Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Laura Marinho 16/05/2023

Sério kkkkkk
Li por conta da escola e é realmente muito bom por que crítica a sociedade no geral, fala sobre prostituição e o final é previsível mas emociona bastante...

Tai 13/05/2023

Minha opinião
Li por conta de um trabalho e me surpreendi. Como em Iracema, ao decorrer do livro você vai se acostumando com a história e ela flui melhor, todavia, há momentos desde o começo que prenderam minha atenção. Gostei do desenrolar da história e fiquei bem em choque com alguns acontecimentos, mas indico!

Kecia.Viana 12/05/2023

Livro 31
Eu amo essas características marcantes do romantismo e amo as pessoagens femininas do Alencar.

Lucíola é uma mulher muito além do seu tempo! ??

Pedro Matias 09/05/2023

Um clássico é um clássico, né, pai? ?
Paulo conhece Lúcia ao chegar no Rio de Janeiro. A beleza e pureza dela chama a atenção dele desde o início. Toda a história gira em torno do que significa a pureza. Alguém pode ser uma prostituta e ser pura?

Livro interessante, do auge do romantismo brasileiro.

Thalyta52 27/04/2023

Prepare o lencinho!
Ele se amam, eles encontram desafios e eles lentamente contra a alta sociedade, elas também são amantes e vão levar este amor até o leite de morte! No fim, é e não é o que você espera, chorei litros mas amei!

Tsuki 26/04/2023

EU CHOREIIIII!!!!!
Cara, eu não dava nada nesse livro, tenho essa obra prima na minha estante há 4 anos... Eu não sei muito o que dizer, essa personagem me conquistou de todas as formas possíveis, o Paulo também, que homem... Que homem meus amigos!

Eu tô desidratada, o plot desse livro, como que as pessoas conseguem dizer que clássicos são chatos?

CARA, dificilmente tem livros atuais com críticas sociais tão bem estruturadas, e ainda mais com originalidade, esse plot, essa lição... Noss, pelo amor de Deus, alguém faz um Edo tensei que eu quero conversar com o José de Alencar, bater uns papos sobre a Luciola e a Aurélia!
Josita.DaAlmeida 28/04/2023minha estante
o incrível desse livro é a forma como ele trata sobre um assunto com tanto tabu desde sempre: abuso sexual. eu também chorei bastante no final. a forma como luciola luta incessantemente atrás de sua inocência roubada é tão comovente, o jeito como ela cuida da irmã, o amor que apesar de tudo o pedro dá pra ela, é tudo tão comovente!!

Tsuki 28/04/2023minha estante
SIM!!! E mesmo depois da morte dela o comprometimento do Paulo ainda é muito comovente cara, eu chorei porquê sei de tantas histórias assim que existem na vida real, eu amo esse livro!

sasa 24/04/2023

Achei um livro interessante, e apesar de ser antigo, bastante atual, tanto no modo dos personagens pensarem tanto no modo de que são tratados na sociedade. Gostei bastante

Maria10996 19/04/2023

Superou minhas expectativas! (que eram bem baixas)
Eu não sou muito dos clássicos, mas conhecer esse foi uma experiência interessante. Óbvio que houveram alguns choques por conta da diferença da época em que o livro foi escrito e a época em que eu o li, mas em geral o livro foi bom.
O que me fez dar três estrelas foi o fato de eu me incomodar com a grande dependência emocional que o autor fez Lúcia ter em relação ao Paulo, o que tirou um pouco o foco do ponto forte do livro ao meu ver, que era a mudança da vida da Lúcia em relação aos seus sentimentos e emoções: passou de uma vida triste e confusa, para uma alegre e simples, em meio a uma sociedade que estava contra ela.
Se o livro fosse escrito com a perspectiva da Lúcia, acho que teria sido muito mais envolvente.

Maria 19/04/2023

Queria proteger a lúcia
Tadinha sofreu tanto, era um relacoonamento conturbado me deu mt ódio do paulo, a linguagem é complexa,as em geral gostei da história e sofri c o livro.

bia 09/04/2023

Querido jose alencar,
Peço perdão desde já pelo tanto que xinguei este livro, nada contra você, mas eu odeio ler por obrigação.
(ainda bem a prova ja foi posso ficar tranquila agora)
sobre o livro, eu gostei da história e ele é de fato bastante ousado pra época que foi escrito, principalmente pela lucía, que além de ser uma personagem feminina forte, é uma das protagonistas e cortesã.
não é o tipo de leitura que normalmente faço, a escrita por ser de outra época foi bastante desgastante, e também me irritei, MUITO, com o paulo. que homem chato gente meu deus, deu chilique o livro todinho.

acho que isso acabou não sendo uma resenha, mais pra deixar registrado aqui a minha opinião

Andrecruz.psi 09/04/2023

O amor é libertador
Uma história que começa de uma forma um pouco empolgante, vai caminhando para o mais do mesmo.

Mas que em um dado momento nos impede de fechar o livro sem saber o que está por vir.

Essa linda história de Paulo e Lúcia serve para nos ensinar diversas coisas dentre elas o amor.

O amor que vê além do que os olhos humanos conseguem enxergar.

Uma história que parece muito mais ser uma história cristã, que nos fala muito sobre o arrependimento, sobre a misericórdia, perdão, redenção e amor.

Fui sugado pela história de Maria da Glória, que sacrificou o seu corpo pelas pessoas que amam.

Pelo olhar de Paulo que em meio aos caos sabia que não estava diante de um anjo caído, mas de um anjo sublime.

Mas uma vez, essa história nos ensina a verdadeira grandeza do amor e da alma que busca a misericórdia de Deus.

sosodecampos 02/04/2023

Revivendo a literatura Brasileira
Foi minha segunda experiência lendo essa obra, de um autor que eu amo tanto e me encantei desde o primeiro livro. Luciola é um romance bem típico da época e podemos ver bastante características do José de Alencar ?? eu amo muito!

Matheus 26/03/2023

"Eu só posso dizer 'eca' "
Livro ?: Lucíola
Autor(a) ?: José de Alencar
Faixa etária ?: Não encontrei
Nota?: ? + ½
Marcações ?: Não utilizei
TWs ??: Informar-se nos comentários

Consegue ser quase tão ruim quanto "Senhora" foi. É triste saber que a sociedade considera um clássico um livro com esse. "Lucíola", supostamente um clássico da literatura brasileira, é um livro escrito pelo aclamado autor José de Alencar e, olha, uma das piores leituras que já fiz.

O livro vai contar sobre Paulo, um homem de família tradicional que nasceu em Recife e se mudou para o Rio de Janeiro. No seu novo destino, ele conhece Lúcia, uma mulher muito bonita e ex-prostituta. Os dois logo se apaixonam em um romance que durará o livro todo e que contará com muitos segredos e descobertas.

Confesso que não sei como começar a parte crítica dessa resenha, são tantos pontos que preciso debater que fico meio perdido. Esse é de longe um dos livros mais problemáticos que já li e é de se espantar a sociedade atual considerar ele um clássico, porque (não estou exagerando) se Paulo fosse um CEO, eu poderia muito bem confundir esse livro com algum e-book de capa duvidosa que sempre está por um preço tentador na Amazon.

O romance... credo. É uma coisa repugnante. José de Alencar traz uma tentativa falha de criar um romance que supere os desejos carnais, mas será que quando você se depara com um narrador-personagem que diz ter frenesi de matar a sua amada para que ninguém mas a possuísse um dia foi isso que o autor causou? Eu acho que não, né?

Eu já li "Senhora" e achei uma leitura péssima, mas acho que Lucíola foi tão ruim quanto. Além do romance polêmico, o livro traz trechos extremamente racistas que explicita a opinião do autor à escravidão, que por sinal, é positiva. O enredo também é fraco e possuem páginas e páginas onde o protagonista não faz nada além de descrever a beleza de Lúcia. É tanto, mas tanto mesmo, que me desconfortou.

É de se entristecer ter um livro como esse classificado como clássico da literatura brasileira. Um livro polêmico, a favor de muitas coisas que o Brasil de hoje repudia e que não inclui absolutamente nada na vida de ninguém. José de Alencar foi uma autor romantista, mas há certamente obras melhores dessa escola literária. Existem muitos livros melhores que podem ajudar muito mais no conhecimento das antiguidades do mundo, mas isso, se é que se pode ser considerado uma obra clássica, é um desrespeito.

Considerar um livro como esse como um clássico é como difundir a imagem de que o Brasil teve aquela mentalidade e que, ainda hoje, existem pessoas que acham um livro muito bem feito e educativo. Não só não recomendo esse livro, mas também peço que passem longe. Todas as pessoas deviam ter um mínimo de senso critico para ao menos conseguirem perceber que algo como isso não devia ser propagado pela literatura do nosso país.

ju and the six 21/03/2023

Li o livro por causa do pas e da escola, e no começo tava odiando mas peguei amor pela história e sofri no final, muito lindo??