A vida não é justa Andréa Pachá

Resenhas -

Felibalex 23/07/2022

Um espaço difícil para se ocupar
Não gostei do livro. Não for as histórias de amor que me desagradaram, foi a narrativa, foi a autora. Ela assume uma posição imaculada de salvadora dos pobres e oprimidos, no alto de seu privilégio como mulher branca de classe média/alta. Ela se dá um poder quase sagrado ao colocar toda a sua benevolência em poder "resolver" os impasses de outros. Acho inclusive vários problemas éticos em um livro como esse, mas imagino que ela deva ter usado a licença poética para descaracterizar seus personagens e situações retratadas. O livro não é bom, e olha que eu sou apaixonado em livros de memórias. Gostaria que fosse mais sobre as pessoas e menos sobre a juíza benevolente que soluciona tudo no alto de seu trono.

Flávia 22/07/2022

Que humanidade
Esse livro tem uma delicadeza, cuidado ao tratar das histórias de fins, começos e recomeços de relacionamentos nos seus diversos tipos e configurações.
Bom saber que há pessoas com tato para conduzir questões pessoais no meio jurídico.

Igor.Veras 21/07/2022

A vida não é justa
É um leitura fácil e muito gostosa de se fazer. Algumas histórias são bem pesadas e te colocam para refletir por mais tempo, às vezes chegam até a embrulhar o estômago.

"Toda dor sepultada no silêncio cria raízes profundas. Ainda que permaneça embaixo da terra durante algum tempo, um dia, de repente, brota devastando a superfície ao redor."

Gabriella.Anderson 16/07/2022

A Vida não é Justa
A Juíza Andréa Pachá, com base nos seus 15 anos de trabalho na Vara de Família, conta histórias de como era vivenciar tantas histórias de vida diferentes. Gostei do livro.

lucianem 15/07/2022

A Vida não é Justa
Este livro traz o relato de histórias reais testemunhas pela juíza Andréia Pachá ao longo de seu trabalho na Vara de Família.

Lido pelo Desafio Bokster.

Fiquei com um sentimento ambíguo ao terminar a leitura...
Mesmo consciente que eram narrativas da experiência da autora em seu trabalho, portanto não eram ficcionais, me ficou uma certa frustração por não saber do final de certas histórias.
Talvez por serem narrativas bem objetivas e curtas.
Entendi que o objetivo não era apenas contar as histórias, mas também ter o olhar humano e tentar entender como relacionamentos que começam tão bem acabam em discussões furiosas até pela divisão dos talheres...

Robtavares 14/07/2022

"Nos quase vinte anos à frente de uma Vara de Família, Andréa Pachá ? a partir da observação dos conflitos dos tribunais e da necessidade de compreender o fenômeno que levava os casais, muitas vezes, ao limite do ódio e da intolerância ? resolveu contar histórias capazes de traduzir nossa dificuldade para lidar com o desamparo e com as frustrações. O resultado foi A vida não é justa. Ao narrar casos de separações, guarda dos filhos, partilhas de bens, paternidade, histórias de amor, reencontros e desencontros, a obra explora situações em que é difícil definir o responsável: o que sentem os casais que testemunham, impotentes, o fim da própria relação; como partilhar os bens quando não há mais amor para ser dividido; é possível tentar mais uma vez depois que a confiança, antes tão firme, parece escorrer por entre os dedos? Em 2016, a série Segredos de Justiça, inspirada na obra, estreou no Fantástico, estrelada por Glória Pires."

Bárbara 09/07/2022

Gostei
Leitura rápida, fluída, interessante a visão da autora sobre o trabalho, questões do judiciário e da vida.

Livinha 09/07/2022

Me salvou de uma ressaca!
Estava eu em plena ressaca literária, onde nenhuma história me fisgava. Quando isso acontece, sei que apenas uma dose de leveza é capaz de trazer a tona a minha vontade de ler.
Ainda bem que encontrei esse livro! Recheado de casos reais, onde Andrea Pacha nos conta a realidade do que acontece em uma vara de família. Uma dose de compaixão, sensibilidade e competência.
Eu amei! ?

jdelisiario 07/07/2022

A vida não é justa
Um livro de crônicas de uma juíza da vara de família. Obra escolhida para o mês de julho do #desafiobookster2022.

Andréa Pachá consegue transformar temas tão sensíveis e profundos em poesia. Uma forma de nos fazer pensar, mergulhar nas dores humanas.

Chorei e ri, me encantei, fiquei perplexa! Tudo o que uma leitura completa é capaz de nos provocar!

Amei!

#leituraTerapia

samuca 07/07/2022

Surpreendido positivamente
Na primeira vez que vi esse título, não tive interesse em ler. Uma frase de recuperação, de efeito.
Mas fui surpreendido com a obra, queria ler mais e mais.
Histórias que são levadas a justiça. Casamentos que chamam ao fim, guarda dos filhos a serem decididas, liberdade e medo. Amores da terceira idade.
A vida não é justa, mas é bela. É para ser vivida.

Entre risos e reflexões sobre as paixões que passam, o certo viver e amar sem medo de não dar certo. Ou melhor, enquanto der certo.

Lucas 05/07/2022

O amor tem início e fim
No livro, a juíza da Vara de Família conta inúmeros casos, principalmente, divórcios e paternidade.
Quanto aos mesmos, a lição a permanecer é o fato de que o amor tem sim um único um fim, a ideia de ?até que a morte os separe? nada mais é do que uma construção social. Obviamente um término de relacionamento não é fácil, ainda mais nos casos em que apenas uma das partes está jogando o jogo, não é possível amar por dois.
Quanto à paternidade, a autora realiza uma interessante visão, aquela não é necessariamente a biológica, mas sim uma constelação social, de modo que o pais biológico da cri não pode não ser aquele com o qual a mesma identifica a figura de pai.
Um livro muito interessante, fica aqui a recomendação!

Luísa Lui 04/07/2022

A vida não é justa tampouco é o judiciário
Andréa Pachá é profissional que deveria inspirar qualquer aspirante à carreira jurídica. Dentro de pouco mais de duzentas páginas, traz crônicas de amor, ódio, afeto, desafeto, luto e tantos outros sentimentos tão humanos experimentados pelas várias pessoas que procuraram a Vara de Família a fim de solucionarem seus empasses, sejam eles patrimoniais ou emocionais. Linda leitura!

Catiane. Rodrigues 02/07/2022

Histórias emocionantes e reais!
A vida não é justa, conta histórias reais de casais em processo de separação, após anos de casamento eles se decidem se separarem muitas as vezes por infidelidades. Essas histórias, são narradas pela juíza da vara da família Andréa Pachá que trabalhou anos em casos familiares. São histórias tristes, revoltantes e muitas vezes injustas.
Um livro muito necessário. Eu recomendo a leitura. Dei ???? .

Larissa Verena 02/07/2022

Que surpresa boa que foi esse livro! Li por indicação do book.ster e não me arrependo.
São crônicas com um olhar sensível e empático sobre casos que passaram pela Juíza Andréa Pachá ao longo de seus mais de 15 anos na Vara da Família.
Leitura fluida com momentos tensos, engraçados e emocionantes.

Robson68 25/06/2022

Primor e fluidez na leitura
Uma das razões que me motivou a não continuar na área de Direito das Famílias foi justamente não conseguir lidar com o distanciamento necessário às questões trazidas e isso me custar, muitas vezes, o lado emocional. @andrea_pacha traz um lado muito humano em A vida não é justa, mostrando as agruras que muitos passam numa sala de audiência, assim como as indecisões que presenciou como juíza. Numa leitura fluida e muita instigante, vemos pequenas crônicas do dia a dia forense, escritas com primor e muito cuidado. Livro incrível e obrigatório, independente de ser ou não do direito.