Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

N A T 06/01/2023

Bando de gente chata sendo chata o tempo inteiro
Vamos lá: tenho muitas coisas ruins pra falar sobre esse livro.
Primeiro de tudo: literalmente qualquer outra pessoa dessa história seria mais interessante para contar uma história do que a Vivian. Ela é chata. Só isso mesmo, chatíssima. Pontos de vista sem sentido, cria problemas onde não tem, se faz de vítima o tempo inteirinho e passa o livro inteiro se lamentando. Em relação aos outros personagens, só dois realmente me interessaram: Peg e Marjorie. Os outros são caricaturas que eu já vi iguais um milhão de vezes em outros livros, com atitudes iguais, pensamentos iguais, mas que ainda assim tem histórias de fundo zilhões de vezes menos tediosas que as da Vivian.
Em relação à escrita, fiquei incomodada o livro inteiro. Um MONTE de páginas sem sentido algum, sem qualquer propósito pra construção da história, com motivação nenhuma pra vida da Vivian. Literalmente, ao menos metade desse livro serviu só pra encher linguiça, parece que a autora queria muito escrever um livro grande, mas sem ter conteúdo nenhum. Monólogos internos e parágrafos gigantescos, um diálogos fora da casinha que ninguém nunca teria na vida real, sem condições. A narração TODA fragmentada, um monte de corte dentro de uma mesma cena, que a autora escolheu dar enter pra continuar no mesmo ponto dois parágrafos depois, sem lógica nenhuma. O enredo também me incomoda: a Vivian começa contando uma história pra alguém que aos olhos do leitor NÃO EXISTE. Não se sabe quem é essa tal Angela, não tem sentido nenhum as coisas que estão sendo contadas sem saber quem é essa fulana (depois que se descobre continua sem graça). Até a pagina 150 acontece exatamente uma coisa que é a Vivian sair de casa. Depois dessa enrolação gigantesca começa a grande história que dá nome ao livro e dura um total de 20 páginas (num livro com mais de 400). Nada acontece. A gente só vê a vida dela passando com a Vivian se fazendo de coitada o tempo inteiro, sem eventos relevantes, contando uma sub histórias inúteis e apresentando personagens sem pé nem cabeça. Zero apego por ninguém, todas as passagens que deveriam ser emocionantes pro leitor, são completamente desprovidas de sentimento porque o desenvolvimento das sub histórias da Vivian e da personalidade de alguém além dela é tão incrivelmente raso, que às vezes tem que se fazer um esforço até pra lembrar quem é tal pessoa.
Enfim, uma decepção total. Livro ruim, ruim mesmo. Dei uma estrela e meia porque, afinal de tudo, eu terminei de ler, muito embora tenha querido abandonar esse livro diversas vezes. E é isso, só não leiam.
N A T 06/01/2023minha estante
Crítica bônus: Evelyn Hugo teria dado um tapão na Vivian se topasse algum dia com ela.

Paty Gazza 04/01/2023

Vivian Morris se daria muito bem com Evelyn Hugo
Eu amo histórias centradas nos personagens, ainda mais quando são imperfeitos e não têm vergonha de admitir, e isso Vivian Morris faz muito bem. Ela nos conta sua vida a partir dos 19 anos, quando se muda para Nova York para morar com sua tia, diretora de uma companhia de teatro. Vivian logo se vê enredada na boemia e no glamour nova iorquino da década de 1940, até que comete um erro que pode arruinar sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.

Vivian era uma mulher à frente do seu tempo, que viveu de forma considerada controversa para os padrões da época, mas sempre fiel a quem era de verdade e consciente de seus atributos, defeitos e privilégios. Ao olhar para trás e refletir sobre os caminhos que a levaram até ali, ela encara até as partes mais obscuras de sua história e faz as pazes consigo mesma.

O tempo que Vivian passou com a companhia de teatro é uma delícia de ler, ao ponto de parecer que estamos assistindo a uma peça em vez de ler sobre ela. Também temos como pano de fundo o período da Segunda Guerra Mundial e como ela impactou diretamente nossos personagens.

Consigo imaginar Vivian e Evelyn velhinhas, tomando uma xícara de chá e compartilhando mil histórias, das mais dramáticas às mais escandalosas.

Caroline Foletto 27/12/2022

Melhor do ano!
Como esse livro não é um sucesso??? Simplesmente amei!

É uma história adorável! Daqueles em que nada de relevante acontece, mas mesmo assim a gente não consegue largar.

A narrativa é uma carta e só descobrimos quem é o destinatário no final, o que torna a história ainda mais interessante, pois suspeitamos de todos o tempo todo.

O tempo todo senti como se estivesse falando com uma amiga no telefone, onde ela me conta tudo que está acontecendo e eu só fico dizendo ?ah? ?sério?? ?Não acredito!?. Foi adorável ler esse livro! Tranquilo, calmo, aconchegante! Amei, vou ler de novo com certeza! Ainda sinto vontade de abraçar os personagens ?

Beca 18/11/2022

Igual Hevelyn Hugo?
Me interessei pelo livro quando falaram que era o mesmo estilo de escrita da Taylor Jenkins e realmente, se você se apaixonou por Evelyn Hugo e as outras personagens da autora, vai gostar de Cidade das Garotas também!

Só não sei se os ultimos 20% me agradaram tanto, me incomodou um pouco o foco na relação dela com o personagem masculino, achei a construção e a evolução da personagem muito boa pra ser colocada nessa situação ao final do livro. Mas a leitura é muito gostosa e fluida.

Evelyn.Vilela 09/11/2022

Faz parte da vida
Este livro tem um conteúdo poderoso.
Ele tem gatilhos ao menos pra mim, sexuais e também emocionais, muito fortes.
Vivian pra mim é como se fosse realmente de carne e osso, pois a personagem é tão bem construída, assim como os demais, que em minha imaginação eles existem em algum lugar.
As experiências da vida de Lilian, a fizeram ser sabia e madura o suficiente para saber conduzir sua vida, e o incrível é que quando ela era bem mais jovem, ela já vivia com intensidade.
Não precisamos esperar que a maturidade venha e simplesmente aconteça. Não.
Ela é fruto de tudo o que fazemos.
Livro absurdo de maravilhoso!
Vivian! Sim, eu quero ser sua amiga

duds ⤠08/10/2022

incrível demais
Tenho que admitir que o início desse livro não estava me cativando muito, mas do meio pro fim EU FIQUEI OBCECADA PELA HISTÓRIA, até porque a história me lembra um pouco a da Evelyn Hugo, e é o meu livro favorito da história
De verdade, esse é um livro incrível que fez eu me apaixonar por NY

Tina 26/09/2022

Incrível
Que delícia de leitura. Eu simplesmente amo a escrita da Elizabeth Gilbert e a facilidade que ela tem de transformar uma história corriqueira, sem muitos altos e baixos, numa lição para a vida.

Comecei a ler ?Cidade das Garotas? para distrair e me deparei com grandes reflexões.

Recomendo a leitura, vale a pena descobrir toda a história de Vivian e traçar um paralelo com a nossa própria vida.

Thamirys.Melo 22/09/2022

Acompanhar o desenrolar da vida de Vivian foi um prazer. Sua rebeldia adolescente, sua boemia novaiorquina e um final bem inesperado me prenderam do início ao fim.

Natalia Faria 17/09/2022

Poucas vezes me deparei com protagonistas que assumiram que eram superficiais e que dedicavam suas vidas à contemplação da beleza e da juventude. A personagem Vivian se encaixa nessa descrição: pouco liga para a política, economia e educação; foi expulsa da faculdade de prestígio que estudava; e graças a influência de sua falecida avó, encontra na moda sua verdadeira paixão.

Quando é mandada embora da casa dos pais para morar com sua tia na Nova York dos anos 40, Vivian se vê longe dos olhares julgadores de seus progenitores e começa sua jornada de descoberta sexual.

O teatro de sua tia Peg, especializado em peças de baixo orçamento para entreter os vizinhos operários, é na minha opinião o melhor cenário possível para a história. A falta de glamour do espaço é compensado pelo elenco de personagens brilhantes e diversos; o tamanho é compatível com a generosidade de sua proprietária; e, o pouco dinheiro que ganham é o que ajuda a desenvolver a criatividade de Vivian.

Ao longo da história vemos a protagonista viver de forma inconsequente e entrando em situações que afetarão as pessoas ao seu redor por vezes irreversíveis. Visto que o livro é contado por Vivian anos mais velha, felizmente vemos boa parte da sua vida.

"Assuma o que fez. Arque com as consequências. Quanto antes for pisoteada, mais cedo vai poder começar a reconstruir sua vida."

De modo geral é um livro despretensioso e gostoso de ler.

Nani84 16/09/2022

Amei
Amei esse livro do começo ao fim. Que história incrível, de mulheres fortes e decididas, imperfeitas em sua totalidade, mas incríveis exatamente por isso. Leaimmm

Agnes.Camargo 15/09/2022

Um livro gostoso
Leitura fluida, um livro especialmente bom de ler para mulheres, eu diria.
Não te deixa entediado em nenhum momento, e é tão rico quanto a vida de uma mulher dona de si pode ser.

Gustavo.Ouriques 06/09/2022

Ela fez esse livro pra mim
Apaixonado por esse livro. Quero encontrar outros que tragam uma história tão viva, tão ?relatable? e que inspire a leitura como esse. Não consegui parar de ler. A história me encantou do início ao fim.

Vitoria 30/08/2022

Surpresa agradável ??
?Cidade das garotas? não foi o livro que eu esperava, e apesar de não poder dizer que foi melhor do que eu imaginava ainda sim foi uma surpresa agradável. Me apaixonei pela personagem principal, pelos seus erros e sua jornada. A história em si so me prendeu no início, nas primeiras 100 paginas, depois não consegui imergir na narrativa e me perdi em vários momentos, mas ainda sim amei acompanhar a vida da personagem.

Minha parte favorita foi definitivamente conhecer um pouco mais da Nova York da década de 40/50/60 e as diferentes dinâmicas da época.

Dito isso, o livro tomou outra forma pra mim nos agradecimentos. Saber do falecimento da esposa da autora e ler a dedicatória fez com que o livro ganhasse um novo lugar no meu coração. Eu me emocionei muito!

SaBCouto 15/08/2022

Não vá com tanta sede ao pote
Acho que meu maior problema foram as altas expectativas. Esperava Evelyn Hugo. Não chega nem perto de Evelyn Hugo, mas é bonzinho, sabe? Meio cansativo a necessidade da autora de agir o tempo todo com a personagem sendo a feminista que quebra tabus, uma hora cansa o tanto que ela insiste nessa imagem de libertina e ícone sexual amante de sexo e amante de homens, tipo.... ja entendi, toca a história. Achei que o final seria melhor. Mas okay, entendi a mensagem de pessoas quebrando tabus desde 1940.