O beijo no asfalto

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriela2968 28/01/2024

Polêmico
Peça excelente, trazendo vários questionamentos e reflexões num ritmo muito envolvente.
Uma parte do desenrolar da história é muito previsível, mas um certo detalhe sobre a empatia genuína é bastante surpreendente. Recomendo muito!

Samanta 22/01/2024

Publicado em 1960, foi escrito originalmente em forma de peça, esta obra conta também com duas adaptações cinematográficas em 1980 e 2018
Arandir estava a caminho do banco acompanhado de seu sogro, quando ambos presenciam um acidente. Um jovem foi atropelado por uma lotação. Arandir se aproxima do rapaz que em seu último suspiro de vida pede um beijo, e Arandir o beija. Esse beijo é visto por um repórter sensacionalista que não vê com bons olhos a atitude de Arandir. A partir daí, o drama toma conta da vida de Arandir levando a história a um surpreendente e trágico desfecho

beatriz236 21/01/2024

O beijo no asfalto, 1960.
Primeira obra brasileira que leio adaptada de uma peça ee teatro. Achei confusa mas compreendi a crítica na estória: reflexões sobre a sexualidade, jornalismo, machismo, família e a polícia da época, no qual se encontra semelhanças na atualidade.

mberquoo 10/01/2024

Uma peça como Nelson Rodrigues sabe fazer
Depois de ler algumas obras do Nelson, sentia vontade de ler a icônica ?Beijo no asfalto?, que contou com Fernanda Montenegro em seu elenco. A peça é maravilhosa e, como é próprio do estilo, da pra ler em 1 dia! Muito envolvente

Elvis 13/12/2023

O próprio beijo do dementador
O pobre do Arandir mal sabia que um simples beijo por pena poderia levar a um fim tão drástico. Essa foi minha primeiras experiência com o autor, que não poderia ter sido mais positiva. Que peça curta mas ao mesmo tempo tão bem desenvolvida e intima na profundidade de seus personagens.

Fiquei ansioso pra conhecer outras obras deste e encontrar mais enredos impactantes.

nathaliavirginia.meirelles 12/12/2023

Nunca dei 5 estrelas pra um livro tão rápido.
O Beiio no Asfalto conseguiu superar minhas expectativas, mesmo já tendo uma ideia da história e mesmo sabendo que Nelson Rodrigues é tiro, porrada e bomba. Ainda assim, imaginei um final diferente. Eu não tava preparada pra reviravolta. Fiquei muito impactada com o final, mas não só nesse momento. A desonestidade da imprensa foi retratada de uma maneira que me fez criar ranço de jornalista. Amado conseguiu entrar pra minha lista de personagens q mais odeio. A sujeira e violência da polícia, a forma como trataram Arandir e Selminha (há uma cena envolvendo ela que me incomodou bastante), me deu foi nojo. Sem contar a homofobia, comum pra época, mas que é terrível do mesmo jeito. E aquele final... ah aquele final... que livro F0DA, senhoras e senhores! Com certeza é um dos melhores que li esse ano!

Lais1523 09/12/2023

ÉPICO!
Recebi esse livro de uma amiga, que disse que ele estava apenas acumulando poeira na sua estante. O aceitei, mesmo sem ter me atraído tanto pela estética da capa e sua sinopse.

Entretanto, quando li a primeira página em uma tarde de um dia corrido qualquer, me surpreendi e percebi o quanto me equivoquei.

"O Beijo no Asfalto" é uma peça teatral produzida pelo famoso Nelson Rodrigues, por pedido da maravilhosa Fernanda Montenegro (que, aliás, atuou na peça após concluída).

Foi o primeiro livro nacional que realmente li, com vontade. E QUE LIVRO BOM.

Recomendo, para quem gosta de reviravoltas no meio da história.

A cada ato prescrito, você fica com mais uma pulga atrás da orelha, sem ter ideia de como vai terminar. E aí termina, e você fica tipo: ????.

A maneira de escrita é diferenciada e de época, mas quando você pega o jeito da leitura, flui maravilhosamente bem.

Sério.
Se tiverem chance, leiam.
EU ADOREI!

dudubelleboni 03/11/2023

Espetacular!
Beijo no asfalto é sem dúvida umas das mais importantes tragédias do Brasil e consequentemente uma das mais importantes obras de Nelson Rodrigues, tem um caráter ainda mais especial por ter sido encomendado por Fernanda Montenegro. Simplesmente espetacular!

__Brenno 30/09/2023

"BEIJO NO ASFALTO" - NELSON RODRIGUES
Em um dia movimentado, no centro do Rio de Janeiro, um homem é atropelado por uma lotação. Entre a multidão que presenciou a cena, Arandir se destacou por ficar ao lado do atropelado e dar-lhe um beijo na boca.

Com isso, o repórter Amado que estava por perto decide escrever uma matéria sobre o ocorrido, na qual faz conclusões por si próprio que pintam Arandir e o morto como amantes com o único objetivo de vender mais jornais.

A matéria abala a reputação de Arandir, um homem recém-casado. E, desse modo, alterando a dinâmica familiar entre ele, a esposa, o sogro e a cunhada.

Para piorar, numa aliança desonesta, o repórter Amado e o delegado Cunha aproveitam do acontecido para se promoverem.

Assim, Arandir se torna suspeito do acidente (que virou homicídio) e Amado busca de toda forma estabelecer uma relação entre o homem atropelado e Arandir.

Nesse cenário, acompanhamos Arandir ser prejudicado em todas as áreas de sua vida por um boato que se tornou popular por juntar elementos que fazem sucesso no Brasil: a tragédia e a "imoralidade".

Luísa Anjos 30/08/2023

Primeira peça de Nelson Rodrigues que leio e, apesar de ter achado boa, ainda esperava mais por conta de todo o estardalhaço que existe ao redor dela. Ler com a mente de um leitor do século XXI também não ajudou muito, como acontece com outras obras mais antigas.

Fiquei intrigada com alguns aspectos da peça, como a frequente interrupção das frases e o enredo acelerado, me pergunto se isso é uma marca do escritor ou se ocorre apenas nesta peça. Confesso que esse estilo não me apeteceu muito, nem me deixou com vontade de ler mais obras dele.

Existem muitas informações e mensagens nas entrelinhas, algo comum na literatura, mas eu só fui entender mesmo com o texto de apoio ao final do livro, mas a essa altura eu já estava convencida que o livro não tinha me tocado muito. Acontece!

Pedro.Gondim 28/08/2023

Um ato de humanidade dentre selvagens
?AMADO ? (furioso) - Escuta! Se um de nós, aqui, fosse atropelado. Se o lotação passasse por cima de um de nós. (Amado começa a rir com ferocidade) Um de nós. O delegado. Diz pra mim? Você faria o mesmo? Você beijaria um de nós, rapaz? (riso abjeto. Arandir tem um repelão selvagem)
ARANDIR ? - Era alguém! Alguém! Qu morreu! Que eu vi morrer!? (p. 41)

Shirley.Peixe 25/08/2023

Legal
Primeira experiência com Nelson Rodrigues. A leitura foi interessante e as críticas à sociedade em cada um dos personagens é certeira.
Senti certa dificuldade de concentração nesse formato textual com as descrições das reações de cada personagem, mas nada impossível de acompanhar.
Ainda me sinto muito verde para captar todas as intenções do autor, mas estou aberta a novas oportunidades de leitura da obra do mesmo.

Júlia 01/08/2023

Mestre do teatro
Nelson Rodrigues é um gênio do teatro brasileiro, e ?O Beijo no Asfalto? é mais uma se suas diversas obras que comprova isso. O posfácio de Gustavo Bernardo apenas engrandece a experiência.
?Todos acreditam no jornal, livrando seus ombros da responsabilidade. Abdicam de significar o universo que os rodeia, porque há quem faça isso para eles. Não à toa filósofos como Fernando Savater afirmam que a nossa única obrigação moral é a de não sermos imbecis. Ele explica, didático, que a palavra ?imbecil? vem do latim baculus, que significa ?bastão? ou ?bengala?. O imbecil, portanto, é aquele que precisa de bengala para pensar, ou melhor, para fingir que pensou. O imbecilidade se permite ser pensado pelos Amados Ribeiros? (BERNARDO, 2020, p. 145). Simplesmente excelente!

Camila1857 21/07/2023

Diálogos bem escritos e uma história que envolve do começo ao fim. A peça traz temas que podem cabíveis de discussão nos dias atuais (truculência policial, manipulação dos meios de comunicação e outros). Recomendo a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5