Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Morbida Languida 13/03/2023

Para avaliar esse livro tem que levar em conta a época que foi escrito. Para um cara do século XIX as atitudes do Paulo estão condizentes, e acredito que o José de Alencar queria criar uma identificação pelo personagem, mas eu só consegui sentir ódio desse homem. Com certeza tem partes confusas, mas esperava muito menos e me surpreendi. Em diversos momentos me peguei querendo voltar para a leitura então acho a história envolvente apesar do jeito que os personagens foram construídos e o jeito que a Lúcia fica a partir de uns 60% do livro.

Francisco240 13/03/2023

Um livro forte muito impactante e vai falar a respeito de como a pobreza e a necessidade leva o ser humano a fazer coisas até em pensáveis e muitas vezes o amor leva o ser humano a fazer coisas mais profundas e terríveis quanto a necessidade.

Daniel.Ribeiro 06/03/2023

O Romantismo incomoda, mas não deixa de ser real.
Não houve escola de Romantismo mais bem recebida no Brasil que as obras de José de Alencar. Em um período que a população brasileira estava acostumada a consumir literatura europeia ( século XIX), os romances de Alencar foram uma resposta ao comportamento supérfluo da sociedade.
Sendo esse romance, Lucíola, um dos seus mais idealizados como se comportava os indivíduos, Alencar soube julgar necessário expor cada nuance de uma sociedade cheia de interesses e superficialidade.
Na postura de um idealizador, Paulo, personagem da história, é o contraponto que interfere na vida social da personagem-título, Lúcia. Entretanto, o que podemos entender são as entrelinhas que o autor tece ao mostrar que existe uma redenção, não só da perspectiva da narrativa criada por ele, mas esboça uma forma de 'retirar a venda' que tapa o olho da sociedade.

gduda 28/02/2023

Há de se tirar o chapéu
QUE LIVRO, minha gente, que livro! Com certeza uma das obras mais complexas que já li, um beijo Virginia Wolf. O envolvimento que a narrativa proporciona é espetacular, uma obra que vc começa a ler e não consegue mais parar até chegar no final. E que final! Adorei a quebra de expectativas pois durante todo o livro nos compadecemos de Lúcia (nossa Maria) e esperamos fielmente por seu final feliz, aí vem Alencar e nos dá outra coisa, magnificamente escrita! Bom, o que dizer de Lúcia? A construção da personagem com a complexidade humana em um nível altíssimo, faz com que o leitor se aproxime e a conheça de fato, e eu amei conhecê-la. Impossível atribuir menos de 5 estrelas aqui.

aleticiacarolina 22/02/2023

Trágico
Que mulher louca desequilibrada, eu amo. o maior plot desse livro foi o fato de ela ter 19 anos (!!!)

Clara 18/02/2023

Pela primeira vez fiquei triste com um clássico. Ainda mais um clássico antigo como o de José de Alencar.
A sutileza e a delicadeza com o jeito de descrever as situações, o romance e a idealização da corte, Lúcia em si e até Paulo... Tudo é tão sentimental e profundo que me cativou e me impressionou

Elisa Coelho 15/02/2023

Um clássico transcendente
?no livro da vida não se volta, quando se quer, a página já lida, para melhor entendê-la; nem pode-se fazer a pausa necessária à reflexão. Os acontecimentos nos tomam e nos arrebatam às vezes tão rapidamente que nem deixam volver um olhar ao caminho percorrido.?

Que livro maravilhoso de se ler. A forma como Lúcia evolui diante de nossos olhos, o trajeto que ela segue até o final é brutalmente exposto nas últimas 20 páginas? e muda completamente a forma que a entendemos. Uau.

Isabel 15/02/2023

Gostei muito
Tinha medo de ler José de Alencar, mas assim que peguei Lucíola pra ler vi que não era nada do que pensei. Uma leitura muito gostosa. O começo é um pouco difícil, mas depois deslancha. Um romance muito bonito sobre um assunto que ainda é tabu.
Fabricio268 16/02/2023minha estante
Senhora. Leia!!

Isabel 16/02/2023minha estante
Vou ler. Tá na minha lista.

Isabel 16/02/2023minha estante
Obrigada pela dica.

Perdida_nas_Estrelas 17/02/2023minha estante
Eu amo! Leia "Senhora" ?? e "Til" foi minha primeira experiência, logo me apaixonei!

Carlos.Cadona 10/02/2023

O livro é bom, longe de ser o melhor, mas muito menos o pior.
O final me surpreendeu, não esperava nem um pouco, mas o livro é legal!

andrealog 03/02/2023

Classico
Um dos poucos romances urbanos do autor, o livro trata de um tema considerado tabu até hoje: o que acontece quando uma prostituta se apaixona e quer mudar de vida?

Monique 03/02/2023

Dei 5 estrelas pela qualidade da escrita e pela construção da história. Porém, achei esse livro muito triste e muito cruel.

Teté 30/01/2023

Você sabe diferenciar amor de paixão?
Esse livro é um dos meus preferidos, juro que apesar do início ser meio chatinho e difícil de ler super vale a pena.

A forma como Lucíola, uma meretriz, é desenvolvida, humanizada, é para você chorar, se revoltar, é José de Alencar!

Uma das coisas que mais amo é o modo como o amor do homem é colocado. A paixão obsessiva, possessiva e carnal em contraste com o amor zeloso, amigável e espiritual é algo a se destacar. É um livro que te dá lições para levar para vida toda, recomendo mil vezes!