Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Emi 31/12/2023

Uma leitura fácil, principalmente se você já tem algum conhecimento da mitologia grega, e que prende o leitor.

Saywry 30/12/2023

Circe
Sempre gostei de histórias relacionadas a mitologia grega e essa não deixou a desejar. A autora desenvolveu muito bem a personagem principal, para além da história original que a limitava como uma bruxa cruel. E fez o mesmo com outras personagens femininas que são limitadas a uma frase nas histórias originais, dando mais peso ao papel delas, o que me satisfez muito.
Circe sofre muito durante todo o livro então o final me deixou bem feliz por ela ter encontrado felicidade.

Agueraa 27/12/2023

Circe
Simplesmente amei o livro, sempre gostei muito da mitologia grega e como ela é bela, li o livro totalmente por indicação (obdo carol)
No início achei que ia ser bem chato, mas com o desenvolvimento do livro cada vez mais foi me encantando, quando vi eu me sentia um espírito que acompanhava a circe.
Os personagens são super bem desenvolvidos oque ocorre a mesma coisa com o cenário que são totalmente detalhados, além de ser uma baita aula de mitologia já que o livro conta a história da mitologia grega dando enfoque na deusa/bruxa Circe.
Enfim o livro é perfeito super recomendo

Iris Silva 26/12/2023

Humm, o que disser??
É um livro ótimo pra quem tá voltando a ler depois daquela ressaca literária, acho uma leitura leve, porém cativante. Não tem um plot ou algo do tipo, mas vale a pena pra quem não quer ler algo pesado, mas ainda assim gosta de tirar algumas reflexões...
Boa leitura!;)

Barbara.Ferrer 26/12/2023

Um livro ok (não sei se isso é bom)
É um livro ok para quem gosta de mitologia grega. Não é uma história onde usam uma personagem conhecida para uma nova narrativa, é mais a história contada ao longo dos anos sobre ela.

Se você gosta de mitologia vale a leitura, mas não va atrás de uma história com ação e emoção, não é esse o caminho desse livro.

Georgia39 25/12/2023

Poxa
Sabe achei q a Circe seria mais fodona quando eu vi a capa do livro mas enfim
Demorei uma eternidade pra terminar o livro
Aline 31/12/2023minha estante
e eu? meu primeiro histórico de leitura foi em março ?? terminei hoje, pra não levar essa pendência pra 2024

Georgia39 01/01/2024minha estante
Aline, o meu foi 25/07 hahaha realmente acabei só pra N ter q me preocupar com esse nesse ano

Louise Mariane 24/12/2023

Eu amei a leitura de Circe.
Foi muito bom ver o desenvolvimento da personagens, além, é claro, dessa coisa maravilhosa que é a conexão da narrativa com outras histórias gregas.
Muito bom!

clara! 22/12/2023

Ótima leitura
Esse aqui foi uma delicinha, enrolei horrores para acabar porque estava economizando. Não é extraordinário mas vale super a pena.

Essa obra fala sobre diversas coisas, a busca da identidade e seu lugar no mundo, amor (ou a falta dele), rejeição, carência, solidão, rancor, mudança, enfim, todos os sentimentos que são inerentes a experiência da vida.

Acompanhar a jornada de Circe e seu desenvolvimento e evolução como deusa (pessoa?) foi uma experiência incrível e que vai ficar comigo, me conectei e me afeiçoei a personagem. Ela não é perfeita e sabe disso, não tenta esconder suas falhas e arrependimentos, se tornando cada vez mais fortes a partir deles.

Nascer em um grupo de pessoas não faz dele sua família, você não precisa ser igual a eles, você não é o seu sangue e pode se tornar melhor. Foi isso o que Circe me ensinou.

A única ressalva que tenho é em relação a escrita da autora, por vezes me pareceu rasa e simplória demais, com algumas repetições e clichês ao longo da narrativa. De vez em quando ela faz/força comparações sem sentido e nada poéticas (apesar de parecer ser o objetivo) e tem um certo problema de ritmo, em algumas cenas não consegue criar a tensão e atmosfera corretas.

Ryna.Fernandes 22/12/2023

Adorei
Amei esse livro, sempre gostei da mitologia grega e foi muito gostoso rever figuras icônicas através da perspectiva da Circe.

Também achei incrível a forma como a Autora foi amadurecendo a personagem e trazendo sentido para as ações dela, nos trazendo várias reflexões sobre os mais diversos assuntos, como violência contra a mulher, famílias tóxicas, rivalidade e sororidade feminina.

No momento, não me recordo de ter lido nenhum livro que o personagem imortal, que já viveu centenas de anos, demonstrasse a sabedoria adquirida ao longo do tempo e na Circe a gente sente isso, que ela foi amadurecendo aos poucos, foi entendendo as fraquezas e os pontos fortes dela, foi aprendendo a escutar e seguir a própria voz.

Também adorei a desconstrução de vários heróis, o vislumbre do lado podre de alguns deuses e a parte ruim da imortalidade.

Uma jornada incrível, com uma escrita muito intimista que vai me deixar com tanta saudade que já comprei "A Canção de Aquiles".

Emilia74 22/12/2023

Circe, bruxa de Eana.
Circe nos mostra vários mitos gregos do ponto de vista de uma deusa, e bruxa, que sofre rejeições e infortúnios desde seu nascimento. Gostei muito da forma que a autora deixa o conto envolvente, mesmo tocando em assuntos tão delicados.

A bruxa de Eana é uma personagem forte de várias facetas que enfrenta tantos desafios quanto os maiores heróis gregos. Sem dúvidas todos que ama a mitologia grega vão se deliciar com suas reflexões e aventuras. Ver a mitologia do ponto vista de um mulher desafortunada, abre os olhos para repensar a atualidade e as histórias que nos foram contadas.

Minha nota só não foi maior porque em determinada parte do livro senti que a narração ficou monótona e repetitiva, todavia valeu muito a pena persistir até o final.

Recomendo bastante.

roberta589 21/12/2023

?circe? ?????
(emoji de fada pois Circe na verdade é uma titã-ninfa e pareceu mais adequado!)

desde que comecei a ler esse livro eu venho dizendo o quanto a minha visão sobre a deusa-bruxa Circe era distorcida. simplesmente posso dizer, de fato, que não conhecia a sua história.

esse livro usou uma linguagem muito interessante, como se Circe, hoje, estivesse nos contando a história de todos os seus centenas de milhares de anos. como se estivéssemos conhecendo ela mesma, mas pelo seu ponto de vista, não pela visão das tragédias gregas escritas por homens há sabe-se lá quantos anos.

durante a leitura, percebi que comecei a nutrir um sentimento de respeito muito forte por ela. que todas as interpretações a seu respeito, até ler essa versão da Madeline Miller, são extremamente machistas e a retratam como um monstro. isso serve também pra a gente aprender a questionar visões impostas até dentro da mitologia. pensar pelo lado do dito monstro, muitas vezes. o exemplo mais claro que penso ser parecido com essa situação é a história da Medusa.

fiquei muito satisfeita com esse desenrolar todo, não diria que o final aconteceria mas também penso que seria o melhor resultado de tudo que aconteceu com ela. fiquei genuinamente feliz por ela ter achado um pouco de paz depois desse exílio sem noção, resultado de medo do potencial que ela tem. amei as imposições que ela mesma fez, amei os conhecimentos que ela aprendeu sozinha? tudo foi bem construído e tiveram vários momentos que eu pensava: ?verdade, lembro dessa parte da história?.

uma leitura pré-releitura de Percy Jackson muito bem aproveitada. só no fim que eu enrolei, mas foi comigo, não com o livro. recomendo muito!

DominicSReynaldo 21/12/2023

A Autoconsciência feminina
Gosto da perspectiva dessa autora, sobre os personagens da mitologia. Todos tem muitas faces e são "humanos", ou seja, falhos.
A história começa com a limitação que os poetas gregos viam as mulheres, como donzelas. E Circe era calasse de donzela que se resumia a casar com deuses maiores a escolha dos pais, era uma ninfa.
Com uma juventude solitária e repleta de ataques familiares, é impossível não simpatizar nos com Circe. E por sempre ser diminuída, quando ela busca as flores do sangue titã, ela acredita que a magia está nas flores e não em si.
Exilada, Circe cai em uma auto reflexão e começa a formar opiniões sobre si mesma, descobrindo seu potencial como deusa e como feiticeira, e consequentemente vê que os deuses são tão grandiosos como se portam nos grandes salões.
Mas Circe também conheceu o abuso dos mortais. Sozinha na ilha, apreciando a solitude, não foi capaz de apagar a carência da infância e ela tentou ser amiga de mortais, e recebeu a violência como pagamento, e mostrou seu poder como resposta. Logo, a feiticeira de Eana ganhou fama como "a bruxa que transformava homens em porcos".
Ao longo do livro, aos irmãos e primas de Circe voltam a aparecer, e ela tenta remodelar suas relações, mas nunca funciona. Circe mudou, mas eles continuam igualmente obtusos.
Ela viveu na dualidade entre mortais e deuses. Mesmo tão inteligente, era ingênua às vezes.
A maternidade a mostra como uma mulher zelosa e preocupada, extremamente protetora. E ano após ano lutou por seu filho e sua segurança. E no fim teve que abrir mão disso, pois viu que não poderia proteger seu filho mortal pra sempre.
No fim, Circe conteúdos sua liberdade sem tremer a morte, pra viu que a divindade era pior que morrer, pois os seus não evoluem com o passar do tempo, e ela lapdiou-se sozinha, tal qual uma mortal

Gabriela 19/12/2023

Madeline como sempre trazendo um ritmo completamente diferente do que estou acostumada. A linha de tempo muda constantemente e um evento que você acha que será o foco é só mais um na grande vida de divindade de Circe. A sensação que eu tenho é que eu vivi uma grande jornada com ela. As referências são impecáveis e toda a poesia é cativante. O final não poderia ser outro. Circe queen.