Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Maya132 10/03/2024

Teve potencial
Este livro tem uma característica que me deixa muito incomodada, que é a falta de organização na história. Isso, além de atrapalhar a leitura, te deixa vagando mentalmente pelo livro, já que você demora para entender o que está realmente acontecendo no livro.
A história é interessante, mas tiveram muitas situações no livro que não precisavam estar lá, parecia que o autor tava tentando colocar coisa onde não precisava, os desestimula o leitor.
Porém, a metáfora no final do livro te deixar mais interessado na história, só que você só consegue entendê-la se você pesquisar, pois ela não é direta, e sim muito subjetiva.
As únicas coisas que salvam o livro é o potencial que a história tem e a crítica com uma metáfora no final do livro.

JULIA 07/03/2024

É de fato angustiante a leitura mas não porque o personagem aos poucos se apresenta na sua angústia mas porque você como leitor só se situa na metáfora no final (de um jeito preguiçoso e não inteligente)

aghirlanda 04/03/2024

Li porque é obrigatório da FUVEST. nao senti que prendeu minha atencao e tbm nao me apeguei muito a leitura porem a analise psicológica que dyonelio faz dos personagens é interessantíssimo de se ler

Luisa 29/02/2024

Fuvest você me paga viu
Legalzinho, não é muito meu estilo de leitura, meio parado em alguns momentos, mas me passou a vibe crime e castigo, então tiveram alguns momentos que me agradaram

Ger 28/02/2024

Depois de um ano nas sombras, totalmente inútil no mundo da literatura, retorno em busca de cumprir a meta das obras obrigatórias da fuvest.

um já foi?

Bely007 27/02/2024

O livro é mt bom mas é leitura e bem densa tem um ótima crítica social porém tem que prestar mt atenção enquanto lê por ser uma leitura difícil N prende mt,

pirocadeperuca 27/02/2024

Ha partes meio confusas, em que não se sabe ao certo se se refere ao presente, ao passado, futuro, mas tirando isso, é uma ótima leitura, atual, simples mas muito tocante

Lou 25/02/2024

Dei nota baixa mas vai ser uma leitura que irá ficar na memória.
Eu amei a ambientação, me sentir em Porto Alegre e me vi acompanhando o protagonista pela cidade. O tema da história é ótimo, é um convite para vermos o quanto o dinheiro nos comanda, nos põe em situações indignas e como o brasileiro vive nessa sensação de falso débito.
O que aconteceu ao fim, foi uma redoma de vidro, um ciclo sem fim, ele apenas se endividou mais ,porém, o prazo se estendeu? algo tão corrente na vida de muitas pessoas.
O desespero dele em querer buscar dinheiro a todo custo, a ansiedade, a angústia que ele sentiu foi muito bem descrito.
Mas o que mais me falhou nessa leitura foi a escrita do autor, no início achei difícil, tive que me esforçar para entender, mas depois foi ficando tranquilo, mas mesmo assim , ficou confuso, não pela dificuldade, mas como ele escreve de fato. Se não fosse por isso, teria gostado muito mais.

isa 22/02/2024

É um retrato da classe trabalhadora em seu aspecto mais miserável. A forma como Naiazeno passa por todo tipo de angústia em apenas 24h, tudo pra conseguir dar leite pra seu filho é cruel e se torna mais cruel por ser um perfeito reflexo da realidade. Apesar disse, a leitura não deixa de ser maçante e nada envolvente. Acredito que tem uma certa ironia em vários momentos do texto, mas o vocabulário complexo e a falta de interesse que a monotonia traz ao livro torna difícil de perceber. No geral, apesar de apreciar a crítica, não é o tipo de leitura que me agrada.

Beatriz 17/02/2024

Os Ratos
É uma obra muito vestibulanda. Não me surpreende que esteja na lista de leituras obrigatórias da Fuvest. Não posso dizer que foi uma leitura divertida, nem que foi um livro que me cativou. Apesar disso, a mensagem passada no livro é extremamente importante. Além disso, a analogia entre os ratos e a miséria da década de 30 é genial. Não seria um livro que eu leria no meu dia a dia, porém, não quer dizer que seja um livro ruim. Apesar de não fazer o meu estilo de literatura, entendo porque é considerada uma obra consagrada. É um livro brilhante.

Isabella.Marques 14/02/2024

Naziazeno é um homem que vive somente para sobreviver. Não possui momentos de prazer e nem de felicidade. Acorda todos os dias para trabalhar e ter míseros réis. Devido a uma dívida com o leiteiro, ele passa o dia se desdobrando para conseguir o dinheiro. Jogos de azar, penhores, empréstimos. Um livro que escancara a fome, jogos de apostas e, em todas as cenas, o medo de não chegar em casa com o dinheiro para o leite de seu filho.
A parte que mais me marcou foi quando, mesmo sendo ameaçado pelos ratos, Naziazeno não se levanta pra conferir se eles estão estraçalhando o dinheiro que lutou para conseguir. Mas isso acontece não porquê Naziazeno está com preguiça, mas sim porquê lhe falta coragem para ir ao confronto em uma situação social em que é tido como inferior.
Alana 14/02/2024minha estante
Fiquei com MUITA vontade de ler, depois dessa renomada crítica literária hablar!!??

Sophia.Shinohara 13/02/2024

Os ratos
Fiz a leitura por ser obrigatória da FUVEST, não esperava muito do livro e realmente não gostei, não entendi vários acontecimentos e achei a história muito chata, cansativa e repetitiva, demorei muito para terminar a leitura e me sinto aliviada de ter terminado.

?amplifica a metáfora de sua condição trágica.?

Luciana 13/02/2024

Incríveis críticas socias
Para ler Os ratos é necessário uma interpretação atenta. Porque muitas críticas estão nos detalhes. Fica bem claro a crítica ao capitalismo e a situação do Brasil na época