História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Helena 15/04/2020

Um resumão
Um livro básico que dá uma boa ideia geral sobre o assunto. Ideal para quem está começando a estudar.
Camila 18/07/2020minha estante
Tem outras recomendações para aprofundar sobre o tema?

Elaine cris 09/08/2020

Confuso
O livro tem bastante conteudo, porém escrito de forma confusa, o autor tem muito conhecimento e não soube como colocar tudo no papel, indicado para quem estuda o assunto porém necessário buscar outros livros como complemento.

Mariana 28/03/2021

Livro bastante detalhado. Recomendo para quem tem real interesse sobre o tema, se não acaba se tornando bastante pesado e desinteressante.

regifreitas 16/02/2024

HISTÓRIA DA BRUXARIA (A new history of witchcraft, 1991), Jeffrey B. Russell & Brooks Alexander; tradução Álvaro Cabral & William Lagos.

A primeira publicação desta obra foi nos anos 1980. Posteriormente ela foi sendo revisada e ampliada nas edições subsequentes. Dividida em duas partes - "Feitiçaria e Bruxaria Histórica" e "Bruxaria Moderna" - os autores abordam o tema sob a ótica histórica, e não esotérica, de forma cronológica, desde suas origens, até os dias de hoje.

O que achei interessante foi a diferenciação que fazem entre feitiçaria e bruxaria. Segundo Russel & Alexander, a feitiçaria sempre existiu, desde as épocas mais remotas da humanidade. Desse modo, os curandeiros, benzedores, xamãs, pajés, magos etc. todos aqueles que fazem uso de artifícios espirituais, para o bem ou para mal, praticam feitiçaria.

Já a bruxaria teria origens bem mais recentes, a partir da Renascença. Nessa época, fundiram-se ao conceito características com o diabolismo (adoração de espíritos malignos) e as heresias (crenças dissidentes dentro do cristianismo). Assim, a inquisição acabou se valendo do termo bruxa/bruxo para perseguir e combater essas heresias, vistas como não fazendo parte da ortodoxia da igreja instituída, que se queria a legítima representante de Cristo na Terra.

Por outro lado, o que se costuma denominar atualmente de Bruxaria Moderna seria uma forma de neopaganismo. Seus praticantes desejam ser vistos como representantes de uma espécie de religião primordial, que busca retomar os antigos cultos da natureza, não tendo qualquer relação com os pretensos "adoradores do diabo" da Renascença.

Em suma, os autores entregam um trabalho que procura entender as ramificações culturais e sociais da bruxaria ao longo dos séculos. A figura da bruxa acabou ocupando um lugar de destaque no imaginário popular. Ela também vem sendo reimaginada e reinterpretada ao longo do tempo, influenciando a arte, a literatura e a sociedade como um todo.

Gostei bastante da leitura. É uma obra bem abrangente e esclarecedora, quase didática, que oferece uma análise perspicaz e detalhada sobre o assunto.

Roberto Soares 01/11/2021

Malignas por natureza, elas saem à noite. Graças a unguentos mágicos esfregados em seus corpos, conseguem ficar invisíveis ou se transformar em animais para deslizarem pela escuridão sem serem vistas. Outras voam em vassouras, forcados ou galhos. Grupos se reúnem em cavernas, porões ou planícies isoladas, onde invocam espíritos demoníacos e prestam culto ao Diabo.

Em meio a danças frenéticas, crianças raptadas são devoradas e têm seu sangue usado como ingrediente para poções e rituais. Quando as tochas são apagadas, inicia-se uma orgia impetuosa entre homens, mulheres, demônios e animais.

Durante o dia, elas causam a discórdia entre vizinhos e provocam tempestades, incêndios e pestes, fazendo a colheita e o gado perecerem. Por meio de sua magia diabólica, promovem doenças e desgraças aos inimigos, e enfeitiçam pessoas virtuosas para que elas também se rendam ao Mal.

Se tais histórias são reais ou não, pouco importou para a história da bruxaria. O que importa é que ?o que as pessoas acreditam ser verdadeiro influencia suas ações mais do que aquilo que é objetivamente verdadeiro, e a convicção de que esse relato era de uma exatidão irretocável provocou a execução de quase 100 mil pessoas.?

Publicado originalmente em 1980 e relançado em 2007, o ?História da Bruxaria? de Jeffrey Russell e Brooks Alexander se propõe a expor o viés histórico do fenômeno da bruxaria, iniciando pela feitiçaria tribal primitiva até atingir o neopaganismo moderno.

De forma suscinta, porém bem embasada, os autores se debruçam especialmente na concepção da bruxaria europeia, inspiradora do tenebroso episódio da caça às bruxas prevalente entre os séculos XIV ao XVI.

Sugestionado pelas tensões socias vigentes em cada época, região e cultura local, o fenômeno da crença na bruxaria e a consecutiva perseguição às acusadas de tal prática é o resultado da união de diversos elementos sociais, geográficos, folclóricos, jurídicos, teológicos, literários, etc., todos discutidos aqui, tornando esta obra, apesar de introdutória, essencial para os interessados no assunto.

Nelson.Nogueira 15/10/2022

Excelente livro! Os autores explicam o conceito de feitiçaria, bruxaria histórica e bruxaria moderna e nos fazem compreender o processo que levou as pessoas a serem queimadas como bruxas no passado. Fazem também um retrato de como a bruxaria é vista os dias de hoje e sua luta para ser aceita como uma religião neopagã.

eaiale 13/03/2022

esse livro me fez chorar algumas vezes?
é um livro intenso, repleto de informações e nos faz pensar como a humanidade é idiota e como as religiões minoritárias são atacadas e, muitas vezes (até os dias de hoje) causam mortes. eu fico muito triste com isso. muito triste!

Anna 20/07/2020

Achei um pouco "fraco", levando em consideração que foi escrito por um pesquisador acadêmico. Algumas informações são generalistas, carecem de referências ou são redundantes. É possível notar também um tom preconceituoso no livro - denominam as religiões afro-brasileira como "macumba" - mas não sei é uma questão autoral ou de tradução.
Ponto positivo: as imagens inseridas são lindas, principalmente os quadros de Goya.

Tilim 21/05/2021

Livre extremamente esclarecedor para aqueles que querem saber mais sobre bruxaria de forma acadêmica. Não tenta ser uma manual de rituais, mas de fato remontar as origens do que conhecemos como bruxaria através da história. Muito bem escrito, de fácil leitura.

Lets | @callmealasca 25/09/2021

história
o livro é muito bom e interessante para aqueles interessados na verdadeira história e origem da bruxaria

Maria290 21/06/2022

Must be the season of the witch!!
Como uma estudante de História apaixonada por Idade Média, acho redundante eu dizer que minha parte favorita do livro foi, justamente, a parte em que contou sobre a bruxaria medieval... Achei muito interessante, gostei dos exemplos que são dados no livro... Enfim, muito bom.

Comecei a achar o livro meio chatinho lá pelos últimos capítulos, mas acho que é mais pela questão de eu não me interessar taaaaanto assim por bruxaria moderna. Mas, de qualquer forma, pra quem gosta bastante, acho que vai curtir muito o livro.

Gostei do fato de ter várias fotos e ilustrações, o que deixou o livro bem mais lúdico, e também gostei do fato dos autores trazerem muitas indicações de livros de outros autores.

Bem, enfim, como já dizia Donovan, must be the season of the witch!!

Luísa Anjos 08/04/2020

Essencial para os primeiros passos
?História da Bruxaria? é um livro cujo título faz jus ao conteúdo. Não trata sobre a prática da bruxaria em si, mas sobre o caminho que percorreu até hoje. Ricamente ilustrado, preciso no contexto histórico e etimologicamente explicativo, o livro trata do assunto de maneira respeitosa e didática. No entanto, acredito que sua leitura em si não seja suficiente para cobrir todo o tema, visto que alguns assuntos são resumidos em poucos parágrafos. O livro é bem abrangente, mas pouco profundo. Sua compreensão pode ser complementada com outros livros, como os listados na bibliografia. É uma edição muito bonita e muito bem feita, válida para se ter na estante, e é também interessante para obter um panorama geral sobre a bruxaria.

Alexandre 20/05/2021

Apesar de não aprofundar em alguns pontos muito complexos da história da bruxaria (principalmente no período de caça às bruxas) o livro conduz o tema a que se propõe de maneira bem fluída. Vale a leitura!

Lavs 13/07/2021

Perfeito para quem quer conhecer a história das bruxas, uma tentativa de entender como as condições e interações sociais encorajam o desenvolvimento de um conceito. "As ideias não se desenvolvem em um vácuo, as relações sociais contribuem muito para modelar as percepções da realidade"

Submarino 11/08/2022

O contexto histórico e esteriótipos da Bruxaria.
Um livro cheio de histórias interessantes sobre o esteriótipo da bruxaria em diferentes contextos históricos. Ele retrata a perseguição na Idade Média até o contexto atual do cenário religioso. E aí, já leu?