História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Maria290 21/06/2022

Must be the season of the witch!!
Como uma estudante de História apaixonada por Idade Média, acho redundante eu dizer que minha parte favorita do livro foi, justamente, a parte em que contou sobre a bruxaria medieval... Achei muito interessante, gostei dos exemplos que são dados no livro... Enfim, muito bom.

Comecei a achar o livro meio chatinho lá pelos últimos capítulos, mas acho que é mais pela questão de eu não me interessar taaaaanto assim por bruxaria moderna. Mas, de qualquer forma, pra quem gosta bastante, acho que vai curtir muito o livro.

Gostei do fato de ter várias fotos e ilustrações, o que deixou o livro bem mais lúdico, e também gostei do fato dos autores trazerem muitas indicações de livros de outros autores.

Bem, enfim, como já dizia Donovan, must be the season of the witch!!

Nalia 16/05/2020

Uma boa dose de ceticismo sobrenatural.
Só venho por meio de palavras, rasgar muita seda sobre essa maravilhosa obra acessível, inteligente e intrigante.
A todo bom interessado sobre o assunto, sabe que é difícil ou quase impossível se achar conteúdo de qualidade sobre o tema, e quando encontrado, é sempre disperso, e jamais com embasamento histórico.
A leitura além de fácil é sensível, apurada e totalmente cética, sem opiniões pessoais do autor, e com uma grandiosa bagagem de estudo histórico, fazendo com que o tema, faça jus ao conteúdo.

Luísa Anjos 08/04/2020

Essencial para os primeiros passos
?História da Bruxaria? é um livro cujo título faz jus ao conteúdo. Não trata sobre a prática da bruxaria em si, mas sobre o caminho que percorreu até hoje. Ricamente ilustrado, preciso no contexto histórico e etimologicamente explicativo, o livro trata do assunto de maneira respeitosa e didática. No entanto, acredito que sua leitura em si não seja suficiente para cobrir todo o tema, visto que alguns assuntos são resumidos em poucos parágrafos. O livro é bem abrangente, mas pouco profundo. Sua compreensão pode ser complementada com outros livros, como os listados na bibliografia. É uma edição muito bonita e muito bem feita, válida para se ter na estante, e é também interessante para obter um panorama geral sobre a bruxaria.

yas 28/06/2023

Comecei a leitura desse bastante receosa devido os comentários de que seria uma leitura rasa, etc. Entretanto, algo que também comentam e, ao finalizar a leitura, faz bastante sentido é que o livro é um ótimo ponto de partida para iniciantes.

Acho que ele dá uma revisão bem ampla na análise histórica de práticas pagãs e desmistifica muitas crenças que são tidas quase como fatos. Demorei bastante mas acho que foi uma leitura enriquecedora e que uma boa base para seguir pesquisando, sem ter como referência as ideias equivocadas que são desconstruídas no livro.

Ingrid 12/06/2020

Acredito que o livro “história da bruxaria” é primordial para aqueles que não dominam tanto o assunto, assim como eu. Comecei a leitura tendo apenas uma breve ideia do que seria a Wicca, mas os autores do livro fazem uma abordagem que remonta séculos atrás, uma vez que perpassam da caça as bruxas e finalizam nos tempos atuais e também nos é apresentadas definições e diferenças entre bruxaria e feitiçaria, por exemplo. Além do mais nota-se que foi feita uma pesquisa extensa para a elaboração do livro devido à vasta bibliografia que é citada ao longo do texto.

O livro é divido em duas partes, sendo que os pontos que mais me marcaram foram os seguintes: bruxaria associada à demonologia em 1600 e, consequentemente, a caçada da Igreja por considerarem seus praticantes hereges, um século depois a Igreja revê suas atitudes e aos poucos vai parando a caçada; o surgimento da Wicca no século XX e os pontos positivos e negativos de a cultura pop disseminar a bruxaria. Obviamente há muito mais assuntos tratados que não citei aqui, por isso recomendo que caso tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema leia o livro.

Esta foi uma leitura que fiz aos poucos devido a minha dificuldade de ler livros que apresentem tantos fatos históricos e ter lido no Kindle me ajudou muito por poder consultar nomes de pessoas ou termos em inglês que não me eram familiares, assim sem ter que parar a leitura para pesquisar em outro lugar.

Ana Negherbon 22/04/2022

Necessário
Livro necessário se você quiser saber mais sobre a história da bruxaria. Da uma enrolada em alguns pontos mas ele é fácil de entender e de se situar, mesmo transitando em tantos anos diferentes.

Jéssica 05/01/2023

Gostei bastante do livro visto que explica a origem de toda histeria pela bruxaria no sex. XV pra frente
Mostrando claramente ser algo inventado

Willer Paulo 18/03/2021

O melhor livro que eu li a respeito de história da bruxaria. É incrível como você percebe o quanto é completo e bem escrito, nos ajuda a entender bastante mesmo, recomendadíssimo!

"Ana Paula" 13/06/2021

História da Bruxaria está na minha estante a uns bons meses. Lembro que o comprei por causa dos fatos históricos contidos nele. Aprender nunca e demais e quanto mais sabemos do nosso passado, podemos impedir de repeti-lo no futuro.

Este livro é bem histórico mesmo. Não pense que será uma leitura rápida, pois o leitor precisa absorver o que está sendo contado e reter o conhecimento ali exposto. Os autores fizeram uma pesquisa bem completa sobre o que é bruxaria, feitiçaria, paganismo, bruxaria moderna, neopaganismo. Aqui, vamos saber como foi a caça as bruxas na Europa, onde a perseguição durou por quase dois séculos e tbm um pouco sobre Salém, o que nos é mais conhecido por ter acontecido nos Estados Unidos.

"A caça às bruxas é um importante capítulo na história da maldade humana, comparável aos crimes do nazismo e do stalinismo no século XX."

Como um todo, gostei muito da leitura. Para quem quer saber mais sobre bruxaria e suas vertentes, esse livro é um prato cheio. Marquei muita coisa para voltar e reler depois.
Também é muito compensador como base de estudos. O li agora pois estou participando de um grupo de estudos e este livro foi indicado para aprofundarmos os conhecimentos já passados.

"Os torturados deparavam-se com listas padronizadas de perguntas que deveriam responder; e, em sua agonia, confessavam a maior parte das coisas que lhe eram imputadas. Cada confissão convencia as autoridades da validade das listas e reforçava seu uso no julgamento seguinte."

História da Bruxaria é um livro que possui um relato completo desde a feitiçaria antiga, passando por suas origens, mudanças, desenvolvimento, estereótipos, reviravoltas, perseguições e tradições. Um apanhado histórico, que discute sobre o que pode ter causado o absurdo doloroso (e muito revoltante) da caça as bruxas. Também trata sobre a bruxaria moderna e sobre figuras importantes e essenciais em toda essa trajetória, como Gerald Gardner, o pai da Bruxaria moderna.

"A bruxaria encoraja a abertura para a veneração do mundo natural e para a reverência e amor pelo cosmos. (...) Proporciona um senso de importância do princípio feminino, que tem sido frequentemente obscurecido pelo simbolismo masculino das grandes religiões monoteístas. Sua validade vem sendo debatida tanto na área da teologia como no campo das leis."

Por fim, indico sim a leitura. Mas leia de mente aberta, esteja apto para receber informações que a igreja não conta em seus sermões. Sou cristã e sei o quanto de mal que a igreja católica fez na época da caça as bruxas. Usar o nome de Cristo para matar é um ato que não se perdeu na história como um todo.

site: https://www.livrosdeelite.com.br/2021/05/resenha-historia-da-bruxaria-jeffrey-b.html

Blake 20/10/2022

Mais do que necessário!
Quando iniciei a leitura achei muito difícil lidar com os fatos históricos, pois me causaram mal estar e indignação. Fiquei mais triste em saber que ainda hoje, tanto protestantes quanto católicos permanecem de olhos vendados ou a lavagem cerebral pode ter sido hereditária, mas o fato é que ainda sinto um "torcer de nariz" e certa apreensão em relação a wicca e religiões pagãs, pelo simples fato de preferir acreditar na opinião e acusações de leigos e medíocres.
A evolução da bruxaria e o verdadeiro sentido dela me despertaram ainda mais determinação naquilo que afirmo ser!
Para você que ainda não se encontrou ou se acha diferente da maioria, esse livro é pra você! "Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto para os ouvidos do entendimento"... Li esse livro com essa frase em mente e em um marcador de página que me acompanhou o tempo todo e que adorava deixar a mostra dos olhos curiosos e julgadores!

Kau 01/11/2021

Uma boa base
Aqui temos a história da bruxaria desde os primórdios, como surgiu seus impactos, como foi se transformando e tudo isso foi extremamente interessante, em minha opinião o melhor capítulo foi o 10, foi o que mais me deu vontade de saber sobre, tem alguns aspectos ruins, como por exemplo repetir a mesma coisa várias vezes ao decorrer dos capítulos, e deixar algumas partes sem muita explicação, nada realmente é aprofundado, é um tipo de resumo e dá uma boa base para novas pesquisas.

raquel 17/09/2020

decepcionada
a organização dos capítulos é apenas decorativa, porque o tempo inteiro o livro se repete em suas conclusões e referências, além disso a leitura é muito fragmentada, dando a sensação de serem textos avulsos agrupados e encadernados.
o básico do básico representa esse livro. edição muito linda realmente, mas o que tem de bonita tem de superficial

Rhauan f. 10/10/2022

volta cmg amor eu sinto sua falta
tinha emprestado do meu ex, bruno corpos, e quando a gente brigou e eu devolvi mas estava gostando mto...

Heloyse 26/06/2022

Um livro confuso...
Sei que não há muitos registros e nem uma ideia central do que é a bruxaria, mas achei esse livro um pouco confuso.
Apesar de apresentar fatos interessantes ilustrados com imagens que eu desconhecia, senti que os pensamentos dos autores foram pra todo lugar, e se perderam em alguns momentos.
Assim, demorei demais pra ler, pois achei o livro um tanto quanto enrolado.

Cris 31/05/2022

31.05.2022
Conta a história da bruxaria desde o seu surgimento até os dias de hoje. Interessante que o que vem no pensamento normalmente é mulher, mas existiram bruxos homens também. A existência de bruxaria no passado está relacionada a de se culpar alguém por questões sociais, políticas ou religiosas. Normalmente também está ligado a coisas ruins, mas existem bruxas boas. De modo geral, gostei.