Alice no País do Quantum

Alice no País do Quantum Robert Gilmore

Resenhas - Alice no País do Quantum

Ju 21/07/2010

Doce ilusão!
Comprei pensando que seria uma ótima forma de aprender mais sobre física quântica e de uma maneira simples e descomplicada. DOCE ILUSÃO!
Para uma pessoa que já não é lá aquelas coisas em física foi uma grande decepção. Isso que eu gosto muito desse assunto.

Bom, aí vai de cada um. Porém, creio que primeiro você deva ter um bom conhecimento de física quântica antes de lê-lo.

Gabrielle 14/07/2017minha estante
Não tem jeito de aprender física quântica de um jeito simples e descomplicado. A física quântica verdadeira mesmo (e não essas pseudo-físicas que vejo por aí) é difícil, é complexa, é cheia de teorias abstratas e cálculos complicados.

Faço faculdade de Física, então sei o que estou falando.

Sam 28/12/2018minha estante
De fato, Gabrielle. Nas palavras do livro sobre a física quântica: "Parece que não faz sentido, mas funciona. Dá até para dizer com segurança que ninguém entende de Física quântica. Não consigo explicar para você mas posso descrever o que está acontecendo..." Tanto que até o próprio Einstein não aceitava bem os conceitos da física quântica... Imagine nós, meros mortais? Heuheu

Judeu 28/05/2017

O Gato de Cheshire está sorrindo ou é só a lua?
Poucos livros de divulgação científica conseguem deixar de forma tão divertida e interessante as complexas relação quânticas da física que trata do extremamente pequeno. Basicamente esta maravilhosa obra mostra como seria a visão de uma criança curiosa vagando e interagindo com o mundo quântico caso ele fosse tão acessível quanto o dia a dia.

Acredito que não encontraria personagem mais apropriada para embarcar em uma aventura confusa e absolutamente imprevisível, porém maravilhosa, que Alice. Ela leva a atenção do leitor em cada um dos elementos fantásticos, porém reais, previstos por este ramo da física teórica, fazendo paralelos com os escritos de Lewis Carrol.
Evelyn.Vieira 03/05/2018minha estante
undefined

Evelyn.Vieira 03/05/2018minha estante
null

Juliana_alvernaz 27/05/2011

Ótimo para quem entende
Adorei a idéia do autor de usar a literatura para explicar a física quântica,mas pessoas que não entendem nada de fisica(como eu)não compreende as partes teórica.
Raony Cassio 03/10/2012minha estante
concordo que não é um livro pra começar, mas é um livro que simplifica para quem não consegue imaginar alguns conceitos

Everaldo Xavier 10/06/2010

Comecei a ler esse livro com a impressão que ele iria explicar os conteúdos da física quântica de maneira simples e prática, pois o livro prometia ser um manual para leigos, mas, mesmo tendo um pequeno conhecimento do conteúdo que o livro trata, foi difícil acompanhar a história e absorver os teoremas que eram apresentados no desenrolar do conto.Para quem já tem uma base dos conceitos de física quântica o livro é maravilhoso, pois as cenas são fantásticas, agora para os leigos o livro é uma tragedia.

Consideração final: como o livro foi feito para leigos, ele fracassou.

doc leão 06/01/2011

Um bom começo
O livro é um bom começo para quem quer ter noções sobre a física quântica. É bastante básico, e, por isso mesmo em determinados pontos tem-se a impressão que a explicação não está completa, mesmo assim ao terminar o livro, percebi que meu desconhecimento sobre o assunto diminuiu alguns quarks. Dei nota 7,0.

Flaus 20/09/2011

Algumas partes legais entre outras tantas extremamente chatas. A Física, principalmente a parte quântica, já é muito interessante por si só. O livro, com todo o enredo cansativo e entediante, é desnecessário para fazer alguém entender e apreciar essa matéria.
O problema é que houve uma tentativa de mesclar um livro didático a um texto literário. Poderia ter dado certo, mas nesse caso foi um fracasso. Os dois objetivos principais ficaram comprometidos: a aprendizagem e o entendimento do assunto poderiam ser mais claros, a história e as analogias dificultaram algumas vezes o entendimento de processos até simples da Física. A parte literária do texto também não conseguiu realizar a tarefa básica de envolver o leitor.
Claro que a aceitabilidade é pessoal, mas a narrativa é cheia de frases desnecessárias, fatos mal explicados, o que torna o texto chato e cansativo.
Não é também uma perda de tempo absoluta. Quem ler, possivelmente, terminará o livro conhecendo novas realidades das quais antes não fazia ideia. Entretanto, o entendimento e gosto pelo assunto teria sido o mesmo caso o leitor optasse por um livro didático capaz de explicar de forma clara e mais objetiva o que "Alice no País do Quantum" tentou apresentar.

Fred 24/01/2013

O livro e a forma como mistura ficção com realidade são fantásticos. Uma pena que depois de determinado tempo fica quase impossível compreender sem um conhecimento mais profundo de física quântica.

Fimbrethil Call 28/02/2013

Física quântica explicada de uma maneira divertida.
Só posso dizer que eu gostaria muito de conseguir ver as partículas como Alice faz nesse livro, para ver as interações entre elas. Adorei a Pheira Phantástica, queria muito ir a uma dessas.

Marcos5813 01/08/2013

Para não convencionados!!!!
O livro "Alice no país dos quantum" é simplesmente primoroso. Todos os exemplos dados exploram ao máximo a simplicidade extremamente complexa do que passa em mundos extremamente pequenos. Se conseguimos convencionar que um país se faz com livros e palavras, que o mundo está em órbita ao do redor do sol e que este é uma estrela que simplesmente explodem em reações atômicas em cadeias, convencionamos também que há realidades mal entendidas por serem mal vistas, ou propriamente mal interpretadas. Não é de fato um livro para não iniciados mas até estes poderão entende-lo plenamente se deixarem as convenções de lado é mergulhar no livro e em suas palavras lavradas no intuito de deixar um sementinha brotar do solo, ou seja, o quantum!!!! a obra da vida no abrir dos olhos, ou talvez de um olho só, já que tudo é muito simbólico, alegórico e cheio de significados.

Quézia 21/09/2016

Física quântica divertida
O livro mostra conceitos de física quântica de um jeito simples e divertido. Na história coisas que não podemos ver como elétrons ganham vida e interagem com Alice explicando para ela como a física funciona.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/06/2018

Através das aventuras e encontros de Alice, o Professor Gilmore torna os aspectos essenciais do mundo quântico claros e acessíveis. É uma introdução eletrizante e deliciosamente ilustrada a alguns conceitos essenciais, e frequentemente espinhosos, acerca do mundo que habitamos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571104417

Bruna 24/01/2019

Proposta boa, execução nem tanto...
Eu entendo que qualquer um que se esforce para explicar mecânica quântica a leigos no assunto por si só já merece reconhecimento. Por isso mesmo a proposta é boa, tendo tudo para ser acessível e didática, ainda mais baseando-se no famoso e conhecido conto da Alice no País das Maravilhas.
No entanto, a execução peca por mostrar-se exacerbadamente maçante (quase abandonei a leitura uma dezena de vezes, e eu sou adoradora do assunto): Pouco envolvente, parece que a personagem da Alice existe só para dar um falso ar de literatura não-técnica, quando na verdade o texto parece mais um livro de quântica sem fórmulas e escrito em linguagem mais fácil.
A qualidade que destaco no livro é explicar cada um dos conceitos do zero e de maneira compilada (O que é um bóson? E um quark? E um neutrino?). Talvez um dia eu o consulte se quiser revisar um conceito de maneira direta, mas apenas por esse único motivo.

Emily.Victoria 26/03/2019

O livro Alice no pais do quantum é um parque de diversões, onde todos os desafios , jogos que demostram um diferente aspecto.Uma vez no pais do quantum, Alice experimenta varios efeitos, ela também encontra varios personagens estranhos que ajudam a entender a natureza do mundo, e assim mostra a Alice como pode estar nos dois lugar ao mesmo tempo.