História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Nara 29/07/2020

Leitura bacana pra quem quer conhecer a história da bruxaria.

O autor fala como a bruxaria se tornou perseguida e de como a elite dominante juntamente com fanaticos religiosos levaram a perseguição de muitas mulheres e os diversos desdobramentos pelos seus simpatizantes que a bruxaria teve ao longo da sua história ajudando a difusão da bruxaria pelo mundo.

Caroline 31/07/2022

Ótimo para quem está começando, aborda a história da bruxaria e figuras importantes para a bruxaria moderna.

ba_besha 29/11/2023

É mesmo sobre a História da Bruxaria!
Pra quem gosta de histórias mágicas e místicas, esse livro não é pra você.
Ele aborda toda a história da Bruxaria, desde o surgimento até o neopaganismo, com contexto social e político. Fala sobre a transformação da bruxaria ao longo do tempo, os julgamentos e vertentes que até hoje persistem e resistem.

10/10!

Matheus945 02/08/2020

Fui ler esse livro como um total leigo e apenas entusiasta do assunto, e acabei encontrando muita coisa interessantíssima.

Os autores deram um panorama completo da linha do tempo desde a bruxaria antiga até a moderna, e devo dizer que fiquei muito mais inclinado a gostar da bruxaria antiga. Talvez tudo que aconteceu no passado e que fosse novo talvez seja mais interessante do que ver como é agora, já que antigamente foi quando tiveram o primeiro contato.

Deu pra reparar que os autores deram mais ênfase em mostrar numa linha do tempo do que de fato se aprofundar em cada um desses momentos. Porém, teve um capítulo que achei o mais sensacional que foi o ?Bruxaria e sociedade? que fez justamente o que eu gostaria que tivesse ao longo do livro, do papel social que a crença e o combate da bruxaria teve, principalmente no que diz respeito à correlação entre bruxaria e mulheres. E mesmo que tratam alguns assuntos com superficialidade, os autores deram uma completa bibliografia sobre um assunto, servindo quase como um guia.

A parte da bruxaria moderna posso dizer com certeza que foi a parte mais enfadonha do livro, li sofrendo de tão chata. Só queria terminar de ler o livro logo, e gostei muito de como finalizaram com um certo ?resumo? no último capítulo. Um outro ponto que achei negativo foi a escrita bem mais obtusa que eles utilizaram, algumas passagens inclusive tive que reler de tão difíceis. Nisso acredito que pecaram pois poderia ser uma obra para um alcance público maior.

No mais gostei muito do livro, com certeza relerei algumas partes futuramente, menos as da bruxaria moderna.

Day 07/07/2021

História da Bruxaria
Este livro é recheado de acontecimentos históricos que não são muito falados. É um livro mais técnico. A caça às bruxas na verdade foi uma caça às mulheres!

Lu 23/05/2022

A magia conserva seu apelo
Sem duvidas um livro extremamente didático sobre as diversas linhas culturais e os conceitos e histórias envolvendo a bruxaria. Vai ser um livro extremamente útil em relação a pesquisas e cunsultas. Infelizmente tenho alguns problemas com alguns termos utilizados (não sei se são do livro original ou se é um problema de tradução), mas coisas como ?magia negra? ou ?heterossexualismo? (sufixo -ismo que é utilizado para doenças, visto, por exemplo que o termo ?homossexualismo? foi substituído por homossexualidade após sair da lista de doenças da OMS). Fora isso a edição está perfeita.

Stéphanie 28/10/2020

Bem básico
Um livro, como diz o título da resenha, bem básico. Traz um certo número de informações que podem tornar a leitura um pouco confusa para quem não está acostumado com tanto conteúdo ao mesmo tempo.
No mais, nada muito aprofundado que exija conhecimento prévio.

Thiago Suriel 11/12/2020

LEITURA INTERESSANTE E FLUIDA
Jeffrey B. Russell é um historiador norte-americano que possui vários estudos no campo da religião. Ao se propor em nos apresentar a História da Bruxaria, ele nos traz informações pertinentes em uma leitura fluída que desfaz vários estereótipos que temos acerca da Bruxaria. O livro é bem interessante e prende a atenção do leitor. Brooks Alexander traz as informações acerca da Bruxaria Moderna que também são ótimas. O livro é muito bom, mas é um livro introdutório sobre o tema, já que, ao propor todo um estudo desde a origem aos tempos atuais, com certeza não teria tanta profundidade, porém como já disse, é um ótimo livro para qualquer um que queira conhecer melhor a Bruxaria. Recomendo.

kamilla.stohr 24/12/2020

Fala sobre todo a história da bruxaria criada pela igreja cristã e sobre a inquisição.

Naclara 11/05/2023

História da bruxaria
Primeiramente queria começar falando o quanto eu tô feliz e satisfeita de finalmente ter acabado essa leitura. Foram meses pra ler um pouco mais de trezentas páginas. Não sabia que era possível levar tanto tempo assim em um único livro kkk

Bom, esse livro é super interessante. Ele foi pra mim aquilo de eu morrer de preguiça de começar a ler, mas quando iniciasse, ler umas 100 páginas no mesmo dia. Ele é interessante e a história é bem contada e tem umas imagens muito legais, o que me fez gostar mais ainda kkk adoro livros com imagem kkk mas que ele dá uma preguiça, ele dá kkk

Ele fala sobre a história toda da bruxaria, desde seu início com pessoas usando plantas medicinais e danças, para as caçadas, até chegar a como é hoje em dia. Ele é muito interessante e a leitura até que flui bem. Ele tem umas imagens muito legais e cita diversas pessoas que fizeram grande parte do processo para chegarmos ao que é hoje.

Para quem tem curiosidade sobre esse assunto, super recomendo a leitura desse livro. Ele explica tudo muito bem. Só dá um pouco de preguiça, como eu disse antes kkk

Mali 18/03/2021

Introdução a história da bruxaria
O livro é um grande levantamento teórico sobre o tema, é bem interessante e informativo, ele traz questões que passam despercebidas para um leigo, o que quero dizer é que ele realmente cumpre a função de contar sobre a história da feitiçaria, magia, nomenclaturas e mitos. O autor apesar de ser um grande historiador, conta a história de uma forma simples, compartilhando seu conhecimento com o leitor de uma forma acessível.

Flavia 29/03/2021

O QUE AS BRUXARIAS AFRICANA E EUROPEIA TÊM EM COMUM?

“A variação em feitiçaria entre diferentes sociedades é natural. Mas, o que surpreende é o grau de semelhança, principalmente entre muitas crenças africanas e europeias, que possuem como característica a prática da bruxaria por mulheres, quase sempre idosas.”

A História da Bruxaria, escrito por Jeffrey B. Russel e Brooks Alexander, é um livro introdutório para compreender o que é bruxaria no âmbito do conceito histórico e antropológico. Os autores demonstram a diferença entre feitiçaria, bruxaria e magia, conceitos especialmente importantes para as Ciências Humanas, uma vez que conceitos são fundamentais para compreender e produzir assuntos.
Para o leitor que busca compreender a teoria, terá boas respostas para suas indagações, pois o livro é muito fiel ao título. Os autores delimitam detalhadamente o surgimento do conceito de bruxaria criado pelos cristãos até os tempos atuais, no qual é considerado uma religião. Além disso, eles também relatam como é a feitiçaria em alguns continentes. Para aquele que tem uma mera curiosidade pela temática, pode ser uma leitura cansativa, pois os longos primeiros capítulos são um tanto quanto teóricos.
A História da Bruxaria é rico em imagens que enriquecem a leitura, e os autores tiveram uma boa dinâmica de escrita para tornar o assusto de fácil compreensão.

Maria Leal 13/04/2021

Leitura 13.04.2021
O livro é ótimo para quem está em busca de aprendizado espiritual, principalmente para pessoas que assim com eu são novas nos caminhos e ensinamentos da Wicca.

Nizzyy 24/05/2021

O acabamento do livro não é agradável, sua colagem e costura são de pouca qualidade, fazendo o livro se desgastar em pouco tempo. Entretanto, internamente, a diagramação, correção e tradução são ótimas. O conteúdo do livro é espetacular, muito bem escrito, bem planejado, com embasamento científico, pesquisa e respaldo histórico. O conteúdo é muito abrangente e realmente nos trás a história da bruxaria, em muitos detalhes. Recomendo para quem gosta do assunto. Me trouxe muito conhecimento e me agregou muito.