A vida não é justa

A vida não é justa Andréa Pachá

Resenhas -

luma.Silva 12/12/2022

Romances que não deram certo
Me fez questionar as formas de amor, eu amei!
Demorei um pouco para pegar a agilidade na leitura mas depois não soltei, eu fiquei completamente envolvida com as histórias se como o amor tem várias formas e tamanhos. Várias frases me fizeram refletir sobre minha vida e sobre como eu levo o amor nela, e eu até anotei algumas para levar pra sempre comigo no coração. Simplesmente fiquei com coração novo quando acabei o livro, recomendo muito

Vanessa 05/12/2022

Interessante observar sob o ponto de vista psicológico as nuances dos conflitos observados nos processos? muitos se resolveriam, sem tamanha intervenção judicial, com uma terapia de casal ou individual, mas o que se pode observar é que as pessoas preferem alguém que as diga o que fazer (representada na pessoa juíza), mesmo que fiquem insatisfeitas com a conclusão a que chegaram com a decisão.

Amo as crônicas da Pachá e como fica tão palpável a sua sensibilidade e humanidade ao contar cada caso.

Liliane 21/11/2022

Com a maestria que lhe é peculiar, Andréa Pachá transforma em contos histórias reais que presenciou ao longo de sua carreira, enquanto juíza de vara de família. A maioria desses casos são sobre divórcios ou reconhecimentos de paternidade.
Os fatos vão de coisas inusitadas (que às vezes, são cômicas) à problemas reais e sofrimentos que tocam o lado mais sensível do leitor.
A linguagem utilizada e narrativa são fluidas, o que torna a leitura rápida.

sinara.barrosdelima 18/10/2022

As crônicas trazem uma reflexão sobre a vida, o amor, e as relações humanas na sala de justiça. O livro ajuda a trabalharmos nossa empatia, ouvirmos os dois lados de uma história e compreender que não há mocinhos e bandidos, mas pessoas tentando fazer o melhor.

Carol 15/10/2022

Adorei!! Histórias da vida real narradas com humanidade e sensibilidade pela autora. Fácil de ler, difícil de sentir...

Jociele 15/09/2022

Lição de vida
Quando comecei a ler, por fazer parte do Desafio Bookster de 2022, não tinha visto a sinopse, apenas confiei cegamente. E que grata surpresa! Não sou dada a leituras de não ficção mas essa mistura de contos com casos da vida real, com a escrita leve e engraçada da juíza é sensacional. Uma grande lição de vida sobre empatia, compaixão, humildade e generosidade. Virou favorito.

Luana 13/09/2022

A vida é ruim, mas é boa
Que leitura incrível, forte, mas também muito sensível! A autora conduziu com uma sensibilidade incrível cada audiência, sempre observando os sentimentos e desejos das partes envolvidas.

Lara 04/09/2022

Livro de cabeceira!
No estilo ?pérolas de sabedoria?, esse livro me mudou muito. Cada crônica me contava sobre um aspecto da humanidade que as vezes a gente prefere ignorar, mas que sempre esteve ali.
Entre relacionamentos extremamente mal estruturados, traições e reconhecimentos de paternidade, a autora descreve seu dia a dia na vara da família de Petrópolis. Ando recomendando essa leitura para diversas pessoas que sinto que precisam entender melhor suas relações com companheiros amorosos ou com sua família. Aprendi muito e acredito que reflexões assim precisam ser passadas a diante

Carolina 29/08/2022

Contos recheados de sensibilidade e compaixão
O livro narra, pelo ponto de vista da Magistrada e Autora Andréa Pachá, diversos casos da Vara de Família.

Eu, como Advogada e apaixonada pelo Direito de Família, me encantei pela a leitura, a redação e as suas crônicas.

Atualmente, a esperança na justiça se vê abalada. Porém, a Autora, ao desempenhar suas funções na magistratura, nos resgata dessa frustação com tamanha compaixão ao defrontar cada caso que surgia para sua apreciação.

E Andréa, em suas observações desprovidas de dualismo, exerce a atribuição com maestria e empatia em um tema tão sensível como a judicialização do afeto.
Luiz Felipe 29/08/2022minha estante
Quero, tem no Skeelo?

Carolina 29/08/2022minha estante
Não tem no Skeelo!

João Paulo 22/08/2022

Uma grata surpresa esse livro. Sou formado em Direito e uma das matérias que mais se sentia envolvido era direito de família. E nesse livro apesar da autora trazer casos jurídicos, ela envolve todos eles em um manto de sensibilidade e humanidade que deixa todas histórias mais envolventes e emocionante. E mesmo que não é dessa área acaba se envolvendo. Muito bom!

Paulascrap 11/08/2022

Boa leitura!..
" Embora todos processos fossem similares, os lutos e a intensidade dos dores eram individuais, o que exigia um olhar subjetivo e único para cada casal."...

📌 A autora, juíza titular em uma Varia de Família durante quase duas décadas, compartilha suas decisões em conflitos de casais, narrando as audiências as quais presidiu.

📌 Talvez seja uma leitura mais prazerosa para quem não atua na área, pra mim embora tenha sido bem rápida se tornou um pouco mais cansativa parecia uma extensão do expediente do escrtitório.

📌 Me incomodou um pouco colocar o advogado com uma figura decorativa na homologação de um acordo, se as partes confiaram em sua mediação para uma composição amigável foi por estarem convictas de que essa seria a melhor maneira de encerrar a questão, colocar como " eu acho" que mesmo você querendo pagar pensão ela não deve aceitar e sim se libertar dessa dependência do relacionamento.

📌A leitura foi escolhida para o mês de julho no #desafiobookster2002 , e considerei válida por ser justamente essa a finalidade do desafio, encarar leituras nacionais contemporâneas que não escolheria sozinha. mesmo que a exxperiência não tenha sido a esperada.

@biaverona 03/08/2022

A VIDA NÃO É JUSTA
Que livro incrível! Não conseguia largar de jeito nenhum. Lia tomando café, comendo, me arrumando

O fato de serem histórias curtas acabou estimulando bastante minha leitura

Não vejo a hora de ler outros livros da mesma autora

mariamotta 25/07/2022

uma aula
Andréa Pachá tem o dom de fazer sorrir e derramar lágrimas na mesma intensidade. sua habilidade de contar a vida das pessoas de maneira empática, cuidadosa e sábia é singular! definitivamente uma aula e com certeza será um livro que vou sempre voltar para ler e me emocionar inúmeras outras vezes.

bhets 24/07/2022

Desses livros que a gente engole de tão bom!

Eu amei a Andrea Pacha. Livro sobre sessões jurídicas na vara da família.
Que humanidade e percepção da escritora/ juíza.

Da aquele calorzinho no coração de esperança no ser humano.

Maria.Thereza 24/07/2022

amei amei amei
A andrea pacha traz em forma de crônicas audiencias e casos que passaram por seu julgamento na Vara de Familia ! As historias sao reais , algumas tristes , outras engraçadas, mas todas muito humanas e relatadas de forma sem igual