Um cego em Buenos Aires

Um cego em Buenos Aires Henry Bugalho

Resenhas - Um cego em Buenos Aires

EddeDeka 01/11/2022

Boa impressão...
Boa impressão para uma primeira leitura de ficção do autor. Já tinha lido dois outros livros dele ("Minha especialidade é matar" e "Meu pai, o guru do presidente"). Mas o estilo é bem diferente, este tem uma narrativa mais dinâmica e menos investigativa.

Cat 06/03/2022

Indagações ou procrastinação???
Quero começar essa resenha com a frase de um filme da Disney Ratatouille, que é esta "As vezes a mais bela porcaria tem mais significância do que a nossa crítica"

E adaptá-la para esta frase "As vezes a mais bela porcaria tem mais significância do que o nosso livro".

Em Um Cego em Buenos vemos as dúvidas e anseios de um escritor principiante, o protagonista tem o desejo de viver da escrita e passa boa parte se questionando sobre o significado de ser escritor, e de como criar algo magnífico, que possa tocar o leitor. E é claro que com isso ele acaba enrolando para escrever a primeira linha de seu romance. O famoso procrastinador. E basicamente essa é a trama.

Teve vários momentos que fiquei com raiva do protagonista, tinha vontade de entrar no livro e gritar ?Escreve isso logo, ninguém liga para as suas indagações!?. Por mais que você tenha um escritor como ídolo, você jamais será ele, não porque você seja um péssimo escritor, mas porque você vive em outra época, os anseios são outros, e com certeza, quando o seu ídolo escreveu seu primeiro livro, também recebeu péssimas críticas, era tachado de modinha, mas o tempo passa e com isso vem o glamour.

É a mesma coisa do artista que em vida era medíocre, mas assim que bate as botas vira um gênio.

O livro não é ruim, pelo contrário, é muito bem escrito, mas o protagonista enche o saco. O único personagem bacana é o cão Borges. E é por causa desse cão que as coisas começam a mudar para o protagonista.

?Um Cego em Buenos Aires? é incrível, e vale a pena ler.

Matheusvarraes 06/03/2022

Inusitado e Original ???
Romance filosófico de primeiríssima qualidade, Bugalho consegue abordar temas complexos e reais (morte, felicidade, relacionamentos, família, sucesso, solidão, inveja, prazer) a partir de um personagem complexo e simplório ao mesmo tempo.

Viajei para Buenos Aires e mergulhei nos temas abordados.

O livro é recheado de citações e reflexões de grandes escritores e filósofos, a leitura é fluída, rica e gostosa, creio que tenham sido as 200 pags mais rápidas da vida, apesar de o livro não conter capítulos ou marcações claras de espaço/tempo que simplificariam o texto. (Essas características não prejudicaram minha relação com o livro).

* Henry Bugalho é Youtuber, comenta e debate temas filosóficos e da política contemporânea, questiono-o e critico-o diariamente; e isso só faz aumentar a vontade de consumir suas produções.

* Este livro me lembrou MUITO o livro Enclausurado de Ian McEwan ; apesar de os romances estarem opostos na temática abordada, os parágrafos/páginas de devaneios filosóficos e históricos é uma marca comum em ambos.

??????????

Luciano 28/06/2021

?A eternidade é uma maldição reservada somente aos deuses?
Tinha dito que iria fazer a resenha somente quando acordasse mas não vou conseguir. Esse, justamente por quase sempre depois de demonstrar um sentimento do protagonista teorizar em cima do que ele sente, talvez não seja um livro para se chorar lendo: mesmo nas partes mais tristes, ele sempre se atem a uma certa racionalidade intrínseca ao protagonista. Porém isso não foi o suficiente para mim
O livro carrega um sentimento nostálgico de alguém que possui a teoria mas também aquele espírito jovial de quem acabou de matar deus e tenta rir no túmulo, mas acaba por engolir o choro. E em passar esse espírito tão característico esse livro é realmente incrível, narra em detalhes sentimentos paradoxalmente inenarráveis (que somente quem viveu imagino que consiga se conectar dessa forma).
Desde que comecei a obra senti uma infeliz conexão forte com o protagonista, conexão essa que não poderia nem descrever aqui por problemas sociais que o protagonista também passa (apesar de sempre aparentar ?niilistão?). Todos os momentos senti minha vida atrelada a dele mudando somente os nomes dos objetivos e pessoas que geraram os mesmos questionamentos que eu já tive / tenho. E no final não foi diferente: trocar paris por NY e temos a mesma situação, a mesma dor e, felizmente, uma esperança a mais também e junto ao protagonista, toda a racionalidade não impediu de me fazer derramar lágrimas e lágrimas.

Paula.Kranz 11/04/2021

O livro nos leva a diversas reflexões sobre a nossa existência, escolhas que nos cegam conectando a vida passada e a presente do protagonista.
Achei a obra super delicada, com uma trama simples e com a leitura leve e fluída. Na minha opinião, uma bela obra para quem quer engrenar o hábito diario de leitura

Felibalex 11/04/2021

Não se deixe levar pelo título
O livro não é uma história sobre um cego em buenos Aires. Até é, mas ele é muito mais do que isso. O autor por meio de reflexões filosóficas conta uma simples (e boba) história que é um convente para a própria reflexão interna do leitor. Enquanto ele narra sobre sonhos e objetivos, não é difícil você se pegar pensando em sua própria vida. O livro é muito bom e eu recomendo principal para pessoas que curtam uma leitura mais madura e inteligente.

Mat 09/03/2021

Primeiro contato com o autor
O primeiro livro que li do Henry Bugalho. A história é boa, mas não me encantei durante a leitura. De qualquer forma, foi interessante.

Andressa Oliveira 21/02/2021

Um livro inteligente e engraçado
A grande sacada do livro é conseguir discutir temas triviais ao passo que reflete sobre grandes questões que assolam a humanidade como vida, morte, desigualdade social e Deus. Tudo isso é feito com maestria visto que acompanhamos a vida cotidiana do personagem mediante suas inquietações e demônios internos
O livro nos ganha por nos trazer experiências reais, emocionantes e despretensiosas. A narrativa engraçada e coerente nos envolve, realmente é a cereja do bolo!! Um fato curioso que só me dei conta na reta final do livro é que nem dos personagens possuem nome próprio, é sempre citado na história por um aspecto impessoal como "a vizinha do andar de baixo", talvez a intenção do autor é fazer com que nós possamos perceber tais personagens como as pessoas que fazem parte da nossa vida, nos fazendo conectar com a obra de modo mais pessoal. É uma história brilhante, com uma trama muito bem costurada, nos faz perceber que um cachorro de rua tem muito para nos ensinar, em uma narrativa cirúrgica que alcança o nosso coração!!!

Marcos Wlrich 13/02/2021

Leitura rápida
Retrata frustrações da vida e a busca de um sonho de ser um escritor, trás coisas simples e reais de forma filosófica.

Nii 01/02/2021

Surpreendente
Resolvi ler sem nenhuma expectativa, simplesmente por que apareceu no prime reading da Amazon. E me surpreendi demais! Nunca fui fã de indagações filosóficas, mas as desse livro realmente me fizeram pensar sobre a vida. No mais, adorei a história do personagem, e apesar de todas as indagações é uma leitura leve.

Diogo 01/02/2021

Muito bom! Um romance filosófico muito bem escrito. Recomendo!

RhD 30/12/2020

Um enredo simples, mas profundo
A história se passa em Buenos Aires, quando um professor de filosofia brasileiro decide abandonar sua carreira acadêmica nos Estados Unidos para se tornar um escritor. Escolhe a referida cidade para se estabelecer enquanto escreve seu livro. Lá, conhece um cachorro de rua que muda sua vida por completo. O enredo é simples, porém as reflexões filosóficas durante a trama e a construção psicológica do personagem principal tornam o livro muito interessante. Conhecia o autor pelo seu trabalho no YouTube, e foi seu primeiro livro que li. Gostei muito. A escrita é simples e flui facilmente. 5 estrelas.

Barbs 28/12/2020

Ótima leitura
Um livro ótimo para que gosta de filosofia e reflexões, a narrativa descomplicada e simples tornou a leitura muito agradável, gostei das reflexões levantadas no decorrer do livro, pois são questões que eu vou continuar levando comigo o resto da vida, além disso me identifiquei muito com o escritor (personagem).

Sérgio 22/10/2020

Um livro para nos questionarmos sobre a vida
Uma história de questionamentos, conflitos, medos e traumas de um escritor sozinho numa cidade que ele não gosta. Vale cada capítulo.