A Árvore Generosa

A Árvore Generosa Shel Silverstein

Resenhas - A Árvore Generosa

Fábio 27/01/2022

Impressionante
Ninguém dá nada por esse livro, mas há uma grande lição por trás.
Embora tenha todo esse ar de literatura infantil, ela me parece aqueles livros quase que de auto ajuda. Mostrando quem é quem numa relação, mesmo sendo de amizade.
Pra quem nunca leu esse livro simples, vale a pena ler pois a história fala muito.
No final você fica pensando se você é mais árvore ou mais humano.

Mel 13/01/2010

Minutos de leitura que resultam em um dos melhores livros que eu já li.
A Árvore Generosa oferece ao menino o amor mais puro e altruísta que se pode existir.. Recomendo.
Karla23 25/02/2010minha estante
Ao estilo do pequeno pricipe?

Gustavo.Remboski 24/06/2015minha estante
Bem parecido Karla, é uma lição muito linda, como também é O Pequeno Príncipe.

Leiturando 04/09/2020minha estante
Meu livro preferido de infância e foi um dos primeiros livros que eu li ?

Naty__ 31/12/2022

Achei genial e bem lúdica a forma que Shel trouxe a fábula sobre a criança e a árvore.

A árvore generosa é uma fábula em preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio.

A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o menino parece desaprender quando vira homem.

Uma história fácil de entender e que nos proporciona reflexão. O que estamos fazendo pelo nosso planeta, nosso meio ambiente? Vale a leitura, inclusive para ler para uma criança.

ani 21/12/2023

Ela deu tudo que ela tinha...
Comecei a leitura sorrindo e meu sorriso foi sumindo. Não sei explicar bem o que senti. Incômodo? Tristeza? Indignação talvez. O fato é que me deparei com uma história simples, mas com um enorme potencial para fazer o leitor pensar. A história inspira reflexões de valores úteis aos relacionamentos, como o cuidado com o outro e respeito aos sentimentos daqueles que nos dedicam amor.
Para mim pesou muito a questão de representar exatamente como é um relacionamento abusivo.

Dheinni 05/01/2024

Li essa história para o meu irmão, gostei bastante o triste é que crianças pequenas não entendem a moral dessas histórias

Iammih 26/09/2023

?????
Livro de criança? Sim
Livro de adulto? Também!
Uma história simples, de criança mesmo, mas com um ensinamento super valioso. Todo mundo deveria ler?

@lilianloietes 09/06/2023

Direto, intenso e profundo
Acumulação; poesia; amizade; consumismo; ganância. São os temas abordados por esse autor tão habilidoso que nos faz pensar quem somos, em nosso contexto!

Laiza0 16/05/2021

A árvore generosa
A árvore generosa é uma obra do autor norte-americano Sheil Silverten, uma ótima reflexão sobre as trocas realizadas no decorrer da vida!

Um menino ama uma árvore e a árvore ama o menino. Ele passa sua infância ao lado dela, balançando nos seus galhos, comendo suas maçãs, brincando com suas folhas e descansando sob sua sombra.

Os dois vivem momentos felizes, inesquecíveis, até o dia que o menino cresce e depois de muito tempo retorna com lamentos da vida.

A árvore sempre muito generosa e disposta a fazer o menino feliz se doa das folhas aos troncos.

Mas, qual o sentido de se dedicar a algo e não ter retorno? Vale a pena se doar para ver o outro feliz e se esmorecer?

O livro é de leitura rápida, clara e empolgante, é uma leitura para refazer de tempos em tempos.

Jaqueline.Melego 06/09/2020

Maravilhoso!!!!
Como um livro infantil lido em pouco mais de 5 min pode ensinar tanto?
Que livro maravilhoso!
Uma árvore que, para ver seu amigo feliz, entrega tudo o q tem.
Como somos, muitas vezes, mesquinhos e não vemos, nem somos gratos pelos que doam tudo para nos fazer feliz.

Deus deu tudo q tinha de melhor, Seu filho, para que fossemos livres e salvos e muitas vezes não somos gratos.

Não quero dar spoiler, mas foram tantas lições e um livro tão curtinho...

Com certeza, recomendo a todos essa leitura.

Nunes95 25/11/2023

Um livro simples e com uma mensagem forte, deve ser lido por e para qualquer idade.

Amo livros infantis desse tipo, tenho muita vontade de ler vários assim.

Juliana 24/08/2023

Simples com reflexões.
Parece bobinho ! Parece ser só pra criança , mas só parece.

A leitura é rapidinha rapidinha, porém as reflexões ficam rodando a cabeça por muito tempo.

Recomendo.

W Nascimento 09/12/2012

As duas formas de amar
Escrever literatura infantil é um verdadeiro desafio. Se por um lado é necessário suavizar a escrita para adaptá-la a um publico inicial, por outro também não se deve subestimar a capacidade cognitiva das crianças e apresentar um trabalho medíocre. Já vi muitos livros infantis que, por menosprezarem a criança, acabam por criar uma historinha tosca, recheada de desenhos sem muito cuidado estético, mas intensamente coloridos apenas para chamar a atenção, livros que qualquer macaco treinado poderia fazer melhor. O que é algo intensamente triste, pois menospreza um público que deve ser bem preparado e convidado ao hábito de ler.
Mas fico feliz em apresentar um livro que foge a esta regra. Shel Silverstein foi realmente feliz em sua “Árvore generosa”, um trabalho bonito, que mescla história simples e reflexão apurada, com uma moral intrínseca que é capaz de fazer pensar e, por pensar, até mesmo chorar.
O livro narra a história de amor do menino e sua árvore. Sobre amor, pode-se entendê-lo de duas formas distintas. Um que quer ter, o outro que quer oferecer, um interesseiro, outro desprendido, um egoísta e outro altruísta. O livro, além de uma lição de educação ambiental, é também um aprendizado acerca das relações humanas, da utilidade que damos ao outro, seja humano, seja outra coisa.
Uns querendo tanto e outros tão pouco para serem felizes. Relações que são construídas e destruídas pelo tempo, pelas mudanças. E principalmente a capacidade de se dar valor as coisas, mesmo quando aparentemente já perderam todos os seus potenciais. Estas são apenas algumas das lições encontradas por aqueles que se aventurarem por estas páginas.
Uma leitura ágil, cativante, que com certeza agradará muitos grupos etários. Bom para se ler sozinho, mas melhor acompanhado, importante de se ler para si, mas ainda mais importante ler para os outros. Sem dúvidas um livro que deve ser compartilhado de forma generosa.

Willian Nascimento.
Autor dos livros "O Véu" e "De Corpo e Alma"
Esta e outras resenhas você encontra em:

Leio, logo existo 15/04/2020

Outro livrinho infantil que é a coisa mais preciosa desse mundo. Mensagem ecológica super tocante , impossível encontrar algo sobre o tema que seja tão bonito!

Gaabi.Evely 06/06/2020

Sempre que leio, fico dias refletindo...
Como um livro tao pequenino, com uma história tão breve e singela, consegue trazer a tona uma reflexão tão densa e profunda sobre o mundo, as pessoas, suas relações, e trágicos fins.

É de uma sutileza tao grande e bela, que não consigo expressar com altivez e adjetivos suficientes para me fazer entender.

É uma daquelas histórias nas quais a gente tanto sente que não mais ousa falar. Me calo por que sinto, muito.

Não deixem de ler, seram os 15/30 minutos mais bem proveitosos dos seus ultimos dias.

Daniela Eng. Amb. 15/10/2023

Adorei!
Um livro para refletir. Remeteu-me o relacionamento que tenho com meus pais e tudo que fizeram e fazem ainda por mim.