Sobre lutas e lágrimas

Sobre lutas e lágrimas Mário Magalhães

Resenhas - Sobre lutas e lágrimas

Rosalba Moreira 16/06/2020

Livro magnífico!
Como já diz o subtítulo, o livro é exatamente uma biografia do ano 2018 no Brasil. Mário Magalhães fez um apanhado dos fatos mais marcantes do ano e colocou, em ordem cronológica (com alguns resgates da história), nesse livro. A política é o assunto mais abordado (não poderia ser diferente).

É interessante que o autor vai escrevendo os fatos atuais (de 2018) e comparando com fatos ocorridos décadas atrás, e podemos perceber que a história vai se repetindo. Ao mesmo tempo, ele faz algumas deduções sobre o que poderia ocorrer quando o novo presidente (supondo que Bolsonaro fosse eleito) tomasse posse, e hoje vemos que muita coisa está se concretizando (infelizmente).

Na contracapa do livro está escrito, em letras garrafais: "O ANO EM QUE O BRASIL FLERTOU COM O APOCALIPSE". Errado não está rsrsrs. Mas fiquei curiosa para saber o que Mário Magalhães diria sobre o ano de 2020, que ainda está na metade e os fatos ocorridos até aqui já dariam um livro com pelo menos dois volumes (seria cômico, se não fosse trágico).

Eu diria que "Sobre Lutas e Lágrimas" é um livro para ler com calma. Eu, pelo menos, por diversas vezes, lia um ou dois capítulos e já deixava ele de lado, porque eu precisava respirar e refletir sobre os fatos narrados. Foram acontecimentos, falas e ações tão absurdas vindas de certos políticos, e de parte da população também, que eu me perguntava: "Meu Deus, a que ponto chegamos????"

Enfim, é uma leitura que vale muito a pena!!

Aline.Moncores 08/06/2020

Ainda estamos vivendo as sequelas de todo esse flerte com o apocalipse. Definitivamente 2018 é um ano que tão cedo não vai terminar.

Achavamos que 2018 tinha sido um ano que não foi fácil viver e mau sabíamos que era apenas a porta que abria pra dias mais tensos.

Leitura obrigatória e urgente.

Não podemos ser neutros diante ao horror!

Joseclei 29/04/2020

Sobre Lutas e Lágrimas até que não é um livro ruim, explica bem como foi 2018 através de colunas, mas livros com as mesmas palavras usadas tantas pela militância da esquerda não me agrada, porém é uma leitura recomendável.

Cristiano.Goes 22/03/2020

Leitura obrigatória para compreender 2018
Voltei com força total à leitura em função doutorado em Ciência Política. Concluí a leitura do oitavo livro do ano. Sob a narrativa do jornalista Mário Magalhães revivenciei o ano eletrizante de 2018. Tantos fatos, tantos acontecimentos, decepções, poucas alegrias. Um ano para refletir. #taglivros #leituradodia

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

A biografia de 2018, por Mário Magalhães, autor de Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo Com o rigor dos grandes jornalistas e a vivacidade dos melhores ensaístas, o premiado jornalista Mário Magalhães – autor de Marighella: o guerreiro que incendiou o mundo – apresenta um retrato do Brasil de 2018, escrito a quente, no olho do torvelinho. Os protagonistas são Marielle Franco, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso,articula de forma magistral acontecimentos como: o desespero ocasionado pela falta devacina em meio ao surto de febre amarela, o início da intervenção federal, o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a prisão deLula, a greve dos caminhoneiros, Dr. Bumbum, o vexame de Neymar na Copa do Mundo, o incêndio no Museu Nacional, Ursal e outros absurdos dos debates eleitorais, a facada, a esperança do vira-voto, Bolsonaro eleito... E também o motorista Queiroz, a ministra Damares, a relação do filho do presidente eleito com a milícia, ascensão do fascismo, entre outros eventos que fizeram de 2018 um ano que tão cedo não vai acabar.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501117144

Henrique.Sulzbach 31/07/2019

Aterrorizante, necessário e magistral.
Fundamental recapitulação da história recente do país, contada com maestria de forma ágil e contundente pelo grande Mário Magalhães. Faz a junção de um vocabulário culto e erudito com o popular, encontrando até humor em suas analogias de fatos inacreditáveis e absurdos que, não fossem a mais pura realidade, pareceriam péssima ficção sensacionalista. Parabéns ao autor que, de "sangue quente", escreveu a história no momento em que a mesma acontecia, tornando-a ainda mais urgente e necessária.

andgabi 17/07/2019

Preciso
Sou suspeita para falar, adoro o Mario Magalhães desde que lançou Marighella, este livro é leitura para todos, preciso e contundente.
Que possamos sobreviver a este apocalipse.

Babi.Dias 09/07/2019

FODA!
LETRAS e VEREDAS 09/07/2019minha estante
Uma pergunta: é um livro de ensaios ou um texto único, dividido em capítulos? Fiquei com vontade de ler essa obra...

Babi.Dias 11/07/2019minha estante
São textos independentes que se conectam :)