O Terrorista Elegante e Outras Histórias

O Terrorista Elegante e Outras Histórias Mia Couto
José Eduardo Agualusa

Resenhas - O terrorista elegante e outras histórias

Van 18/04/2021

Mia Couto e José Agualusa entregam três contos deliciosos e cômicos (os dois primeiros) e um último que traz sensações aflitivas, em que fiquei inquieta querendo saber o desenlace dos segredos – e é um ótimo desfecho para o livro. A entrevista ao final com ambos os autores é outro presente aos leitores!

Seu riso flutua como uma luz subversiva.
As pessoas querem ser enganadas.
Ensinar-te-emos a trancar demônios. Os pequenos demônios da inveja. Os demônios cintilantes da ambição. Os demônios frios da impotência. Os demônios úmidos da luxuria. Os tristes demônios de asas quebradas que nos falam como se fossem anjos.
Cada um tem os seus demônios, todos estão possuídos, todos andam no meio de pedras afogueadas.
Por vezes precisamos revistar o lugar onde nos feriram.
Quando alguém está apaixonado, os abismos são como prados.
Era onde eu queria estar, numa nuvem. Às vezes, me apetece tanto ser uma nuvem.
Se podemos ser muitas pessoas, por que haveremos de ser apenas uma única?
Não sei se me apaixonei por ele ou através dele.
Os lábios, os lábios eram olhos, os olhos eram lábios, era uma beleza tanta que tudo nela se desarrumava e o meu coração já não batia.
Quando o encontrar, saberei que é ele. Conheço o formato dos seus ramos. Saberei que é ele pela doçura de sua sombra.

Nat 18/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro é composto de três contos (ou novelas) que são o resultado de peças que os autores escreveram juntos, em datas diferentes, mas juntos. No final, ainda há uma delícia de entrevista com os autores, falando do livro, da relação entre eles e de suas origens. Um amor de livros!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Cleber.Laia 31/01/2023

Ao ser transportado entre os mundos criados com uma beleza ímpar é tomado um sentimento incrível com com leveza e muita sutileza, e cada vez que leio Mia a cultura africana fica mais próxima.

Antonio Talavera 04/08/2019

O Terrorista Elegante e Outras Histórias
Três contos bem diversos e muito bem escritos, sendo o primeiro especialmente espetacular. Todos contém personagens excêntricos e bem peculiares, recomendo a leitura.

isa.dantas 14/10/2019

Três peças curtas e divertidas. Também pode ser divertido tentar adivinhar quem escreveu o que em cada parte das histórias.

Nathalie.Murcia 26/05/2019

Agualusa e Mia Couto em dose única
Mia Couto e Agualusa, por si sós, dispensam qualquer comentário. Portanto, ao lançarem essa obra em conjunto, não tive dúvidas de que seria uma leitura excelente. É um pequeno grande livro. São três novelas e, ao fim, há uma entrevista com ambos.
A primeira novela, "O Terrorista Elegante", aborda a prisão de Charles Poitier Bentinho, um tipo muito bem vestido, educado e com ares de poeta, acusado injustamente de ser terrorista, devido a uma interpretação equivocada de provas, feita pelo comissário Laranjeira, que precisava solucionar o caso de maneira urgente. O crime do homem, na verdade, foi ter se apaixonado por uma muçulmana de olhos penetrantes e intenções duvidosas.
A segunda novela, "Chovem Amores Na Rua do Matador", retrata a história de Baltazar Fortuna, um homem de 49 anos, desgostoso com a vida e com os amores, que pretende matar três de suas ex-namoradas, as quais supostamente o iludiram. Há a versão dele sobre os fatos, e uma bem diferente de cada uma das mulheres, que também tinham a intenção secreta de matá-lo.
Por fim, na terceira novela, "A Caixa Preta", temos a história da senhora Luzinha e sua destemida neta Vitória. Certa feita, a residência delas é invadida por um visitante mascarado que, a princípio, dava pistas de iria praticar um roubo.
Gostei muito das três novelas, escritas no português africano, com a maestria peculiar aos autores. O surgimento do livro se deu graças a uma aposta entre os amigos escritores para provar que a produção literária não é um ato essencialmente solitário. Me rendeu boas risadas. A temática de amor, guerra e engano é o denominador comum das histórias.
Trechos da entrevista:
"A humanidade é uma única entidade. Sempre fomos o mesmo ao longo do tempo. É o mesmo animal, o mesmo ser. Daí o absurdo dos conflitos. Estamos a combater-nos a nós mesmos. Uma guerra civil é uma guerra na qual combatemos a nós mesmos, o nosso organismo".
Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Nath Mel 16/03/2020

O livro foi escrito por dois grandes escritores. Eles escreveram três novelas, um sobre um terrorista que tinha habilidades especiais, ele é capaz de curar sentimentos de culpa e medo das pessoas. Mas mesmo ajudando todos na polícia, ainda sim, nenhum deles o ajuda a ser liberado da prisão. Essa foi a novela que mais gostei. Na segunda novela retrata os anseios de um homem que já morreu preso no loop de morte. Não consegue se libertar dos sentimentos de vingança e de possessão. A partir dessa novela vemos vários pontos interessantes sobre morte, vingança e esquecimento. E por fim, a última novela é um diálogo entre dois amigos escritores, os autores do livro. Ali, eles apontam traços autobiográficos e frisa a importância de se ter um amigo para escrever e discutir sobre literatura. Até porque, pra muitos, ser escritor é um trabalho solitário, e isso não ocorre entre esses dois.

Daniel263 20/06/2020

3 contos e uma entrevista maravilhosos
34º livro lido em 2020.

Sa?o 3 adaptac?o?es de pec?as para contos, escritos por Jose? Eduardo Agualusa e Mia Couto. E ao final tem uma maravilhosa entrevista com ambos!

A primeira histo?ria e? sobre um incri?vel ?curandeiro da alma? que e? apaixonado por uma terrorista, mas esta? com se?rios problemas com a poli?cia.
Em seguida acompanhamos um ressentido galanteador que volta a uma cidade para vigar-se de amores passados.

Por u?ltimo, e na?o menos sensacional, assistimos a um misterioso assalto, onde ningue?m e? quem aparenta ser.

O lirismo dos textos aliado aos mais envolventes episo?dios de realismo fanta?stico tornam esse livro uma obra u?nica!

Leitura perfeita para esses tempos de quarentena!

Carla 16/10/2021

Um livro a quatro mãos
Contrariando a ideia de que o escritor é um ser atormentado e solitário, dois grandes escritores de língua portuguesa construíram esse livro com 3 contos peculiares.

Nestes contos, de forma muito inteligente, os autores criticam diversos aspectos da sociedade e nos põe cara a cara com o racismo, machismo, xenofobia, preconceito religioso, etc.

Eu já adorava a escrita de Mia Couto e sua tristeza elegante que é lírica e colorida, mas a parceria com Agualusa acrescentou traços mais sarcásticos e apimentados aos contos expostos.

Ao final da obra, há uma entrevista com ambos abordando aspectos de suas infâncias em países em guerra e o que os tornou tão amigos.

Até nessa poesia há muita poesia e reflexões importantes sobre o processo de escrever, lutar e estar no mundo.

Emerson Dylan 31/12/2021

Leitura de viagem
Divertida e despretensiosa leitura. Perfeita para uma curta viagem ou para um intervalo de trabalho.

thaisspleen 05/02/2024

Breve excerto d' A Caixa Preta
(...) "quanta sombra trazemos dentro de nós? Bichos e escuridão é o que trazemos dentro de nós. Uns trazem mais bichos, outros, mais escuridão."

Liz 09/07/2022

Maravilhoso
O livro é composto por três ótimos contos escritos “a quatro mãos” pelos dois autores. As histórias têm como base três peças escritas em conjunto e transformadas posteriormente em contos.

São histórias que abordam com humor temas mais sérios, como abuso, violência e abandono.

Eu adorei o livro e foi umas das minhas leituras favoritas do primeiro semestre.

Camila 31/10/2023

Agualusa
O livro oferece um deleite de emoções em suas histórias. Personagens marcantes que interagem de formas surpreendentes.