Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

elisarss 31/01/2022

Como é a vida de uma contrabandista na Lua?
Ganhei esse livro de uma amiga quando fomos em um sebo, então obrigada Clarinha por me dar de presente um livro em que a pp é tão sarcástica quanto eu ??

A história se passa em uma base lunar - Artemis - e é narrada em primeira pessoa por Jazz Bashara, uma contrabandista que se mudou para a Lua quando ainda era uma criança.

Admito que achei algumas cenas um pouco previsíveis, mas o jeito que a Jazz lidava com cada caos, arranjando um jeito de tirar sarro de si mesma pelas coisas ABSURDAS que ela se sujeitava.. isso fez com que a leitura se tornasse muito dinâmica.

Achei incrível também o fato de que todo personagem - sem excessão!!!! - tinha um quê de sarcasmo. Este foi um dos meus pontos favoritos em relação ao livro.

Adorei adorei adorei, mas como não conheço ninguém que tenha lido Artemis, tive que guardar todos os surtos para mim mesma.
Então se algum dia você chegar a ler este livro, estarei à disposição para surtar com você ??

Maria 22/08/2020

Resenha: Artemis - Andy Weir
Minha primeira leitura de Ficção-Científica e Artemis tem a fórmula perfeita para eu favoritar.

A história é protagonizada pela Jazz, uma garota que vive na única cidade da Lua, Artemis. Jazz trabalha como entregadora/contrabandista, o que não ganha muito, então guando aparece a oportunidade para cometer o crime perfeito e ganhar muito dinheiro ela não consegue recusar, mas esse é só o começo dos problemas que ela vai se meter.

"Bom... não posso dizer exatamente "agindo com segurança" quando estou no vácuo planejamento ligar um maçarico de solda numa colheitadeira de rochas em movimento. Mas você entendeu."

A Jazz, nossa estrelinha é forte, sarcástica, desenrolada, engraçada e muito, muito inteligente. E de cara ela entrou para minha lista de personagens femininas preferidas.

"Hora de trabalhar no próximo passo do meu plano maligno."

_______________________

O único ponto negativo, e isso é porque sou Brasileira, é que o autor não se empenhou em fazer uma pesquisa sobre Brasileiros e pecou no nome dos personagens, além de ter um pouco de preconceito e por isso perdeu uma estrela, foi uma coisa que me incomodou muito.
O ponto positivo é que a personagem principal não tem nacionalidade americana, o que é bom.

_______________________

Sabe um livro que tem uma cidade fictícia, mas também tem a boa e velha Terra, tem uma familiaridade e apesar de ser na Lua, não soa tão impossível, ainda tem todos os dados científica como a atmosfera lunar e o vácuo, como os humanos sobrevivem, a economia, turismo, oxigênio, uso de água...
Caraca esse livro é maravilhoso, eu queria que mais gente pudesse ler.

"O ar da Terra tem 20% de oxigênio. O restante e feito de coisas que o corpo humano não precisa. Assim o ar de Artemis é oxigênio puro com 20% da pressão do ar da Terra. O problema é que, quanto mais baixa a pressão, menor o ponto de ebulição da água, que ferve em 61°C, de modo que é o mais quente que o chá ou o café podem ficar."

_______________________

Recomendo muito para quem é fã de SCI-FI e para quem quer começar a ler o gênero, por que virou queridinho na minha estante e pode virar na sua também.

Att,
Vitória Saraiva.

Carolina Zaghi 04/09/2021

Eu gostei tanto do filme "Perdidos em Marte" que resolvi começar a ler um livro do mesmo autor. Que decepção! Esse livro é horrível, 1% de ficção científica (que as vezes não faz sentido nenhum as informações que ele traz ou eu posso ser muito burra pra não entender também) e o resto é tudo palavrão e duplo sentido totalmente desnecessários. A ação principal eu achei interessante mas do jeito que foi escrito ficou péssimo.

Sid 27/05/2021

Bom pra passar o tempo
A história daria um bom filme. No início estava gostando da personagem principal mas comecei a enjoar dos modos dela, achei um pouco forçado; também não me apeguei aos outros personagens, talvez não tenha ocorrido desenvolvimento suficiente deles. Acho que o maior defeito só livro é basicamente a personagem planejar tudo o que vai fazer e tudo ocorrer quase exatamente como ela havia pensado, aí acaba havendo uma certa repetição na leitura. Já a maior qualidade é a forma como o autor explica conceitos super complexos de forma que qualquer um possa entender, gostei demais disso! É realmente uma boa história para passar o tempo de forma descompromissada.

Lyuluy 23/07/2022

Eu verdadeiramente não entendo porque esse livro tem uma nota tão baixa. Para quem ama o gênero, o enredo ?espacial?, o Andy simplesmente fez uma obra de arte! Ele é fantástico! Jazz entrou pro meu hall de personagens queridas e favoritas

Bru 20/09/2020

INDESCRITÍVEL
aviso: isso não é uma resenha, SOU EU IMPLORANDO PRA QUE VOCÊ LEIA ESSE LIVRO INCRÍVEL.

ste 30/04/2022

Não foi pra mim
O que o livro trata até que é legal, uma cidade na lua realmente é muito interessante, a sinopse fez com que eu sentisse curiosidade em ler mas achei a sinopse melhor que o livro em si.
Não tive conexão com nenhum personagem, as piadas em sua maioria são, na minha opinião, desnecessárias.
A proposta é boa mas achei o livro muito maçante e pouco cativante.
No geral, acho apenas q não foi uma leitura pra mim.

Ranier.Ferreira 21/12/2021

Decepção lunar
Jass Bashara é uma jovem cidadã de Artemis, a primeira cidade lunar. Morando desde os seis anos de idade lá, Jass tem uma vida simples e vive em busca de bicos para poder se sustentar. Entre um contrabando e outro, ela consegue ter um pouco de conforto e seguir em frente. Mas tudo promete mudar quando um ricaço de Artemis faz a ela uma proposta tentadora: muito dinheiro em troca de um serviço sujo, arriscado e perigoso.

O autor, Andrew Weir, responsável pelo sucesso ? Perdido em Marte" é muito competente em descrever e criar uma atmosfera tecnológica e imersiva no espaço. Todos os detalhes de uma cidade construída no meio da lua, são explorados e até certo ponto bem explicados.

A grande falha ao meu ver neste livro está no enredo, extremamente simplistas e conveniente, desde a trama que move a personagem principal até o desenvolvimento dos personagens secundários, tudo é muito raso e feito de qualquer jeito.

A displicência do autor com o enredo é bem retratada nos momentos que ele inseriu uma personagem brasileira sem nem um background e totalmente esteriotipada, misturando cartel mexicano com floresta amazônica (????). Outro detalhe da trama que deixa a desejar é a relação amorosa da personagem que além de ser subtitulada, tem um final pífio.

O livro tem um começo maravilhoso, o autor te coloca em um universo fascinante, porém ele joga fora as suas expectativas quando te mostra uma trama simplista e mal trabalhada. Para os amantes de ficção científica com certeza vale a leitura, já para o leitor desavisado atrás de uma boa história, pode pular para o próximo !

thepolicx 07/12/2022

Andy Weir e sua tentativa de roubo lunar?
Olha, eu tenho muitas coisas pra dizer sobre o livro. Vou tentar falar de todas.
Comecei a ler esperando o mesmo tipo de ambiente e excitação que eu senti lendo Perdido em Marte do Andy Weir, mesmo que seja difícil repetir um sucesso seguido por outro. Porém esse livro não parece nem ter sido escrito pelo mesmo autor. A única característica que ambos os livros compartilham é a descrição bem clara dos processos científicos.
Já a personagem principal Jazz Bashara, não traz nenhuma simpatia (e nenhum dos outros personagens também - apenas Lene Landvik é agradável, e ela aparece apenas 4 vezes durante todo o livro). Li em outro lugar que ele poderia muito bem ter criado um menino branco e apenas ter trocado o gênero e etnia pra criar a Jazz, e isso realmente faz sentido. Ela parece rasa como um pires, poderia ser muito melhor. Realmente um caso escancarado de um autor homem que não sabe escrever personagens mulheres.
A história não tem nada de muito interessante, parece legal mas no fim das contas acaba sendo bobinha. Acho que se fosse resumida daria um conto de 15 páginas.
Fora a forma como brasileiros e pessoas de outros países são representados aqui. Os brasileiros são os "vilões", mas nem pra colocar nomes que podem ser encontrados no Brasil de verdade teve uma busca. As nacionalidades são bem superficiais, como se cada pessoa só por vir de certo país só pudesse fazer uma profissão.
Bem, comparado ao primeiro livro do Andy, foi um downgrade. Mas espero que na próxima leitura de um livro dele seja melhor.

Jessi 24/11/2020

Artemis a deusa da lua
Escolhi esse livro pelo nome e pela capa, e claro pela ficção na lua, não sabia muito da história e gostei do que li, não era o que eu imaginava (só de olhar a capa) mas me entretive, foi interessante por onde a história se desenrolou, não é nada grandioso, mas pra quem gosta de ficção científica na lua, vale dar uma conferida.