Roberto Soares 01/11/2021Malignas por natureza, elas saem à noite. Graças a unguentos mágicos esfregados em seus corpos, conseguem ficar invisíveis ou se transformar em animais para deslizarem pela escuridão sem serem vistas. Outras voam em vassouras, forcados ou galhos. Grupos se reúnem em cavernas, porões ou planícies isoladas, onde invocam espíritos demoníacos e prestam culto ao Diabo.
Em meio a danças frenéticas, crianças raptadas são devoradas e têm seu sangue usado como ingrediente para poções e rituais. Quando as tochas são apagadas, inicia-se uma orgia impetuosa entre homens, mulheres, demônios e animais.
Durante o dia, elas causam a discórdia entre vizinhos e provocam tempestades, incêndios e pestes, fazendo a colheita e o gado perecerem. Por meio de sua magia diabólica, promovem doenças e desgraças aos inimigos, e enfeitiçam pessoas virtuosas para que elas também se rendam ao Mal.
Se tais histórias são reais ou não, pouco importou para a história da bruxaria. O que importa é que ?o que as pessoas acreditam ser verdadeiro influencia suas ações mais do que aquilo que é objetivamente verdadeiro, e a convicção de que esse relato era de uma exatidão irretocável provocou a execução de quase 100 mil pessoas.?
Publicado originalmente em 1980 e relançado em 2007, o ?História da Bruxaria? de Jeffrey Russell e Brooks Alexander se propõe a expor o viés histórico do fenômeno da bruxaria, iniciando pela feitiçaria tribal primitiva até atingir o neopaganismo moderno.
De forma suscinta, porém bem embasada, os autores se debruçam especialmente na concepção da bruxaria europeia, inspiradora do tenebroso episódio da caça às bruxas prevalente entre os séculos XIV ao XVI.
Sugestionado pelas tensões socias vigentes em cada época, região e cultura local, o fenômeno da crença na bruxaria e a consecutiva perseguição às acusadas de tal prática é o resultado da união de diversos elementos sociais, geográficos, folclóricos, jurídicos, teológicos, literários, etc., todos discutidos aqui, tornando esta obra, apesar de introdutória, essencial para os interessados no assunto.