Sobre lutas e lágrimas

Sobre lutas e lágrimas Mário Magalhães




Resenhas - Sobre lutas e lágrimas


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Marcianeysa 28/03/2021

O ano que o Brasil flertou com o apocalipse
O livro trata de um conjunto de artigos do ano de 2018 publicados no site Intecept Brasil.
Incrível ver como se deu a ascensão do governo atual e como tantas coisas foram relevadas a fim de se eleger o atual presidente.
Edson 28/03/2021minha estante
2018, literalmente foi o ano em que o Brasil morreu!


Marcianeysa 28/03/2021minha estante
Exato


Edson 28/03/2021minha estante
E o pior disso, é que não há a menor perspectiva de melhora! Daí pra frente, tudo é só desgraça, medo e ódio! Se realmente existe o fim do mundo, o Brasil está de cabeça mergulhado nele!




Babi.Dias 09/07/2019

FODA!
LETRAS e VEREDAS 09/07/2019minha estante
Uma pergunta: é um livro de ensaios ou um texto único, dividido em capítulos? Fiquei com vontade de ler essa obra...


Babi.Dias 11/07/2019minha estante
São textos independentes que se conectam :)




andgabi 17/07/2019

Preciso
Sou suspeita para falar, adoro o Mario Magalhães desde que lançou Marighella, este livro é leitura para todos, preciso e contundente.
Que possamos sobreviver a este apocalipse.
comentários(0)comente



Henrique.Sulzbach 31/07/2019

Aterrorizante, necessário e magistral.
Fundamental recapitulação da história recente do país, contada com maestria de forma ágil e contundente pelo grande Mário Magalhães. Faz a junção de um vocabulário culto e erudito com o popular, encontrando até humor em suas analogias de fatos inacreditáveis e absurdos que, não fossem a mais pura realidade, pareceriam péssima ficção sensacionalista. Parabéns ao autor que, de "sangue quente", escreveu a história no momento em que a mesma acontecia, tornando-a ainda mais urgente e necessária.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

A biografia de 2018, por Mário Magalhães, autor de Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo Com o rigor dos grandes jornalistas e a vivacidade dos melhores ensaístas, o premiado jornalista Mário Magalhães – autor de Marighella: o guerreiro que incendiou o mundo – apresenta um retrato do Brasil de 2018, escrito a quente, no olho do torvelinho. Os protagonistas são Marielle Franco, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso,articula de forma magistral acontecimentos como: o desespero ocasionado pela falta devacina em meio ao surto de febre amarela, o início da intervenção federal, o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a prisão deLula, a greve dos caminhoneiros, Dr. Bumbum, o vexame de Neymar na Copa do Mundo, o incêndio no Museu Nacional, Ursal e outros absurdos dos debates eleitorais, a facada, a esperança do vira-voto, Bolsonaro eleito... E também o motorista Queiroz, a ministra Damares, a relação do filho do presidente eleito com a milícia, ascensão do fascismo, entre outros eventos que fizeram de 2018 um ano que tão cedo não vai acabar.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501117144
comentários(0)comente



Cristiano.Goes 22/03/2020

Leitura obrigatória para compreender 2018
Voltei com força total à leitura em função doutorado em Ciência Política. Concluí a leitura do oitavo livro do ano. Sob a narrativa do jornalista Mário Magalhães revivenciei o ano eletrizante de 2018. Tantos fatos, tantos acontecimentos, decepções, poucas alegrias. Um ano para refletir. #taglivros #leituradodia
comentários(0)comente



Joseclei 29/04/2020

Sobre Lutas e Lágrimas até que não é um livro ruim, explica bem como foi 2018 através de colunas, mas livros com as mesmas palavras usadas tantas pela militância da esquerda não me agrada, porém é uma leitura recomendável.
comentários(0)comente



Aline.Moncores 08/06/2020

Ainda estamos vivendo as sequelas de todo esse flerte com o apocalipse. Definitivamente 2018 é um ano que tão cedo não vai terminar.

Achavamos que 2018 tinha sido um ano que não foi fácil viver e mau sabíamos que era apenas a porta que abria pra dias mais tensos.

Leitura obrigatória e urgente.

Não podemos ser neutros diante ao horror!
comentários(0)comente



Rosalba Moreira 16/06/2020

Livro magnífico!
Como já diz o subtítulo, o livro é exatamente uma biografia do ano 2018 no Brasil. Mário Magalhães fez um apanhado dos fatos mais marcantes do ano e colocou, em ordem cronológica (com alguns resgates da história), nesse livro. A política é o assunto mais abordado (não poderia ser diferente).

É interessante que o autor vai escrevendo os fatos atuais (de 2018) e comparando com fatos ocorridos décadas atrás, e podemos perceber que a história vai se repetindo. Ao mesmo tempo, ele faz algumas deduções sobre o que poderia ocorrer quando o novo presidente (supondo que Bolsonaro fosse eleito) tomasse posse, e hoje vemos que muita coisa está se concretizando (infelizmente).

Na contracapa do livro está escrito, em letras garrafais: "O ANO EM QUE O BRASIL FLERTOU COM O APOCALIPSE". Errado não está rsrsrs. Mas fiquei curiosa para saber o que Mário Magalhães diria sobre o ano de 2020, que ainda está na metade e os fatos ocorridos até aqui já dariam um livro com pelo menos dois volumes (seria cômico, se não fosse trágico).

Eu diria que "Sobre Lutas e Lágrimas" é um livro para ler com calma. Eu, pelo menos, por diversas vezes, lia um ou dois capítulos e já deixava ele de lado, porque eu precisava respirar e refletir sobre os fatos narrados. Foram acontecimentos, falas e ações tão absurdas vindas de certos políticos, e de parte da população também, que eu me perguntava: "Meu Deus, a que ponto chegamos????"

Enfim, é uma leitura que vale muito a pena!!
comentários(0)comente



VinAcius9 20/07/2020

Um livro de não-ficção que me emocionou
Com crônicas com alto rigor jornalístico, linguagem fluida e citações e alusões muito bem pensadas, Mário Magalhães mostra o que foi o ano de 2018: um ano tão triste para quem preza pela democracia. Super recomendo. Minha única ressalva é que em época de tantas fake news, as informações usadas no livro poderiam vir todas em notas de rodapé, como faz a Cia. das Letras. No mais, é um livro sensacional, 5 estrelas porque não posso dar mais!
comentários(0)comente



Josy.Stoque 23/07/2020

Sofrido e angustiante
Revivi todo o tormento do ano 2018 e a ascenção da extrema direita no Brasil. Mas foi uma fonte de conhecimento. O autor faz referências sensacionais e dá informações amplas para entendermos o que aconteceu.
comentários(0)comente



Jota 05/11/2020

Maravilhoso
Esse livro só é maravilhoso do jeito que é porque foi escrito por um dos melhores, mais brilhantes e premiados jornalistas, elogiado e respeitado por colegas do seu nível. Mário Magalhães teve passagens pelo "Tribuna da Imprensa", "O Globo", "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo". É autor da biografia "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo".

Vamos ao livro.
O ano de 2018 teve tantos absurdos, tantas desgraças, que, com o tempo, esquecemos de algumas e/ou ficamos com uma ideia errada sobre algum acontecimento. Por isso, Mário Magalhães, ao longo de 43 capítulos, narra os principais acontecimentos segundo sua visão de mundo.

Narra o assassinato da vereadora do PSOL, Marielle Franco, e seu motorista, em março. Se já não bastasse o crime, grupos de extrema-direita espalharam mentiras sobre Marielle - esposa de chefe do Comando Vermelho, eleita com ajuda do tráfico, que ela protegia bandidos, entre outras idiotices. Uma dessas mentiras foi compartilhada por uma desembargadora (!!!!).

O livro vai abordando absurdo após absurdo - de filho de candidato ao cargo de presidente falando em fechar STF; do grande esquema para espalhar mentiras sobre a esquerda, como kit gay, mamadeira de piroca (!!!!); da prisão do candidato que liderava as pesquisas, condenado pelo juiz que se tornaria ministro do candidato mais beneficiado por aquela condenação; da chegada da extrema-direita ao poder; do crescimento da onda de ódio que se espalhava pelo país; do discurso de combate à corrupção durante a campanha, enquanto explodia denúncias de corrupção - rachadinha envolvendo flavio, queiroz e até dinheiro depositado na conta da futura primeira-dama.

Um ano terrível para nossa democracia, para nosso país, para nosso povo. Um livro maravilhoso para tentar entender melhor todo aquele cenário.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq
comentários(0)comente



Bruno Sodré 22/12/2020

Difícil
Uma das leituras mais difíceis de prosseguir.
O ano de 2018 pode ser considerado um caminho apocalíptico.
comentários(0)comente



Lipe 19/02/2021

Obra sofrida e angustiante de Mário Magalhães, premiado autor e jornalista brasileiro, que narra acontecimentos marcantes do apocalíptico ano de 2018, voltado principalmente para o assassinato de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada no centro do Rio de Janeiro junto com seu motorista; prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - petista - fazendo apontamentos e reflexões da "arbitrariedade e teatro jurídico" no julgamento e execução da pena. E vitória presidencial da extrema direita por meio de Jair Bolsonaro, na época ligado ao PSL.
Rememorar esses acontecimentos junto ao obscurantismo que nos cerca é um verdadeiro "martírio literário".
comentários(0)comente



Luana 21/03/2021

Retrato de um passado recente
"Sobre Lutas e Lágrimas: Uma biografia de 2018" é um livro difícil. O retrato de um passado de apenas três anos atrás dói por ser o reavivamento, por meio da leitura, de um ano que já foi difícil demais de viver. Ler a obra de Mário Magalhães agora, três anos depois, se torna ainda mais difícil por já saber de algumas das terríveis consequências de 2018 (muitas outras ainda estão por vir). A obra cumpre o que se propõe: não é uma tentativa de entender o que levou aos eventos de 2018 ou dos anos subsequentes, mas uma narrativa contatada no calor dos episódios vividos. Ao mesmo tempo em que ocorrem alguns equívocos, é interessante cronologia dos fatos vividos. A leitura, ainda que parcelada, é essencial para montarmos o quadro do nosso passado recentes. Entendê-lo é a única maneira de mudar o futuro, eu diria.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR