História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

emyreadz 20/01/2024

Embora seja um pouco maçante a leitura, o conteúdo é bastante enriquecedor, abordando acontecimentos, e curiosidades, interessantes sobre a bruxaria na sociedade.

Nath Correia @bibliotecadanath 26/09/2019

História da bruxaria l Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander l Editora Goya l 280 páginas l 3,5'
"Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. As bruxas são um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva. Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. “História da Bruxaria” é o mais abrangente estudo sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspectivas. Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea."

Confesso que sempre tive uma certa dificuldade em ler livros de não-ficção então, esse ano, resolvi sair da minha zona de conforto e me aventurar em águas pouco navegadas. E a primeira experiência do ano foi com “História da bruxaria” que, por tratar de um assunto que sempre me fascinou, se mostrou uma leitura muito interessante e prazerosa. Neste livro, os autores mostram um estudo amplo sobre a bruxaria com sua história marcada por perseguições, intolerância, estereótipos e marginalização.

Ao realizar essa leitura, ainda consegui me surpreender com o fato do ser humano não saber lidar com o desconhecido e com o que lhe é diferente, a intensa perseguição e demonização das bruxas é um grande exemplo disso. Além disso, é revoltante o fato do machismo e misoginia estarem tão entranhados na sociedade (algo que vem de tempos atrás e ainda é prevalente) e isso é notório durante a narrativa onde vemos que as mulheres são acusadas de bruxaria (homens é algo raro) e serem submetidas a castigos e punições inimagináveis.

Um ponto que me chamou bastante atenção no livro foi como a caça às bruxas serviu a diversos propósitos: políticos ao destruir inimigos e colocar no poder pessoas de interesse, religiosos ao tentar ascender determinado culto/religião e econômicos ao prejudicar comerciantes prósperos com um simples espalhar de um boato. Ao terminar a leitura, fiquei empolgada com todo o conhecimento que adquiri sobre o tema e feliz em saber que a bruxaria conseguiu sobreviver mesmo diante de tantos obstáculos, se reciclando e encontrando novos meios de se propagar e se manter viva.

Instagram: @bibliotecadanath

Tassiaperesf 21/02/2020

É um livro extenso e cansativo, pois contém informações verdadeiras e sérias. Não é um livro leve, é um livro científico.

Pedro Guimarães 30/04/2020

Jeffrey Russell é historiador medievalista,cientista e professor.Dentre diversos livros publicados alguns são mais reconhecidos,tais como: (Lúcifer diabo da idade média),(Mefistopheles the devil in the modern world)de 1986 e (Prince of darkness) de 1988.
Brooks Alexander é escritor do livro (witchcraft goes mainstream).

Os autores deixam claro que não se trata de um livro religioso e sim de cunho cientifico e pesquisa.Talvez por esse motivo alguns leitores desaprovaram o conteúdo ou abordagem.Contudo,é o indício que mais chama atenção durante a leitura.Seguramente,a linguagem é clara sucinta e de fácil entendimento para o público geral.Não necessita nenhum requisito prévio para entender o conteúdo,ou melhor,necessita um,o interesse ávido.Os Autores dividem o tema por capítulos e épocas do império romano,medieval,contemporâneo e as diversas implicações que o termo bruxaria,feitiçaria e magia causaram e causam na história.''A superstição de uma época pode virar crença em outra''.(Malleus maleficarum) de modo igual é tratado aqui.

Alguns fatos curiosos e interessantes vamos a eles:

-Jaime I Rei britânico mandou muitas ''bruxas'' para o enforcamento devido sua repulsa
-a diferença de LILITI e LILITU é descrita
-Sócrates acreditava que era orientado por um (Daemon) e existia alguns que seriam de natureza benéfica
-Platão e Xenócrates seu aluno dividiu o mundo em dois conceitos positivo e negativo comprometendo o termo bruxaria no futuro longínquo.
A bruxaria era considerada uma prática tempestuosa.Os imperadores romanos entendiam que era um sinal negativo ,inclusive,possível causa de traição contra as autoridades.Posteriormente,virou propósito para perseguição ,sobretudo,quando a teologia começou a sobrepor a lei.
-Na Irlanda houve divergências com a crença Celta
-Martinho Lutero agiu semelhante aos católicos, para não dizer pior,ele acreditava que a bruxaria era algo contra os ensinamentos cristãos
-Calvino que pregava a onipotência de Deus chegou a concordar que a bruxaria representava ameaça ao Evangelho
-Santo Agostinho chegou a escrever que a confissão implícita e explicita era equitativa e motivo de heresia contra Cristo-quem omitia,consentia ou simplesmente cogitava culto ao diabo era considerado herege-.
-Foi considerado crime de religião pela igreja papal
-Paulo diácono e conselheiro do Imperador Carlos Magno reescreveu um história do séc VIII que descrevia um homem chamado Theofilus que teria alcançado o episcopado graças a um pacto oculto que ele teria realizado
-Mathew Hopkins foi um advogado que aproveitou o momento para ganhar uma prata extra se valendo da tortura de suas vitimas e respaldo que a lei lhe garantia.Em torno de 200 pessoas acabaram indo para o enforcamento por causa dele.
-A Inglaterra seguia o Código civil e não a lei canônica e por isso muitas mulheres acabaram sendo enforcadas ao invés de irem para fogueira.
Gerald Gardner-supostamente criou o termo Coven em New forest pelo provável contato com bruxos que poderiam viver na região.Criou o termo wicca gardneriana inserindo elementos greco-romanos de Aleyster Crowley. Não concordava com a presença de homossexuais no Coven
-Valentia. foi Discípula de Gardner e posteriormente acabou se afastando devido a desentendimentos e discordâncias.Ajudou a popularizar a Wicca com elementos celtas da antiga tradição.
Alex Sanders - Criou a wicca alexandrina,modificando ao seu bel-prazer o livro das sombras alegando que era herança da sua vó.Inseriu elementos do hermeticismo e Golden Dawn. Foi casado em uma cerimônia Wiccana atraindo muita polemica na época e na mídia.
-Z Budapest criou a wicca diânica. Entendia que Wicca deveria ser praticada sem a figura masculina no Coven sendo muito criticada pela comunidade Neopagã pelo fato da importância(polaridade masculina e feminina) representada
-é mencionado a relevância do site (Witchvox) criado em 1997.É assinalado o filme(Jovens bruxas) e sua repercussão.
-É citado a importância do (C.O.G) e Don Frew

May 01/08/2020

Muitos mitos e preconceitos envolvem a história da bruxaria, e nesse livro, dois estudiosos sobre religião traz a história completa da bruxaria, desde os primórdios da sociedade até os tempos modernos. O conteúdo é extremamente denso, até porque existem muitos termos desconhecidos para muitos, então é interessante ler com um dicionário por perto, para que o entendimento seja completo. É um livro para se ler com calma, para absorver tudo. Rico em detalhes e fotos que fazem o leitor ter uma noção maior do que está sendo dito, e as fotos também ajudam a leitura a ficar um pouco menos densa. Essa leitura é para ser feita tendo em mente que se você não for praticante da bruxaria, então você está lendo algo sobre a crença alheia, então é para ser lido com cuidado e atenção. A leitura abre muito a mente da gente, é inevitável se ver em frente a uma ideia totalmente errada que temos em relação à bruxaria. Vivemos em uma sociedade cheia de intolerância religiosa, e desde pequenos é inevitável começarmos a solidificar preconceitos que são enraizados na nossa sociedade. Por isso essa é uma leitura de extrema importância, quando estudamos sobre algo que não entendemos sempre vamos desconstruir preconceitos que nem sabíamos que tínhamos. A historia da Bruxaria é sobre força e resistência de um povo que foi perseguido, e uma história triste também, já que muita gente foi morta por puro preconceito.?
"Mas a magia conserva seu apelo, e a bruxaria não desaparecerá tão cedo desta Terra." ?

Lerica 10/11/2022

Este livro é riquíssimo, antes de iniciar a leitura, acreditava que se tratava de algo mais ficcional, mas ele faz todo um apanhado sobre os resquícios iniciais da bruxaria chegando até a bruxaria moderna.

Discutindo sobre as práticas em lugares diferentes como Inglaterra, Itália e outros locais do globo. O interessante é observar que o que as pessoas entendem por bruxaria vai mudando ao longo dos séculos. Infelizmente, o período mais doloroso da bruxaria inclue os enforcamento de Salem e a caça às bruxas, um movimento do cristianismo para derrubar algo que punha em cheque sua importância na época. Do ponto de vista histórico, há toda uma explicação para que essas práticas tenham acometido, em sua maioria, mulheres. Estavam no período em que um grande número de mulheres ficava viúva ou desamparada, então muitas delas moravam sozinhas, o que contribui para que um vizinho coloque a culpa nela, seja por qualquer acontecimento que tenha na aldeia ou vida privada, é muito mais fácil culpar alguém do que aceitar que aquela desgraça aconteceu.

Mas com o tempo, esse argumento e pensamento foi sendo quebrado, as pessoas não admitiam mais que um grande número de pessoas fossem mortas diante de vãs acusações.

Assim, chega-se a bruxaria moderna, algo que acompanha as gerações e se adapta aos praticantes, apesar de não ser uma religião muito difundida, a bruxaria foi tomando corpo com o advento da internet e, com um tempo, aproveitaram-se disso para produzir filmes e séries que fizeram o maior sucesso entre adolescentes, que começaram a se interessar por bruxaria.

Mais tarde, a religião foi combinada ao Feminismo no intuito de resgatar essa força feminina. Combinando religião e movimento político.

O fato é que a bruxaria não é uma religião muito conhecida, mas é preciso conhecer sua filosofia e entender toda a sua forma, não somente julgar como algo diabólico.

04/02/2021

Mais ou menos
O livro dá um panorama bem interessante sobre a história da bruxaria. Obviamente trata-se de um tema muito rico e extenso; 280 páginas não dão conta de cobrir o assunto todo de forma correta.
Ao longo do livro o autor vai marcando as partes que se referem a outros estudos, de forma que quem quiser se aprofundar de verdade no tema pode ir no apêndice que tem no final do livro e pegar a referência de outros textos, pesquisas, livros, trabalhos acadêmicos e etc que falam sobre bruxaria. Mas pra um "apanhadão" o livro é até bem completo.
Apesar do tema ser específico - o que faz a gente esperar termos de metalinguagem - o livro é fácil de ler. Não é um livro de literatura. Ele tem uma pegada mais acadêmica, mas é realmente fácil de ler. O ponto negativo fica por conta da história em si. Particularmente, gostei muito do livro quando ele tratava da bruxaria antiga, inquisição, tribunais e aspectos relativos e isso. Quando passou pra bruxaria neopagã e as modernas Wiccas, achei que ficou um pouco chato.
Fora isso, vale a leitura caso o tema interesse ao leitor.

site: www.capaecorte.com e @itsmebe
gabrielareislr 05/02/2021minha estante
Curti w resenha

Cami Sanches 30/03/2021

Meu TCC agradece!
Quando comprei o livro corri para ver as resenhas por aqui e... me assustei com o tanto de gente dizendo que o conteúdo desse livro é superficial.

Bom, pode ser que seja mesmo.
Mas, para mim, alguém que pouco ou nada sabia sobre a bruxaria, foi perfeito! Me ajudou muito com minhas pesquisas para o meu TCC, estou completamente satisfeita!!
Recomendado (além de ser lindo, não é?)

larissaprtl 03/05/2021

é bom, mas nem tanto
não diria que é um livro ruim, mas tbm não acho que é um livro bom kkkk tem muita informação interessante e necessária sim, mas não é nem de longe o tipo de livro que uma pessoa iniciante deve se pautar pra entender mais sobre bruxaria, principalmente porque só existe o ponto de vista de uma só vertente (o autor que escreveu a maior parte do livro não sabe colocar a opinião dele como opinião, além de escrever de uma forma meio estranha que desmerece e tira a credibilidade do trabalho de outras pessoas. ele é bem agressivo nas críticas).

senti lacunas que precisavam ser preenchidas, senti prepotência em como ele escreve sobre outros autores, senti um interesse de focar só em um pedaço da história, mas foi no mínimo interessante.

pra quem quer ler: CORAGEM shasaks

e recomendo os vídeos de discussão do livro no canal do Clube do Livro Ocultista no YouTube ;)

Ellen.Reys 25/01/2022

Interessante
Muito para pesquisar sobre bruxas e histórias sobre elas em várias partes do mundo mas leitura cansativa para quem não está preparado para encontrar um livro didático

Fabi.Jung 01/01/2023

Leitura obrigatória
Esse livro deveria ser usado na escola, pois um baita apanhado histórico. Alguns momentos da leitura são bem sofridos por tudo que a mulher especialmente passou, mas abre os olhos para o qto a mente é manipulável.

Sib 17/04/2022

Interessante.
Uma leitura interessante mas um tanto confusa na organização das ideias. Demorei para pegar o ritmo da leitura, mas enfim consegui.
Muito triste saber que muita gente morreu por ignorância e até ganância de alguns.
Muitas partes do livro me fizeram pensar em quanto ainda precisamos evoluir, o quanto as coisas de séculos atrás ainda estão nas entranhas das sociedade.

akasaori 18/04/2022

Não sei se não era o momento de lê-lo, mas a escrita não me prendeu de jeito nenhum. Apesar de ser um assunto que muito me interessa, teve uma abordagem bem diferente do que eu esperava mesmo tendo lido a sinopse e, como já já, a escrita do autor te convida a fechar o livro de tão monótona. Um resumo: "bruxaria existe desde sempre... as Bruxas não são só o esteriotipo da TV... isso, isso e isso é considerado bruxaria numa parte do mundo, fim ?". Vi muita gente falando sobre informações vagas, mas esse nem foi o problema pra mim, e sim a sensação de que sendo vago ou não tudo que eu lia passava direto por mim. Definitivamente não tem nada que eu vá reter.
P.S.: projeto gráfico sensa, a estrutura da diagramação tá perfeita, pena não ter conteúdo a altura.