérios envolvendo uma garota adotada que foi devolvida a sua família biológica sem conhecer os reais motivos.
Lembra as histórias da Ferrante, porém sem ser massante.

Beatriz.Sanchez 28/06/2020

Sensível
Apesar de curto, nem sempre é fácil de ser digerido. O livro fala de maneira crua como é a vida de uma criança ?devolvida?, que saiu do lar adotivo e abastado para viver com os pais e muitos irmãos, e mostra o desenvolvimento da personagem com a família e todo o seu senso de identidade e pertencimento perdidos. Como ela mesma diz: ?Com o tempo, perdi também a ideia confusa de normalidade e, hoje, ignoro de fato qual lugar seja o de uma mãe. Isso me falta, do mesmo modo que pode faltar saúde, proteção, certezas.É um vazio persistente, que conheço, mas não supero. Olhar para o nosso interior dá vertigem, é uma paisagem desoladora que à noite tira o sono e fabrica pesadelos no pouco que deixa. A mãe que nunca perdi é a mãe de meus medos?.

Isadora 26/06/2020

Ah... ok
Nota: 2.5/5
Esse livro sai da minha zona de conforto, e como estou num momento totalmente aberta para isso, acreditei que poderia gostar (mesmo sabendo que a autora é comparada à Elena Ferrante e seus dramas familiares, o que não me cativa muito). Mas não rolou.
O ponto principal da história em si é muito interessante, é dolorido saber que a narradora sai de uma família para ir para outra que ela mal conhece, a própria autora abre portas para temas muito relevantes e que poderiam acrescentar na história, mas não faz isso. Então tudo acaba acontecendo sem criar um entusiasmo.
O fato de ser narrada por uma garota de 13/14 anos faz com que a leitura seja rápida e fluida, e a personagem de sua irmã mais nova me chamou atenção, acredito que por isso a leitura é válida. É pra passar o tempo...

Paula Satie 23/06/2020

A Retornada - Donatella Di Pietrantonio - 4/5
Concluí a leitura faz uns 2 minutos e apesar da leveza que a protagonista nos proporciona, estou ainda impactada por sua história e com a maneira que ela "existe" e encara o mundo. O livro é curtinho e rápido de ser lido, e como disse, a protagonista nos envolve em seus pensamentos leves e ao mesmo tempo maduros. Estou sem palavras e reflexiva, recomendo a leitura.

Rafa 17/06/2020

Quase um conto
O livro é curto e até a metade te prende, mas promete mais do que cumpre. Dá a impressão de que coisas maiores virão, uma passagem de tempo, mas não ocorre, é apenas um relato daquele ano da vida dela.
É bem escrito, provavelmente o original é mais interessante, pois poderíamos observar a diferença na linguagem, entre dialeto e italiano padrão.

Dessa Policarpo 08/06/2020

A retornada
O livro tem uma boa proposta e um tema interessante, mas não é entusiasmante. Leitura fácil e rápida, recomendo.

Natalia.Franca 07/06/2020

Leve e profundo
O livro trás um enredo que dá para o leitor um mistério do que aconteceu com essa menina para que ela tenha sido "devolvida" a sua família biológica, porém o livro entrega muito mais que isso. As descobertas, a inocência, a nova realidade, o amadurecimento, o amor, todos esses são pontos na história que deixam o "segredo" dessa devolução um simples detalhe. A autora constrói personagens que nos cativam de diferentes formas e que ganham sua importância na história. Assim como na vida real, nas tristezas as vezes encontramos a força para seguir em frente.

Jader 04/06/2020

Grata surpresa!
Uma leitura muito bacana, fluida e cheia de melancolia de uma vida de incertezas e mudanças.