A Árvore Generosa

A Árvore Generosa Shel Silverstein

Resenhas - A Árvore Generosa

Marcus 18/12/2023

Leitura para crianças e adultos
Poema ilustrado sobre afeto, os propósitos da vida, materialismo e o que realmente importa nos relacionamentos.
É curto, parece infantil, mas é leitura para todas a idades.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata

Lorena 30/04/2014

Poucas palavras, muitos sentimentos
Comecei a ler esse livrinho só porque eu não consigo ver um livro e não dar uma olhada, seja qual for, não esperava nada, e no final estava quase em prantos. É impressionante o efeito que as palavras podem nos causar e como podem nos marcar pra sempre! Abracei o mundo em poucas páginas!

Aline164 28/10/2013

Editora: CosacNaify
Número de páginas: 60
Publicação no Brasil: 2006
***
Esse comovente livro supostamente direcionado ao público "infantojuvenil" me foi apresentado pela amiga Sol Yokoi quando nos encontramos pela primeira vez, se não me engano, em 2009. Nos falávamos virtualmente e, quando fomos nos encontrar pessoalmente, ela me levou para a Livraria da Vila, onde ela havia trabalhado antes de ir para uma editora. Ficamos mais na sessão de livros infantojuvenis da loja e ela me apresentou vários outros livros incríveis. Então este post é uma homenagem a ela.

O livro A árvore generosa foi escrito pelo poeta, escritor de livros infantis, letrista e cartunista Shel Silverstein [Sheldon Allan Silverstein] (1930-1999) e publicado originalmente em 1964 pela editora Harper & Row - atualmente HarperCollins - depois de várias recusas de outros editores, que afirmavam que o livro era muito triste, que ficava entre a literatura infantil e a adulta e que não venderia, que a história era muito curta. Às vezes os editores erram feio: este é o livro mais conhecido de Shel e foi traduzido para 30 idiomas.

Shel contou em uma entrevista que, quando criança, queria ter sido um talentoso jogador de beisebol e ter feito sucesso com as garotas, mas, como não sabia jogar nem dançar, começou a escrever e desenhar.

A árvore generosa foi seu segundo livro a ser publicado (depois de Leocádio, o leão que mandava bala [Lafcadio, the Lion Who Shot Back]) e traz a história de uma árvore, uma macieira, que amava um menino. Ela o amou desde quando ele era criança até que ele ficasse velho, dando-lhe tudo o que podia. Uma leitura possível é a árvore representando os pais, que sempre querem dar tudo que podem aos filhos e continuam amando-os para sempre; outra leitura é a de que nós, como seres humanos, esgotamos o que a natureza oferece do momento em que nascemos até o fim da vida. Há, ainda, várias outras leituras possíveis. De qualquer forma, a história é triste, mas bonita.

Shel faleceu em 10 de maio de 1999 de ataque cardíaco.

Curiosamente, em um de seus livros, há esse verso:

WHEN I AM GONE
When I am gone what will you do?
Who will write and draw for you?
Someone smarter — someone new?
Someone better — maybe YOU!

[tradução minha abaixo]

QUANDO EU ME FOR
Quando eu me for, o que você vai fazer?
Quem vai escrever e desenhar para você?
Alguém mais esperto — alguém novo?
Alguém melhor — quem sabe VOCÊ!

site: http://www.panisetlibris.blogspot.com.br/

Betinha 06/05/2013

Surpreendente
Chegaram livros novos na escola e eu, como sempre, decidi folheá-los, sentir o cheiro de livro novo e admirar as cores, as ilustrações. Não dava tempo para ler, era o momento de olhar o livro.

Abri "A árvore generosa" e fiquei procurando as cores. Cadê? Apenas desenhos em preto e branco e texto em letras pretas.

Comecei a ler e terminei com lágrimas nos olhos. As cores estavam na história, mesmo que frias e tristes, mas a mensagem é muito linda.

Um ano depois eu li "O caçador de pipas" e imediatamente lembrei desse livro. Podia imaginar aquela árvore dizendo: "Por você eu faria isso mil vezes".

lucas_leituras 15/01/2021

Incrível!
É um livro juvenil, de linguagem bem leve e simples, mas com uma lição que adentra sua mente e fica pairando por dias, noites, semanas. A árvore faz de tudo para fornecer alegria ao menino, demonstrando um espírito lindo de altruísmo e compaixão. Toda vez que atendia o pedido do menino, que se tornou adulto e os anos foram se passando, a árvore sempre ficava feliz.

Drikolina 02/11/2016

Um dos livros mais bonitos que já li.
Tocante em cada letra. Um desafio seria ler e não repensar nossa forma de nos relacionar com as pessoas, na premissa de dar e receber amor e de se sentir feliz.
Levanta a grande questão do homem por querer tudo, arrancar esse mesmo tudo da natureza, reduzindo ela a nada. Para no fim, não ter mais nada a querer.
Uma flecha que atinge em cheio para nos fazer refletir a forma como crescemos e em quem nos tornamos.
Lê-se em minutos, muda-se para a vida toda.

AmadoThriller 19/08/2021

É um conto bobinho, voltado para crianças para ensinar sobre alguns valores da vida. Mostra muito o egoísmo do menino, é super curto, apenas uma lição mesmo.

Lary 26/06/2021

Reflexivo
A Árvore Generosa é uma historinha infantil que cabe perfeitamente à leitura adulta. O enredo em si aborda a relação entre o menino e a árvore, indo desde a infância até a velhice.

Durante o desenvolvimento acompanhamos o rapaz na busca pela realização dos seus desejos e se esquecendo de sua velha companheira, ela, por sua vez, atende sempre às necessidades do seu antigo companheiro ainda que para isso seja preciso retirar algo de si.

É interessante refletir sobre o texto aplicando-o na vida real, quem é você? o menino sempre pedindo algo a árvore? ou tu és a árvore sempre dando de si para o benefício de alguém num sentimento puramente altruísta? ou é um pouco de cada?

Ps: as ilustrações são muito fofas, a leitura é extremamente rápida e vale diversos retornos.

hwllfireclub 29/05/2021

outra obra bonitinha do autor, é mt gostosinho de ler e bem rapidinho, faz a gente refletir sobre várias coisas e eu particularmente gosto mt disso

jotaefesanchez 15/02/2021

Melancólico...
Um breve conto sobre amor e o tempo. Sobre as mudanças em nossas vidas e como nos esquecemos das coisas simples.

Lido em conjunto com minha filha de 6 anos, traz a ela boas reflexões que me deixam realmente orgulhoso. Que nossas crianças sejam adultos melhores.

Cau 19/02/2020

Recomendo
Um livro q eu acho q toda criança, adolescente e adulto deveria ler

Meire 04/07/2018

lindo e triste
A história é bonita e bem triste... é possível refletir sobre o homem e a natureza e até sobre as relações humanas. É sensível e de uma profundidade enorme!

Aline 04/03/2021

Fofo!
Uma história singela e comovente entre o homem e a natureza... Lindo e muito fofo!