Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Luísa 12/10/2022

Sensacional
Nunca que imaginaria que José de Alencar escrevia algo assim. É meio irônico que um homem que apoiava a escravidão tenha tido a sensibilidade de escrever sobre uma prostituta e como ela não é uma desonra e não escolheu essa vida.

Eu amei esse livro! A história da Lúcia e tudo o que ela viveu e teve que enfrentar e como ela é julgada na sociedade por uma vida que nunca escolheu. Como Alencar escancara a hipocrisia carioca do século XIX. Simplesmente incrível.

Eu na minha trouxisse pensei que Paulo fosse um cara diferente dos outros, que trataria Lúcia de forma diferente... Assim que ele descobre que ela é prostituta só vai atrás dela pra satisfazer seus prazeres assim como os outros. As vezes queria matar ele.

SPOILER: ela morre no final porque o Alencar nunca na vida poderia escrever um livro que no final de tudo a prostituta se desse bem e pudesse voltar a ser integrada na sociedade. Se já era um escândalo ele escrever isso, se ela terminasse feliz iam apedrejar ele e queimar o livro. Alem de que... Não duvido nada que ele mesmo achasse que esse era o fim mais ?digno? pra ela.
thecia 22/01/2023minha estante
exatamente!!!

Le 10/10/2022

Final um pouco previsível, mas ainda sim lindo
Quando comecei a ler esse livro eu pensei que fosse ser difícil compreender a história com toda aquela linguagem e escrita da época, e até certo ponto eu estava certa.
Mas apesar dessa escrita rebuscada é uma história até que bem desenvolvida e fluída.

Um livro pequeno mas que pede além de paciência muita dedicação.

Um livro que definitivamente não é pra qualquer um, mas que apesar de seus pontos negativos, é uma obra muito bonita e com uma moral também muito linda e tocante.
De certa forma enquanto eu lia eu ja meio que sabia o que aconteceria no final mas mesmo com essa suposição foi algo que me surpreendeu e mexeu bastante comigo.

Kelly Oliveira Barbosa 03/10/2022

"Está moça não é feliz!" (p.5)
Terminei de ler nesse final de semana o romance Lucíola de José de Alencar. A obra data de 1862, e faz parte dos “perfis de mulher” do autor, composto também por Diva (1864) e Senhora (1875).

Resolvi ler Lucíola meio aleatoriamente para tentar traçar um contraste para mim mesma do que foi o romantismo brasileiro sob a pena de Machado de Assis e o que foi sob a pena de um romântico raiz como o José de Alencar.

O enredo gira em torno do jovem Paulo, recém chegado a Corte do Rio de Janeiro; e Lúcia, uma cortesã (prostituta de luxo) rica muito famosa na cidade. O livro é um romance urbano que aos moldes do romantismo com todo o seu elevo e moral, se propõe a uma crítica a sociedade brasileira da época. A narrativa é em primeira pessoa no formato epistolar. O Paulo do futuro revela para uma senhora suas lembranças de uma parte de sua vida. Uma história bem elaborada, com direito a reviravoltas que prendem o leitor até um final previsível sim, mas que nem por isso, menos interessante.

Achei Lucíola uma obra muito forte, isso é, de uma carga emocional bem pesada. E isso se deve e muito a complexidade e profundidade que José de Alencar conseguiu dar a sua personagem Lúcia. Enquanto lia me lembrei que esse é o terceiro ou quarto livro que leio com a figura de uma prostituta como personagem principal. O próprio Crime e Castigo do Dostoiévski é um deles, o Amor de Redenção da Francine Rivers é outro. Em todos esses, temos uma jovem prostituta, marginalizada e discriminada pela sociedade, a mesma sociedade que paga por sua degradação, como personagens hiper complexas que são desnudadas em camadas diante do leitor. Em todos eles acompanhamos histórias de mulheres que foram lançadas na lama (por circunstâncias, por terceiros, por elas mesmas), mas que de lá do fundo da desesperança se elevaram até um lugar de redenção, o que é sempre muito tocante.

A prostituição é um tema revoltante, degradante… encará-lo na literatura ou em qualquer outra arte não é “tranquilo” por assim dizer. Porém, esse problema social é com certeza um elefante na sala da história de qualquer sociedade, e talvez por isso, seja o melhor elefante para retratar, justamente na arte, o tamanho da hipocrisia desse mundo.

Em geral eu gostei muito da obra. Lucíola é bem escrita, profunda e desafiante. Porém reconheço que ler obras tão antigas é um pouco complicado por vários motivos, sendo um deles a própria linguagem. Lucíola é acessível, mas exige um esforço a mais do leitor do século 21. Inclusive principalmente nesse aspecto, eu senti um pouco o salto de Machado para Alencar. Mas é aquela coisa, é um esforço que recompensa, pois finalizar uma obra como essa, acompanhar tudo o que esse autor construiu com esses personagens e enredo do começo ao fim, foi sensacional. E falando disso ainda, da barreira da linguagem, estou gostando muito de ler esses clássicos no Kindle, pois nesse formato temos o dicionário e a Wikipédia sempre a um clique de distância, facilitando e muito a leitura – fica a dica.

Enfim, acho que consegui atingir o meu objetivo com essa leitura. Consegui constatar a grande diferença do romantismo de um Machado e de um Alencar, ambos grandes escritores da literatura brasileira. Há muitos exageros em Lucíola, coisas completamente inverossímeis. As expressões dos sentimentos atingem um nível até religioso e chega a um ponto que tudo se confunde na verdade. Mas entre prós e contras, a obra chegou viva até aqui em 2022, e como é bom poder ler um clássico da literatura desse porte que foi pensado e escrito em nosso idioma e para nós, os brasileiros.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/10/03/luciola-de-jose-de-alencar-116-resenha/
Denise Ximenes 04/10/2022minha estante
Excelente resenha, Kelly. Parabéns!

Kelly Oliveira Barbosa 04/10/2022minha estante
Obrigada Denise!

Larissa 30/09/2022

Um clássico brasileiro que tem uma linguagem quase poética, mas não é uma leitura difícil, na verdade eu gostei muito principalmente pela personagem principal ser uma mulher muita foda e bem complexa, enfim super encor encomendo.

Mariana 27/09/2022

"Uma deusa, uma louca, uma feiticeira, ela é demais..."
Lúcia, Maria da Glória, Lúciola. Uma mulher misteriosa, com o encanto ideal de uma amante romântica. A obra de José de Alencar retrata Lúcia através da perspectiva de Paulo, um homem que muda-se para o Rio de Janeiro e conhece a moça em uma das festas da Corte, apaixonando-se por ela. A relação entre ambos discorre-se ao longo das páginas e pouco sabemos tanto de Lúcia, quanto de Paulo, mas vemos muito sobre o contexto social, a aristocracia, as pressões sociais, as diferenças entre gêneros e julgamentos acerca do que se espera de um homem e de uma mulher, tanto em relação a postura, a finanças, a vestimenta, a linguagem, a ingestão de álcool e idas a bailes, entre outros exemplos. Aos poucos vamos desvendando mais sobre a história dos personagens e entendemos como Lúcia chegou até ali, após a perda dos pais e dificuldades financeiras. Em diversos momentos achei a conduta de Paulo muito julgadora, conservadora e machista, e obviamente me lembrei do contexto e da época em que a obra foi escrita. Além disso, é claro o quanto as mulheres são retratados de forma "devassa, louca, feiticeira" simplesmente pelo fato delas extrapolarem as convenções sociais - o que na época realmente imagino ser uma blasfêmia.
De forma geral, a linguagem empregada me é muito cansativa, embora compreendo seu valor. Ressalto que gostei dessa edição, pois no final ela traz uma contextualização da obra e perguntas de vestibular (não que eu ache necessário, mas sim interessante para testarmos nossa interpretação e memorização da história).

Victória Guimaraes 20/09/2022

Uma volta em 1862
Lúcia, uma das mulheres mais cobiçadas do Rio de Janeiro, Paulo, um novato no Rio de Janeiro.

Quando Paulo se muda para o Rio ele fica um tempo na casa de Sá, um de seus amigos de infância. Vindo da Europa sem conhecer nada e nem ninguém, Paulo se apaixona por Lúcia, uma mulher da noite, bilionária que ama cuidar das suas próprias coisas.

Paulo e Lúcia se apaixonam e criam uma relação nada aprovada pela sociedade carioca que já havia criado uma reputação para Lúcia que esconde um grande segredo de todos.

Esse amor pode romper os preconceitos sociais que Lúcia sofre? O segredo de Lúcia vai afetar sua relação com Paulo??

====== OPINIÃO ======
Ok eu li esse livro mais por conta de um trabalho do que por outra coisa... mas de verdade me surpreendeu muito mesmo, não esperava gostar tanto.

A linguagem é um pouco complicada por ter sido escrita em 1862 e em muitos momentos não gostei da atitude do Paulo... mas isso não prejudica em nada a história só valoriza mais o final!

Quero ler logo outras histórias do José de Alencar.

#resenha #resenhanacional #livro #livronacional #JosédeAlencar #Princípis #Lucíola #resenhista #resenhistanacional

site: https://www.instagram.com/p/Civ_DrtL_f5/?utm_source=ig_web_copy_link

silvnics 18/09/2022

Livro bom, porém...
Eu gostei muito da leitura, me diverti em algumas partes. Senti muita raiva pois muitas vezes questões da época eram simplesmente suprimidas no meio de tudo. Como a questão da escravidão, que aparece de forma sucinta, mas como o autor não dá a mínima, não é uma pauta levantada. No entanto, eu gosto como ele trabalha o desenvolvimento das personagens.

Cintia295 13/09/2022

Gostei bastante desse livro e de conhecer os motivos que a levaram a ser o que é.
Livro curto rápido de ler. Agora quero ler Senhora.

I am a crazy person 13/09/2022

Particularmente, como leitor do século XXI, não consigo ver Lucíola como uma história interessante para além da análise. Claro, sendo completamente anacrônica, é impossível admirar um final que reduz Lúcia à sua condição. Todavia, como clássico, admiro bastante a construção do enredo.

Isa 11/09/2022

Luciola
foi uma leitura que fiz para a escola
a história é interessante
gostei, mesmo a leitura sendo um pouco complicada por ter sido escrita faz tempo

butzkeisa 04/09/2022

li para um trabalho, mas me surpreendi muito. não estava com muitas expectativas e terminei o livro chorando. a forma que a história e os personagens vão acontecendo e sendo desenvolvidos é incrível