O amigo

O amigo Sigrid Nunez

Resenhas - O amigo

deborauni 23/12/2019

O amigo
Não sou encantada por cães e no início pensei que o livro não teria sentido para mim. Confesso ter ficado até um pouco exasperada, mas no final acabei gostando.
O enredo é bem original e alterna passado e presente falando de amor, amizade, generosidade, perdas e lutos, entre humanos, assim como nas relações com os cães. Por vezes cômico, mas por outras nostálgico, acompanhamos como a experiência de escrita ficcional da personagem principal se confunde com o relato da experiência realmente vivenciada na trama, compondo um belo mosaico.

helenaresend 13/04/2022

Um belo livro
Um livro com belas passagens e reflexões sobre a vida e as amizades, além de explorar bastante as dores do luto. Gostei!

Dereck.Vogas 12/01/2024

Luto, literatura e cães
A escrita é muita boa. Uma escritora segura de seu talento. Franca, irônica, engraçada e melancólica sem ser muito forte. O livro não é pesado, é até leve, mas tem umas sacadas narrativas boas ? nada muito excepcional, mas bem feito e mais corajosa que a maioria ? misturando pensamentos, memórias, literatura (muita literatura e referência cruzada, o que gostei, mas em alguns momentos chega a ser quase pedante pelo excesso) e formas de lidar com o luto.

Li esse livro em processo de luto, e me foi muito proveitoso. Não sei se minha opinião é muito válida devido ao meu processo de luto, o que me deixou mais sensível ao livro, mas àqueles que passam pelo mesmo que passei ou procuram um livro divertido e até descontraído que fale de tudo um pouco com versatilidade e graça, eu recomendo. É uma ótima leitura.

Críticas? Não tem tanto sobre o cachorro no livro, o que achei que teria bem mais devido a própria capa e a sinopse. O problema é que, quando o livro foca na relação com o cão é tão boa, que deixa um gosto na boca de querendo bem mais. Não que os outros assuntos abordados sejam ruins, na verdade são ótimos, mas o que me pareceu ser o foco do livro além do luto (que é muito bem escrito) deixou a vontade de querer mais.

Toda a parte do luto da perda do amigo que deixou o cão, é muito boa. Todo o processo. O livro parece uma carta aberta ao falecido. É lindo e emocionante muitos momentos. Mas o que deixou a desejar pra mim, foi quando a autora entrou na relação do luto com cuidar do cachorro e não foi mais fundo. Se houvesse menos lições de litetatura e mais relações com o cão, relações de cuidado, luto e depressão, certeza a potência da mensagem seria ainda maior.

Ainda assim, achei um ótimo livro e com certeza recomendarei.

Karen 28/05/2022

Outra percepção
Enquanto muitos enaltecem o livro, a relação do luto, amizade, eu vi ali uma amizade NADA sadia entre um homem e uma mulher.
Um homem na verdade com traços de lixinho tanto para relacionamentos amorosos quanto de amizade.
O luto em si... traços de uma não aceitação do fato por parte da amiga, em dado momento negação total (talvez), escapismo literário (talvez), o que só me confirmou a minha interpretação de um relacionamento dodói entre ambos.
Não saia o nome de tóxico, mas 'dodói' certamente.
"O que você está esperando? Você também pode escrever um Best-seller. James Petterson. Sempre aparecendo, insistindo, persuadindo, prometendo o mundo. Como um diabo."

Laris 29/11/2021

Definitivamente meu favorito deste ano de 2021...
Relações sobre luto, amizade, os diversos tipo de amor, inclusive o amor por animais.
Tudo isso com muito bom humor e recheado de referências ao processo de escrita criativa e com citações de vários escritores que admiro.
O livro tem passagens tocantes, mas honestamente não vá esperando "um livro com cachorro para chorar". É muito mais belo e tocante que isso.

Gel 31/08/2021

O Amigo, de Sigrid Nunez.
O Amigo conta a história de uma professora de universidade que perde o melhor amigo que se suicidou (não é spoiler, isso é revelado no início do livro). Ela tem de lidar com esse luto, essa morte meio misterioso. O que ela não esperava é que o amigo deixaria um "presente": um dogue Alemão.

A gente vai virando as páginas do livro e tentando entender junto com a protagonista as razões do seu amigo ter decidido partir, enquanto ela vai se adaptando a nova relação, com o cachorro.

O livro é gostoso de ler, traz discussões interessantes, fala muito de literatura e é tocante. Não cai no clichê de livros que tem animais como personagens.

A escrita é fluída e envolvente. O livro inclusive ganhou um prêmio bem relevante nos Estados Unidos.

Vale muito a pena a leitura!