Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin
George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

nathi.1989 15/06/2024

Um verdadeiro livro de História.
Para mim essa foi a leitura mais fácil dos livros do George. Fogo & Sangue é extremamente didático, porque essa é a função dele mesmo, contar a história da primeira metade do reinado dos Targaryen. As crônicas de gelo e fogo também são uma leitura muito boa, mas como todo livro de fantasia, eu demorei um pouco a me habituar a todos as dinâmicas e conceitos daquele mundo, o segundo eu acho muito lento e descritivo sobre o processo da guerra, mas o 3 já cresce muito e flui, sendo uma leitura tão rápida quanto fogo e sangue, pelo menos para mim, *imagino que os outros dois "últimos" também serão. Mas não acho legal comparar com o 3° da saga pq vc já está habituado aquela escrita, personagens e mundo. E o cavalheiro dos sete reinos foi decepção total kk, só consegui ler o primeiro conto, Duncan muito fraco e chato, não desenvolvi nenhum apreço por ele e pelo Egg pra continuar. Em fim voltando pra Sangue e Fogo o dinamismo aqui funcionou muito bem, quase em todos os momentos estão narrado acontecimentos grandiosos ou importantes, com exceção de alguns períodos que a regência fica cansativa (principalmente no final com os regentes de Aegon III) mas eu compreendo que eram configurações que precisam ser passadas para poder ter esse avanço, não podia simplesmente ser pulado. Mesmo tendo muito pouco espaço para desenvolver os personagens, devido a escolha da narração, o autor consegue trazer empatia e aproximação com eles, chorei com tantas mortes dos Targaryens, as vezes com uns que mal apareciam em 10 páginas. (Addam Velaryon, quando cita a única palavra escrita em seu túmulo...e a Rhaenys "amada filha... a rainha que nunca foi viveu sem medo e morreu em meio a sangue e fogo"..) Gosto muito também das personalidades únicas como Rhaena e Daemon, dos desenvolvimentos como da Alysanne, da melancolia da Helaena e do Aegon III, todos foram tão marcantes em pelo menos algum aspecto e isso é tão difícil de conseguir que precisa ser muito reconhecido e pontuado. Ademais, essa casa é muito especial e eu li como se estivesse lendo um livro de história real kk, muito bom.

skuser02844 14/06/2024

Fogo pra td quanto é lado
Quem gosta de fantasia eu indico demaaaaais! O livro no começo me deixou bem confusa por causa dos nomes iguais, mas depois que vc vai acostumando e pegando o jeito do livro vai ficando menos difícil a leitura. O que deixa a leitura mais legal (pra mim) são os dragões, tirando eles os Targaryen são só mais uma casa querendo o trono dos 7 reinos.
Li por causa da série e amei demais, to pronta para as mortes na série kkkkkkkkkkk

PercyHawking 13/06/2024

Um livro de história canônico
Fogo e Sangue é um livro histórico, já que conta toda a história dos reis Targeryan até o Aegon III e a própria conquista de Westeros, e canônico, porque o livro existe dentro do universo das crônicas de gelo e fogo. Vale muito a leitura pra quem gosta dos livros e quer saber como tudo começou!!
darsie 13/06/2024minha estante
serio muito mara

ViPacchiarotti 13/06/2024

Iniciação do mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo
Tive meu primeiro contato com As Crônicas de Gelo e Fogo a partir da serie da HBO e indignada com o seu final, vim buscar no material original um desfecho decente.
Com isso resolvi iniciar a leitura de George R. R. Martin por esse livro e foi uma excelente escolha.
Adorei a escrita narrada, como um documento ou uma coletânea de informações, algumas vezes contrastantes por contar com mais de um "informante", e a apresentação de personagens antes pouco conhecidos por mim.
Cada personagem possui suas motivações o que os torna humanos e dá sentido ao livro do inicio ao fim, sem se perder no caminho (coisa que aconteceu durante a série da HBO), e mostrando como uma Casa, antes tão promissora, caiu em ruina.
Fiquei mais animada para continuar a explorar o mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo e todo o universo criado por Martin.
Para pessoas que, como eu, já tinham conhecimento sobre esse universo (mesmo que ainda muito superficial) e que gostariam de iniciar a leitura dos livros, recomendo muito começar por esse livro "zero", como uma base para se iniciar, de forma mais aprofundada, os outros livros das Crônicas.

Lantsov1 13/06/2024

Fogo & Sangue
"- Direi - respondeu Rhaenys-, mas nós voltaremos, princesa, e da proxima vez traremos fogo e sangue."
Comecei Sangue & Fogo pois minha amiga queria alguem pra fofocar sobre a serie quando saísse e prometi a ela ler antes da serie começar, nao especificamente qual temporada começar mas consegui antes da 2º sair. Li 50 paginas e abandonei e vi so a serie kkkkk o universo de GOT nunca me agradou muito, talvez por isso tenha sido uma leitura cansativa pra mim. Depois de 1 ano retornei a leitura e consegui concluir finalmente. Tive muitos traumas e muita raiva lendo, mas faz parte ne. Rainha Rhaenyra nunca errou. Conselho verde um bando de xexelento usurpador de trono. E é isto, Domingo estarei defendendo Rhaenyra e Daemon a todo custo ?

manda 11/06/2024

Achei que depois de tanto espera pelos livros da saga gelo e fogo e pela decepção que GOT se tornou com a temporada final eu nunca mais fosse ler nada do mundo do George R.R Martin, mas me enganei fogo e sangue é uma obra que relata a ascensão e de certa forma o começo do declínio da maior família dos sete reinos. Honestamente fazia tempo que não lia uma fantasia e bom devorei em menos um mês o que pra mim é muito, fantástico demais. Acho que o único período nada interessante é o da regência mesmo.

9luizgustavo9 10/06/2024

Quando os Dragões Dançavam nos Céus!
Achei incrível do início ao fim. O capítulo mais entediante foi o último, que fala sobre o governo de Aegon III, mas no geral, a obra foi incrível. É surpreendente como George R.R. Martin consegue retratar a maldade humana tão bem; mentiras, traições, assassinatos, crueldades etc. O autor faz parecer que você está lendo um livro de história, com acontecimentos reais. Agora que eu sei sobre o desfecho da Dança dos Dragões, mal posso esperar para a segunda temporada de Casa do Dragão.

Jaehaerys I e Alysanne foram os melhores rei e rainha. Não parava de me encantar com o governo deles. Boa leitura!

Elcimar.Matos 09/06/2024

História escrita com Fogo e Sangue ??
O livro é muito bom para quem quer entender como ocorreu eventos importantes em Westeros e nas Cidades Livres, como a Destruição de Valíria, Conquista do Aegon, os crimes de Maegor, A Dança dos Dragões, o nascimento e morte dos dragões, Reinado de cada Rei e Rainha Targaryen, etc?

O único ponto negativo e incômodo é o fato dele ser completamente narrado pelo arquimeistre Gyldayn, sendo assim, o livro é escasso de diálogos, tornando a leitura um pouco cansativa.

Mas a narrativa e histórias contadas aqui, em geral é muito boa!

Melhores personagens Targaryen na minha humilde opinião foram o Rei Jaehaerys e a Rainha Alysanne. QUE REINADO DESSE CASAL!

A história termina contando como foi a regência de Aegon III (não gostei dele), que por ser de menor, quem reina no seu lugar é a sua Mão e seus regentes, e quando ele chega a maioridade dispensa a sua Mão, escolhe outro para função.

Me impressiona o quão George Martin é um gênio por criar um universo gigantesco com tantos personagens e história coesa dessa forma. Não podemos reclamar dele demorar a escrever os seus livros, porque esse universo é uma obra prima!!!

Isabella2594 09/06/2024

Uma das melhores histórias de fantasia.
Para quem caiu no esquema de pirâmide chamado George Martin, saiba que esse é um dos livros que mais valem a pena.
Diferente dos seus irmão (as crônicas de gelo e fogo), fogo e sangue é focado na linhagem targaryen e sua narrativa são "fofocas", dando mais de uma possibilidade em alguns momentos.
Abordando a história targaryen desde da conquista até sua queda. Sendo a família targaryen uma das famílias mais épicas dos 7 reinos, incestos, dragões, mortes, batalhas, traições até porque no jogo dos tronos, você joga ou morre.
Se você assim como eu é um grande fã desse universo, esse livro é perfeito.

Yarazz 08/06/2024

Essa família é muito unida
Amei que esse livro é tipo uma grande fofoca. Entretanto, achei a leitura um pouco maçante, eu lia, lia e a leitura não avançava. Porém estou feliz que consegui finalizar.

moonstonies 08/06/2024

A Ascensão dos Targaryen e a Queda dos Dragões
Eu gosto da escrita do Martin, principalmente nesse livro que foi mais uma grande fofoca, mas a leitura foi muito massante para mim, poderia ter havido uma organização e divisão melhor dos eventos, dos reinados e entre esse livro, a primeira parte, e o próximo livro, a segunda parte, acho que é tão extenso que tem certos eventos e personagens que são rasos e nem chegam a ter necessidade, sinto até em alguns momentos Martin se perde um pouco, mas talvez seja uma das consequências de ter que escrever um livro "prólogo" a uma série/universo já com eventos estabelecidos.
moonstonies 08/06/2024minha estante
Dito isso Estarei nas trincheiras pela rainha Visenya Targaryen, Maegelle Targaryen, Alicent Hightower e Cregan Stark

soph 07/06/2024

Gostei porem
Primeiro livro desse universo que leio, achei diferente por nao ser a historia em si e sim relatos, porém gostei

Raisa 06/06/2024

Linhagem targaryen
Demorei quase um mês pra terminar o livro.. achei tudo muito repetitivo e cansativo, leitura arrastada demais. Gostei da escrita do autor e provavelmente vou da uma chance pra ler GOT, pq já vi a série e adorei.
Isa 06/06/2024minha estante
GOT é mttt melhor, te garanto

ellieating 05/06/2024

"Fogo e Sangue" é uma obra-prima da fantasia épica que não apenas enriquece o universo de "As Crônicas de Gelo e Fogo", mas também se destaca como o meu livro favorito da saga. George R. R. Martin nos presenteia com uma narrativa envolvente que nos transporta para os dias de glória e tragédia da Casa Targaryen, oferecendo uma visão detalhada e fascinante do passado de Westeros.

Uma das razões pelas quais "Fogo e Sangue" se destaca é a forma como Martin continua a explorar a natureza humana de seus personagens, mesmo em um contexto histórico. Nenhum dos reis, rainhas ou lordes é retratado como perfeito; todos são seres de nuances, com suas próprias motivações e falhas. É essa complexidade que torna a história tão rica e envolvente, e Martin a captura de maneira magistral.

Rhaenyra Targaryen, para mim, é a herdeira legítima do Trono de Ferro, e a maneira como Martin a retrata em "Fogo e Sangue" apenas reforça essa convicção. Sua história é uma saga de coragem, determinação e tragédia, e sua luta pelo trono é contada com uma profundidade e emoção que ressoa profundamente comigo.

Além disso, "Fogo e Sangue" oferece um olhar fascinante sobre o mundo de Westeros antes dos eventos de "As Crônicas de Gelo e Fogo", explorando as intrigas, batalhas e traições que moldaram o reino de forma irrevogável. A prosa de Martin é impecável, com uma riqueza de detalhes que nos transporta diretamente para esse período tumultuado da história de Westeros.

Em resumo, "Fogo e Sangue" é um tesouro da fantasia que cativa e emociona desde a primeira página até o épico desfecho. George R. R. Martin nos oferece uma visão fascinante do passado de Westeros, repleta de personagens inesquecíveis e uma narrativa envolvente que nos deixa ansiando por mais. Este livro é uma leitura obrigatória para qualquer fã da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", e para mim, é uma obra que transcende o tempo e se destaca como o pináculo do gênero.

shay.barbosa 04/06/2024

Uma grande fofoca.
Li o livro para por conta da série e fiquei triste que ele não é narrado pelos personagens, como acontece em got. Os personagens são diferentes da forma representada na série, confesso que por enquanto estou gostando mais dela?..
Adorei ler sobre a ascensão da família Targaryen e conhecer mais desse universo.