A vida não é justa

A vida não é justa Andréa Pachá

Resenhas -

Robson68 25/06/2022

Primor e fluidez na leitura
Uma das razões que me motivou a não continuar na área de Direito das Famílias foi justamente não conseguir lidar com o distanciamento necessário às questões trazidas e isso me custar, muitas vezes, o lado emocional. @andrea_pacha traz um lado muito humano em A vida não é justa, mostrando as agruras que muitos passam numa sala de audiência, assim como as indecisões que presenciou como juíza. Numa leitura fluida e muita instigante, vemos pequenas crônicas do dia a dia forense, escritas com primor e muito cuidado. Livro incrível e obrigatório, independente de ser ou não do direito.

Fabi.Filippo 10/02/2021

A vida não é justa
O livro reúne várias crônicas escritas pela Andrea Pachá baseadas em histórias de quando era juíza de uma vara de família.
Lemos crônicas sobre partilha de bens , guarda de filhos , paternidade e muitos divórcios.
Divórcio não é fácil , mesmo quando as partes estão de acordo .
É um sonho, um projeto de vida que não deu certo.

Maria Faria 22/03/2021

A rotina brasileira
?...a burocracia lambe as botas do poder e oprime quem deveria atender.?

São crônicas das ?audiências reais?. A autora foi juíza por um bom tempo, atuando principalmente na Vara de Família. Ela conta, em textos curtos, a história de desconhecidos que estiveram diante dela em audiências. A maioria das crônicas versam sobre o divórcio, é no momento em que o amor cai em desgraça que estão centradas a maioria das desavenças.

A narrativa da autora é curta, direta e cativante. Ler histórias baseadas na vida real encanta e aquece o coração. As crônicas são todas agradáveis, os textos curtos ideais para ler antes de dormir ou durante uma pequena viagem. A Vida não é justa é um compilado de histórias colecionadas ao longo da carreira da autora. Textos que falam de divórcios, reconhecimento de paternidade, autorização para casamento de adolescentes, solução para reconhecimento de mortos, de tudo um pouco. Nenhuma história inédita, que não seja corriqueira nas melhores famílias, entre amigos ou conhecidos, mas a capacidade de sintetizar e analisar o fato é o grande mérito da autora.

Paulo Augusto 17/04/2023

A vida segue seu rumo...
O livro conta como foram diversas audiências pela visão da meretíssima. Histórias tristes porque, no geral, marcam o fim de uma vida a dois, com certa leveza da autora.
Leitura, leve e agradável. Como crítica, acho uma justiça muito idealizada pois é a visão de quem dá os depachos e não dos que sofrem as consequências.

FlAvia.Agostinho 11/04/2022

A vida não é justa.
Amei esta leitura, este livro é o meu tipo favorito, escrita de fácil leitura e o tema de histórias reais me agradam demais! Escrito por uma juíza, são relatos de diversos casais e suas separações, cada uma com suas individualidades, algumas me fizeram até chorar, enfim um livro lindo que recomendo!

Neto.Antonelli 18/04/2021

Mais contos para o depois do ?Foram felizes para sempre?
A autora traz sensibilidade a históricas tristes do fim de sonhos, ou ainda de vazios existenciais.

Dani Pontes 02/02/2021

Causos de vida, amor e família
Pequenas histórias de amor, desamor, traição, crescimento...
O mais impressionante, na minha opinião, é o lirismo da visa através do olhar atento da autora. Tudo vira história e nos emociona e ensina.

Lídia 22/03/2024

Direito de família já é uma área que eu gosto bastante e a autora que já vivenciou muitos casos da área como juíza, deixou a leitura com gostinho de ?quero mais?, ao contar sobre as muitas audiências que conduziu. Cada caso com sua particularidade, cada ser humano com seu jeitinho humano de ser. A sensibilidade da autora diante de cada caso, com certeza foi a parte que me deixou mais feliz ao ler esse livro.

Vanessa 05/12/2022

Interessante observar sob o ponto de vista psicológico as nuances dos conflitos observados nos processos? muitos se resolveriam, sem tamanha intervenção judicial, com uma terapia de casal ou individual, mas o que se pode observar é que as pessoas preferem alguém que as diga o que fazer (representada na pessoa juíza), mesmo que fiquem insatisfeitas com a conclusão a que chegaram com a decisão.

Amo as crônicas da Pachá e como fica tão palpável a sua sensibilidade e humanidade ao contar cada caso.

Paula 22/10/2023

Muito mais do que eu esperava.
Cada crônica me fez refletir não sobre a humanidade e sua forma de viver, sobre os problemas estruturais da sociedade refletido em algumas histórias.
Acho que cada história tem algo a nos ensinar e nos fazer refletir.

Marcinha 02/06/2021

Amei as crônicas.
De uma sensibilidade que me levaram as lágrimas e diversas reflexões.
Paternidade, divórcio, guarda...

"Cenário triste de um país no qual a burocracia lambe as botas do poder e oprime quem deveria atender."

juppareads 19/12/2023

Mudanças de perspectivas.
A leiura desse livro foi um tanto quanto interessante.
Observar esses casos na perspectiva de uma juíza é um "abrir" de olhos.
Entendo que muitas pessoas possam tem considesando alguns pontos do livro como "mimimi", mas eu particurarmente, como mulher e também como jurista, consegui observar os posicionamentos da Exa. Andréa com outros olhos, e inclusive, trazendo diversos dos posicionamentos para a minha prática profissional.
Enfim, um livro de muito bom proveito.

Carol 15/10/2022

Adorei!! Histórias da vida real narradas com humanidade e sensibilidade pela autora. Fácil de ler, difícil de sentir...

Luana 13/09/2022

A vida é ruim, mas é boa
Que leitura incrível, forte, mas também muito sensível! A autora conduziu com uma sensibilidade incrível cada audiência, sempre observando os sentimentos e desejos das partes envolvidas.

akasaori 26/02/2023

Um livro muito bonito composto basicamente por crônicas (na verdade num estilo 'talvez você deva conversar com alguem') sobre casos vivenciados pela autora Andrea Pachá enquanto juíza da vara da família entre os anos 1990 a 2010 +/-. Vários trechos muito marcantes principalmente sobre casos de divórcio, mas também alguns casos de guarda e paternidade. Recomendo a leitura a todos.
Única razão para tirar uma estrela é que embora seja um livro curto temos nele muitos casos, casos também enxutos. Em um dado momento ficou cansativo.