Os Ratos

Os Ratos Dyonelio Machado


Compartilhe


Os Ratos





Naziazeno Barbosa, que perambula um dia inteiro pelo centro de Porto Alegre em busca de algum dinheiro para saldar uma dívida. A trama se passa em aproximadamente vinte e quatro horas e descreve detalhadamente as perspectivas, angústias, esperanças e desilusões do personagem durante este tempo.



É por meio do personagem Naziazeno que Dyonélio Machado transmite sua crítica à sociedade, dominada pela influência do dinheiro, ao mostrar de forma angustiante um drama urbano de incomum verossimilhança com uma parcela da população, à mercê de dívidas, sendo assim obrigados a recorrer a empréstimos e agiotas .



Dyonélio também critica a ineficiência das instituições públicas brasileiros. Em uma passagem da obra, é mencionado que Naziazeno, funcionário público da Divisão de Levantamento de Faturas, não hesita em deixar as faturas pelo menos dez meses atrasadas, argumentando que não é um serviço que precisa estar em dia.



Literatura Brasileira

Edições (9)

ver mais
Os Ratos
Os Ratos
Os Ratos
Os Ratos

Similares

(4) ver mais
A Guerra no Bom Fim
Noite
A Estranha Visita

Resenhas para Os Ratos (45)

ver mais
INJUSTAMENTE JOGADO NO POÇO DO ESQUECIMENTO
on 25/10/13


No colégio, nem por alto falavam deste romance. Prova de que a formação pedagógica na seara da literatura brasileira deixa, e muito a desejar. Lúcio Cardoso é outro autor jogados à traças, e é fenomenal. Influenciou decisivamente Clarice Lispector. É pouco? "Os Ratos" é muito bom, é um livraço. O escritor gaúcho deu uma tacada violenta nos romances regionais; estes, soberanos, dominavam as letras pátrias da época. Foi escrito em 1935, e mesmo assim permanece assustadoramente atual.... leia mais

Vídeos Os Ratos (1)

ver mais
Os Ratos - Dyonélio Machado | Raizes: Lendo Brasileiros #06

Os Ratos - Dyonélio Machado | Raizes: Lendo B


Estatísticas

Desejam81
Trocam49
Avaliações 3.4 / 1.501
5
ranking 20
20%
4
ranking 28
28%
3
ranking 31
31%
2
ranking 13
13%
1
ranking 8
8%

37%

63%

Thaís
cadastrou em:
30/12/2008 11:00:05