A Árvore Generosa

A Árvore Generosa Shel Silverstein




Resenhas - A Árvore Generosa


166 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


annyotak 09/06/2024

Aqui estou eu triste por uma árvore hahaha.
Um livro curso, rápido de ler, porém deixa um ensinamento muito bom.
comentários(0)comente



Robbie5 19/05/2024

Era o que eu tava precisando
Depois de terminar o livro fiquei bastante reflexivo
Para com a situação eu me encontrava
E foi como se fosse um tapa na cara
Pessoas em busca de algo que no final nem tem muita relevância
comentários(0)comente



Moon LH 18/05/2024

A Árvore Generosa
Esse livro narra a história de uma amizade entre um menino e uma árvore, o livro é infantil e portanto você vai levar uns 5 minutos (ou até menos) para concluir essa leitura, tem poucas palavras, muitas imagens e uma reflexão super profunda.

O que torna esse livro tão profundo e bem popular fora do seu publico alvo, é as semelhanças que podemos notar e tirar como reflexão sobre impor limites nas nossas relações (seja em amizade, trabalho? etc).

Infelizmente vejo pessoas próximas que vivem exatamente como a arvore desse livro: se sacrificando em todos os momentos possíveis para agradar alguém que não tem a menor consideração por ela, e ela acha que está fazendo o correto, pois confunde o sacrifício com generosidade. Enquanto a outra parte nem se quer lembra da existência da arvore, só procura quando precisa.

As vezes precisamos tomar muito cuidado para não sermos como a arvore, e tomar ainda mais cuidado para não agirmos como o amigo dela.
comentários(0)comente



marcelaataide 14/04/2024

despretensiosamente tocante.
esse livrinho curto, fofo e tocante é o meu livro infantil preferido e, por isso, sempre que posso estou lendo e relendo.

?a árvore generosa" é essência e profundamente adulto. originalmente publicado em 1964 por shel silverstein, retrata de forma simples e comovente a história de uma árvore e sua amizade com um menino. todos os dias um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. o menino ama a árvore e ela o ama também. mas à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. ele passa a querer dinheiro, uma casa, uma esposa? e a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para fazê-lo feliz, vai abrindo mão de sua própria vida para vê-lo conseguir o que deseja.

além de trazer uma mensagem de consciência ecológica e a ideia de que se deve ter respeito pela natureza, a narrativa mostra a generosidade da árvore pelo menino, que doa tudo de si mesma e demonstra afeto sem esperar nada em troca ? ela faz de tudo para agradá-lo, ainda que isto signifique sua própria destruição.

embora de forma sutil e graciosa ? infantil, mesmo ? há um significado bastante importante por trás de uma história que, de primeira, não se dá nada por ela.

sempre me faz lacrimejar ?
comentários(0)comente



leticia2513 20/03/2024

Generosidade
Li hoje na escola, no clube do livro, uma leitura coletiva. Eu ja tinha lido ele sozinhaz mas ler em CONJUNTO mudou muito a experiência. Esse livro gerou tantas interpretações, as duas principais foram
1- Relacionamento abusivo (a mais óbvia)
2- Relações familiares.
Relacionamento abusivo pois justamente o livro aborda muito essa questão de se doar demais, passar do limite da generosidade, ser "egoísta" consigo mesmo, colocando a vontade dos outros acima da sua.
E relações familiares pois tivemos muito a visão do cuidado fraternal/materno (alguém que cuide, te preserve, independente de ser papai ou mamãe, enfim.) Aquilo do responsável se doar pra felicidade de X pessoa, do filho, se doou tanto que acabou "perdendo" a utilidade, levando suas maçãs, galhos, tronco... tudo isso para o crescimento do filho, sua felicidade. Até que no final o filho meio que "retribui" o cuidado, a dedicação que foi dada ao longo do tempo pelo responsável, quando o mesmo ja não consegue mais fazer suas coisas (seja por velhice, cansaço, doença...) Aquela coisa de só perceber os esforços familiares que foi depositado em você muito após. Aquela coisa de "Ok, agora eu que vou ser o pai/mãe da história" Aquela responsabilidade de CUIDADO caindo sobre você.
Esse livro me emocionou, muito.
Um bom livro...
comentários(0)comente



Luu00 15/03/2024

Perfeitooooo
Esse livro é perfeito!!! dá pra ensinar e trabalhar a generosidade com elas, através dessa leitura! incrível, amei amei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Brenda Leticia 08/03/2024

Como pode
Como pode um livro de 40 páginas mexer tanto com a gente?
é como levar um soco na cara. é como criticar atitudes que talvez você mesmo teria.
não sei explicar, mas é muito bom
comentários(0)comente



Mai Brito 19/02/2024

Nostalgia e dor
O primeiro contato que tive com esse livro eu ainda estava no fundamental, quando a professora de português leu em voz alta para nossa sala, lembro até hoje do sentimento de tristeza que fiquei com o final, e do quanto essa história me tocou...
Esses tempos vi no tiktok sobre e relembrei, tive que reler... que gostoso o sentimento se nostalgia, poder reviver o que senti no primeiro momento.
comentários(0)comente



Ferlochini 18/02/2024

Comprei para as crianças, é lindo, tem uma mensagem emocionante. Finalizei a leitura chorando, me senti um pouco como a árvore para os meus filhos.
comentários(0)comente



nandinha!!! 08/02/2024

Fofo, porém esperava mais pq tinha uma alta expectativa sobre esse livro... mas é fofinho, curtinho e aconchegante
comentários(0)comente



adrwcalivros 27/01/2024

Esse livro traz uma boa reflexão sobre quem és tu numa amizade. Se tu é o que se doa mais ou se é aquele que só aparece quando convém para pedir ajudar nos momentos ruins, nunca compartilhando as coisas boas
comentários(0)comente



Mayra.ElloA 26/01/2024

Lindo, poético e rápido. Se eu fosse resumo esse livro seria assim, a história é tocante e extremamente rápida de se ler. Ideal para crianças.
comentários(0)comente



itslarashouse 20/01/2024

Vi opiniões bem diferentes sobre a mensagem que o livro passa e isso me deixou bem confusa sobre o que achar
comentários(0)comente



suzanag 16/01/2024

É tipo de livro que te faz pensar: "por que não tenho uma árvore assim na minha vida?" Essa árvore é tipo a melhor amiga que você pode ter, dando tudo que tem pro carinha sem nenhum retorno. Mas, calma, não é só sobre caridade botânica, é sobre amizade, generosidade e um pouquinho de egoísmo humano. Se você não terminar esse livro com um sorriso e um abraço imaginário na sua árvore mais próxima, você leu errado. Um conto que te deixa com um olho marejado e uma vontade de abraçar a natureza ? ou pelo menos plantar uma sementinha de gratidão no coração."
comentários(0)comente



166 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR