História Medieval Marcelo Cândido da Silva

Resenhas - História Medieval

Bcoutis 04/04/2022

Uma obra curta, porém muito esclarecedora não apenas sobre as ideias gerais do período conhecido como Idade Média, como também bastante interessante no que diz respeito às pré-conceitualizações constantes sobre o período que sobrevivem no nosso imaginário.

Kaah_mgo 11/10/2023

Leitura introdutória sobre Idade Média
O livro organiza as principais informações sobre a Idade Média e articula considerações importantes sobre o uso ainda corrente na educação básica de teses e argumentos que já foram revistos pela historiografia. Não se trata de um livro denso, com detalhamento de informações, mas atende a proposta de articular bem os processos históricos que envolvem as diferentes periodizações construídas sobre o mundo medieval.

Dri 25/06/2020

Idade Média
O livro História Medieval de Marcelo Cândido da Silva, aborda os principais marcos do período de dez séculos que vai desde o final da antiguidade até o princípio da idade moderna. Momento marcado pelo domínio da igreja e ascensão do senhor feudal. A partir de uma cronologia o autor vai inserindo textos e documentos escritos que descrevem uma determinada situação período marcante. É um livro tranquilo de ler que é bastante específico e vai direto ao assunto.

Papareia dos Livros 18/07/2021

É um livro introdutório sobre o assunto, trazendo os principais temas e subtemas sobre a Idade Média na Europa, afinal, um período tão longo quanto esse que foi repleto de acontecimentos dentro e fora da Europa não seria condizente em 160 páginas, mas ele entrega o que promete de trazer uma base sobre o que foi a Idade Média no Ocidente.

site: https://instagram.com/s.a.black

Luis361 13/02/2024

Deus vult
Acho que o medievo é o período que eu menos me importo e tenho curiosidade sobre, mesmo sendo o mais atrativo do ponto de vista da "cultura popular". Ele é muito grande, muito complexo, cheio de poréns e não é resolvido por uma "antiguidade tardia" ou uma "longa idade medieval".

Explicar ele nas escolas é um caos, nada é definido e pelo menos, o currículo não cobra tanto, dando destaque para os carolíngios e um ou outro aspecto.

Mas acho que a maior problemática é a noção criada pelos historiadores do século XIX de resgate e concepções feudais. Isso gera um problema tão grande na historiografia e ainda mais na didática da história.

Sim, eu entendo que o feudalismo tecnicamente nunca existiu e que realmente, Senhorio é uma atribuição melhor para essa dominação senhorial. Dito isso, nenhum medievalista realmente presta trabalho pra explicar de forma clara o que acontecia de fato nesses espaços em que o feudalismo supostamente teria ocorrido, deixando tudo mais ambíguo ainda. Talvez essa seja apenas uma questão para o futuro acadêmico.

Excelente livro, como outros da editora contexto, serve de ótima introdução para o tema e planejamentos didáticos.

Duda 14/07/2023

Um livro incrível para quem quer descobrir um pouco mais sobre a História Medieval. Marcelo Cândido da Silva explica tudo de uma maneira formidável e de fácil entendimento. Ele também cita vários outros pesquisadores e historiadores, sempre referenciando eles, permitindo que para quem se interessar, possa pesquisar mais sobre o assunto.

Amanda Guelso 27/09/2023

Ótimo!
O livro compre bem o que ele sua proposta; nos apresentar um aparato geral sobre o que intitulamos como Idade Média. Esse livro é perfeito para quem tem interesse no assunto e quer informações de uma fonte confiável. Ele tranquilo de ler e que aborda as principais questões relacionadas ao período.

Hugo.Lousada 15/09/2020

É um bom livro, um belo compêndio da historiografia a respeito da Idade Média. Mas um livro beeem chatinho, apesar de simples leitura. Recomendo aos curiosos das ciências humanas/históricas e aos entusiastas da Idade Média. Mas há vários livros melhores sobre o assunto.

Talita349 22/09/2020

História Medieval
História Medieval é uma leitura rápida e tranquila, o autor explica bem e consegue a te instigar a pesquisar mais sobre o assunto. Eu sinceramente não entendi a comparação final em relação a delação premiada, mas acho que é algo que vou ter que pesquisar por fora (Meu livro, infelizmente veio faltando varias paginas no final, não sei se por isso a explicação veio faltando uma parte).

Kaká 29/07/2022

Perfeito!
Eu como uma boa estudante, tenho meus problema relacionados a confusão de datas de acontecimentos históricos, contrapartida, sou uma ótima leitora que lembra do livro da capa a contra-capa.

Decidi juntar o útil ao agradável e ler um livro sobre os assuntos das minhas provas para como uma boa aluna lembrar das datas e seus devidos acontecimentos e como uma boa leitora gravar o livro de ponta a ponta. E funcionou ! Graças a Deus.

Eu gosto muito de estudar a Idade Média, como a religião era praticada na época, as guerras, as epidemias, as crises, a população, tudo ! Apesar de ser ruim de data, eu amo estudar história.

Adorei a escrita, consegui me achar e agora sinto que consigo conversar, com uma abrangência muito maior, sobre o assunto com alguém.

Larissa.@estantedalari22 20/09/2023

Siga @estantedalari22 !
??HISTÓRIA MEDIEVAL!

??A Idade Média abrange um período de cerca de dez séculos, compreendido entre o final da Antiguidade e o início da época Morderna.

Aqui nós temos diferentes tipos de formas de expansão, de poder e de sociedade que foram forjadas durante mil anos. Enquanto de um lado tínhamos os chamados bárbaros conquistando territórios, do outro a Igreja crescia fortemente, e o cristianismo se tornava uma ferramenta de integração (muitas vezes forçada).

Além disso a Idade Média é marcada pelo período da dominação senhorial, onde o controle econômico, jurídico, político e militar dos camponeses se dava por parte da aristocracia.

E nesse volume nós temos um texto introdutório feito por Marcelo Cândido da Silva, professor da Universidade de São Paulo. Aqui ele nos apresenta de forma fácil e muito gostosa toda essa época de nossa história que foi marcada por um período de muitos acontecimentos!

Devo dizer que toda essa série de livros "História na Universidade" tem me conquistado bastante, quanto mais eu leio desses livros, mais eu quero aprender.

Essa obra é bem esclarecedora e trás uma visão diferente do que estamos acostumados a ouvir nas escolas, eu particularmente gostei muito dessa leitura.

?E se você gosta de livros assim, corre lá no site da editora @editoracontexto e adquira já o seu. Use o cupom ESTANTEDALARI20 e ganhe 20% na sua compra.

?Você gosta de livros de história? O que achou da resenha? Qual o período histórico que chama mais sua atenção?
?#editoracontexto #parceria #historiamedieval #idademedia #resenhaliteraria #livros #livrosdehistoria #books #bookstan #reelslike #reelsliterario #livrosdidáticos

Anne 02/02/2021

História Medieval
Essencial a leitura do livro História Medieval de Marcelo Cândido da Silva, para conhecermos um período que por alguns é tido como um período obscuro. A leitura dismistifica essa ideia de estagnação, de decadência. Apresenta as diferentes versões sobre esse período que nos ajuda conhecer mais as sociedades e enxergar que apesar de um período longo com transformações lentas elas foram essenciais para a centralização da Igreja, que a fome, pestes e fatores climáticos somados auxiliaram na dificuldade de sobrevivência. E que essas dificuldades criaram a resistência e a necessidade de ir além em buscas de soluções - aí que entra o desenvolvimento de instrumentos mais modernos para a agricultura, a busca de novas terras (navegações) que foram importante na formação da Europa.

Gustavo.Neves 22/09/2023

Bom guia básico
O livro poderia ser mais esclarecedor e didático em certos pontos, até por ser uma obra que acerta mais como um tipo de guia básico e introdutório no estudo medieval, mas ainda consegue ser esclarecedor e servir de ponte para estudos mais aprofundados em temas mais específicos da idade média.

AlessandroNunes 18/05/2023

Um livro bom.
Uma abordagem interessante e diferente dos pontos de vistas que estamos acostumafos a ler sobre a Idade Média. Um livro de leitura mediana, com parágrafos longos que, às vezes, tornam a leitura cansativa!