Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Jennifer 24/08/2023

Não é ruim, mas também não é ótimo. Ele é bom, em algumas passagens é meio massantes, mas o final é satisfatório. Os últimos capítulos sao intrigantes. No geral vale a pena a leitura, por ser um classico da literatura brasileira.

Luci_books 20/08/2023

Foi meu primeiro contato (por livre e espontânea vontade) com José de Alencar e me surpreendi muito com a escrita do autor. Nesta obra, ele descreve a personagem principal Lúcia com maestria. A mulher que Paulo ama e através das suas palavras te faz querer desvendar o mistério de Lúcia. Você se pega pensando a de quem é ela, quais são seus interesses, da onde vem, etc. Sem dúvidas é uma leitura muito instigante. Claro que como todo e qualquer livro de época tem escrachado o machismo daqueles tempos ? então considero mais um retrato da época.

sun moon 16/08/2023

Leitura um pouco mais complicada, mas já algo normal para um clássico, inclusive foi o meu primeiro

haasscreams 01/08/2023

Chorei no ônibus
Tenho tendência a não gostar tanto de Alencar por experiências escolares, mas esse livro aqui é tudo! Lúcia é uma personagem tão boa, tão bem escrita, tem um passado sofrido e tudo isso forma uma história de grande peso sentimental. Poderia passar horas falando de Lúcia, Maria da Glória, Paulo e os laços que unem essas vidas. É apaixonante, tocante e emocionante. Só é preciso ter paciência, porque o livro é antigo e a escrita arrastada (condizente com a época) e, em alguns momentos, Paulo é um pé no saco.

MaiR1b. 26/07/2023

Quando eu iniciei este livro, não imaginava o quão bom ele seria. Se eu tivesse lido há uns anos atrás, decerto que não gostaria tanto. Mas o leitor amadurece...
Lúcia é uma personagem que vai te cativando, é uma pessoa pura, apesar de todo o resto, da vida que leva. Acredito que ela fez de Paulo um homem melhor. Por várias vezes eu não a entendia, vezes estas em que suas ações eram tomadas como caprichos, na opinião de Paulo, mas nas últimas páginas tudo se encaixa e a gente percebe que não se tratava de luxúria.

Dearibeiro 17/07/2023

Lido na Escola
Li esse livro quando estava na escola. Me lembro de ter dificuldade com a escrita, mas depois que consegui me acostumar, a leitura fluiu.

Um dos primeiros clássicos nacionais que tive o prazer de conhecer.

Nat Wissinievski 14/07/2023

Queria começar falando que esse livro foi o caos, eu fiquei gostando e desgostando dos personagens o tempo todo, especificamente de Paulo e Lúcia. Que agonia esses dois, Paulo muito orgulhoso e Lúcia muito submissa na maioria das vezes. Mas em defesa deles, os costumes da época os impediam de serem diferentes, mas me irritou hahaha
Eu ainda estou um pouco irritada com o final, não dando spoilers, mas fui pega desprevenida e não gostei haha
Mas no geral, gosto dos clássicos por serem uma representação de outros tempos, conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e da vida das pessoas de outras épocas.
Anna 30/07/2023minha estante
tbm achei o final bem xoxo mas eu vi que isso era coisa da época msm

Carol 11/07/2023

Me surpreendeu!
O livro não me prendeu no começo, mas a partir do meio eu comecei a gostar bastante unicamente por causa da Lúcia, ela carrega o livro praticamente sozinha ? achei o Paulo um chato.

o final, em especial o último capítulo, me surpreendeu bastante!

por mais que tenha começado chato, acabou bem e eu gostei muito da construção da Lúcia durante a história! recomendo e acho que pode ser um bom livro se você não está acostumado a ler livros antigos/clássicos!

clara 04/07/2023

Lucíola
Olha...Falaram tão mal desse livro pra mim, que eu esperava que fosse MUITO pior.

Eu realmente me interessei pela leitura e me envolvi com a história, foi bem legal de ler e eu ficava super animada com o desenrolar! Mas como nem tudo são rosas, achei que os personagens foram até que bem desenvolvidos, mas eles eram meio chatos por natureza, e o final me decepcionou completamente, achei muito jogado e meio sem sentido.

Acho que depende bastante do estilo da pessoa, mas pra quem gosta de clássicos, talvez goste desse livro!

Firuliruliru 24/06/2023

Não gostei muito do livro e quase larguei a leitura pela metade, não sei se recomendaria para alguém,

mylena97 24/06/2023

?Só partilho o amor com a mulher que o sente.?
Faz dias que li e venho pensando em como descrevê-lo, mas pouco tempo depois de começar a ler clássicos, você percebe que não pode, nunca, alcançar tamanha delicadeza e qualidade na hora de avaliar livros assim.
Lucíola é construída num ambiente arcaico, na sociedade brasileira do século XIX, onde as mulheres devem ser castas e comportadas, visando casamento e devoção a um homem. O romance é narrado pelos olhos de Paulo, que a encontra no primeiro dia que veio ao Rio de Janeiro, e se apaixona por ela instantaneamente, crédulo de sua pureza. Mas logo essa impressão é desconstruída, após descobrir que ela se tratava de uma cortesã, e que seu amigo era um de seus amantes. Mesmo assim, ele continua encantado por ela, tamanho desejo que o fez ir até a sua casa várias vezes. Porém, Lúcia, lembrando de que ela também tinha suas dignidades, rejeita tudo isso, por se tratar de uma relação totalmente carnal.
Nesse livro ocorre uma troca de moralidade, onde aquela que era vista de má forma pela sociedade ? talvez até por ela mesma? ? demonstra pureza, ingenuidade, enquanto Paulo revela o contrário.
Lúcia é liberdade, é amor. Livro lindo.

Ane 24/06/2023

O livro explorando conflitos internos do protagonista
Lucíola é um romance escrito por José de Alencar, um dos mais renomados escritores brasileiros do século XIX. Publicado em 1862, o livro é considerado uma das obras mais importantes do movimento literário do Romantismo no Brasil.
O livro explora os conflitos internos do protagonista e critica a hipocrisia e os preconceitos sociais da época. Com uma linguagem envolvente e uma trama cheia de reviravoltas, a obra convida o leitor a refletir sobre questões como amor, moralidade e a condição da mulher na sociedade.
Publicado em 1862, "Lucíola" de José de Alencar é um clássico da literatura brasileira que retrata a paixão entre Paulo e Lucíola em meio a uma sociedade hipócrita e hierarquizada. O livro combina uma análise psicológica dos personagens, denúncias sociais e uma trama envolvente, proporcionando uma leitura cativante e reflexiva sobre amor, moralidade e as contradições da época.

ana 19/06/2023

A lucia eh muito diva mas o paulo eh um chato!! jesus cristo quem foi que canonizou jose de alencar favor entrar em contato tenho interesse em bater um papinho