A Criança do Fogo S.K. Tremayne

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tami 24/05/2019

Errr...
S.K. Tremayne é autor de As Gêmeas do Gelo, livro que fez muito sucesso na época de seu lançamento. Eu até tenho o livro aqui, cujo exemplar ganhei em um dos Mochilões da Record. E foi pela hype criada ao redor do livro anterior que peguei A Criança do Fogo cheia de expectativa. Minha experiência, porém, foi muito aquém do esperado.

A Criança do Fogo até tem uma proposta interessante, mas seu desenvolvimento é confuso e muito, muito, muito repetitivo. A ambientação até me intrigou em um primeiro momento. De um lado temos Carnhallow, uma mansão secular, misteriosa e sombria. Do outro temos as dezenas de minas da propriedade, sinistras e repletas de mau agouro. Eu não ligo para narrativas descritivas, já falei isso para vocês. Todavia, fiquei muito entediada com as descrições dos arredores e do interior de Carnhallow, bem como com a repetição dos nomes e das características das minas.

Junte a ambientação problemática a personagens fracos e volúveis. É a receita certa para me fazer torcer o nariz. Eu li e reli a sinopse do livro várias vezes e não consigo conectar o que ela descreve com o que eu encontrei durante a leitura.

Rachel, David e Jamie são muito heterogêneos entre si, há tempos não me deparo com personagens tão desconexos. Nem pai e filho convencem juntos, há uma constante atmosfera de desconhecimento entre eles que chega a ser incômoda. Quando Rachel entra na equação a coisa fica pior ainda! Toda e qualquer interação sua com David e/ou Jamie é rasa e estranha, não há nenhuma fagulha observável de afeto, não são relações críveis, são forçadas e não acho que isso foi algo proposital dado os rumos da narrativa.

Continue lendo a resenha no blog!

site: https://www.meuepilogo.com/2019/05/resenha-crianca-do-fogo-sk-tremayne.html
Amanda 21/06/2019minha estante
Nossa, acabei de abandonar um por causa dos excessos de descrições. Aquilo se arrastava e me cansava. Obrigada pela dica.

Mrsnicegirl 17/04/2023

Um dos piores livro que li na vida.
Comprei esse livro achando que ele seria interessante, mas eu estava completamente enganada. Esse é só um daqueles livros com ?molde pronto?, usa-se o mesmo modelo de história, apenas mudam os nomes, cenários e um detalhe aqui e ali.

Primeiro de tudo, o livro é coalhado de clichês, não tenho nada contra clichês, desde que sejam bem escritos? Mas vamos lá, pra começar a personagem principal, Rachel é uma especie de Bella Swan, a típica mocinha comum, com emprego comum, vida comum, condição financeira simples e dramalhão familiar, que conhece o David, que é o típico homem rico, lindo, educado, bem sucedido, rico, de família abastada, com excelente performance s3xual, e? já falei rico? Pois é, uma coisa meio 50 tons de cinza, o milionário ?bonzão? que nota a garota comum, e a salva da vida normal e a joga num mundo de luxo e prestígio onde do nada, ela vira a ESPOSA DO MILIONÁRIO, aquele típico clichê barato, que ninguém aguenta mais.

O David tem um filho, um garoto problemático que não superou o trauma de perder a mãe em circunstâncias misteriosas, e da-lhe clichê de madrasta e enteado? o livro da milhões de voltas em torno disso, vai para um caminho, depois bruscamente a história é mudada, todas as pontas ficam soltas? o livro não segue um caminho, ele simplesmente muda o tempo INTEIRO, eu nem tenho muito a dizer? e o final? Simplesmente TERRÍVEL, final mal escrito e corrido, sem pé nem cabeça. Sério, não acho q seja uma leitura que valha a pena, muito menos o investimento, porque não é um livrou barato. É um grande mais do mesmo.

Pollyana Camilo 31/05/2019

Quando Rachel se casa com o encantador David Kerthen, ela acha que sua vida será perfeita.

Muda-se para Carnhallow (uma mansão magnífica na Cornualha que pertence a família do seu marido por várias gerações) um lugar antigo, longe da cidade, com corredores e cômodos misteriosos, mas Rachel não se sente completamente à vontade na casa, ela ainda sente a "presença" de Nina, a ex esposa de David (morta há dois anos em um trágico acidente), em todos os cômodos.
Com o passar dos dias, o comportamento de Jamie (enteado) muda e a vida de Rachel desmorona.
O menino começa a agir estranhamente e alega ver mortos, profetiza o futuro e anuncia a morte de Rachel no Natal.

Jamie está apenas tentando assustar a madrasta ou ele está realmente envolvido em algo que vai além da nossa compreensão?

E se a morte da Nina não tiver sido um acidente? E se David estiver envolvido?

Até onde você iria para descobrir a verdade?

Uma leitura rápida e viciante onde o autor me fez mergulhar na loucura, na dúvida e na aflição.
A criança do fogo é um livro com reviravoltas e momentos bem assustadores (o livro contém algumas imagens de paisagens que ajudam bastante nesse ponto).

Ah, confesso que as descrições sobre as minas são repetitivas e chegam a ser chatas, e o desfecho criou um misto sentimentos, mas no fim os pontos positivos prevaleceram.
Por curiosidade irei ler As Gêmeas do Gelo para conhecer mais a escrita do S. K. Tremayne.

DomDom 28/06/2019

Vida perfeitinha?! Não mesmo!
Como um bom amante de mistério, suspense e thriller psicológico, não havia a mínina possibilidade de recusar a leitura desse livro assim que ele me foi proposto. E, Gisela, nunca me deixe fora quando aparecerem livros assim, viu?!?! (risos).
Sabe quando a vida das personagens está perfeitinha demais, mas você sabe que, mais cedo ou mais tarde, o castelinho de areia começa a ruir?!?! É essa a sensação que temos ao ver que tudo está dando certo para a nossa protagonista. E não tarda muito pra isso acontecer.
"David está me desenhando. Estamos sentados sob o sol alto de verão no gramado sul, uma jarra de suco de pêssego e limão recém-preparado em uma bandeja de prata sobre a grama perfumada. Estou com um chapéu de palha meio inclinado. Carnhallow House, a minha casa grande e linda, brilha sob o sol. Nunca me senti tão chique. E possivelmente nunca me senti tão feliz." Pág. 25
Toda essa felicidade vai sendo minada quando segredos do passado começam a vir a tona. Não satisfeita com as respostas evasivas vindas de todas as partes, Rachel passa a cavar cada vez mais fundo. O grande problema é quando ela percebe que está indo em direção a um caminho sem volta. A pergunta que fica é: Vale mesmo a pena mexer em algo que, aparentemente, já estava resolvido? Fato mesmo é que todos os acontecimentos passados continuam afetando a vida de todos os moradores da enorme casa, conhecida como Carnhallow House. Aliás, essa casa é, praticamente, um belo cenário de um filme de terror/suspense. Além de ser enorme, tem corredores subterrâneos e é afastada da cidade.
"Consigo ver no escuro. É maravilhoso. As vozes viraram luzes. Elas guiam os meus pés descalços e velozes até a cozinha gelada, que está tão silenciosa quanto eu me lembro. Todos os eletrodomésticos morreram. São cadáveres agora. A geladeira, o freezer, tudo morto. Carnhallow House é um necrotério, o lugar onde tudo vem para morrer. Onde tudo é movido no subterrâneo, para o porão e para os túneis das minas." Pág. 341
Em um determinado ponto da trama, passei a duvidar das sanidades mentais de nossa protagonista e seu enteado, o apaixonante Jamie. Jamie é uma personagem que dá vontade de abraçar e proteger, pois, passou por muitas turbulências em sua breve vida (8 anos).
A trama segue um ritmo mais lento durante um pouco mais da metade do livro. A partir desse ponto, as tensões e curiosidade vão tomando conta dos leitores. Confesso que, uma determinada parte me fez demorar a conseguir dormir a noite, devido a sua grande carga de tensão/suspense.
"A escuridão é tão intensa quanto o frio. As janelas altas e estreitas mostram o círculo perfeito da lua de inverno como uma máscara japonesa branca. Jamie está completamente imóvel, olhando intensamente, o rosto iluminado pela chama tremeluzente da vela. Ele olha impressionado para alguma coisa no canto. Eu não ouso olhar, não consigo enfrentar isso. Talvez ela esteja chegando perto dele, ali, chegando mais perto, indo até o filho." Pág. 328
A narrativa do autor é muito boa. Apesar de ser bastante descritiva, ela consegue envolver de uma maneira incrível. Outro ponto interessante é que ele foi "bem econômico" na quantidade de personagens. São poucos, porém bem trabalhados. A trama, apesar de um início um pouco travado, vai ganhando ritmo a cada página virada, até chegar em seu ápice. Pretendo ler mais obras do S. K. Tremayne.
Em relação a parte gráfica, a Bertrand Brasil está de parabéns. A capa está bonita e condiz muito com a história. A parte interna conta com fotos reais antigas das minas da região usada como cenário. Não encontrei erros.
Finalizo essa resenha indicando o livro para leitores que adoram um thriller psicológico cheios de ingredientes do gênero (suspense, mistério e mergulho profundo no psicológico das personagens).

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2019/06/a-crianca-do-fogo-s-k-tremayne.html

Geórgea 02/08/2019

A Criança do Fogo
A bela Carnhallow possui segredos de uma geração milenar. David Kerthen, o abastado e conceituado advogado, sofreu muito após a perda da esposa. Agora, ele vive em uma imensa casa, afastada de tudo, junto com sua velha mãe e o filho, o pequeno Jamie. Tudo muda quando ele conhece Rachel. Cheia de vida e com uma beleza estonteante, não demora para que os dois se apaixonem e levem a relação para um novo patamar.

“Eu me expus. Falei tudo errado. Ele pensa que eu estou louca. Pensa que eu acredito nisso. Pensa que acredito que alguma coisa sobrenatural está acontecendo. Que Jaime é capaz de prever acontecimentos.”

Rachel deixa a agitada vida em Londres para viver nesse lugar remoto e cheio de mistérios. Ela passa a explorar a residência e seus arredores, rodeado de minas que carregam diversas histórias e cuida do enteado. Aquela mesma criança que parecia tão alegre e feliz no começo da relação, tornou-se um jovem taciturno e silencioso. Após ele profetizar uma tragédia envolvendo Rachel, na noite de Natal, a madrasta passa a questionar tudo a sua volta.

Não bastasse todos as dificuldades para se adaptar a esse universo rico e cheio de luxo, Rachel também precisa desvendar os segredos por trás da morte da antiga senhora Kerthen. Explorar os estranhos corredores dessa casa, as minas cheias de lembranças e lidar com uma criança que parece prever o futuro, será algo desafiador. O que essa família esconde?

Minha Opinião

Quando vi esse livro fiquei tentada por toda a história. Envolvendo crianças, uma paisagem isolada e com um toque sobrenatural. Já tive contato com outra obra do autor, As Gêmeas do Gelo, que me agradou muito por trazer tantos detalhes dos lugares, por contar com uma tensão e por trazer algo surpreendente e inesperado no final. Era isso que eu esperava aqui, mas acabei sendo surpreendida por uma história bem diferente do esperado.

O livro começa com uma narrativa totalmente lenta e arrastada. Sabemos que algo não está certo, somos conduzidos durante toda a história para acreditar em determinada reviravolta, mas quando chegamos ao final somos surpreendidos por algo totalmente sem sentido. Eu juro que estou até agora tentando entender se o autor só queria mesmo terminar tudo de uma vez e pensou em finalizar desse jeito ou se ele realmente pensou que seria uma ideia original tentar justificar toda essa gama de lacunas com algo sem sentido.

“Minhas palavras soam melosas demais. O que aconteceu com a Rachel Daly feminista ferrenha que eu era? Para onde ela foi? Meus amigos provavelmente chamariam a minha atenção. Seis meses atrás eu chamaria a minha atenção: da garota que abriu mão da liberdade e do emprego e da vida supostamente animada em Londres para ser a noiva de um viúvo mais velho, mais rico, mais alto.”

Temos aqui a clássica história da jovem moça, de família pobre, que se apaixona pelo homem rico e mais velho. A diferença é que desde o começo eles parecem não combinar. Sentimos que algo está errado nessa equação e que um dos dois está escondendo algo. No decorrer do livro, percebemos que os dois escondem algo. E aquilo que parecia um casamento feliz e perfeito é, na verdade, uma fuga para os dois.

David é um homem misterioso e não consegui desvendar suas reais intenções durante o livro. Ele é um pai, filho e marido ausente. Deixando duas mulheres e uma criança sozinhos em um lugar inóspito e distante de tudo. Um lugar que carrega lendas, fantasmas e que envolve o passado da sua família. Um passado sombrio, cheio de mortes e culpa. Foi bem complicado aceitar algumas decisões que ele tomava e, pior ainda, acreditar que Rachel aceitava tudo isso.

Jaime é aquela criança traumatizada que não encontra conforto em nenhum lugar. O pai o deixa à deriva, ninguém parece se importar com seus sentimentos. É terrível perceber o quanto essa criança é negligenciada. Quando ele poderia encontrar uma figura materna na madrasta, percebemos que, na verdade, ela pode representar uma inimiga. Uma intrusa que chegou para confundir ainda mais a sua cabeça. Ele alterna entre um comportamento amável e taciturno. E não desvendamos se, de fato, ele realmente acredita em tudo o que diz.

“Mas o efeito desse aprendizado em Jaime deve ser único; quando pensa nos mortos e nas minas e nas bal maidens, ele deve pensar na mãe perdida. Que está morta, mas assombra, porque ainda está lá embaixo. Embaixo de nós. Flutuando como um fantasma, suspensa nos túneis, os olhos e a boca abertos e o cabelo espalhado ao redor da cabeça, com as unhas quebradas.”

O Natal foi o prazo para que algo terrível acontecesse com Rachel, segundo a profecia de Jamie. Por isso, ficamos nessa contagem regressiva para que uma desgraça aconteça. Questionamos as decisões dos adultos e, principalmente, tudo o que a criança fala. Essa história explora uma sucessão de erros cometidos por ambos os lados. Temos a visão do casal sobre tudo que está acontecendo. Mas nenhum deles parece ser uma narrador confiável, por isso, que apenas ao final entendemos (ou pelo menos tentamos) tudo que aconteceu.

Eu juro que tentei gostar da trama e de todas as reviravoltas que me foram apresentadas. Infelizmente o autor peca em tudo. Uma história que tinha grande potencial acaba sendo pouco explorada. Todo o viés que ele poderia explorar para render algo realmente sinistro, é completamente esquecido e deixado de lado. E o sobrenatural que pensei que encontraria aqui, não aparece em nenhum momento. No entanto, acredito que a história pode funcionar para outros leitores.

site: https://resenhandosonhos.com/a-crianca-do-fogo-s-k-tremayne/

Patricia Lima 14/11/2019

A Criança do Fogo
São poucos os personagens do livro, e o enredo se foca bastante na Rachel com o seu enteado.

Além desse menino ser um grande mistério a morte da mãe dele é outro mistério que encontramos aqui.

A mãe do menino chamada de Nina caiu nos penhascos ali da propriedade e o corpo dela nunca foi encontrado, esse lugar é até considerado pela polícia, perfeito pra um assassinato, porque os corpos desaparecem.

E daí o menino passa a falar que ele vê a mãe dele, que ele conversa com a mãe, que ela vai voltar, esse tipo de coisa, e chega um momento que a Rachel passa a questionar a verdade por trás da morte da Nina.

E ela começa a investigar o passado dessa família, e isso é muito legal de acompanhar no livro, a cada capítulo você vai descobrindo novas coisas

Existem muitos segredos, e até o finalzinho do livro você tenta encaixar tudo, e isso te prende muito na leitura.

E além disso existe um mistério também em relação ao passado da própria Rachel que também vão sendo revelados aos poucos quando a sanidade dela passa a ser duvidosa também.
É aquele livro onde você dúvida o tempo todo de todos, chega uma altura do livro que você até pensa que está todo mundo louco, e você não tem mais certeza de nada.

Em muitas partes você até considera o livro como uma história de fantasma, uma história sobrenatural, e a realidade se mistura com a fantasia.

Mas eu gostei disso, eu adorei essa mistura e essa confusão toda de não ter certeza se você está lendo algo real ou algo fantasioso.

E o menino se tornou muito assustador pra mim, porque apesar dele ser uma criança muito doce que dá vontade de proteger, pois ele perdeu a mãe e ainda sofre com isso, ele é um menino muito estranho.

Existe uma lenda que a família deles possuem o dom da clarividência, então quando o menino passa a falar coisas estranhas não é algo a ser desconsiderado.

Eu cheguei a me arrepiar com muitas falas desse menino, e você fica pensando o tempo todo se ele está fingindo, ou se ele está falando a verdade, se ele gosta mesmo da Rachel ou se ele quer enlouquecer ela.

Sem contar que o livro é um verdadeiro cenário de um filme de terror, a propriedade fica totalmente afastada da cidade, e é cercada de penhascos.

A casa é mansão com muitos quartos e corredores enormes, e o subterrâneo dela, antigamente eram minas, então existem lendas que muitos mineradores foram mortos por ali.

Esse lugar foi baseado em minas reais que existiam na Cornualha, então a ambientação desse livro é incrível e dá um tom muito sombrio durante a leitura.

Eu adorei o livro, gostei do suspense, gostei de todos os mistérios que estavam envolvidos, foi um livro que me prendeu muito na leitura e em nenhum momento ela foi cansativa pra mim.

Você fica muito curioso o tempo todo pra chegar no final do livro e entender tudo que estava acontecendo, que eu até fiquei apreensiva de ter um final ruim, mas não teve.

Eu gostei das explicações, pra mim fez sentido do fim e eu achei sensacional, gostei do que aconteceu com os personagens ao final do livro também

Porque tem uma outra coisa colocada na história que eu estava com medo do autor não dar a importância que merecia, mas ele foi firme no que tinha que ser feito e isso me agradou também.

E a forma que o autor trabalhou o psicológico dos personagens é a melhor característica do livro, ele se aprofunda muito nisso e acaba se tornando um elemento indispensável na hora de avaliar as atitudes dos personagens.

Cley 22/06/2019

Quando tudo parece estar indo muito bem, eis que acontecimentos faz questionar sobre diversas coisas. O passado voltando, o presente jogado aos leões e um futuro incerto, que atormenta e faz perder a esperança.
Essa é a vida da Rachel, uma mulher jovem que percebe sua vida indo por água abaixo. Mas nem sempre foi assim. Rachel era feliz com um marido e enteado perfeitos, mas à medida que seu enteado Jamie tem certas crises, a casa e tudo que a rege a faz questionar tudo, pondo em prova sua integridade mental e física.

"Mas talvez você esteja certa, porque você sabe o que dizem: duvidar da dúvida é o começo da fé."

O pequeno Jamie tem ações bem esquisitas e suas profecias fazem Rachel questionar se aquilo é verdade ou não. A situação vai ficando cada vez pior quando Jamie fala que Rachel morrerá no dia do natal.
Em busca de respostas sobre as profecias do Jamie, tentar chegar à verdade sobre a morte da Nina, mãe do Jamie, e descobrir o que seu marido tanto esconde, farão Rachel adentrar em episódios que traz à tona acontecimentos do seu passado.

O livro é um suspense psicológico bem estruturado com um cenário pitoresco que cai como luva à proposta do autor.
Não há dúvida que, tentar descobrir o mistério do livro me fez virar cada página freneticamente em busca de respostas. Tremayne nos leva a uma história onde temos que perceber as nuances trazidas no enredo.

Me conectei à Rachel, e toda a situação em que ela estava passando, porém, preferia que o autor não tivesse se atido tanto com descrições que percorre do início ao fim do livro.
Os plots são dados em momentos certos, nos pegando de surpresa e deixando a leitura mais apurada.
O final é inesperado, mas até chegar nele considerei que houve uma diminuída de ritmo e algumas coisas ficaram sem sentido.
Uma obra que brinca com nosso psicológico e nos faz refletir sobre até que ponto uma mentira pode ir e o que ela pode causar.

Silvana 20/06/2019

Rachel Daly ficou fascinada por David Kerthen assim que o conheceu. Eles eram diferentes em tudo, David é bem mais alto, bem mais velho e muito mais rico que Rachel, mas assim que ela vê a relação que David tem com seu filho Jamie de oito anos, ela sabe que é um homem assim que ela quer criando seus filhos. O casamento não demora a acontecer e Rachel abre mão da sua vida em Londres para viver em Carnhallow, a propriedade da família de David na Cornualha Ocidental. A propriedade pertence a família de David há mil anos e os tuneis que se expandem sob a propriedade, já foram ricas minas de estanho e cobre. Hoje só restam as lendas que o povo conta, como a de que os Kerthen possuem um dom, uma especie de clarividência, e quem possui esse dom é conhecido como povo do povo.

Quando Rachel conheceu Jamie, foi amor a primeira vista pelo garoto espontâneo e extrovertido, que não perdeu a alegria junto com a mãe, que faleceu há quase dois anos. Mas isso mudou quando eles foram viver em Carnhallow. Jamie mal fala com Rachel e parece que a tristeza é sua constante companhia. E como David faz questão de viver na propriedade, mesmo tendo que viajar constantemente por causa do seu trabalho, Rachel praticamente só tem a companhia de Jamie, da empegada Cassie, uma tailandesa que quase não fala inglês, e da sua sogra Juliet, que mora em um anexo na propriedade. Por isso ela tem tempo de sobra e nada para preenchê-lo. Ela até poderia cuidar da reforma que a propriedade tanto precisa, mas cada vez que pensa em fazê-lo, Rachel começa a se comparar com Nina, que estava reformando a casa quando veio a falecer.

E conforme o tempo vai passando, Rachel vai notando que Jamie está ficando cada vez mais perturbado e ele começa a falar algumas coisas que não fazem sentido na hora, mas que acabam por acontecer. E a coisa só piora porque Jamie alega que sua mãe está de volta. É então que Rachel descobre que o corpo de Nina nunca foi encontrado. Quando pede explicações a David, ele mal fala sobre o assunto e Rachel decide investigar por conta própria e acaba descobrindo que pairam algumas dúvidas sobre o que realmente aconteceu no dia da morte de Nina, em um Natal. E por coincidência é também no Natal que Jamie lhe diz que será o dia da sua morte. Então Rachel começa a duvidar da sua própria sanidade porque ela começa a ver Nina e já não sabe mais o que é loucura ou realidade.

"— Ah, minha querida, há tantos mistérios, tantas pessoas nesta casa. Eu nunca sei em quem acreditar. Mas talvez você esteja certa porque você sabem o que dizem: duvidar da dúvida é o começo da fé.
(...)
— E não se preocupe com as coisas que você vê, nós todos vemos coisas aqui. Nós todos vimos tanta coisa, aprendemos tanta coisa, Jamie mais do que todos, ele vê tudo."

As Gêmeas do Gelo do mesmo autor, foi um livro que amei. Por isso quando vi esse livro entre os lançamentos da Record já fiquei doida para ler ele. E as expectativas estavam bem altas, mas então comecei a ler algumas resenhas não tão elogiosas do livro e acabei desanimando um pouco com a leitura. E não sei se foi por isso, por ter lido o livro não esperando muito, mas acabei gostando bastante. Tem alguns problemas com ele? Tem sim. Mas nada que me impedisse de ficar presa a historia e ler as quase 400 páginas em menos de dois dias. E o tamanho do livro foi o que me fez tirar um ponto da nota. Porque a história dava para ter sido contada em bem menos páginas. O excesso de descrição do ambiente por parte do autor, cansa.

A ambientação do livro não é chata, é interessante e serve para criar o clima de tensão e mistério que a história pede. Mas achei desnecessário o autor descrever os mesmo lugares em todo capítulo. Até no final da história isso acontece e acabou por quebrar um pouco o ritmo da leitura. Agora vamos aos pontos positivos. Por um lado o excesso de descrição incomodou, mas por outro me transportou para dentro da história e fez parecer que eu estava dentro de um filme de suspense/terror. E esse foi um dos pontos que pode identificar como um "padrão" nos livros do autor. Ele usa da ambientação para provocar e confundir o leitor.

Outros pontos que relacionei ao seu outro livro que li, foi que as duas histórias tem um misto de realidade e sobrenatural e o livro todo fica aquela sombra de dúvida sobre o que realmente está acontecendo. A Nina está morta ou está viva? Se ela morreu, qual a verdade sobre a morte dela? E se ela morreu o que a Rachel e o Jamie estão vendo? Alucinações coletivas? Jamie consegue prever o futuro ou é só coincidência? Essas são algumas das perguntas que ficam martelando durante a leitura e só encontramos as respostas no final. Final esse que gostei, mas achei que faltou um quê de explicação ou um epílogo mais elaborado do que o apresentado.

Quanto aos personagens, Rachel não foi carismática a ponto de me conquistar, mas me deixou curiosa o suficiente para querer descobrir os fantasmas do seu passado. O David teve uma atitude no meio da história que me desagradou bastante a forma como o autor lidou com a situação e o Jaime apesar de eu ter imaginado outro papel para ele, eu gostei do personagem. Queria pegar ele no colo e proteger. Quanto a edição, está muito bem feita com uma capa intrigante e com fotos que dão ainda mais o tom sombrio do local. Enfim é uma leitura que indico, você só vai saber se gostou lendo ela.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/06/resenha-crianca-do-fogo-sk-tremayne.html

Ley 07/06/2019

Intrigante
A Criança do Fogo é um thriller inglês recentemente lançado e bastante intrigante. Vi muitos comentários diversos sobre esse livro, desde o não gostar ao adorar a leitura. Pude tirar minhas próprias conclusões ao ler ele e digo que para mim, a leitura valeu muito a pena.
O enredo já é bastante intrigante: Um homem extremamente rico e dono de várias minas em uma cidade da Inglaterra perde sua esposa em um terrível acidente envolvendo uma das minas das quais é dono. Esse infortúnio deixam ele e seu filho bastante fragilizados. Mas quem narra essa história é Rachel, a nova esposa do tal milionário: David. Ela se muda para a mansão da qual a família mora, o mesmo local em que ocorreu o acidente com a falecida esposa.
Rachel narra em primeira pessoa e as primeiras páginas são cheias de devoção ao seu novo marido. É uma felicidade tão pura que para mim que estava de fora, percebi que algo provavelmente iria estragar isso. Eu estava muito certa. A história tem uma série de fatores que indicam que vai dar tudo errado.
Rachel, David e seu filho Jamie, passam a ter uma convivência que prova que nem tudo que foi contado para Rachel era verdade. Aparentemente tem muito mais sobre o acidente da falecida esposa do que parece e a protagonista investe muito em saber o que ocorreu.
A forma de escrita do livro facilitou bastante a leitura, de modo que li ele em pouquíssimo tempo. Tem alguns fatores bastante previsíveis que o autor deixa bem claro desde o início, mas o grande ponto é a onda de mistério que envolve os personagens. Quando enfim eu soube do plot, me surpreendi, porém o final foi totalmente diferente do que eu esperava, o que me decepcionou um pouco. Mas isso vale da maneira como cada leitor interpreta tudo.

ana laura 02/03/2024

Envolvente mas?.
O livro é bem envolvente fácil de engatar pra ler. os personagens são um pouco irritantes e o plot é ok. acho que o que estraga um pouco a experiência é o final mal desenvolvido, entendi o plot e gostei mas não teve desenvolvimento convincente foi bastante jogado.

EstanteColoridadaIsis 24/05/2019

#ResenhadaColorida
Rachel acaba de se casar com David Kerthen, um viúvo muito bonito e milionário. Eles vão morar na mansão secular da família Kerthen, situada na Cornualha. David é advogado e trabalha em Londres, então passa a semana fora e só volta para casa nos finais de semana. Rachel aproveita esses momentos para conhecer mais sobre a casa e se aproximar de seu enteado de 8 anos, Jamie. Tudo parece bem, mas depois de um tempo Jamie começa a apresentar um comportamento perturbador. O garoto não aceitou muito bem a morte da mãe e algumas das suas atitudes são até justificáveis, mas quando fatos estranhos começam a acontecer, Rachel resolve investigar e descobrir por ela mesmo os mistérios que rondam a mansão de Carnhallow.
💬"A Criança do Fogo" é um thriller psicológico com uma trama bem instigante, porém um pouco lenta.
Foram inseridos vários elementos que prendem os fãs do gênero: uma casa antiga e aparentemente mal assombrada, uma criança com comportamento perturbador, uma jovem com um passado misterioso e um marido que guarda um grande segredo. Bela mistura, não?
A ambientação é rica em detalhes. De um lado temos Carnhallow, uma mansão antiga e misteriosa. Do outro lado temos diversas minas carregadas de mistério. Tem algumas fotografias antigas entre os capítulos que me deram uma visão mais ampla de como seria esse cenário. As diversas descrições dos arredores não me incomodaram, pelo contrário, enriqueceram a obra.
Sem dúvidas é uma leitura que prende. O autor joga a informação de que algo vai acontecer no natal e cada inicio de capítulo conta quantos dias faltam para a data. Fiquei super curiosa para descobrir qual seria o desfecho. Em certo momento, a narrativa fica um pouco parada e meio repetitiva, mas a curiosidade é tanta que não tem como parar.
Eu criei diversas teorias, mas não consegui desvendar o mistério no final. Não foi bem como eu esperava, mas achei surpreendente (e meio louco). Quando terminei de ler, fiquei com o sentimento de que faltou algo, mas analisando como um todo, gostei da leitura e tudo o que ela despertou.

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

DaniBooks 22/10/2019

A Criança do Fogo
A Criança do Fogo é um thriller psicólogico, que se passa na Cornualha, em um período de mais ou menos seis meses até chegar o Natal. Rachel é uma fotógrafa, que larga tudo para viver em uma mansão histórica na Cornualha com o marido David Kerthen, um advogado descendente de uma família secular e historicamente importante na região das minas córnicas. David perdeu a esposa faz um ano e tem um filho de 8 anos do primeiro casamento. Rachel parte para a mansão de David, Carnhallow, após o casamento. Mas ela conhece o marido há pouquíssimo tempo: pouco mais de um mês. E, ao adentrar aquela mansão cheia de história para contar, Rachel começa a perceber que aquelas paredes têm segredos e que o seu próprio segredo está em perigo. E quando seu enteado, Jamie, começa a apresentar um estranho comportamento e prevê a morte dela no Natal, a sua sanidade pode colocar tudo a perder.
Esse livro prende desde o início, joga no seu colo várias teorias que fazem você não querer parar de ler. A escrita é fluida, a tensão é palpável. A narrativa é em primeira pessoa, predominantemente, principalmente sob o ponto de vista de Rachel. Há alguns poucos capítulos ficados em David e escritos em terceira pessoa. Você acompanha todo o processo de desgaste emocional de Rachel, todo o processo mental que começa a atormentá-la em Carnhallow. O autor cria um clima tenso, sombrio, frio e secular, construindo, assim, uma ambientação que angustia. O desfecho não é tão interessante quanto o livro como um todo, mas, no geral, a história prende o leitor e entrega um thriller psicólogico realmente instigante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5