A hora do lobisomem

Ben Wrightson

Resenhas - A Hora do Lobisomem

Lucas 26/07/2021

as ilustrações ??
se o livro (essa edição no caso) não fosse ilustrado, talvez minha nota fosse menor, então obrigado por tudo Suma.
Mateus.Batinga 26/07/2021minha estante
Achei que fosse favorita, meu liro favorito da vidaa

Gabrielle 30/07/2021minha estante
exatamente

Maria.Solar 09/08/2023minha estante
Achei que as ilustrações deram um up no livro, realmente. Mas não acho que a história em si deixou a desejar. Como vi em outra resenha, alguns o consideram como um conto (pelo tamanho), portanto, acredito que o trabalho está de acordo com o que fora "pensado" pelo King (minha nota para esse livro também não foi das maiores kkk)
Se o Marty não fosse ousado do jeito que é no livro, seria, com toda certeza, uma história bem desinteressante, sem desfecho e sem sal (algo inacabado e sem graça - meu veredito: Marty salvou a história)

Clara 03/12/2023minha estante
Gostei do livro e das ilustrações, mas achei que elas ficaram mal posicionadas em alguns momentos. Por mais de uma vez elas me deram spoilers kkkk

Regis 30/10/2023

Quem será o próximo?
A novela A Hora do Lobisomem foi escrita em 1983, é um livro curto e direto do prolixo Stephen King, e conta a história de terror de uma cidadezinha interiorana do Maine com um herói improvável, mas extremamente cativante.

"A cada lua cheia sobre a cidade de Tarker?s Mills, surgem novas cenas de terror inimaginável. Quem será o próximo?
Quando a lua cresce no céu, um terror paralisante toma os moradores da cidade. Uivos quase humanos ecoam no vento. E por todo lado as pegadas de um monstro cuja fome nunca é saciada."

O livro trata do pavor do desconhecido, do cepticismo diante do sobrenatural e do medo que sentimos dos outros; que muitas vezes reflete o que está adormecido em nós.
Tememos nos outros o que temos dentro de nós... isso é mostrado por King através do sonho delirante de um personagem: e nos faz pensar; se ele está certo.

O rápido relato das primeiras vítimas abre espaço para conhecermos um pouco da população da pequena cidade de Tarker?s Mills, vemos também a morosidade com que a polícia encara os assassinatos e como a população, assim como em um filme de terror antigo, se arma e parte em busca da besta. Os acontecimentos e assassinatos da história são relatados através dos meses, a cada lua cheia.
Os capítulos terminam com uma morte e uma belíssima e macabra ilustração original de Bernie Wrightson, fazendo o leitor ficar ansioso se perguntando: quem é o Lobisomem?

Essa é uma história de terror com uma boa fluidez narrativa, resultando em uma leitura rápida e divertida; que não aprofunda muito os personagens (infelizmente), nem traz grandes reviravoltas, mas que entretém e pode ser uma boa entrada para o universo do autor.

Recomendo para todos.
HenryClerval 31/10/2023minha estante
King combina com essa época do ano. Gostei muito da resenha, minha linda! ?

Regis 31/10/2023minha estante
Combina muito, né?
Obrigada, Leandro. ?

Mendonca_mai 09/04/2023

Rememorável
Apesar de ser um livro curto, ele prende o leitor como se fosse um filme de terror antigo. A obra é dividida em doze capítulos curtos, correspondentes a cada mês do ano. Cada capítulo traz uma história independente, mas todas estão conectadas pela presença do lobisomem. O livro contém belíssimas ilustrações que enriquecem a experiência e ajudam a criar o clima de terror e suspense da história, na medida certa. É uma leitura rápida, porém certamente deixará uma impressão duradoura. É um bom livro para se iniciar no universo de Stephen King e, se você não tinha medo de lobisomem, depois dessa leitura terá! Indico fortemente.

Daniel Miguel 08/01/2021

A Hora do Lobisomem
Eu estava com muita saudade de ler os livros do stephen king e esse serviu como uma luva pra me lembrar do quanto é incrível ler as histórias dele.

A gente acaba conhecendo vários personagens durante os meses que vão se passando e as mortes que vão acontecendo, um deles é o Marty, não irei falar nada sobre ele porque seria spoiler mas só queria dizer que eu adorei esse moleque.

A história é muito bacana e se passa em uma cidade chamada Tarker’s Mills. Cada capítulo é intitulado por um mês do ano, iniciando com janeiro. É muito gostosa a forma como o autor escreve e narra essa história, nos faz aprofundar nela de uma forma fantástica, levando a gente a vários lugares da cidade. É um livro sim curtinho, da pra ler em um dia tranquilo. Indico super.

Diego Lima 04/09/2021

Na hora do lobisomem Stephen king segue um caminho diferente das demais obras escritas por ele - pelo menos até onde eu tenho conhecimento. Não existe a magia King de desenvolver cada mínimo detalhe de seu protagonista, a ponto de criamos desde laços afetivos até medo de que o pior possa acontecer com eles.

Essa novela de Stephen é dividida em doze capítulos, cada um desses nomeado com um mês do ano. Ou seja, o livro ocorre durante o período de um ano. E, especificadamente, a cada lua cheia daquele mês, em que os moradores de TarkersMill vão ser assolados pelo terror, pois, não se sabia quem ou o que estava cometendo aqueles crimes horríveis... até que ...

História breve e com poucos personagens, Stephen King teve a missão de ser o mais sucinto possível em cada capítulo, todavia, não perdendo a chance de nos levar ao suspense, medo, torcida e vibração pela solução da trama. Recomendo demais o livro, porém, para os não conhecedores do autor, não tem dez por cento do seu potencial nesse enredo.

Gabs 31/12/2021

Bom para passar o tempo
As histórias são bem curtas, as ilustrações são lindas e deixa a leitura envolvente/cativante. ??

resenhasdajulia 24/05/2021

Uma fera ataca e mata cruelmente suas vítimas, todo mês, a cada vez que a lua cheia brilha sobre a cidade de Tarker's Mill. Alguns acham que é uma lenda, outros, que é um psicopata, mas quando Marty, um garoto de 10 anos o vê de perto, ele sabe que se trata de um lobisomem.

Cada capítulo representa um mês do ano e um personagem nos é apresentado, pouco antes de morrer.

Marty, quando enfrentou a fera, a deixou ferida, então descobriu quem, na cidade, durante o dia era humano e à noite se transformava.

Apesar de ser um livro curtinho e diferente dos outros que já li do King, eu gostei muito!

Marlonbsan 09/01/2024

A Hora do Lobisomem
As pessoas de Tarker?s Mill passam a ficar apavoradas, após ataques que acontecem em noites de lua cheia. Um após outro, uma vez por mês, o terror assola os habitantes da cidade, até que os moradores decidem fazer algo.

O livro é narrado em terceira pessoa e dividido em 12 capítulos, cada um representa um mês. A linguagem é simples e flui bem, com ajuda das imagens dessa edição.

Diferentemente dos outros livros do autor, essa acaba sendo uma leitura muito rápida e, por conta disso, não há um aprofundamento tão grande com os personagens e com a ambientação. Porém, mesmo assim, King consegue manter uma narrativa concisa e que aglutina os acontecimentos.

Aqui não há tempo para as divagações, a criatura está à solta e vai atacar, durante os capítulos conhecemos alguns personagens, um pouco sobre suas vidas, seu passado e o que acontece com eles.

E com isso a história vai sendo montada, a apreensão está ali presente nas atitudes dos personagens que sabe que algo de errado acontece, ao mesmo tempo que seguem suas vidas, por não conhecer o real perigo. E isso ajuda bastante na imersão.

O protagonista acaba sendo alguém bem inusitado, assim como quem está por trás dos ataques, sempre com algumas nuances que atiçam a curiosidade. Não há aquele plot tão absurdo, mas é legal de descobrir e entender o que acontece.

No fim, apesar de tudo, senti que faltou um certo aprofundamento para me conectar mais com a história, mas para conhecer a escrita do autor, creio que seja uma experiência muito válida.

Jess 14/08/2022

Adorei a história e em como ela é bem direta ao ponto e dividida entre os meses. Cada história de morte, mesmo que não muito detalhada, é fascinante.

Não dá pra esperar muito desenvolvimento ou detalhes de um livro tão curto que é quase um conto com início, meio e fim. Mas ele é o bastante para que você se sinta dentro da história e também se encontre torcendo pelos personagens que chegam ao confronto final.

Flávia Menezes 02/03/2022

NEM UMA CADEIRA DE RODAS INTIMIDA MEU PEQUENO VAN HELSING!
?A Hora do Lobisomem?, de Stephen King, publicado em 1983, é aquele livro curto, de poucas páginas que você devora em uma única tarde, e depois fica querendo mais. Muito mais!

Foram várias opiniões que já vi aqui sobre esse livro, e claro, esse nunca foi um dos livros do Mestre mais aclamado aqui no Skoob. Mas posso te dizer? Eu amei esse livro! Eu estava com tanta saudade dessa narrativa mais poética do King, desse terrorzinho mais leve, mas que causa apreensão, que devorei esse livro em apenas algumas horas.

Apesar de curta, confesso que mergulhei nessa narrativa de forma que me permitiu sentir várias emoções durante a história. Me senti apreensiva, chocada, tanto quanto eu me senti tocada pela coragem do Marty. Como sempre, King traz a imagem da criança corajosa, destemida, pronta para salvar o mundo (ou a sua cidade!) com uma ousadia que nenhum adulto é capaz de ter. Essa é quase uma assinatura do King, e claro, já me senti plenamente encantada por essa criança, que mesmo em uma cadeira de rodas, tem muito mais coragem no seu corpinho frágil do que eu!

Isso sem contar que, essa passagem de capítulos que vai de uma lua cheia até o período da outra lua cheia, ou seja, que se passa através dos meses, nos faz mergulhar nesse espaço de tempo que ele (King) nos transporta de tal forma que a experiência pode ser curta, mas não deixa nada a desejar no que se refere às sensações. Vamos sentindo as estações de uma forma tão real, que até esquecemos onde estamos, e qual a estação que estamos vivenciando no momento.

Além disso, apesar de breves aparições, o Mestre descreve seus personagens de forma tão assertiva, que mesmo aquele personagem que aparece em apenas uma página (ou até um parágrafo) parece que lemos sobre ele por mais de 100 páginas. É impressionante a forma como o autor sabe como descrever os seus personagens de forma que parece que os conhecemos intimamente.

Ah! Mas esse é o poder do Mestre! Nos transporta para dentro do seu universo, e nos faz sentir o que seus personagens estão sentindo. A empatia é acessada em nós quase que instantaneamente, sem nem nos darmos conta. E quando vemos... puff! Estamos totalmente envolvidos com a trama.

?A Hora do Lobisomem? é uma história curta, mas que me deixou sensações gostosas, daquele terror clássico de lobisomens que são sedutores tanto quanto são assustadores, presos em um corpo humano que carrega na alma a sina de quem está marcado com os mais terríveis pecados mortais.
Daniel 02/03/2022minha estante
Flavia, confesso que mesmo sendo "marinheiro de primeira viagem" no universo de King, percebo o mesmo ponto que você: a descrição dos personagens é uma característica singular do escritor. Com uma construção complexa, cheia de detalhes e, ao mesmo tempo, detalhes indispensáveis, cada detalhe faz muito sentido para a trama. No final do livro é inevitável aplaudir de pé o mestre.

Daniel 02/03/2022minha estante
Flavia, confesso que mesmo sendo "marinheiro de primeira viagem" no universo de King, percebo o mesmo ponto que você: a descrição dos personagens é uma característica singular do escritor. Com uma construção complexa, cheia de detalhes e, ao mesmo tempo, detalhes indispensáveis que dá todo sentido para a trama. No final do livro, sempre aplaudimos de pé o mestre.

Flávia Menezes 02/03/2022minha estante
Daniel, você disse tudo!!! E é algo tão gostoso, não é? Torna a leitura tão agradável! O Mestre é mesmo um exemplo de autor que sabe como criar personagens com quem nos conectamos fácil fácil!!! E esse não foi diferente! Mas olha..também ainda espu engatinhando nesse Kingverso. Mas que bom, porque isso significa que temos muito mais do King pela frente! ??

Lip 02/03/2022minha estante
Esse é um dos que está na minha lista junto com Os Olhos do Dragão e entre outros.

Flávia Menezes 02/03/2022minha estante
Lipe, lê esse. É rapidinho! Uma tarde e acabou! Mas vale a pena ???

Bernardo Luiz 03/03/2022minha estante
Esse livro deixou um gostinho de quero mais ne, fora que essa edição da biblioteca stephen king, é maravilhosa

Flávia Menezes 03/03/2022minha estante
Bernardo, é uma edição linda mesmo! Eles arrasaram!!! E eu não esperava gostar tanto dessa história, mas no final, não queria que acabasse. ??

Will 04/03/2022minha estante
Livro curto, mas é muitooo bom

Flávia Menezes 04/03/2022minha estante
Maravilhoso, não é Will!!! Uma surpresa muito gostosa. ?

Rocky Noboa 02/04/2022

Seria ainda melhor sem as ilustrações...
O livro é muito bom, bem curtinho e rápido de ler. O único ponto baixo dele, para mim, são as ilustrações, que embora sejam belíssimas, me incomodaram na maior parte do tempo. Primeiro porque, no meu caso, a imagem do lobisomem que criei na cabeça enquanto lia as primorosas descrições do King era muito mais assustadora que a das ilustrações. E enquanto eu lia uma página imaginando a cena aterrorizante que o autor narrava, na página ao lado tinha a ilustração como parâmetro, o que me tirava bastante do clima. Segundo que na maioria das vezes as ilustrações vinham antes do acontecimento ser narrado, o que, além de mostrar detalhadamente o que ainda estava para acontecer, e estragar a surpresa, também dificultou um pouco o meu fluxo na leitura. O que foi bem frustrante. Mas é claro, isso é uma percepção totalmente pessoal. Fora isso, é um livro muito bom. E como sempre, iniciar um livro do King, para mim, é estar seguro de que serei contemplado com uma excelente história.

juppareads 29/09/2023

É um conto/novela, então não espere por "profundidade"
É uma história de descoberta e transformação um lobisomem de uma cidadela de interior.
História simples, sem nada de "novo" ou extraordinário, mas a escrita do king faz tudo valer a pena. Uma leitura rápida pra ser feita em uma tarde, pois é muito fluido.
É um conto/novela, então não espere por "profundidade", mas essa edição é lindíssima e com várias ilustrações que deixam a experiência ainda melhor.

Caian.Gabriel 22/12/2022

The Cycle of the Werewolf
Como o livro é pequeno, a história não se aprofunda muito. Parece mais um conto.
De toda forma eu achei o livro muito bom, gostei dos personagens por mais rasos que sejam.
O livro é ilustrado e isso nos emerge ainda mais na história, capítulos curtos e um leve gore.
Confesso que esperava mais mas mesmo assim o livro é muito bom!

Gabriel 01/02/2023

História curta, mas potente
King é realmente um "rei" na arte de descrever cidades e ambientes (principalmente se forem no interior do Maine). Nessa narrativa de menos de 200 páginas a gente sente muito bem a essência da cidade.

Gostei da forma com que o autor usou a passagem de tempo através dos meses/fases da lua/estações do ano para inserir os acontecimentos. Obviamente, nenhum personagem é muito bem explorado pelo tamanho da obra, mas a aura do Lobisomem e de Tarker's Mills é surrealmente bem feita pelo autor. Gostei bastante