Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Isadora 29/04/2024

?????
Ótimo, adorei conhecer a história da conquista e tudo que se sussedeu, bem escrito, você não vê o tempo passar ao ler

Pam 26/04/2024

Achei que eu demoraria muito mais tempo pra ler mas algumas das histórias são tão incríveis que nem vi o tempo passar. Não curti tanto a história da conquista, falam tanto que eu esperava um pouco mais.

Agora, Jaehaerys e Alysanne meus favoritos de longe. Não tiveram muitas guerras no reinado deles mas compensaram com fofocas hahaha
Cada hora era um filho diferente causando, muito bom. E Alysanne com certeza é minha personagem favorita, que mulher incrível. Preferia ver uma série deles do que da conquista, mas tudo bem.

A dança dos dragões me decepcionou um pouquinho, apesar de já saber a história inteira antes de ler, não foi o que eu esperava. Talvez por esse motivo mesmo, por já ler sabendo. Só que depois disso, ficou bem chatinho com a história dos regentes.

Mas o livro valeu muito a pena, é incrível como o George conta a história como se fosse um livro de história da vida real, você lê acreditando que tudo aconteceu realmente. A escrita é impecável e agora eu não crítico mais a demora pra sair os livros pois entendi o trabalho absurdo que deve ser escrever tudo isso.

Meuuniversonasredes 23/04/2024

Para quem é fã da série esse livro é como se fosse um estudo. Amei conhecer mais da minha casa favorita. Decepcionada por saber como uma casa tão grandiosa dessa acabou por causa de ganância. Os dragões morrendo partiram meu coração.

Natanny 23/04/2024

"Mas amor e ódio são duas faces da mesma moeda"
Uau! Essa vai ser a primeira palavra da resenha, sim. Também tenho que começar salientando que essa foi uma releitura; a primeira vez que li "Fogo & Sangue" foi em 2019, no meu auge de loucura pela Casa Targaryen. Agora, releio uma segunda vez, pois a intenção aqui é finalizar todos os livros do universo de "As Crônicas de Gelo e Fogo" ainda este ano.

Uma coisa importante é que, na primeira vez que li, dei quatro estrelas; uma estrela a mais do que estou dando agora. Mas por que? Bom, é bem simples: "Fogo & Sangue" não é uma simples história de fantasia; aqui temos, em um sentido demasiado, uma história que serve como uma espécie de prelúdio para a série "As Crônicas de Gelo e Fogo". A história está ambientada cerca de 300 anos antes dos eventos de "A Guerra dos Tronos", então o livro narra a história da dinastia Targaryen, desde Aegon, o Conquistador, até a guerra civil conhecida como a Dança dos Dragões. A obra explora os diversos reinados e intrigas que moldaram Westeros, revelando detalhes sobre as guerras, casamentos políticos, traições e o papel dos dragões na história do continente. É uma leitura envolvente, sim, porém esticada demais, detalhada demais e com nomes demais (principalmente).

Vejo aqui que muitos momentos do livro foram desperdiçados com personagens que simplesmente não valiam a pena. Um livro sobre a Casa Targaryen deveria se centrar na Casa Targaryen, o que George R.R. Martin cumpre com maestria aqui; mas existem tantos e tantos (sério, são tantos que nem sei como descrever) personagens descritos no livro que em menos de 10% eu já havia desistido de tentar entender quem era quem, quem casava com quem, quem era irmão de quem e quem era filho de quem; vale ressaltar também que os nomes dos Targaryen não ajudam nesse problema, pois os nomes são todos ou iguais, ou extremamente parecidos, então eu nem mesmo me lembro de quantos “Aegon” existiam nessa história (risos), mas sei que foram MUITOS.

Isso pode ser considerado um problema para alguns, mas para outros não. Alta fantasia tem dessas, né? É tudo muito complicado de entender, então acabamos que nem sempre tiramos um proveito de 100% da história; aqui mesmo me orientei muito pela série “House of the Dragon”, como já assisti e já havia lido o livro uma vez, acabou que o ato da Dança dos Dragões ficou sendo mais fácil para mim. E falando nisso: há momentos de puro brilho nesta narrativa. A Dança dos Dragões, por exemplo, surge como um ponto alto na história, com sua mistura de tragédia e heroísmo capturando a essência da luta pelo poder em Westeros. Aqui, as alianças são feitas e desfeitas, os dragões rugem nos céus e o destino de reinos inteiros pende na balança. De longe é o melhor ato do livro.

Tirando as ressalvas, o livro merece ser lido por qualquer fã do universo das Crônicas de Gelo e Fogo. George R.R. Martin está em um patamar inescrupuloso em minha lista de escritores; não me canso de dizer que sou maravilhada pelo que a mente de um ser humano é capaz de criar, principalmente a desse homem.

Então, para os fãs ávidos de "As Crônicas de Gelo e Fogo", "Fogo & Sangue" oferece uma oportunidade de mergulhar mais fundo no passado do mundo de Westeros. No entanto, para os menos familiarizados com a complexidade desse universo, a leitura pode se tornar uma tarefa árdua pela demanda de descrições em excesso e personagens em mais excesso ainda. Ainda assim, mesmo com seus desafios, é difícil negar o talento de Martin para criar mundos e personagens que cativam a imaginação.

De um modo geral, este livro é uma adição essencial à biblioteca de qualquer fã da saga de George R.R. Martin. Apesar de suas “falhas” (para mim, ok? rsss) é um testemunho do poder da narrativa do autor e da profundidade de sua visão. Como um dos primeiros capítulos na longa história de Westeros, este livro nos lembra que, no jogo dos tronos, o fogo e o sangue estão sempre presentes.

E vamos de “A Guerra dos Tronos” agora. Dracarys!

site: https://msha.ke/natannysouza

Anne_Smiths 22/04/2024

Sangue e Fogo
Gostei bastante, embora por incrível que pareça, a parte da Dança dos Dragões não seja assim tão interessante.

Queria que o livro tivesse acabado no pai da Dany, o rei louco.

Camylle.Duarte 19/04/2024

Muito bom e cansativo
Eu gostei, fiquei muito animada com Casa Targaryen no início.

Tudo caminhou muito bem até metade do livro, depois disso, se tornou muito difícil de ler.
Principalmente no Pós Dança.

Eu amei imensamente ler sobre o Rei Jaehaerys I, e sua esposa Alysanne Targaryen, são meus personagens favoritos.

Senti falta de personalidades fortes, pois tem tantos personagens principais, que não são carismáticos e que deveriam ter sido mais explorados, que ganhassem mais importância no livro, como por exemplo na Dança.

Mas fiquei muito satisfeita em ler ela. Com certeza valeu a pena.

carol cadelinha da jude 18/04/2024

Fogo & Sangue (As Crônicas de Gelo e Fogo)
300 anos antes de ?A Guerra dos Tronos?, Dragões governavam Westeros.

E QUE GOVERNO VIU?!?!? QUE DINASTIA!!!
SE EU AMAVA OS TARGARYEN ANTES EU AMO MAIS AINDA!!

obviamente #TeamBlack e #TeamRhaenys

old que se Rhaenys tivesse sido Rainha, ou até mesmo Laenor, filho dela, não haveria a Ruína dos Targaryen, A Dança dos Dragões.

Pietra 17/04/2024

Incrível, é uma obra que é muito interessante e que acho particularmente, necessária se você quer entender não só os dias atuais no mundo de gelo e fogo, mas os reinados e as ações de governantes e suas consequências.
É preciso paciência, tem quem diga que é uma leitura difícil, mas é só um pouco de atenção e novamente, paciência e você terá um excelente resultado.

Pereira134 16/04/2024minha estante
Esse livro é muito bom ??

Jasmini.Gomes 16/04/2024minha estante
Na série eu não aceito o final

Davyd.Bezerra 15/04/2024

Leitura muito boa para os amantes do universo de gelo e fogo
As histórias dos reis targeryans e de sua corte são muito interessantes e consigo imaginar várias séries partindo delas, a única coisa que me incomodou na leitura foi a citação de inúmeros personagens e terras que claramente não tinham muita importancia

Marcus Martins 14/04/2024

O Início e Queda dos Dragões
Sinceramente, esperava muito pouco de um livro que, pelo que todos diziam, era apenas um "livro de história" de Westeros e ainda bem que eu estava redondamente enganado.

Fogo e Sangue foi umas leituras que eu já fiz deste universo, se não a melhor! Apesar de não conter a método clássico de narrativa em primeira pessoa como as Crônicas, este livro não fica para trás em nada, o enredo eletrizante, os personagens são cativantes e a perspectiva do autor dentro do universo de Gelo e Fogo torna tudo mais interessante ao ponto de eu ter que me regrar se não leria um livro de uma vez só.

Eu gostei demais dessa leitura e recomendo muito a todos os fãs desse universo rico e incrível!

justmem4x0 10/04/2024

Bom ver sangue de Rhaenyra no trono.
Amei esse livro por ele ser uma grande fofoca, comecei ele imaginando que seria só a história da série, mas ler a conquista da Aegon foi incrível, a dança dos dragões me trouxe dor e sofrimento, pelas perdas que ocorreram.
A última parte do livro não foi uma das minhas preferidas, porque eu esperava mais, entretanto teve um bom desfecho.
Foi perfeito conhecer a história da família mais fod4 de Westeros!
Cogumelo é um ícone!
#teamblack?

Lê o nardo 08/04/2024

Fogo e Sangue... e Cogumelo!
Uma história contada como só George R. R. Martin poderia contar: Traições, amores, vinganças, Dragões, Fogo e Sangue... e Cogumelo! O Bobo que infelizmente não é o "principal" da série da HBO ganhou minha atenção em seus relatos (não muito confiáveis) sobre a regência dos Reis Targaryen em parte de sua dinastia.

Rayyjacts 07/04/2024

This. Is. Dorne.
"Ótimo", essa é a palavra com que defino Fogo e Sangue. Uma leitura muito mais didática, foi o primeiro contato que tive com o universo de Martin após a série de Game of Thrones. Eu adorei o contexto que me deu e a forma que me introduziu ao mundo. Eu recomendo mais que o Jogo dos Tronos.
#jaehaeryslover
#alysannelover

Roberta Estevam 07/04/2024

Reviravoltas surpreendentes
Primeiro livro que leio do Martin, confesso que comecei devido a série A Casa do Dragão e foi uma grata surpresa! Leitura fácil e que prende do começo ao fim. Sempre quis ler os livros do universo de Game of Thrones e começar por esse aqui já deu uma vontade imensa de buscar mais sobre a saga. Fiquei chocada com os relatos sobre a dança dos dragões e como tudo se sucedeu, me deixou ansiosa pela segunda temporada da série e já tô sofrendo.