História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

04/02/2021

Mais ou menos
O livro dá um panorama bem interessante sobre a história da bruxaria. Obviamente trata-se de um tema muito rico e extenso; 280 páginas não dão conta de cobrir o assunto todo de forma correta.
Ao longo do livro o autor vai marcando as partes que se referem a outros estudos, de forma que quem quiser se aprofundar de verdade no tema pode ir no apêndice que tem no final do livro e pegar a referência de outros textos, pesquisas, livros, trabalhos acadêmicos e etc que falam sobre bruxaria. Mas pra um "apanhadão" o livro é até bem completo.
Apesar do tema ser específico - o que faz a gente esperar termos de metalinguagem - o livro é fácil de ler. Não é um livro de literatura. Ele tem uma pegada mais acadêmica, mas é realmente fácil de ler. O ponto negativo fica por conta da história em si. Particularmente, gostei muito do livro quando ele tratava da bruxaria antiga, inquisição, tribunais e aspectos relativos e isso. Quando passou pra bruxaria neopagã e as modernas Wiccas, achei que ficou um pouco chato.
Fora isso, vale a leitura caso o tema interesse ao leitor.

site: www.capaecorte.com e @itsmebe
gabrielareislr 05/02/2021minha estante
Curti w resenha

Cami Sanches 30/03/2021

Meu TCC agradece!
Quando comprei o livro corri para ver as resenhas por aqui e... me assustei com o tanto de gente dizendo que o conteúdo desse livro é superficial.

Bom, pode ser que seja mesmo.
Mas, para mim, alguém que pouco ou nada sabia sobre a bruxaria, foi perfeito! Me ajudou muito com minhas pesquisas para o meu TCC, estou completamente satisfeita!!
Recomendado (além de ser lindo, não é?)

Fabi.Jung 01/01/2023

Leitura obrigatória
Esse livro deveria ser usado na escola, pois um baita apanhado histórico. Alguns momentos da leitura são bem sofridos por tudo que a mulher especialmente passou, mas abre os olhos para o qto a mente é manipulável.

larissaprtl 03/05/2021

é bom, mas nem tanto
não diria que é um livro ruim, mas tbm não acho que é um livro bom kkkk tem muita informação interessante e necessária sim, mas não é nem de longe o tipo de livro que uma pessoa iniciante deve se pautar pra entender mais sobre bruxaria, principalmente porque só existe o ponto de vista de uma só vertente (o autor que escreveu a maior parte do livro não sabe colocar a opinião dele como opinião, além de escrever de uma forma meio estranha que desmerece e tira a credibilidade do trabalho de outras pessoas. ele é bem agressivo nas críticas).

senti lacunas que precisavam ser preenchidas, senti prepotência em como ele escreve sobre outros autores, senti um interesse de focar só em um pedaço da história, mas foi no mínimo interessante.

pra quem quer ler: CORAGEM shasaks

e recomendo os vídeos de discussão do livro no canal do Clube do Livro Ocultista no YouTube ;)

Juh 15/11/2021

Ótimo livro
É um livro bom, tem bastante informação e cumpre com o título. Porém esperava um pouco mais de informação sobre as bruxas de Salem, senti que não foi um tema tão explorado quanto os outros.

amanda.negrao.1 26/12/2021

1º livro sobre bruxaria
A história da Bruxaria me encantou, logo pela capa, as ilustrações e aprender todo o contexto que a bruxaria carrega.

Apesar disso a leitura, em alguns momentos do livro, senti meio vaga, como se começasse um assunto sem concluir direito outro assunto.

Eu gostei, é otimo realmente para quem quer iniciar os estudos na bruxaria, porém tem esse ponto de que alguns assuntos pareciam vagos.

Giuliana55 04/01/2022

Bom livro
Acho que muita gente desgosta desse livro por não se identificar com a proposta: se trata de um manual, que dialoga de maneira honesta com a historiografia do tema, sem desmerecer o significado histórico que a bruxaria tem e teve. Existem alguns cuidados vocabulares super importantes que são levados a sério no livro, não desmerecendo o valor cultural da bruxaria mas também não a idealizando com anacronismos. Acho que é uma delicadeza difícil de encontrar e valorizo isso.
Mas ainda se trata de um livro com ênfase comercial, a ideia é ser mais generalista e introduzir o tema da maneira mais honesta possível (inclusive para quem não é da área). Como historiadora e leitora eventual, achei um bom texto e recomendo.

Bruna 22/01/2022

Nao gostei, o livro não tem um ritmo agradável de leitura. Sobre o tema, os autores não se aprofundam, outra coisa que me incomodou bastante são as generalizações feitas, e a falta de definição sobre o que foi a inquisição na Idade Média e o que foi na Idade moderna.

Ellen.Reys 25/01/2022

Interessante
Muito para pesquisar sobre bruxas e histórias sobre elas em várias partes do mundo mas leitura cansativa para quem não está preparado para encontrar um livro didático

oursapphism 28/01/2022

Vi muitas resenhas negativas sobre o livro, mas acredito que ele cumpre bem com o que se propõe. Bem articulado e informativo, mesmo que não muito aprofundado, é um livro bom principalmente para quem não tem muito conhecimento do assunto.
Vi também muitos wiccanos que reclamaram do livro e entendo os motivos, mas se tem wiccano irritado eu estou feliz, então é mais um ponto positivo.

Bia 31/01/2022

Gostei do livro, queria saber mais sobre a história da bruxaria e o conteúdo me agregou.Algumas vezes perdi a paciência, comecei a achar chato pk era muita história repetida, mas o final foi bem legal! Valeu a pena ler pela parte da bruxaria moderna.
O início tinha muita coisa desnecessária e algumas repetidas, falaram do sabbá umas 2 vezes...acho q n tinha necessidade.Se vc busca saber mais sobre a bruxaria recomendo, mas talvez tenham outros livros melhores.

MRPLM 07/01/2023

Ótima obra
Muito esclarecedora e um compilado eficiente de muito do que cerca a história da bruxaria no hemisfério norte. Foi muito importante para me direcionar dentro da temática, recomendo para quem se interessa por historiografia escrita de maneira simples.

Sib 17/04/2022

Interessante.
Uma leitura interessante mas um tanto confusa na organização das ideias. Demorei para pegar o ritmo da leitura, mas enfim consegui.
Muito triste saber que muita gente morreu por ignorância e até ganância de alguns.
Muitas partes do livro me fizeram pensar em quanto ainda precisamos evoluir, o quanto as coisas de séculos atrás ainda estão nas entranhas das sociedade.

akasaori 18/04/2022

Não sei se não era o momento de lê-lo, mas a escrita não me prendeu de jeito nenhum. Apesar de ser um assunto que muito me interessa, teve uma abordagem bem diferente do que eu esperava mesmo tendo lido a sinopse e, como já já, a escrita do autor te convida a fechar o livro de tão monótona. Um resumo: "bruxaria existe desde sempre... as Bruxas não são só o esteriotipo da TV... isso, isso e isso é considerado bruxaria numa parte do mundo, fim ?". Vi muita gente falando sobre informações vagas, mas esse nem foi o problema pra mim, e sim a sensação de que sendo vago ou não tudo que eu lia passava direto por mim. Definitivamente não tem nada que eu vá reter.
P.S.: projeto gráfico sensa, a estrutura da diagramação tá perfeita, pena não ter conteúdo a altura.

Snow 13/07/2022

Bom para quem quer começar na bruxaria
Como bruxa, um dos assuntos que acho primordiais no início do estudo a bruxaria é a história da mesma, saber o nosso passado, ler sobre a inquisição, o início de tudo é extremamente importante
Esse livro é sim um ótimo começo, é bem teórico e não expressa mto a opinião do autor sobre o assunto, é direto e conta as coisas na ordem cronológica, algo que pra mim que tenho tdah é realmente uma ajuda
Recomendo sim pra quem ta começando mas não acho legal parar por aqui. A história da bruxaria vai além do que tem nesse livro, então outras fontes são muito importantes.
Leia outros livros sobre o assunto, artigos, sites e etc.
Bruxaria é um estudo continuo, boa sorte na jornada!