O Jogo do Coringa

O Jogo do Coringa Marie Lu

Resenhas - O Jogo do Coringa

Ley 14/05/2021

Ler sem tantas expectativas tornou a leitura surpreendente
Ler o desfecho dessa duologia era algo que eu queria há um tempo. Após me deparar com várias opiniões negativas sobre a obra, baixei minhas expectativas para não me decepcionar. O livro é a sequência de Warcross, uma leitura surpreendente, com ficção científica, romance e uma personagem cativante.

O Jogo do Coringa é onde finalmente teremos as respostas que Warcross incitou. Emika está determinada a encontrar um modo de que Hideo não faça uso de um algoritmo que tirará o livre arbítrio de todos os indivíduos do planeta, mesmo que ele ache que isso possa ser algo bom. Apesar de ter um pensamento de estar fazendo o bem, não é bem isso que acontece no desdobrar da leitura.

Faltam poucos dias para que Hideo tome controle total através do algoritmo, mas há ainda mais mistérios a serem desvendados por Emika. Ao mesmo tempo em que isso é prioridade, Emika finalmente descobre a verdadeira identidade de Zero, uma reviravolta que ficou mais emocionante a conforme surgiam novas descobertas.

Além disso, outros tópicos ganham importância no enredo. O arco do personagem Zero é um dos mais impressionantes, e outros personagens também tiveram um desenvolvimento bom. Jax com certeza foi uma adição incrível na trama. A leitura tem uma fluidez maravilhosa, mesmo se tratando de ficção científica, não a torna complicada.

A contagem para que o algoritmo finalmente tome conta de todos, trás um cenário onde essa contagem regressiva sinaliza o fim de tudo. Emika se destaca por sempre ser determinada, e serve como uma ponte para entendermos melhor o personagem Hideo. Assim como o mistério sobre Zero é esclarecido, o paradeiro de Sasuke, irmão de Hideo, é revelado.

O que aconteceu com Sasuke era uma incógnita sempre presente na vida de Hideo, assim como sempre foi sua motivação por tudo o que fez. Em paralelo, a relação de Hideo e Emika possui uma tensão, agora que os interesses entre eles são distintos. Apesar disso, os personagens ainda possuem sentimentos um pelo outro, algo que torcia cada vez mais para que desse certo.

Uma das lições mais presentes na leitura, é até onde o ser humano é capaz de ir detendo de um poder absoluto. A autoridade vinda através do algoritmo pode mudar qualquer ser humano que tenha algo assim sob seu poder. Portanto, até onde nossas boas ações podem justificar medidas extremas em prol de um todo?

Esse é um aprendizado que conseguimos ver mediante as ações dos personagens, o que pode despertar também o interesse de outras pessoas pelo poder. O aspecto mais juvenil da obra me agradou muito, deixou a história, de certa forma, mais leve e muito fácil de seguir. Esse foi um livro que me surpreendeu bastante e finalizou bem como imaginei. Diminuir minhas expectativas quanto a ele pode ter dado certo, me fazendo desfrutar bem da leitura.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/05/resenha-o-jogo-do-coringa-hora-da.html

Juuxcrooked 08/05/2021

Desafio Skoob
Sabe quando você está gostando do livro mas está com preguiça de ler ele? Então ... isso aconteceu comigo. Apesar do final ?chocante? do primeiro livro eu ainda sim estava com preguiça de ler esse pois o plot do primeiro livro já era um pouco de se esperar mas esse livro omgggggg gente aconteceu plot atrás de plot que você fica chocadissima.
Gostei bastante apesar de achar que a Marie lu pegou pesado no final de champions e nesse livro matou acho que ninguém (¿)

VicBanger 17/04/2021

Desequilibrado
O Jogo do Coringa é um livro extremamente desequilibrado. Warcross também se traduziu em uma experiência desequilibrada, mas o desfecho dele me deixou esperançoso quanto à sua sequência. Apesar de sugerir um tom cyberpunk, o texto da Marie Lu não passa de uma genérica ficção infantojuvenil, algo que quebra com a ideia de um cyberpunk genuíno - porque faltou uma coisa aqui: o sentimento de decadência humana contrastando com a alta tecnologia. As ameaças levantadas ao longo da narrativa da Marie Lu são traduzidas em um encantamento com a tecnologia de ponta - e os personagens se divertem com ela. Francamente, esperava mais, sobretudo após o desfecho obscuro do primeiro livro.

Temos alguns personagens legais, como Tremaine, Jax (que rouba a cena) e Zero. O clímax da coisa é até bom e chega a emocionar. Contudo, a autora decidiu dar voz a um dos casais mais insuportáveis que já tive o desprazer de conhecer: Emika Chen e Hideo Tanaka. Não há o que salvar no casal principal... Difícil sentir empatia pelo Hideo... Difícil engolir a proteção materna que a Emika exerce sobre Hideo... Difícil engolir o papo de que um playboy que queria dominar o mundo era, na verdade, apenas uma "vítima de seu passado"... Difícil engolir a ideia de uma protagonista que se arrasta por um sujeito assim. A choradeira que envolve o casal principal é patética.

O Jogo do Coringa é um livro com alguns bons elementos, mas que se perdem sobretudo em meio a personagens ruins e decisões criativas lamentáveis. Ah, e nem falei sobre o desfecho, que tem um tom positivo extremamente forçado - e para isso até se apoia na impunidade para com um certo personagem (se alguém encarou aquilo de outro modo, sei nem o que dizer).

Resumindo este livro em uma palavra: decepcionante.

Cinthia 14/04/2021

Gostei bastante desta duologia, a escrita da Marie Lu me agrada e o livro é muito interessante, a integração da realidade com o mundo virtual proposto na história e bem original.
Achei que o final ficou um pouco vago, muitas coisas estavam confusas e mal explicadas e alguns personagens foram mal trabalhados.
Recomendo esta série, vale muito a pena ler.

Rai 10/04/2021

Um dos melhores livros que já li
Eu daria 5 estrelas se a Marie Lu fizesse um terceiro livro.
Eu tô devastada que eu acabei essa duologia. Esse livro conseguiu me destruir mais que o primeiro, mas eu tô muito feliz pelo rumo que tudo levou. Eu amo a Emika e o Hideo e essa história!

lua 09/04/2021

TUDOO
Segue sendo uma das melhores duologias que já li, eu fico é besta com o quanto o universo é fantástico, a vontade de jogar Warcross é enorme. Adorei a história por trás de Zero, e a forma como desenvolveram. O plot foi incrível

Lud 03/04/2021

É um bom livro. Resolve todas as questões que deixou em aberto no primeiro livro, porém não me prendeu tanto quanto o primeiro.

Luisa 31/03/2021

Eu não sei nem o que dizer
Acho que algumas coisas do meu resumo vão sair no calor do momento porque eu acabei de fechar o livro e eu tô chorando a quase meia hora.

Eu não esperava por isso, por todos esses fechamentos de arcos, a amizade foda que se construiu desde o primeiro livro, sobre o fim de todo mundo e da própria história em si.

Warcross me pegou de um jeito que é inexplicável, com certeza uma história que me fez pensar por dias e falar pra todo mundo que eu estava 100% apaixonada.

Obrigada a Marie Lu por ter feito essa obra de arte.

Klivia 20/03/2021

Impressionante
Os plots da Marie Lu são simplesmente maravilhosos, sempre me surpreende. A história segue sendo narrada pela Emika, mas o que eu reclamei de não aprofundamento com os personagens no primeiro livro nesse ela vem de enxurrada, conseguimos entender mais a história e a personalidade de cada um envolvido. É um livro leve e bem construido, pra quem gosta de jogos e tecnologia vai amar.

toziersun 12/03/2021

O apego que eu tive com as personagens dessa duologia de maneira tão rápida é surreal. Uma história tão bem pensada e trabalhada, apesar de alguns pontos apressados, que deixa um parte do coração desejando até um terceiro livro.

Por um tempo 13/02/2021

Leitura muito agradável, esperava mais do final, mas mesmo assim livro muito bom de lê, gostei muito da duologia o jogo do coringa e warcross!!

artxpercy 07/02/2021

Um final decente
Eu dei 5 estrelas pro primeiro e somente 4 para esse segundo, o livro foi incrível não vou negar, aconteceu tanta coisa que eu teria que ficar horas até conseguir explicar para alguém. Porém eu dei 4 estrelas porque o primeiro livro tem alguns pontos melhores e que me prenderam mais, e o final foi meio 'louco' demais e também na minha opinião não exatamente o que eu queria, mas não tira o fato de ter sido um livro incrível. É isso leiam Warcross e O Jogo do Coringa porque vale muito a pena.