A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

estela104 03/12/2023

Uma clássico ótimo e fácil de entender
Não tinha ideia de que ia começar a ler esse livro e logo de cara me apaixonar por Henry Tilney. Esse é um livro onde os acontecimentos vão escalando, sem dúvidas. A protagonista é apenas uma adolescente como todas as outras, e é isso que faz esse livro tão especial. Você consegue sentir junto com a Catherine as emoções do primeiro amor. Eu amo que de todos os livros da Jane que eu já li, esse é o livro onde vários personagens tem personalidades complexas e interessantes (até certo ponto).

Eu não dava nada por esse livro (mesmo sendo da jane, olha só!), mas se tornou um dos meus favs. Indico esse pra quem quer começar a ler Jane Austen!!!

ps: coloco parênteses demais nas resenhas?

Fernanda 108 29/11/2023

O primeiro 5 estrelas do ano ??
A Abadia de Northanger é uma sátira extremamente engraçada, Jane Austen critica com inteligência e bastante bom humor a literatura gótica que estava fazendo sucesso na época, obviamente também vemos as críticas que ela sempre coloca em seus livros: a crítica à sociedade inglesa do século XIX. Vale relembrar, que a sociedade do século XIX era bastante cruel, hipócrita e talvez a mais puritana.

Foi uma leitura divertidíssima, A Abadia é um considerado um dos livros mais rápidos e divertidos da autora e de fato eu concordo que é uma leitura bem descontraída.

Sobre a protagonista:
Catherine é uma personagem bobinha, mas que possui um coração generoso. Com o decorrer das páginas, vemos essa personagem amadurecer. Pode-se dizer que A Abadia de Northanger é um livro de formação também, no início da história Catherine é uma personagem insegura, que age e fala seguindo a opinião de terceiros. Mas devido às situações em que ela é inserida, Catherine aprende a desenvolver opinião própria e ela vai construindo o caráter dela com base no que acredita ser justo.

Tem romance também, mas pra mim não é um livro excessivamente romântico. Um ponto que me chamou bastante atenção é que às vezes a autora para de contar a história e conversa diretamente com o leitor. Eu nunca tinha vivenciado isso tão abertamente, muito menos com a Jane Austen, me senti íntima dos pensamentos mais profundos dela. Só vocês lendo pra sentirem o que isso causa em quem está lendo, é fascinante.

Conclusão: um livro curto, com uma história super engraçada, que te envolve e deixa querendo mais. Eu indico Abadia de Northanger, que se tornou um dos meus preferidos da Jane Austen.

Dwarcy 28/11/2023

Foi o meu quarto livro da Jane Austen e posso dizer que ele não se destacou muito, nem como o pior nem como o melhor.

o livro é interessante, sarcástico e inteligente como outros da autora, eu gostei da personagem principal apesar dela ser meio delusional demais. Admito que o final não me agradou muito. As mudanças de humor repentinas, sem aparente causa, o relacionamento do mocinho com a mocinha pareceu meio do nada, principalmente da parte dele.

ainda assim foi um livro divertido e gostei da leitura.

Carolina335 27/11/2023

Achei fofinho
é um livro bem diferente dos outros da Jane Austen mas eu gostei desse formato, uma das melhores coisas na escrita dela é a ironia e nesse livro tem muito disso, achei ótimo os comentários dela narrando e eu amei de mais a parte que ela fala sobre livros de romance e que esse gênero é considerado inferior e coisa de mulher, logo não vale a pena na visão das pessoas (como pode ser tão boa assim!!). tem uma parte da leitura que eu senti uma enrolação e ficou meio chatinho mas eu amo as reviravoltas que tem no final de todos os livros dela.

BonBonS2 24/11/2023

Sobre o livro
Achei o livro bem enrolado, a história só começou de fato depois de 70% do livro, e quando começou não me envolveu tanto, não conhecia a Jane Austen mas vi que ela é boa então pretendo dar outra chance, mas se você não a conhece, recomendo procurar outro livro para começar a lê-la

Marilia 23/11/2023

Abadia de Northanger
Eu diria que os livros da Jane Austen me causam o mesmo sentimento que os chamados chicklit. Depois que você conhece a escrita dela, passa a reconhecer o andamento da história e se sente numa novela agradável e com várias observações sarcásticas que não se espera de uma jovem como era o caso dela.

Andrea141 22/11/2023

Sem confissões expressas
Me dói não dar 5 estrelas para uma obra da minha ídola literária. Mas faço isso neste aqui. O fato da abadia só se fazer presente quase no fim não me incomodou nenhum pouco, mas o final apressado e a completa ausência do diálogo dos dois quanto aos sentimentos não consigo perdoar.

Leticia330 16/11/2023

A história de Catherine começou bem divertida e interessante, porém ao passar a história começou a ficar arrastada e confesso que um pouco tediosa. Catherine uma jovem ingênua e sonhadora que vivia no mundo dos romances que lia se envolveu em situações um tanto inusitadas ?

Dinha.Lene 15/11/2023

Mocinha bem bobinha mais confesso que em nenhum momento me aborreci com ela, sua busca por aventura muito justificável já que ama ler livros góticos , que mocinho sensacional fácil de apaixonar uns dos romances de jane Austen e que gostei e me diverti rindo junto aos protagonistas dessa incrível história .

@leitoraemformacao_ 14/11/2023

Quer se divertir? Leia Jane Austen! ??
Entre Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma, A Abadia de Northanger foi o mais divertido de todos.

As pessoas que conhecem o livro apenas pela descrição de que Jane caminhou pelas veredas do romance gótico podem ficar um pouco confusas com a minha impressão, mas a verdade é que o livro é mais cômico que assustador, diferente do que pensamos quando lemos o termo.

Na obra, Austen faz uma paródia do gótico. Ela lança mão de recursos narrativos pra criar um clima de suspense, aflição, mistério e terror, fazendo referência à obras de romances góticos, mas com o intuito de gerar humor, comicidade (pelo menos foi esse o efeito em mim ?).

Há ambientes e situações sombrias muito bem criados, mas assim que eu começava a ler algum trecho que, em algum outro livro, poderia deixar meus olhos arregalados ?, eu já estava mesmo era com um sorriso no rosto, só esperando pra dar uma risada ?

Sobre o enredo, podemos pensar em muitos assuntos discutidos explícita ou implicitamente no texto, mas o que mais me chamou atenção foi: qual a função da literatura? Quais livros e por que estes devem ser considerados bons, de alta literatura, enquanto outros ficam à margem dessa categoria? A defesa do narrador onisciente sobre o assunto arrepia qualquer leitor. Foi lindo de ler. ?

Falando em narrador, eu amei o dessa história. Inteligente, mordaz, irônico (se bem que isso não é surpresa quando se trata da autora). Acho divertidíssimo quando a voz narrativa fala diretamente com o leitor. Me sinto ainda mais imersa no livro. Parece que tô ao lado dele enquanto escuto e dou pitacos em tudo nos mínimos detalhes ????.

Pra finalizar, Catherine Morland não é uma heroína comum de romances. Na infância ela gosta de "brincadeiras de meninos", na adolescência ela é considerada menos feia que quando criança ?, não tem nenhum dom na música, na pintura, muito menos pode ser considerada versada em poesia, eloquência, traquejo social e um monte de outras coisas consideradas importantes. Ela é gente da gente, uma leitora voraz, ingênua por causa da idade e da falta de experiência no limitado convívio social da família, por isso se vê em algumas situações constrangedoras e tem a propensão a confundir ficção com realidade. Ao longo do livro ela vai amadurecendo, contando com a ajuda de personagens que a fazem questionar e refletir e, no final, o horror que ela esperava, que ansiava experimentar, tal como ocorria nos livros que lia, aconteceu de uma forma ainda pior: ela viveu o medo real, causado por uma pessoa real, não o sobrenatural e distante, que habita nas páginas dos seus amados livros.

??

Maylla.Nogueira 10/11/2023

O final surpreende
Minha primeira experiência com Jane Austen, leitura calma e um final que eu não esperava. Apesar de ser um livro de época, é de fácil entendimento.

AdharaLima 09/11/2023

Fazia um tempo que eu estava precisando ler um livro leve e com diálogos divertidos, e esse foi exatamente isso. A personagem principal, a Catherine, não é realmente uma grande heroína, na verdade são os acontecimentos e os outros personagens que vão ajudando ela a crescer ao longo da história. E sobre a Abadia aparecer tão no final e não merecer estar no título, eu discordo, por mais que seja um local que apareça pouco é o lugar de maior evolução de Catherine.

Lucas 09/11/2023

Não é meu favorito de austen
O livro é bom com momentos e historia interessante mais não me envolveu como outros da escritora. Embora achei a narrativa a mais diferente de como ela costuma escrever as suas de costume.

Mini Bittar 08/11/2023

Livro muito divertido, finalmente uma personagem da Austen bobinha e leviana devido ao contexto histórico.