Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis
Alex Mir

Resenhas -

Sara277 04/06/2020

Já começo dizendo que ainda não li o texto integral da obra, é meu primeiro contato com tal. Achei bem intrigante o enredo, a gente realmente fica se perguntando se a Capitu traiu ou não o Bentinho. Amei ler a HQ, recomendo.
Celestino 18/07/2020minha estante
Acho que Betinho é gay, presta atenção em como ele fala de Escobar

mari 16/11/2021minha estante
se você parar pra pensar um pouco, a história é narrada por bentinho que é possessivo e ciumento com Capitu. Mas por outro lado, o pequeno é a cópia fiel de Escobar e, Bentinho já havia dito que não estava conseguindo ter um filho com a mesma.

Altacheres.Godoi 11/12/2022minha estante
Concordo com você Mari.

Maria19708 27/01/2024minha estante
Eu achei meio cansativo a leitura e não prestei atenção na historia

Navi.Azuos 02/02/2024

Olhos
Eu achei muito boa a adaptação da história da mulher dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada e dos olhos de ressaca. Lógico que pendo preferencialmente para o livro em si, mas é uma boa oportunidade para quem tem trauma dessa literatura clássica, para quem quer conhecer ou começar por essa história ou para quem quer dar uma nova chance a essa leitura. O quadrinho cumpre seu papel, a história está lá, sem os pormenores, sem as sutilizas, e já vale por isso.

leticia.santane 12/03/2021

Persuasão
Calma, eu vou explicar o porquê dessa palavra ser a chave para mim. Bom, é conhecido por todos a dúvida se Capitu traiu ou não Bentinho e nesse HQ há foooortes indícios para te convencer, caro leitor, que sim, teve traição, pela expressão, pelos personagens, pelo filho da própria Capitu. enfim, acredito muito que esse hq tem a intenção de pôr a gente (leitores) a crermos que traiu!
É uma leitura extremamente rápida e legal, eu particularmente amei, porque tem uma linguagem mais atual e assim se torna mais compreensível. nunca consegui ler a obra "normal" por conta das palavras mais complicadas para entender, e nesse HQ é bem mais fluído. gostei bastante.
suerdasouza 12/03/2021minha estante
Então acho que estragou a parte mais legal da obra que é o fato de deixar o leitor sem saber se a traição aconteceu ou não de fato, porque afinal é narrado por um ponto de vista muito parcial sabe. Mas a proposta é muito boa pra introduzir a literatura clássica brasileira nos mais jovens.

Amanda Souza 10/06/2021

Foi uma experiência bem legal ler a HQs dessa obra de Dom casmurro. Ainda com a escrita meio complicada posso dizer que fluiu muito bem a leitura para mim. Senti dúvidas lendo a HQ , porque percebi que ela favoreceu o lado de Bentinho e tudo aponta para Capitu.., mas ainda continuo tendo minhas dúvidas e com a mesma opinião de quando li a obra original. Enfim, recomendo muito mas também é necessário o livro porque ele é muito mais completo.

Janaina.Vidal 09/06/2021

Incrível
Mesmo em formato de Quadrinho a obra causou em mim uma incrível sensação... Finalmente depois de tanto tempo em que ouvia falar da suposta traição de Capitu, eu pude ler e entender os motivos de tantas pessoas terem duplas opiniões... E por favor, não me cancelem ainda... Por enquanto eu suspeito de que o filho do casal é sim, de uma suposta traição... Mas... Eu lerei o livro que com certeza trará mais cenas dos personagens...

Lays 27/10/2021

É meu primero contato com o clássico "Dom Casmurro" e pretendo ler o livro futuramente. Por ser uma HQ pensei que a linguagem fosse mais fácil, mas o autor escolheu manter as "palavras difíceis " o que pode ser encarado como uma vantagem.

Janaina.Clara 18/12/2020

Gostei de ler a versão em quadrinhos eu sou uma pessoa que não consegue ler clássicos brasileiros e nessa versão acho que vou conseguir ler alguns pelo menos

gabs.0 22/04/2022

Não traiu
Recomendo, principalmente para quem acha a leitura mais complicadinha, em quadrinhos é mais fácil, apesar de ser mais resumido. A história é legal, e polêmica, tem de fato um pulga atrás da orelha onde vai sempre rolar um debate. Mas não faz muito meu tipo de leitura, porém, é bem legal de ser ler. Já li a versão normal, mas não com tanta vontade e coragem.

Claudia.Marcia 01/08/2021

Eu gostei muito da leitura  do HQ  Dom Casmurro.Já e o segundo HQ que leio com a história  de Machado.
Acho isso incrível  de fazer HQ com clássicos pois é uma forma de aproximar o leitor do primeiro contato  com a leitura  e depois ir ler os livros. Super recomendo!

benerhys 28/02/2022

É um livro bom mas não sei se recomendo, acho que é mais adequado pra quem tem que ler pra algum trabalho e não tem muito tempo.

No final ainda fica uma dúvida enorme se Capitu traiu ou não, ouvi dizer que no livro ?normal? o machado não fala a cor dos cabelos do Ezequiel, mas nos quadrinhos ele é loiro, de cara já da a entender que é filho do outro. Enfim, esse quadrinho é tipo o resumo do resumo.

Julia.Bessa 19/05/2021

Devaneios faltando
Não percebi muito nessa obra grande parte dos devaneios e imaginação fértil do bentinho, senti que mostra só certas partes favorecendo a teoria de que Capitu traiu Bentinho. Mas é também um bom resumo pra quem não quer ler o livro pro vest.

Mais resenhas em @acrowreading

Lucas Ranyere 12/04/2022

Capitu Traiu Bentinho?
Uma releitura psicológica sobre os personagens e livro Dom Casmurro.

Machado de Assis é um autor genial em seus livros ele sempre escreve sobre os costumes de sua época fazendo uma crítica que muitas vezes imperceptível e em Dom Casmurro não é diferente.
Quando ele apresenta a personalidade de Bentinho ele mostra tanto na infância quanto na idade adulta uma pessoa insegura que se deixa levar pelas falas e opiniões de outros.
Já Capitu é apresentada como uma mulher inteligente e que entende como as pessoas pensam, além de ter fortes aptidões para administração e finanças, ela seria uma empreendedora incrível. Se não fosse a época dela.
Como eu disse antes Machado de Assis sempre fala da sociedade e em Dom Casmurro ele demonstra como tanto Bentinho quanto Capitu estão presos a sua sociedade e precisam se encaixar nos seus costumes.
Bentinho primeiramente como padre, por conta de uma promessa de sua mãe e depois como advogado e pai de família. Capitu como dona de casa e mãe.
Relendo o livro isso pouco importa visto que Capitu está presa a uma sociedade em que ela não tem opções, onde se apaixonar por outra pessoa não é aceitável por já está vinculada pelo matrimônio a alguém.
Capitu conhecendo como a sociedade é e como as pessoas pensam, ela sabia o que poderia acontecer se ela decidisse se separar de Bentinho ou se ela admitisse o fato de ter traído ele.
Além disso, é muito interessante o fato de a pergunta ser: Capitu traiu Bentinho jogando a culpa da traição para a mulher e não o melhor amigo de Bentinho e Capitu o traíram?
Com isso, concluo que talvez a pergunta mais importante não seja se Capitu traiu Bentinho, mais sim, quais escolhas Capitu tinha além de trair ou não Bentinho?

site: https://perfil.psicologiaviva.com.br/LucasRanyere