A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Francini.Lessa 23/04/2023

Longe de casa
Sair para a primeira aventura longe dos olhos dos pais é tudo que essa jovem precisa pra encontrar o amor?

Ritinh@ 22/04/2023

O mais chatinho.
Não é que ele seja ruim, mas é chato. Eu não consegui me apegar a nenhum personagem. Era tudo muito enrolado. Mas eu gostei da mente imaginaria da Catherine. Aqui a Jane Austen fez quase uma paródia aos romances góticos da época. A protagonista sonha demais, acha que tudo é uma grande conspiração contra ela, entretanto tudo está dentro da cabeça dela.

fleurmoth 17/04/2023

Achei o livro curioso
Essa foi a primeira história que li da Jane Austen e, apesar de ter lido algumas críticas negativas em relação ao livro, achei a leitura beeeem leve.

Catherine é uma menina simples e bondosa, que embora não seja considerada bonita, chama a atenção de alguns rapazes e também conquista amizades verdadeiras (outras nem tanto) com sua educação e personalidade própria. É uma personagem encantadora e à frente do seu tempo com alguns pensamentos ? o que me fez criar ainda mais simpatia por ela.

O livro em si não se aprofunda tanto nos fatos ? o que eu não achei preciso ? as coisas acontecem rapidamente, mesmo que a linha do tempo seja um pouquinho extensa.
O que me deixou bastante entretida foi justamente sempre estar acontecendo algo no decorrer da história e o desfecho da situação ser rápido (essa é para pessoas ansiosas).

Enfim, vale a pena ler se você não procura muita profundidade e queira um passatempo ameno.

Marina516 14/04/2023

Um simples romance
Primeiro livro que li da Jane Austen e fiquei bem impressionada com a leveza da escrita, de muito fácil entendimento, porém achei o livro raso, não se aprofunda muito em nada e quando tem todo o desenrolar da história, acontece em 2 capítulos.

Pode ser a época em que foi escrito ou até mesmo a maneira da autora, porém não me atraiu tanto a história.

Achei interessante a maneira que a autora colocou dentro de seu livro críticas sociais como o esteriótipo de somente mulheres lerem romances ou se interessarem por isso e também me surpreendi da maneira em que muitas vezes ela se direcionava ao leitor.

Porém a história é um simples romance, gostoso de ler, mas sem muitos atrativos

Luana.Walery 10/04/2023

Leitura maçante
Nunca havia lido algo da Jane, e sinceramente comecei mal. Uma leitura enrolada e sem acontecimentos marcantes na história. Espero que os outros livros dela sejam melhores.

_let1c1a_ 08/04/2023

Bom...
A Abadia de Northanger conta a história da adorável Catherine Morland, jovem fascinada por romances góticos e possuidora de vívida imaginação. Em meio aos passeios e bailes da sofisticada sociedade de Bath (onde se depara com insinceridade, vaidades e intrigas) e à estada na Abadia de Northanger (onde se depara com os perigos de se deixar arrebatar pela imaginação), esta ingênua e íntegra heroína encontra o amor, bem como passa a conhecer melhor a natureza humana
Achei um livro ?fácil? e leve de ler, primeiro livro de Jane Austen que leio. Uma leitura bem "adolescente".
O que mais gostei foi a defesa que Jane Austen faz dos romances e que continua sendo verdade, em cada letra e em cada ponto, ainda hoje.
Recomendo para quem quer começar a ler clássicos.

larissa 08/04/2023

A abadia de Northanger
Eu sou muito cadelinha da Jane Austen desde que li orgulho e preconceito (o primeiro livro dela que eu li) e simplesmente me apaixonei, com esse livro não foi diferente. Apesar de não ser muito conhecido com as outras obras da autora, esse não deixa a desejar, cheio de revira voltas e partes que te deixam realmente revoltada, é um romance magnífico ?

Paula.MTerra 07/04/2023

Gostei do livro do meio pro final, achei leve e divertido.. mas tive muita dificuldade pra chegar na metade.
Quero ler novamente em outro momento para ver se flui melhor.

Beatriz3345 07/04/2023

Previsível
A primeira parte do livro achei bem envolvente. Cada capítulo nos deixa curioso sobre algum novo possível acontecimento no desenvolvimento do romance. Uma leitura agradável. Na segunda parte, esperava o fechamento de alguns pontos mencionados na primeira parte, mas acabaram ficando como informações soltas mesmo. O final do romance não possui grandes emoções, termina como vários outros romances clichês.

Luluh 07/04/2023

Um livro.. Chato.
Uma das únicas vezes que eu realmente acho que o filme é melhor que o livro..

Meu deus eu demorei tanto pra terminar de ler isso aqui.. Sinceramente eu achei chato. Eu sei que existem livros muuuuito melhores da Jane Austen e inclusive a minha experiência com esse aqui não me tirou nada da vontade de ler o resto da obra dela.

Assim, sinceramente eu achei muita enrolação. É o dia a dia mais chato da aristocracia. Fora q essa protagonista é meio sonsa. Eu fico com dó dela, mas todo mundo se aproveita dela e ela deixar as pessoas fazerem isso. Fiquei com muita raiva do irmão dela aquela "amiga" (se é que da p chamar aquilo de amizade) e do irmão da "amiga". Nossa eu fiquei o livro inteiro esperando q eles se f*dessem. Um pessoalzinho ruim sabe?

Daí quando chegou a parte da casa.. Ela ficou umas 5 páginas, sem brincadeira nenhuma, só descrevendo o jardim.. Ai daí eu cansei um pouco kkkk

O filme enxugou o livro, mas manteve o principal e passou a vibe certa das pessoas e das situações. Eu achei que resumiu muito bem e sinceramente sem necessidade de depois de já ter visto o filme vir aqui ler o livro.

Ariadne 06/04/2023

Uma delicinha de ler
Jane Austen, você sempre será famosa.

Esse é o primeiro livro escrito pela Austen, mas só foi publicado pelo irmão dela em 1818 então acho que se um leitor mais versado na obra dela pegar esse livro pra ler esperando um Orgulho e Preconceito ou até um Razão e Sensibilidade vai acabar se decepcionando. A história funciona como uma metalinguagem porque a narradora fala bastante com a leitora e tem consciência de gêneros literários, especialmente dos romances tradicionais e dos góticos bastante em voga na época.

Austen pega a estrutura do romance gótico e faz uma paródia em cima dela, o referenciando também. As referências a Os mistérios de Udolfo, de Ann Radcliffe (que não li), são as mais explícitas, mas outros livros também aparecem na história.

Achei uma delícia de ler e um respiro dentro da obra da Austen, mostrando que ela era uma autora muito versátil.

Gizinha 05/04/2023

Catherine Morland, é uma jovem ingênua, vivendo em meio de uma família grande e no interior da Inglaterra. Em um determinado momento ela é convocada a passar uma temporada agitada na cidade de Bath! A ingenua Catherine conhece novos amigos nessa cidade, é colocada em situações delicadas e se apoia na literatura, na sua imaginação fluída para passar pelos obstáculos da vida!
Além de Catherine, conhecemos personagens difíceis de suportar (kkk é um costume da autora colocar personagens de caráter duvidosos ou estúpidos para divertir e causar alvoroço entre os leitores). Mas nossa mocinha também contara com a ajuda de uma amiga do coração além de um romance fofissímo!

A personagem feminina da Jane Austen desse livro é diferente das outras protagonistas dela, que são mais fortes, determinadas e sem papa nas línguas (como Emma e Elizabeth), mas gostei como o desenrolar da história aconteceu porque a Catherine evolui muito de mocinha para mulher! Vale a pena a leitura e dá para se encantar com Catherine apaixonada por livros tanto quanto nós!

Sami 04/04/2023

A Abadia de Northanger
Aos 17 anos, Catherine é descrita como uma jovem interiorana sem muitos atributos. Ela não tem nenhuma malícia, por isso muitas vezes apresenta pensamentos e atitudes infantis, e é apaixonada por romances, principalmente os góticos de Ann Radcliffe. Os livros são a única “experiência” de mundo que possui por isso os toma como base em suas aventuras, o que a leva a viver momentos embaraços, tornando um pouco irônico ela ser sempre chamada de heroína pelo locutor.

Durante a leitura identifiquei uma separação de duas fases na narrativa, a primeira quando Catherine tem seu primeiro contato com a sociedade de Bath, e no ditado popular podemos dizer que ela “entrou na boca do leão” já que sua ingenuidade se destaca e ela lida com pessoas inescrupulosas. E a segunda fase quando ocorre o rompimento da sua visão bondosa das pessoas, e é nesse momento também acontece uma das partes mais legais do livro quando Catherine viaja com Eleanor para passar um tempo na Abadia de Northanger, a partir daqui acompanhamos o amadurecimento da personagem.

Acredito que a simplicidade da narrativa tenha sido o que mais me cativou na leitura, além de ter dado bastante fluidez a história. É um livro leve que tem como foco a inclusão social da protagonista, sua evolução como pessoa e seus relacionamentos interpessoais. Uma das coisas mais lindas dessa experiência literária pra mim foi a amizade de Catherine e Eleanor.

Jennifer 01/04/2023

O livro mais diferente que a Jane já escreveu . Demorei um pouco para engatar, mas depois que entrei na história foi incrível. Os últimos capítulos foram intrigantes para mim. RECOMENDO