Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

victor lopes 11/04/2019

Essa aqui é uma obra prima da literatura nacional!!!
Personagens maravilhosos, enredo maravilhoso e escrita maravilhosa! Tudo nessa história é marcante e interessante, tudo tem uma pegada tão real e tão irreal de comédia romântica que virou uma mistura perfeita. Recomendo demais!
Solaine, muito obrigado!!!
É isso!!!
Liana Sagi 11/04/2019minha estante
Opaa! rsrs, Vou adicionar aqui! Já quero! =D

Arthur 21/04/2019minha estante
VOU CORRENDO LER

Gomes 14/07/2022minha estante
Amei as referências a filmes e playlists

Gomes 14/07/2022minha estante
Homem Aranha 3? Bom ou ruim?

Ester479 16/01/2024

Muito bom!
Só não dei 5 estrelas e favoritei esse livro, pelo fato da gente não ver o casal junto, de fato.
Impressionada com a habilidade da autora de escrever uma comédia romântica em menos de 160 páginas, e conseguir ter tantas cenas, e uma construção tão boa dos personagens e dos relacionamentos. Ela conseguiu abordar tantos assuntos. Fez até o livro parecer maior!
A autora tem uma escrita muito gostosa e fluída. Até bati meu tempo por página, não demorava 45 segundos por página (claro que não estou contando as páginas que só tem mensagens).
Joana e Dani são maravilhosos. Joana com uma personalidade forte e engraçada, e Davi sendo um amor de pessoa, e aprendendo a se impor.
Adorei o fato dos dois protagonistas serem gordos. Vejo mais livros de personagens femininas gordas, homens não vejo tanto. Inclusive, a autora abordou de uma forma perfeita. Em vários livros eu tenho uma sensação de estranhamento quando o parceiro não-gordo descreve o gordo. É quase como se fosse um fetiche, não sei explicar. Só sei que entre os dois, foi muito natural.
Amei muito! A edição física é maravilhosa também. A capa, a textura da folha, a diagramação... Tudo!
Minha única reclamação é realmente não ver eles como um casal. Eles só ficam juntos na última página.
Tefhyy 17/01/2024minha estante
Deu vontade de ler ?

Ester479 17/01/2024minha estante
Muito gostoso amg ??

@cheiade9h 15/02/2020

...
Que história FOFA, bem escrita e desenvolvida meu pai. Nunca tinha lido nada da Solaine e ela conseguiu uma nova leitora!
Davi e Joana mantem uma amizade-paixão virtualmente e anônima - eles não sabem a fisionomia um do outro e muito menos o nome, eles só sabem que se gostam... muitooooo. Então eles acabam se conhecendo SEM SABER no novo trabalho de Davi e logo não se dão bem. Mesmo tendo a faísca de "eu não gosto dele" e "ela não gosta de mim" eles tem muita química mesmo não se gostando num primeiro momento e pessoalmente, Davi e Joana eu amooooo vocês.
Além do romance entre eles durante a narrativa, a autora também discute sobre gordofobia, racismo e toda a crise da vida adulta.
"Reticências" também entrou na minha tag #LeiaRepresentatividade que está rolando no Instagram!

"(...) quando não acabam com a nossa vida, enfraquecem nossa mente (...)."
Dani do Book Galaxy 15/02/2020minha estante
Eu amei demais esse conto!!! Me fez sorrir o tempo inteiro!

@cheiade9h 15/02/2020minha estante
euuuuuuuuuuu, fui uma das minhas melhores descobertas esse ano

Sofi 27/09/2021

TODO MUNDO TEM QUE LER
Quando eu comecei já imaginava que iria gostar (quem não ama um enemies to lovers de escritório que um já tá no lovers?), mas gente? não esperava por isso. Admito que no início tinha raiva da Joana porque O DAVI É TUDO PARA MIM e ela ficava enrolando ele, mas entendo como isso é importante para a construção dela como personagem então respeito. Esse livro tem aquele sentimentos e acolhimento sabe? É tão curtinho, mas deixa a gente tão feliz. Fora toda a representatividade e discussões sobre r4cismo e g0rdofob!a que o livro traz. Recomendo para todo mundo (+14).
FORA QUE TEM UMA ENTREVISTA E PLAYLISTS CITADAS NO LIVRO NO FINAL ?
Thaiii Caldas 27/09/2021minha estante
Fiquei curiosa, acho que vou ler

marina:) 27/09/2021minha estante
aa, primeira vez que vejo falarem sobre esse livro, só vi a capa no tikok mas nada além disso. Tô investida agora rsr. Tu poderia só me responder uma perguntinha? tem gatilhos? O livro?

joskegshikta 09/10/2022

Foi uma leitura mais leve do que eu esperava, precisava de uma desse tipo durante esses dias. Eu gostei, mas acho que deveria ter mais páginas para conseguir aproveitar tais assuntos de forma mais aprofundada. Dispara muito a realidade de pessoas negras em ambientes dominados por brancos, sinceramente, consegui sentir um pouco da frustração e tristeza dos dois em determinados momentos. Achei a escrita muito dinâmica, gostei do modo como as situações e sentimentos são descritos. Também gostei bastante do romance, mesmo sentindo que não me apeguei o suficiente aos personagens pela quantidade das páginas, eles têm bastante química.
DANILÃO1505 10/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nathália 22/06/2022

Enemies to lovers clichê, previsível e fofo apesar de tudo!
Quem me acompanha aqui sabe que eu não sou a pessoa que curte livros românticos... mas de uns dias pra cá estou me permitindo e ter lido "Reticências" pra mim foi uma experiência incrível. É um livro cheio de representatividade e carregado de discussões sobre pautas de extrema importância como g0rd0f0b14, r4c1sm0 e desigualdade social. Os personagens são fofos, apesar de que achei a Joana um pouco imatura em algumas situações. Principalmente na parte final do livro. Mas ninguém é perfeito né, migos. No mais, amei a troca de mensagens porque me fez lembrar a que eu tinha com meu marido na época em que tínhamos um rolo. É isso! Vale a pena ler. É um livro pra sair da ressaca literária porque é curtinho, fluido e engraçado!
DANILÃO1505 22/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

pcorsato 24/01/2022

Reticências
Esse livro é PERFEITO e a Solaine simplesmente entregou TUDO!!!!

Livro curtinho, super leve, trata temas importantes sobre a cultura negra e tem personagens cativantes, além de vários chats no meio do livro (que eu amo!)

A premissa do livro é impecável, eu não queria parar de ler até ver o que ia acontecer com esses dois!!! Playlists maravilhosas junto com o gosto da Joana para livros >>>>>>

Eu simplesmente tô apaixonada pela Joana, Davi, Manu e Sayuri. Por favor, Solaine eu quero mais 20 mil livros sobre eles ?????????????
pcorsato 24/01/2022minha estante
Gosto da Joana para filmes * HAHDHAHDHA

Aninha de Tróia 08/04/2019

Gostei muito da história. O casal é muito fofo e a escrita da autora é deliciosa. Recomendo.

Isabella2341 20/04/2024

Reticências resenha
Um livro que merece todo reconhecimento do mundo, além de ser nacional, traz pautas importantes como o racismo, mas de uma forma leve e sem romantizar.
O casal principal é cativante e não muito enrolado.
Os personagens te prendem, pois tem bastante diversidade e problemas cotidianos, você até se imagina no lugar deles.
O romance principal é de se invejar.
Enfim, minhas considerações finais são que você vai passar raiva, vai rir bolsas risadas, cair acabar suspirando pelo casal principal, e vai morrer de amores no final.
Super recomendo.

readingstatus 06/05/2019

[...] você não está fazendo nada de errado e nem deixando a vida passar sem propósito. A vida passar é o propósito [...]
PRIMEIRO UM MOMENTO FANGIRL: EU TÔ MUITO SOFT COM O DAVI E A JOANA. Solaine Chioro, obrigada pelos mimos haha eu amei essa história! Você talvez possa pegar a sinopse de “Reticências” e falar “aah, mas plot de romance pela internet é clichê” ... Mas o ponto auge desse livro, é que a autora trouxe tanta representatividade, que deixou a história toda mais encantadora, eu gostei do que a Solaine Chioro fez aqui, eu amo um bom clichê, mas de uns tempos pra cá o que eu vinha sentindo falta era de me enxergar nos personagens, muitos das histórias que eu leio, ainda que eu me identifica-se com a vivência que o personagem passa eu não conseguiu me enxergar nele, pois muitos desses clichê sempre trás um “protagonismo branco”, mas com esse livro foi o combo completo, eu me identifiquei com os problemas que esses personagens passavam e o mais importante eu consegui me ver neles, e isso fez com que a leitura se tornasse incrível!

Solaine com uma história curta, conseguiu abordar tantos temas importantes desde racismo, ansiedade, a famosa pressão que ninguém conta pra gente que vem com o “depois da faculdade” são tantos assuntos que foram muito bem elaborados, que ainda que esses temas mais sérios tenham sido abordados, não tiraram do enredo o humor e o romance, Reticências é um daqueles livros que te deixa com um quentinho no coração, a história te envolve, Joana e Davi são personagens incríveis e tão reais, que você acaba simpatizando com eles.

Eu recomendo MUITÍSSIMO esse livro pra quem ama romances fofos, cheios de humor e referências.

Layza 01/08/2019

Reticências | ????? | Solange Chioro
* Comecei a ler esse livro no ônibus e todo dia ficava animada para ?ver? o Davi e Joana
* Importante demais!!!

Hellen (@literatucracia) 04/02/2020

Curti mais do que esperava
Da série "Livros que baixei do Kindle Unlimited e me esqueci" ... Quem nunca não é mesmo?!? HAHAHA Mas sério, se você também tem Reticências no seu Kindle sem ainda ter sido lido, pare o que estiver fazendo e vá ler essa história. Representatividade, inclusão, a necessidade de se preocupar com saúde emocional e mental, amizade, romance... Ah! Tem tudo isso aqui e escrito de forma ágil, gostosa, fluída e instigante. Gostei além do que eu esperava!

Mariana 20/02/2020

Muito agradável!
Uma leitura leve, que flui, e a hora que vemos...ja acabou! De tão bom queria que tivesse mais páginas!
Uma história delicada e fofa, que aquece nossos corações! Além do lado bom de tratar de assuntos sérios, ter ativismo e inclusão!
Adorei e indico pra todo mundo!

Ábia Costa 01/03/2020

Simplesmente maravilhoso
Livro que aborda questões super importantes, com protagonistas pretos e gordos. Fiquei super feliz por conseguir me ver na história, este livro nos deixa com quentinho no coração, não tenho mais palavras para descrevê-lo... Só leiam