A vida não é justa

A vida não é justa Andréa Pachá

Resenhas -

Marcinha 02/06/2021

Amei as crônicas.
De uma sensibilidade que me levaram as lágrimas e diversas reflexões.
Paternidade, divórcio, guarda...

"Cenário triste de um país no qual a burocracia lambe as botas do poder e oprime quem deveria atender."

Luana 13/09/2022

A vida é ruim, mas é boa
Que leitura incrível, forte, mas também muito sensível! A autora conduziu com uma sensibilidade incrível cada audiência, sempre observando os sentimentos e desejos das partes envolvidas.

juppareads 19/12/2023

Mudanças de perspectivas.
A leiura desse livro foi um tanto quanto interessante.
Observar esses casos na perspectiva de uma juíza é um "abrir" de olhos.
Entendo que muitas pessoas possam tem considesando alguns pontos do livro como "mimimi", mas eu particurarmente, como mulher e também como jurista, consegui observar os posicionamentos da Exa. Andréa com outros olhos, e inclusive, trazendo diversos dos posicionamentos para a minha prática profissional.
Enfim, um livro de muito bom proveito.

Paula 22/10/2023

Muito mais do que eu esperava.
Cada crônica me fez refletir não sobre a humanidade e sua forma de viver, sobre os problemas estruturais da sociedade refletido em algumas histórias.
Acho que cada história tem algo a nos ensinar e nos fazer refletir.

Renata 28/09/2016

É preciso ter peito.
Ao fim do livro, percebi que há aqueles que tem medo do Direito Criminal, que sentem arrepios, mas todo ramo do Direito possui seus dramas e "sustos". Não sei se teria tranquilidade emocional para enveredar para esse lado.
Estar no "controle" de decisões tão importantes, que podem mudar o rumo da vida de várias famílias é, no mínimo, assustador. Como disse no começo, é preciso ter peito.
Me reservando agora à escrita do livro, ele é de incrível leveza, leitura rápida e acessível. Ao pesquisar sobre Dra. Andréa, soube que ela é contra o "juridiquês" e isso torna o livro bastante acessível a qualquer um.

Heloisa Motoki 03/12/2021

Contos da vara de familia que surpreende e emociona
O livro traz contos julgados pela Da. Andréa Pachá na vara de família, os contos são contados com uma linguagem fluida, há contos que surpreende e emociona.

Giovanni.Spezzotto 06/01/2023

Maravilhoso!
As crônicas são incríveis! Mostra o cotidiano de uma juiza que é humana, que tem várias emoções, mas mesmo assim mantém ao máximo sua imparcialidade. Também nos mostra, que o papel de juiz não é julgar as pessoas. Senti a empatia de uma juiza com outras mulheres em um sentimento de sororidade.

Cassia_kk 04/01/2022

Super agradável e leve
Recomendo muito essa leitura. Pequenas histórias cotidianas, que parecem ser embalados por Nelson Rodrigues (imagino ter sido uma grande referência da autora)

Não conseguia parar de ler... É uma leitura leve e que te instiga na curiosidade.

Uma coisa que tornaria o livro ainda melhor para mim seria saber, pelo menos, o ano em que cada história aconteceu. No mais delícia de leitura.

"Eis a verdade metafísica da qual não podemos escapar: a vida é ruim, mas é boa."

??

Marcela.Miari 19/12/2022

Gostei bastante!
Livro que narra de forma simples os dramas familiares de diversas pessoas escrito por uma juíza. Bom para enxergarmos a vida como ela é.

Neide22 17/11/2021

Em "A Vida Não É Justa" a juíza Andréa Pachá nos relata casos de separação de casais.
Ela tem um olhar apurado pra colocar esses casos no papel e nos faz refletir sobre amores e desamores.
Mais uma vez me deparei com um bom livro e um texto sensível escrito pela juíza.

Veronica.Reis 27/06/2021

Reflexão
Primeiro livro que leio desta autora, que aproveito para parabenizar pela a escrita dela. Uma leitura fluída: em particular consegui lê-lo em 20 dias pacientemente e refletindo. Foram muitas reflexões, muitos insights e principalmente: De qual justiça ela está falando? A da vara da família? Ou a interseção entre a justiça e o caso? A Andréa se depara com situações que ela reflete sobre qual a melhor justica para aquele caso e com seu lado humano aflorado e também conhecedora das leis, ela exerce seu trabalho com maestria: encontra saídas e ótimas resoluções . Aprendi muito com ela!

Amanda.Andrade 03/01/2023

É um livro todo contado em crônicas. Histórias de uma juíza da varanda família onde relata divórcios,.exames de DNA, reconciliações...
Bem narrado e leitura de forma descomplicada.

thapark 20/10/2020

São pequenas histórias de pessoas que passaram pela mesa de uma juíza que trabalhou há mais de quinze anos numa Vara de Família, no Rio de Janeiro.
Curiosamente, cada capítulo - dedicado a um caso específico - tem uma brevidade que parece emular o tempo com que a juíza teve para conhecer as partes em audiência, formar seu convencimento, e tomar uma decisão.
Este curto período, entretanto, não impede a juíza de ir além da burocracia dos procedimentos, para buscar nas pessoas a humanidade indispensável a qualquer espécie de julgamento que se pretenda justo.

site: @livros_e_dicas
Nathália 03/04/2022minha estante
fiquei curiosa pra saber sobre seus "contras" com relação ao livro...

Aninha.Perez 23/09/2020

Uma Martha Medeiros do Judiciário
Os acontecimentos presentes nesse livro são comuns no nosso dia a dia,mas,não sabemos a visão do juiz. Achei bem interessante os casos sob essa ótica pois além de não ser a minha realidade, a autora faz de uma forma que qualquer um consegue entender, sem linguagens rebuscadas.
Recomendo a leitura e achei bem difícil parar.
Obs : O motivo desse título é devido ao fato da forma de abordar os acontecimentos rotineiros,sem romantizar e sim mostrando uma visão que ninguém para pra pensar e que faz sentido.

Mell Oliveira 16/08/2020

Humanizado
O fato de se tratar de relatos reais e vivenciados pela autora nos permite a perspectiva de humanização dessas histórias. São passagens da vida de pessoas que nunca iremos conhecer, mas que torcemos por desfechos positivos, mesmo que naquele momento nem sempre o seja. Extremamente sensível.