Uma orquestra de minorias

Uma orquestra de minorias Chigozie Obioma

Resenhas - Uma orquestra de minorias

Lucy 02/09/2023

Eu odiei amar
Pemsa só num livro que fosse escrito pelo stephen king depois de ele ler zibia gasparetto e o alto da compadecida e retirar todo o humor e pensar: dane-se a premissa dos meus finais!
Aí ele passa para o autorigbu e fala "mano,faz sua magia e deixa mais fantástico, só que bem incel, e não esquece da pegada da novela mexicana!"
Eu simplesmente passei o livro todo em convulsão por conta das imagens de maustratos as aves e da visão machista.
Mas amei, o livro cumpre o que promete, é ousado e faz vc pegar o jamik (eu ouvi e nao sei escrever o nome de ngm) e falar como assim agora tudo bem? Mais porrada nele!
Eu queria dar porrada em todo mjndo e abraçar ela.
Mas man, no final era só isso, dar porrada em todo mundo e abraçar ela e o marido dela que n tinha nada a ver. Afff mano. Esse livro me afetou e vou ler mais do autor, falou, é isso.

Joice.Figueiredo 31/01/2022

tinha tudo para ser muito bom
A história é ótima, mas o autor acaba se perdendo um pouco na essência e desenvolvimento do personagem. Foi muito interessante acompanhar a história pela narração de um chi, espécie de guardião protetor. Por fazer parte da cultura e palavras e termos da Nigéria, a leitura acabou sendo um pouco arrastada.

Dandara 11/07/2021

Um livro de ler e reler eternamente
Uma das maiores belezas desse livro é o trabalho de apresentação da cosmologia igbo. O trabalho de pesquisa e escrita do autor é belíssimo e me fez mergulhar em ambientações lindas e reflexões éticas e filosóficas super complexas.
Os capítulos se iniciam com discussões profundas sobre sentimentos, comportamentos, valores e modos de viver que merecem longas pausas para digerir. Os ditados ancestrais são lindos e ricos. Esses inícios complexos estabelecem a tônica de construção da história que abrem inúmeras reflexões ao longo do capítulo, mas também vão produzindo costuras em toda a trajetória narrativa.
Os personagens são muito complexos, a verticalização é muito bem feita e chega a dimensões muito profundas. É possível a amar e odiar todos porque eles são quase reais de tão multidimensionais.
Essa é uma história de dores, sentimentos, emoções e afetos. Nessa narrativa a imigração, a xenofobia, as violências raciais e de gênero e a noção de amor marcam a vida dos personagens de múltiplas formas. Um final que não vai agradar a todos, mas que novamente vai fazer pensar por muito tempo depois que se fecha o livro.

Lia 05/06/2021

Uma leitura fácil, uma história envolvente e triste....muito triste.

Fiquei na esperança "hollywoodiana" dos finais felizes. Deu não...?

Fiquei com vontade de ler outros livros do autor.

Felipe.Lamim 09/01/2021

Não foi um livro que me empolgou, mas me prendeu. A proposta de um espírito narrador é muito interessante. O jovem ser um criador de galinhas é algo inusitado. É um livro que certamente vale a pena.

Isabelle 11/09/2020

Muito pensativa com esse livro!
Um livro realmente fantástico, totalmente fora da minha zona de conforto!
O local que a história se passa é na Nigéria, e é narrada por um Chi, um espírito guardião, crença da cultura igbo, essa cultura (grupo) é um das maiores da África.
Nas notas do autor ele explica que esse livro é ficção, uma literatura, ele pesquisou muito sobre o Chi, mas ele não levou o assunto literalmente como um religioso, mas o livro pode trazer uma curiosidade para pesquisas sobre esse assunto, sobre essa cultura!

O Ciclista 06/09/2020

Um convite
O livro traz uma informação sobre a cosmologia igbo nigeriana, através de uma história tão real e provocativa que se não fosse contada no contexto igbo eu diria que seria mais um "noir". O eredo é uma narrativa contada por um espirito guardião individual ao homem, denomindado "chi" descrevendo seu testemunho de tudo o que aconteceu com seu hospedeiro humano. A cosmologia descrita é muito ampla, portanto o que se vê no livro, recorre mais a ficção como um acesso ao tema, do que a realidade. O proprio autor explica ao final do livro, mas que não deixa de ser um convite a quem quer conhecer um pouco mais da cultura.

Rinaldo 02/09/2020

Uma Orquestra de Minorias.
Uma triste história de um homem... Chinonso...sua busca: A felicidade em uma mulher Ndali...mas a vida nem sempre e.um grande espetáculo...mas sim uma orquestra de minorias.

Bia @biaeseuslivros 29/08/2020

Muito prolixo
Achei interessante a ideia de um espírito narrar o livro. Contudo achei o autor muito prolixo e a história muito arrastada. A leitura não me prendeu, pensei em abandonar algumas vezes.

Marina.Castro.F 26/08/2020

Um mergulho na Nigéria
Um livro que mostra muito da cultura nigeriana, o que torna seu panorama cultural muito interessante. O livro acompanha a história de um homem, contada pelo chi, e nos faz refletir sobre muitos dos perigos e sofrimentos que assolam o mundo contemporâneo.