História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Ross 07/11/2021

Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. As bruxas são um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva. Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. História da bruxaria é o mais abrangente estudo sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspectivas. Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea.

Jace 05/07/2022

História da bruxaria
O livro apresenta a bruxaria por um prisma bastante histórico e conceitual. Utiliza -se de fatos documentados, cita muita fonte importante como referência para bibliografia e apresenta a bruxaria vista por diferentes ângulos. É um livro para ser lido mais de uma vez e sem pressa.
Juliana.Rissardi 06/07/2022minha estante
?????

Jace 11/07/2022minha estante
???

Andressa.Gusmao 05/11/2020

Interessante
Livro de não ficção que trata desde a caça as bruxas na Idade Média até a Wicca e religiões Neopagãs da modernidade. Rico em ilustrações, quadros, folhetos e fotos. Tradução muito bem realizada.

19/01/2022

Boa leitura, mas com ressalvas
Acredito que cumpre bem o objetivo de dar um panorama geral sobre a bruxaria, porém dá muito foco à caça as bruxas e parece deixar algumas outras informações de lado. Na parte 2 temos uma extensa repetição sobre a Wicca e como esta revolucionou a bruxaria moderna.

Mariah223 28/08/2021minha estante
Oie! Tudo bem?Vi que você é wiccana, e queria muito te pedir indicações de livros que você leu e gostou sobre a história das bruxas e a bruxaria/magia em geral. Tenho muito interesse em ler pois não tenho nenhum conhecimento sobre essas questões...

fantanauser 22/01/2021

um livro informativo mas muito superficial, acho que se tivesse focado na pesquisa do neopaganismo com mais afinco seria mais interessante. o começo do livro é bem prolixo, e em vários momentos achei que cabiam críticas, mas ele se mostra muito passivo na apresentação das informações.
diversas vezes alguma coisa é citada apenas para constar, sem aprofundamento ou grande relevância... é uma leitura até rápida mas cansativa, parece não chegar a lugar nenhum.

lanna 23/04/2020

interessante
É um livro bem simples sobre a história da bruxaria desde as civilizações antigas até os dias atuais. O livro não é denso e possui uma leitura bem agradável.

Andressa S. 10/12/2020

Quando nós escutamos o termo ?Bruxa? automaticamente nossa mente associa aos estereótipos construídos no decorrer de séculos de estigma e preconceito sobre o termo. Pois a partir de agora eu te convido a mergulhar em uma história sobre resistência, religião e respeito pelas próprias crenças.

Como muitos de vocês já acompanharam pelos stories da Vênus eu tenho um interesse constante sobre o assunto e sou daquelas que reforça que a Bruxaria representou um marco para a representação feminina e seu poder social durante a história dos séculos.

Em ?História da Bruxaria? não espere um livro com linguagem simplista tão pouco algo superficial. Temos aqui um livro histórico com forte carga sociológica e que vai nos ensinar muito sobre como a religião da Bruxaria tem vertentes.

Na minha opinião o livro é excepcional ao desmistificar lendas que rodearam a temática durante séculos, aquela famosa lenda de que somente a Igreja Católica perseguiu as bruxas é só uma lenda mesmo, porque meus amigos, se tinham pessoas atormentadas durante os séculos essas pessoas são as bruxas, misericórdia!

?História da Bruxaria? é um livro obrigatório para quem quer entrar no universo das Wiccas e das milhares de variações que existem na religião e ouso dizer que o livro nos ajuda a entender referências da cultura pop que foram reproduzidas (muito desrespeitosamente, diga-se de passagem).

Esse livro é denso, tem tom de pesquisa e é uma luz na ignorância de muita gente. Achei genial a forma como a bruxaria é retratada e a forma como ele traz uma referencia ao que ocorreu com o nazismo. Vale muito a pena a leitura!

Felipe 05/03/2022

História honesta
Quando comecei a ler o livro, fiquei cético se ele iria trazer uma história honesta, e para minha surpresa o livro foi fenomenal pois separou em três grandes momentos que foi a feitiçaria e seus primordiais, a perseguição de pessoas acusadas de bruxaria na idade média e por fim o neo paganismo hoje e sua aceitação como uma religião consolidada, uma parte que tenho particular interesse foi contemplada no livro que é a caça as bruxas em Salem, mesmo que um pouco corrido mas perdoável já que o livro contempla uma história mais geral e portanto serve como um início para quem tem interesse no assunto, fora que como faz citação a várias outras obras serve como um livro bibliográfico para futuras pesquisas, gostei também que o livro tem uma linguagem simples e que qualquer pessoa leiga vai conseguir acompanhar os fatos históricos que são bem apresentados.

Fadinha 04/10/2020

História da bruxaria
Esse livro contará desde os primórdios da bruxaria, com as religiões antigas, até os dias atuais - e como a internet e o mundo da informação rápida contribuiu para a disseminação desse estilo de vida e prática religiosa.

@handsandbooks

cecilia vai a roma 28/09/2020

Não esperava aprender tanto!
Desde céticos aos praticantes de bruxaria moderna, é um livro que todo mundo deveria ler. Você aprende, você se inspira a questionar e ensinar as outros. É aquele livro que nos faz querer transmitir conhecimento e ajudar leigos no assuntos. Como praticante posso dizer que tranquilamente recomendaria a todos meus amigos. Que livro necessário

Peter.Molina 17/08/2023

Caça as bruxas
Nesse livro, temos uma breve mas muito consistente história da bruxaria desde tempos imemoriais passando pelos cultos pagãos, inquisição e associação com a maldade e demônios até os dias atuais, com os rituais e práticas wicca. Edição primorosa, muito ilustrada, narrativa fluida e sobretudo imparcial. No final, os autores concluem a obra sintetizando muito do que aprendi com essa leitura,que a sociedade tende a demonizar e excluir o diferente, e que o respeito,a tolerância e os questionamentos devem permear os movimentos religiosos ou de culto. Muito boa leitura pra quem gosta do tema, não há nada de aterrorizante, o que nos choca é o quanto a maldade humana é capaz.

Cris 31/05/2022

31.05.2022
Conta a história da bruxaria desde o seu surgimento até os dias de hoje. Interessante que o que vem no pensamento normalmente é mulher, mas existiram bruxos homens também. A existência de bruxaria no passado está relacionada a de se culpar alguém por questões sociais, políticas ou religiosas. Normalmente também está ligado a coisas ruins, mas existem bruxas boas. De modo geral, gostei.