A vida não é justa

A vida não é justa Andréa Pachá

Resenhas -

Gabrielle.Vilefort 03/03/2023

Sensibilidade
A autora Andréa Pachá teve muita sensibilidade em narrar casos que presenciou como juíza ao longo de sua trajetória mais de vinte anos em vara de família.
Separações, supostas separações e reconciliações casos conturbados de violência. Todos esse casos com muita sensibilidade sem perder em momento algum a humanidade que existe na pessoa dela, pois muitos pensam que todos os juízes e afins qdo colocam aquelas vestes pretas se transformam em pessoas práticas ao extremo, tanto que ficam desumanas mas a autora não. Em muitos casos ela deixa a juíza de lado e se coloca no lugar de uma mãe, esposa, agredida, pai, esposo, filha.....
Um livro muito sensível, que mostra a vida real contada pelos olhos de uma juíza mas com muito viés de casais que ia para sala de audiência procurar uma solução litigiosa ou ao menos ser ouvido.
Se vale a pena ler?
Para quem gosta de livros sobre a ótica romântica e também realista .....sim.

Inspirações Literárias 30/10/2021

Quem disse que a vida é justa foi um mentiroso
A autora nos apresenta sua experiência como juíza de direito em Vara de Família por meio de crônicas ora divertidas ora comoventes.

Uma narrativa fluída, todavia profundamente densa do ponto de vista das relações humanas seja afetivas ou não.

RECOMENDADÍSSIMO!

Kamilla 20/10/2021

Tantas histórias, tantas vidas, amores, começos, meios e fins.
Tantas personagens reais!
Leitura maravilhosa!

Nathália 03/04/2022

"a vida é ruim, mas é boa"
atenção advogados e fofoqueiros de plantão: esse livro é pra vocês ??????

a escritora, que é juíza da vara da família, traz diversas crônicas cuja temática central é: divórcio.
separação de bens, pensão, guarda dos filhos ou simplesmente não querer ver o parceiro pintado de ouro. as crônicas desse livro estão ligadas de modo geral aos conflitos das relações humanas e eu me senti no "casos de família" real. uma história mais louca que a outra. algumas, devo alertar, são GATILHOS (violência doméstica, homofobia, alienação parental etc). "a vida não é justa" foi um livro que me surpreendeu positivamente. nunca tinha lido nada parecido e a fofoqueira que habita em mim amou demais.

Crisinha 22/04/2023

A vida como ela é
Com a leitura do livro temos a oportunidade de vivenciar algumas histórias que são levadas para uma vara de família com o máximo realismo, uma vez que a escritora é uma juíza.
Ali as pessoas se desnudam. Muitas vezes buscam ajuda da juíza para a solução familiar, mas quem que decidir são os envolvidos. Ela conduz para uma reflexão antes do seu veredito final.

?Mas vale lembrar que todos esses fins tiveram inícios felizes.?

Mama 09/07/2023

A vida não é justa. e, ainda assim, é a vida.
Histórias de amor, de todas as formas! Todos os finais possíveis: os tristes, os felizes (em geral surpreendentes), os frustrantes e os necessários.
Leitura maravilhosa que gerou muitos choros e risadas a cada página, mix de emoção completo.
A sensibilidade da Andréa Pachá transparece na narrativa, humanizando os casos e os erros, evidência que aqueles nomes representam muitos outros brasileiros por ai! Indico demais!!!

camilla.thais.3 09/11/2023

Interessante
Gostei muito de apresentação e da primeira metade do livro. Depois senti um certo cansaço, pois as histórias vão mantendo uma mesma estrutura narrativa, onde a voz da autora parece representar certo ideal, que guia na solução dos conflitos. Achei esse o ponto fraco do livro. Acho que a autora foi honesta em trazer representações do espaço de disputa familiar, ainda que recaia em certo moralismo, para mim manifestada nas interpretações que vai fazendo. Senti falta de outras vozes mais fortes, afinal o livro se propõe a falar de um universo polifônico.
Patrihpereira 17/01/2024minha estante
Eu também senti isso! Até escrevi no página de progresso que não há espaço para imaginar como seria a vida deles dali pra frente? em uma história ela termina dizendo: ?e eles continuarão tristes como sempre foram? pensei mas e se eles se apaixonarem por alguém mesmo tendo já 70 anos? Acontece! A vida é dinâmica e às vezes surpreendente. Acho que as projeções da autora estão coladas em todas as personagens e sobra muito pouco espaço para reflexão crítica e imaginação.

camilla.thais.3 23/01/2024minha estante
Concordo com você! Queria as outras personagens também tomando mais a voz para si, acho que daria mais complexidade!

Larissa Verena 02/07/2022

Que surpresa boa que foi esse livro! Li por indicação do book.ster e não me arrependo.
São crônicas com um olhar sensível e empático sobre casos que passaram pela Juíza Andréa Pachá ao longo de seus mais de 15 anos na Vara da Família.
Leitura fluida com momentos tensos, engraçados e emocionantes.

Alexandra 23/09/2023

Histórias de casamentoa
A autora juíza conta histórias apresentadas a ela para serem julgada, porém uma decisão certeira não é fácil.

Andressa Klemberg 28/02/2022

Amor e desamor na mesma mesa
A humanidade da vida nas audiências de uma vara de família sob o olhar atento e empático de Andréa Pachá se tornam crônicas da vida moderna. Das leis, do amor, do racional e do irracional. Amar é construção social. Amar é saber quando deixar ir e quando se quer ficar.

natiimartinello 03/06/2024

Uma gratíssima surpresa
Ouvi falar desse livro pela primeira vez através do Livraria em Casa e logo me interessei pela premissa, achei que fosse gostar. O que eu não esperava, era amar!
A autora escreve muito bem, da pra sentir o que ela sente através da escrita dela, alem de que, cada caso que ela nos conta gera uma boa reflexão sobre a sociedade na qual vivemos.
Recomendaria para qualquer pessoa!

Gabriella.Anderson 16/07/2022

A Vida não é Justa
A Juíza Andréa Pachá, com base nos seus 15 anos de trabalho na Vara de Família, conta histórias de como era vivenciar tantas histórias de vida diferentes. Gostei do livro.

@livros_no_quintal 10/02/2021

A vida como ela é
Em 'A vida não é justa", a juíza, da Vara da Família, Andréa Pachá relata alguns casos que presenciou ao decorrer da sua vida profissional.
A forma como os relatos são narrados torna o livro especial; a autora conta cada um demonstrando compaixão e trata com delicadeza cada história.
O que me fez classificar esse livro como "perfeito" é simplesmente porque ele é composto por histórias reais, pessoas reais que frente a uma juíza escancaram o que o ser humano é: imperfeito.
Finais felizes, divórcios, traições, luto, companheirismo, esperanças, raiva... "A vida não é justa" com certeza causa um impacto na vida de quem o lê.

Mariana 11/01/2021

Apenas para completar o Desafio Skoob
Veio aí a primeira leitura finalizada do ano. Meu deus mas que vontade de ler tudo que essa mulher escreve. Sério, vou buscar todos. Escrita leve e fluida mas que faz pensar. Muito legal os relatos e as reflexões da autora sobre eles. Recomendo muito.

akasaori 26/02/2023

Um livro muito bonito composto basicamente por crônicas (na verdade num estilo 'talvez você deva conversar com alguem') sobre casos vivenciados pela autora Andrea Pachá enquanto juíza da vara da família entre os anos 1990 a 2010 +/-. Vários trechos muito marcantes principalmente sobre casos de divórcio, mas também alguns casos de guarda e paternidade. Recomendo a leitura a todos.
Única razão para tirar uma estrela é que embora seja um livro curto temos nele muitos casos, casos também enxutos. Em um dado momento ficou cansativo.