Sobre lutas e lágrimas

Sobre lutas e lágrimas Mário Magalhães

Resenhas - Sobre lutas e lágrimas

Marcianeysa 28/03/2021

O ano que o Brasil flertou com o apocalipse
O livro trata de um conjunto de artigos do ano de 2018 publicados no site Intecept Brasil.
Incrível ver como se deu a ascensão do governo atual e como tantas coisas foram relevadas a fim de se eleger o atual presidente.
Edson 28/03/2021minha estante
2018, literalmente foi o ano em que o Brasil morreu!

Marcianeysa 28/03/2021minha estante
Exato

Edson 28/03/2021minha estante
E o pior disso, é que não há a menor perspectiva de melhora! Daí pra frente, tudo é só desgraça, medo e ódio! Se realmente existe o fim do mundo, o Brasil está de cabeça mergulhado nele!

Babi.Dias 09/07/2019

FODA!
LETRAS e VEREDAS 09/07/2019minha estante
Uma pergunta: é um livro de ensaios ou um texto único, dividido em capítulos? Fiquei com vontade de ler essa obra...

Babi.Dias 11/07/2019minha estante
São textos independentes que se conectam :)

andgabi 17/07/2019

Preciso
Sou suspeita para falar, adoro o Mario Magalhães desde que lançou Marighella, este livro é leitura para todos, preciso e contundente.
Que possamos sobreviver a este apocalipse.

Henrique.Sulzbach 31/07/2019

Aterrorizante, necessário e magistral.
Fundamental recapitulação da história recente do país, contada com maestria de forma ágil e contundente pelo grande Mário Magalhães. Faz a junção de um vocabulário culto e erudito com o popular, encontrando até humor em suas analogias de fatos inacreditáveis e absurdos que, não fossem a mais pura realidade, pareceriam péssima ficção sensacionalista. Parabéns ao autor que, de "sangue quente", escreveu a história no momento em que a mesma acontecia, tornando-a ainda mais urgente e necessária.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

A biografia de 2018, por Mário Magalhães, autor de Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo Com o rigor dos grandes jornalistas e a vivacidade dos melhores ensaístas, o premiado jornalista Mário Magalhães – autor de Marighella: o guerreiro que incendiou o mundo – apresenta um retrato do Brasil de 2018, escrito a quente, no olho do torvelinho. Os protagonistas são Marielle Franco, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso,articula de forma magistral acontecimentos como: o desespero ocasionado pela falta devacina em meio ao surto de febre amarela, o início da intervenção federal, o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a prisão deLula, a greve dos caminhoneiros, Dr. Bumbum, o vexame de Neymar na Copa do Mundo, o incêndio no Museu Nacional, Ursal e outros absurdos dos debates eleitorais, a facada, a esperança do vira-voto, Bolsonaro eleito... E também o motorista Queiroz, a ministra Damares, a relação do filho do presidente eleito com a milícia, ascensão do fascismo, entre outros eventos que fizeram de 2018 um ano que tão cedo não vai acabar.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501117144

Cristiano.Goes 22/03/2020

Leitura obrigatória para compreender 2018
Voltei com força total à leitura em função doutorado em Ciência Política. Concluí a leitura do oitavo livro do ano. Sob a narrativa do jornalista Mário Magalhães revivenciei o ano eletrizante de 2018. Tantos fatos, tantos acontecimentos, decepções, poucas alegrias. Um ano para refletir. #taglivros #leituradodia

Joseclei 29/04/2020

Sobre Lutas e Lágrimas até que não é um livro ruim, explica bem como foi 2018 através de colunas, mas livros com as mesmas palavras usadas tantas pela militância da esquerda não me agrada, porém é uma leitura recomendável.

Aline.Moncores 08/06/2020

Ainda estamos vivendo as sequelas de todo esse flerte com o apocalipse. Definitivamente 2018 é um ano que tão cedo não vai terminar.

Achavamos que 2018 tinha sido um ano que não foi fácil viver e mau sabíamos que era apenas a porta que abria pra dias mais tensos.

Leitura obrigatória e urgente.

Não podemos ser neutros diante ao horror!

Rosalba Moreira 16/06/2020

Livro magnífico!
Como já diz o subtítulo, o livro é exatamente uma biografia do ano 2018 no Brasil. Mário Magalhães fez um apanhado dos fatos mais marcantes do ano e colocou, em ordem cronológica (com alguns resgates da história), nesse livro. A política é o assunto mais abordado (não poderia ser diferente).

É interessante que o autor vai escrevendo os fatos atuais (de 2018) e comparando com fatos ocorridos décadas atrás, e podemos perceber que a história vai se repetindo. Ao mesmo tempo, ele faz algumas deduções sobre o que poderia ocorrer quando o novo presidente (supondo que Bolsonaro fosse eleito) tomasse posse, e hoje vemos que muita coisa está se concretizando (infelizmente).

Na contracapa do livro está escrito, em letras garrafais: "O ANO EM QUE O BRASIL FLERTOU COM O APOCALIPSE". Errado não está rsrsrs. Mas fiquei curiosa para saber o que Mário Magalhães diria sobre o ano de 2020, que ainda está na metade e os fatos ocorridos até aqui já dariam um livro com pelo menos dois volumes (seria cômico, se não fosse trágico).

Eu diria que "Sobre Lutas e Lágrimas" é um livro para ler com calma. Eu, pelo menos, por diversas vezes, lia um ou dois capítulos e já deixava ele de lado, porque eu precisava respirar e refletir sobre os fatos narrados. Foram acontecimentos, falas e ações tão absurdas vindas de certos políticos, e de parte da população também, que eu me perguntava: "Meu Deus, a que ponto chegamos????"

Enfim, é uma leitura que vale muito a pena!!

VinAcius9 20/07/2020

Um livro de não-ficção que me emocionou
Com crônicas com alto rigor jornalístico, linguagem fluida e citações e alusões muito bem pensadas, Mário Magalhães mostra o que foi o ano de 2018: um ano tão triste para quem preza pela democracia. Super recomendo. Minha única ressalva é que em época de tantas fake news, as informações usadas no livro poderiam vir todas em notas de rodapé, como faz a Cia. das Letras. No mais, é um livro sensacional, 5 estrelas porque não posso dar mais!

Josy.Stoque 23/07/2020

Sofrido e angustiante
Revivi todo o tormento do ano 2018 e a ascenção da extrema direita no Brasil. Mas foi uma fonte de conhecimento. O autor faz referências sensacionais e dá informações amplas para entendermos o que aconteceu.

Jota 05/11/2020

Maravilhoso
Esse livro só é maravilhoso do jeito que é porque foi escrito por um dos melhores, mais brilhantes e premiados jornalistas, elogiado e respeitado por colegas do seu nível. Mário Magalhães teve passagens pelo "Tribuna da Imprensa", "O Globo", "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo". É autor da biografia "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo".

Vamos ao livro.
O ano de 2018 teve tantos absurdos, tantas desgraças, que, com o tempo, esquecemos de algumas e/ou ficamos com uma ideia errada sobre algum acontecimento. Por isso, Mário Magalhães, ao longo de 43 capítulos, narra os principais acontecimentos segundo sua visão de mundo.

Narra o assassinato da vereadora do PSOL, Marielle Franco, e seu motorista, em março. Se já não bastasse o crime, grupos de extrema-direita espalharam mentiras sobre Marielle - esposa de chefe do Comando Vermelho, eleita com ajuda do tráfico, que ela protegia bandidos, entre outras idiotices. Uma dessas mentiras foi compartilhada por uma desembargadora (!!!!).

O livro vai abordando absurdo após absurdo - de filho de candidato ao cargo de presidente falando em fechar STF; do grande esquema para espalhar mentiras sobre a esquerda, como kit gay, mamadeira de piroca (!!!!); da prisão do candidato que liderava as pesquisas, condenado pelo juiz que se tornaria ministro do candidato mais beneficiado por aquela condenação; da chegada da extrema-direita ao poder; do crescimento da onda de ódio que se espalhava pelo país; do discurso de combate à corrupção durante a campanha, enquanto explodia denúncias de corrupção - rachadinha envolvendo flavio, queiroz e até dinheiro depositado na conta da futura primeira-dama.

Um ano terrível para nossa democracia, para nosso país, para nosso povo. Um livro maravilhoso para tentar entender melhor todo aquele cenário.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq

Bruno Sodré 22/12/2020

Difícil
Uma das leituras mais difíceis de prosseguir.
O ano de 2018 pode ser considerado um caminho apocalíptico.

Lipe 19/02/2021

Obra sofrida e angustiante de Mário Magalhães, premiado autor e jornalista brasileiro, que narra acontecimentos marcantes do apocalíptico ano de 2018, voltado principalmente para o assassinato de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada no centro do Rio de Janeiro junto com seu motorista; prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - petista - fazendo apontamentos e reflexões da "arbitrariedade e teatro jurídico" no julgamento e execução da pena. E vitória presidencial da extrema direita por meio de Jair Bolsonaro, na época ligado ao PSL.
Rememorar esses acontecimentos junto ao obscurantismo que nos cerca é um verdadeiro "martírio literário".

Luana 21/03/2021

Retrato de um passado recente
"Sobre Lutas e Lágrimas: Uma biografia de 2018" é um livro difícil. O retrato de um passado de apenas três anos atrás dói por ser o reavivamento, por meio da leitura, de um ano que já foi difícil demais de viver. Ler a obra de Mário Magalhães agora, três anos depois, se torna ainda mais difícil por já saber de algumas das terríveis consequências de 2018 (muitas outras ainda estão por vir). A obra cumpre o que se propõe: não é uma tentativa de entender o que levou aos eventos de 2018 ou dos anos subsequentes, mas uma narrativa contatada no calor dos episódios vividos. Ao mesmo tempo em que ocorrem alguns equívocos, é interessante cronologia dos fatos vividos. A leitura, ainda que parcelada, é essencial para montarmos o quadro do nosso passado recentes. Entendê-lo é a única maneira de mudar o futuro, eu diria.