Malorie

Malorie Josh Malerman

Resenhas - Malorie

1 | 2 | 3 | 4

Fernando Lafaiete 08/08/2020

Malorie (Caixa de Pássaros #02): Não abra os olhos e não seja tocado!
******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br/

Quando li "Caixa de Pássaros", fui dominado por diversos tipos de sentimentos, sendo alguns deles a curiosidade e o medo. Curioso para entender a trama, o mistério e o mundo construído. Medo do desconhecido, do que espreitava pelos cantos, do que se aproximava, mas não podia ser visto. Uma sensação esquisita aflorada pelo excelente desenvolvimento narrativo, que atrelado com as inseguranças dos próprios personagens, foi capaz de trazer à flor da pele as minhas próprias. Quando divulgado que teríamos uma continuação - desejada por muitos, devo aqui salientar - me questionei se realmente tão aguardado lançamento era necessário. Pra mim, "Caixa de Pássaros" é um livro que se basta, que funciona como é, e que como um suspense claustrofóbico e apocalíptico é bem arquitetado, sendo capaz de incomodar e de retroalimentar nossos questionamentos acerca daquilo que não somos capazes de entender.

Claro que mesmo com o pé atrás sobre o que Josh Malerman iria criar e desenvolver quanto ao plot, resolvi ler a obra, embarcando na leitura de "Malorie" não esperando absolutamente nada. Apesar de adorar o livro que antecede o que aqui resenhado, não tive uma experiência positiva com "Piano Vermelho", outra obra do autor, que inclusive é um dos piores livros que já li na vida. O que acarretou no controle total de minhas expectativas quanto a continuação de "Caixa de Pássaros". "Malorie" não é um livro ruim, nem um livro excelente (em minha opinião). Não é uma continuação necessária e nem desnecessária. É um livro bem escrito, com um desenvolvimento espetacular de personagens e com um desenrolar meramente interessante. Nas 320 páginas do suspense, Malerman expande a narrativa, indo além do que é apresentado no primeiro livro. Agora além de não podermos enxergar, também não devemos ser tocados; o que aumenta o desespero dos personagens, e consequentemente o dos leitores.

Agora com dezesseis anos cada um, os filhos da personagem central ganham espaço narrativo, dão suas visões de mundo, tem suas personalidades bem exploradas e possuem comportamentos verossímeis, tendo em conta a idade que possuem (um ponto bastante positivo para o autor). A protagonista é muito bem desenvolvida, exemplifica bem o desespero humano no "novo normal" criado pelo escritor e protagoniza boas cenas, que são condizentes também com o que já conhecemos dela. O livro mata algumas curiosidades (não, não responde o que "todo mundo" queria saber) e realmente funciona como continuação.

Todavia, devo dizer que pra mim "Malorie" está em um nível inferior ao de "Caixa de Pássaros". Achei o desenrolar dos fatos muito linear, achei que em alguns momentos o autor discursa de forma repetitiva e o romance não me entregou nenhuma cena que tenha me dado medo, que tenha me deixado apreensivo ou que tenha me feito roer as unhas. Tenho na memória até hoje cenas que marcaram minha leitura da obra antecessora, que me fizeram suar frio e que realmente me amedrontaram. Em "Melorie" não senti nada. Onde foi parar toda a apreensão que senti lendo o primeiro livro? Não faço ideia. Em contrapartida, o autor foi inteligente em criar situações que conversam muito bem com nosso atual momento, o que poderá impactar de forma positiva alguns leitores (e também incomodar), já que traz identificação devido a verossimilhança.

O desfecho tem bons momentos, apresenta uma luz no fim do túnel e acredito que muitos o irão considerar  um livro bastante satisfatório. Pra mim foi uma leitura apenas ok. Mais um dos grandes lançamentos e continuações do ano, daqueles que divide opiniões e que gera debates interessantes, produtivos e por que não dizer também raivosos provenientes dos vindouros sentimentos de decepção de alguns? "Malorie" não foi capaz de me animar, não me foi um processo de leitura doloroso, mas também não me foi uma leitura descartável. Um livro que apesar dos pesares, funciona dentro da proposta apresentada. Se devem o não lê-lo, não sei dizer. Talvez sim, se for muito fã do autor e do livro que deu origem a adaptação da Netflix. Se decidir lê-lo, ao se ver no mundo de "Malorie", não se esqueça: Não abra os olhos e não seja tocado!
Esdras 08/08/2020minha estante
Eu amei Caixa de Pássaros. Tô muito curioso por esse.
Que pena que não te satisfez por completo. :/

Fernando Lafaiete 08/08/2020minha estante
Seu comentário não aparece na minha timeline... mas está aparecendo na aba de resenhas do livro. Sendo assim, vou responder direto por aqui Esdras (rsrs). Não é um livro ruim e espero que você o adore quando o ler. Na verdade, o que eu mais senti falta, parando agora pra pensar, foi de sentir medo. Queria muito ficar com medo até de lavantar pra tomar água. Infelizmente não rolou! :(

Priscila 12/06/2022

Quase tão bom quanto o primeiro
Vale muito a pena a leitura, é ótimo saber como vai a vida dos personagens 17 anos depois e como eles vivem ainda em um mundo que não podem ver! A história é rápida e de fácil leitura.

Stella Camacho 05/05/2021

Sensacional
Cara que continuação maravilhosa, cheia de detalhes que me fez ter pesadelos heheh, muito boa a leitura e com base no primeiro livro sem fugir da história.

Vertinho0 27/03/2022

Continuação boa
Não curti tanto como o primeiro, mas é um bom livro e uma continuação razoável. O erro do 1 permanece(em não relatar detalhes do mundo exterior). Mesmo assim, vale a leitura. É a mesma fórmula do primeira livro, então se curtiu, irá curtir esse tbm.

Andre 24/07/2020

Acho que essa é a primeira vez que eu leio um livro tão perto do lançamento, graças ao Kindle isso é possível, e esse ano tem mais um que eu vou ler no lançamento que é o último livro das Crônicas Saxônicas do Bernard Cornwell.
Eu queria ter gostado mais desse livro, não gostei de algumas decisões ali no final. O mistério foi deixado de lado pra virar mais uma história de ação. Acho que a expectativa tava demais.

Daia Manfre 13/09/2023

O medo de enlouquecer
?Bird Box recebeu várias criticas, mas gostei, gosto de coisas fantasiosas e misteriosas.
No lançamento de Malorie também ouvi várias criticas, mas resolvi matar a curiosidade.

?A história começa na escola em que Malorie, Tom e Olympia chegaram após descer o rio às cegas. O local começa a ser invadidado pelas criaturas e as pessoas começam a enlouquecer. Os três fogem de lá apenas com a roupa do corpo.
Malorie e seus filhos vão viver em um acampamento chamado Yadin, a vida passa com vendas em seus olhos, eles acostumam-se a escuridão total e dez anos se passam.
Em meio a um turbilhão de hormônios adolescentes alguém bate à porta e alega que existe um meio de se locomover bem rápido, um trem cego que anda pelos trilhos e então não precisa de "olhos", além de tudo, o homem carrega vários papéis com relatos de pessoas que capturaram criaturas, pessoas que convivem com elas sem problemas e por fim uma lista de sobreviventes.
O nome dos pais de Malorie aparecem na lista, isso a faz recordar sua infância e lhe da a coragem necessária para embarcar no trem.
A viagem é cheia de percalços e revelações inesperadas, como o segredo que Olympia guarda sobre o dom que adquiriu no parto em decorrência de sua mae ter visto uma criatura e enlouquecido minutos antes dela nascer.
Os três finalmente chegam ao destino. Tom tem uma ideia para conseguir ver as criaturas e não enlouquecer, ele consegue inventar um óculos que permite a possibilidade de obervá-las normalmente, revolucionando o novo mundo.
Malorie reencontra Gary, que foi responsável por colocar todos do primeiro abrigo em perigo fazendo com que as pessoas olhassem para as criaturas.
Será que Malorie reencontrará seus pais?
E sua vingança contra Gary será finalmente realizada?
Se você quer saber o desfecho, vale a pena embarcar neste livro também.

??Gostei bastante do livro, a leitura é bem dinâmica e a continuidade é excelente, além de que, dessa vez, os personagens saem pelo mundo a fora mesmo com as terríveis criaturas ao redor e o medo constante de enlouquecer.
Dani 13/09/2023minha estante
amo esse

@Brum 31/05/2022

Gostei do livro, a história foi muito boa, gostei dos plot twist, foi muito bom. Fiquei com bastante raiva do Tom, mas na idade que ele tá é normal ações e pensamentos idiotas.
Caio 31/05/2022minha estante
Mas eu achei q esse, não supera o primeiro.

Danielle.Arruda 24/09/2022

Dúvidas respondidas
Como o título sugere, o livro é centrado na personagem Malorie, e vemos muito claramente que a maternidade e a responsabilidade total por duas outras vidas moldou o modo como ela agia, pensava e reagia àquele mundo estranho. Nisso ela se perde, porque agora Tom e Olympia já estão com 16 anos e têm condição de ajudar a toda família, mas o medo de Malorie não permite que eles também se responsabilizem pelas vidas de todos, o que culmina na rebeldia de Tom e tudo o mais que acontece no trem cego. Mas o final é satisfatório, muitas perguntas são respondidas e revelações são feitas.

Fenrir 13/01/2023

Surpreendente!
Continuação muito bem escrita e desenvolvida , um livro que não tem enrolação e vai direto ao ponto! Alucinante e insano! Recomendo a leitura

Geovana82 19/06/2023

Muito bom, não é tão viciante quanto o primeiro, Caixa de pássaros, mas é muito bom tbm, recomendo muito, principalmente o primeiro

Sayuri 17/10/2021

Malorie!
Não é tão intenso quanto o primeiro livro e o final deixa a desejar como a maioria dos livros do autor. O livro é bem prolixo e redundante, contudo a leitura fluiu fácil.

Neyllany 11/08/2020

Não me decepcionou!
Gente, ele conseguiu manter o mesmo ritmo de Caixa de Pássaros e eu tou passada ainda com tanta reviravolta. kkkk
Indico de olhos vendados esse livro, quem gostou do primeiro não vai se arrepender de embarcar novamente no mundo novo junto com a Malorie.
As crianças cresceram, os monstros se "proliferaram" e algumas descobertas podem mudar totalmente a vida segura e calma que a Mal escolheu para criar seus filhos.
É aqueles livros que você lê de uma vez só. (será que eu estava empolgada?!)

Angs 24/06/2022

Não tão intenso como o primeiro mas eu já esperava isso. Personagens testaram a minha paciência. 3 estrelas.

Hilsa Camargo 07/08/2022

Assim como Caixa de pássaros, é um livro que te da um ritmo intenso de leitura, você quer saber tudo que passou e que estar por vir.

Mais uma vez, Malorie e os filhos viverão o caos e tirarão lições importantes

1 | 2 | 3 | 4