A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Carla 04/09/2023

Me surpreendi
Nunca tinha lido a autora pq não sou fã de romances. No fim gostei muito da obra, me surpreendi positivamente pelo olhar da autora as questões femininas.

Teria aproveitado a leitura mais se a tivesse lido na adolescência pq reconheci na protagonista muitos dos sonhos e incertezas dessa fase e a dificuldade de desvelar e se colocar no mundo não mais como uma criança.

Adorei o estilo da narradora onisciente, muito perspicaz e crítica.

Só não é 5 estrelas pq é bastante descritivo e tenho pouca paciência para essas partes.

Mauri Kobs 04/09/2023

Desgosto
Não existam palavras que exprimem o meu desgosto por esse livro, não pode se dizer que é um livro de romance, porque se existe romance, são migalhas infames, personagens INSUPORTÁVEIS, enredo cansativo, plot forçado, eu honestamente não consigo pensar EM NENHUM ponto positivo a respeito desse livro, não dá, eu odiei cada página que li, e só não abandonei pelo fato de que não queria deixar ele não lido na minha estante, Jane Austen essa foi minha primeira experiência com tua escrita e caramba não poderia estar mais desapontada.
Anna Julia 04/09/2023minha estante
Não desiste! Orgulho e Preconceito e Persuasão são ótimos.

vcmbraga 07/09/2023minha estante
É uma paródia dos livros góticos. Achei bem interessante o narrador, que não nos diz como é o personagem, nos diz suas ações e a gente conclui suas características. Temos uma anti heroína e muita ironia sobre a época.

Mari 03/09/2023

Esse livro é um pouco diferente do que estamos acostumados a ler da Jane mas, ele é muito bom! O fato de termos algumas pinceladas do que a autora achava da história traz um fluides a leitura que faz a gente querer saber mais. Muitas vezes queria entrar no livro e bater na Isabella? Sim! Mas nossa heroína soube o que fazer. Eleanor ganhou meu coração!

Elariafo 01/09/2023

Diferente
Sempre acho os livros da Jane Austen um pouco cansativos pelas descrições extensas, mas esse aqui foi fora do normal.
Esse tem uma escrita diferente, a autora algumas vezes se refere diretamente ao leitor, como a Lady Whistledown (Bridgerton).
O interessante é que Catherine é uma grande leitora, apaixonada por livros e é uma jovem de grande imaginação e criatividade. Ao decorrer do livro ela recebe o convite de realizar um sonho pessoal, conhecer uma abadia, desse modo, ao chegar lá, sua imaginação corre solta pelos cômodos, mas alguns eventos fazem com que sua estadia seja breve e tenha que retornar para a realidade.
O livro é bom, mas é entediante na sua maior parte.

Andressa1327 25/08/2023

Uma cabeça de vento e um debochado
Catherine representando a comunidade bookstan imaginando as coisas com muito mais emoção do que a realidade. Querendo aventura e mistério onde não existe. Em alguns momentos tive vontade de sacudir essa querida pra ela acordar pra vida e enxergar as intenções das pessoas ao redor dela. A cada vez que ela era simpática e fazia aquilo que não queria para agradar aos outros eu me contorcia por dentro, mas não deixa de ser uma querida por isso. E Henry, o debochado, eu ri horrores do sarcasmo que ele usava pra se referir à Isabela e às preocupações da Catherine sobre o romance alheio. Jane colocou mais de dois neurônios em um personagem masculino, achei divertido e interessante. Gostei muito de menino Henry.
Fiquei me perguntando se ao criar John Thorpe, Jane estava à frente de seu tempo adivinhando a existência do hétero top ou se esses merdinhas sempre existiram com o mesmo perfil, pq fiquei horrorizada com semelhança dele com os atuais. E claramente ele obteve a honra de ser, na minha opinião, o personagem mais odioso já escrito por ela.
Fui com poucas expectativas e me surpreendi com o quão bom é esse livro.

purpl3stain 24/08/2023

Menos romance, mais amadurecimento pessoal
O livro conta a história de Catherine, uma moça ingênua, imaginativa e bondosa, em uma viagem até a badalada cidade de Bath, para a qual é convidada pelos Allan, um casal vizinho e amigo de sua família. Lá ela conhecerá os bailes, jantares e teatros, em contraste com a vida pacata com a qual estava acostumada, e fará algumas amizades que mudarão sua visão de mundo, entre elas um rapaz chamado Henry Tilney, pelo qual se encantará logo de cara.

Com estas novas experiências, nossa "heroína" (como a chama a narradora) terá que lidar com situações que ela nunca antes experienciara, assim amadurecendo em suas relações e ações, perdendo um pouco de sua ingenuidade inicial.

A história é muito leve gostosa de se acompanhar, e, apesar de haver ali um romance, que definirá o começo e o fim da narrativa, o foco principal do livro é esse amadurecimento da protagonista ao sair da sua realidade cotidiana e conhecer mais da sociedade na qual está inserida, tanto que o seu par romântico não é tão bem desenvolvido e a maior parte do tempo está ausente.

Mais para o fim do livro ficou a impressão de que, como a narradora já havia concluído esse arco de amadurecimento da protagonista, queria terminar logo livro, mas para isso precisava dar um fim fechado para o romance. Assim, senti esse final um pouco corrido, tendo apenas uma narrativa breve do desenrolar do romance, sem cenas e diálogos propriamente ditos.

Andreia.Britez 22/08/2023

Surpresa agradável
Entrei na leitura com baixas expectativas por saber que esse era um livro que fugia um pouco dos padrões de romance da Jane Austen mas fui surpreendida com uma escrita deliciosa, fluida, onde Jane mostra toda a sua sagacidade e bom humor. Há questões com o texto em que você consegue perceber que houve uma certa imaturidade da autora (ela era uma jovenzinha quandp escreveu Abadia) e falta de tempo com a revisão talvez. Mas em nada apaga a luz dessa escritora maravilhosa.

bia.aps 19/08/2023

Livro muito gostosinho de ler, a história de uma heroína que realmente luta e conquista seu amor.

Em meio a tantas interferências e pessoas que só atrapalhavam ou a enganavam, ela descobriu oq era amizade verdadeira, quem poderia confiar e que ela tinha capacidade de conquistar as coisas que ela queria só sendo ela.

Roxie 19/08/2023

A abadia de Northanger
Esse é meu primeiro livro da Jane Austen e eu acho que isso não é muito bom porque a história é completamente diferente das outras dela.

natiimartinello 18/08/2023

Leitura de conforto
Jane Austen sempre aborda em seus livros um tema que conversa muito comigo, o papel da mulher na sociedade. O que me deixa em choque é ver que, em 1818, ela já fazia críticas que cabem perfeitamente aos dias de hoje.
Sobre a história como um todo, gostei muito do início e metade, mas confesso que o final, na minha opinião, deixou um pouco a desejar. Ainda assim, uma leitura super gostosinha de ser feita.

Cristinne.Lemke 14/08/2023

A Abadia de Northanger
Esse livro sempre foi o meu favorito da Jane Austen (que é, também, uma das minhas autoras favoritas), mas hoje, relendo ele, descobri novos jeitos de o amar. Fazia tempo que tinha lido ele e me lembrava que gostei tanto por ser um romance mais leve e doce, e agora vejo que o livro vai muito além disso. Ele é uma sátira (MUITO bem feita) dos romances góticos da época, e exatamente por isso, e pelo tom de comédia do livro inteiro, a autora se permite uma liberdade de entrar em tangentes, fazer comentários ousados mais diretos, mexer na estrutura do livro, dentre outras coisas que mostram um comportamento indulgente que ela (na minha opinião de leitora) não mostra em outros livros. Em resumo, parece que Jane Austen se divertiu e se satisfez muito enquanto escrevia esse livro, e logo torna impossivel quem ler não se sentir do mesmo jeito, quase como se fosse o livro inteiro fosse uma piada compartilhada entre duas amigas próximas. E isso sem desmerecer que o livro ainda é sim um romance doce e leve ❤️.

Pedro.assisd 09/08/2023

Imprevisível porém superficial
Como primeiro livro da autora que eu li, e por ter uma expectativa bem grande nos personagens e emoções, fiquei decepcionado.
Achei os personagens tão triviais e os relacionamentos, em geral, tão rasos quanto poderiam, não tem um envolvimento entre eles significativo, e no fim a maioria deles tem interesses envolvidos.

Mas não foi por tudo ruim... Catherine e sua busca incessante por aventuras ( e sua falha nelas) todas as vez me fazia acreditar que o livro se tornaria um mistério.

Além das "interferências" da autora pra dar a sua opinião no meio da história que eu achei muito engraçado.