A Curva do Sonho

A Curva do Sonho Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin

Resenhas -

Franciele.Everling 27/03/2024

Ficção científica não era um estilo de livro que costumava ler, mas comecei a gostar depois deste livro.
Embora seja uma ficção, trás vários assuntos que são problemáticas da nossa atualidade. Super recomendo a leitura.

Natasha Fontan 20/03/2024

Ficção científica de primeira, me lembrou muito Isaac Asimov em "o fim da eternidade" mas, nesse, as realidades paralelas são construídas pelos sonhos do protagonista e não por viagens no tempo.

Bruna.Schmidt 13/03/2024

?Os fins justificam os meios. Mas, e se nunca houver um fim? Tudo que temos são os meios.?

Delícia de ficção científica

Bruce.Costa 07/03/2024

Ótima proposta, péssima execução
A história desse livro tem uma proposta muito chamativa, porém a escrita e o desenrolar dos fatos são arrastados, confusos e sem carisma. Um desperdício de uma ideia tão interessante.
Com receio se as minhas próximas experiências com a autora serão da mesma forma...

Wallace50 01/03/2024

"Não tenho destino algum.Tudo o que tenho são sonhos.E,agora,outras pessoas os comandam"

Mais uma vez Ursula K. Le Guin mostrou uma sensibilidade única ao introduzir e desenvolver seus personagens,mesmo em uma obra mais compactada do que a anterior que li.Acompanhar George Orr sendo reprimido e manipulado pelo oportunista Dr. Haver é uma tarefa incômoda (humanamente falando),a exploração através do que no início parecia uma troca de favores se torna algo tão tóxico que é assustador sem realmente ter essa intenção,tudo graças a uma gradual tortura psicológica.Infelizmente em certos momentos a minha experiência foi um pouco maçante,muitas situações podiam ser simplesmente agilizadas o que aconteceu nas últimas páginas,me fazendo não querer largar o livro antes de chegar no seu desfecho.

Deza 13/02/2024

Único
Foi a primeira vez que li algo do tipo no gênero de ficção, uma proposta diferente e uma leitura agradável.

Nicolas.Jacob 21/01/2024

50 tons de cinza
A premissa aqui é certamente o ponto mais forte do livro, junto com o fato dessa capa brilhar no escuro.

É uma boa armadilha pra quem pega um livro curto e acha que vai ser uma leitura tranquila que passa rápido. O que tu encontra aqui é justamente o oposto, da um certo trabalho para se manter alinhado com os acontecimentos. Tenho no meu conceito que se um livro de 200 páginas se torna cansativo, é porque algo não deu muito certo.

Outro ponto positivo é sobre a reflexão que pode gerar, sobre as questões políticas, sociais e ambientais. Pensando sobre tudo que foi abordado me parece cada vez mais claro que a ciência não pode caminhar sem ter ao lado as questões sociais, e especificamente sobre o que temos aqui, não tem como impor alterações de comportamento nos seres humanos porque se essa mudança não
for algo genuíno e partindo de vontade própria, o fracasso é iminente.

Personagens sem muito carisma e um pouco de bagunça nos acontecimentos me fez não gostar tanto da história. A escrita também não foi a que mais me agradou, sempre serei contra grandes capítulos densos.

Precisamente:
?? 3,0/5,0

Gisele @li_trelando 10/01/2024

O que é o tempo
Ursulinda sempre arrasa e pra quem pretende ter contato com ela pela primeira vez esse é um ótimo livro pra começar.

Tem a complexidade da escrita dela mas um grau a menos. Esse livro é quase uma matrix literária ao mesmo tempo que metafóricamente nos faz refletir que dependendo do sonho e de quem sonha, sonhos podem destruir mundos.

KelenDZ 24/12/2023

O livro é bom, cada sonho e mudança da realidade vai deixando a gente mais tenso, principalmente as finais.
O final da história é bastante tensa e um pouco confusa, e para mim foi uma surpresa pois imaginava outras coisas.

Alvaro.Severo 04/12/2023

Demorei 5 meses pra ler qnd comecei tava flertando com uma bonita e agora ela eh minha namorada?. fora isso que doideira esse livro essa mulher fumou foi muita m4conh4
Alvaro.Severo 04/12/2023minha estante
inclusive estou citando tal acontecimento pois foi ela qui mi emprestou

Nazrat 15/10/2023

Sonhos efetivos
Uma ideia muito boa a premissa do livro. Sonhos que mudam a realidade - inclusive o passado. O desenvolvimento da história, as dúvidas sobre as intenções dos personagens, a esperança e as infinitas possibilidades deixam a trama muito dinâmica. E a autora não decepciona, dá uma vontade de saber como continuaria a história!

Min-ssi 05/10/2023

Um livro com cara de conto
Achei bastante interessante a forma que a autora abordou os sonhos nesse livro pois tem muitas informações reais e que conseguiam entrelaçar bem na proposta da história.
Ele me lembrou 1984 na questão da falta de controle do protagonista em ter controle da própria vida e das suas escolhas.
O livro tem a nós ensinar que não somos Deus e que mesmo a pessoa com tanto poder(o doutor haber) querendo fazer o bem nunca está satisfeita sempre quer mais ao ponto de enlouquecer e perder todo o poder e estragar tudo.
Mesmo com mudanças radicais e boas na humanidade acho que verdadeiramente nunca vamos chegar na utopia que idealizamos por que ninguém pensa igual então só Deus para criar uma utopia(na minha opinião) e essa utopia já foi destruída por Adão e Eva então n tem mais o que fazer.
Um livro reflexivo mais achei que faltou algo.

Matheus Duarte 26/09/2023

Mais uma obra prima da autora
É meu terceiro livro da Ursula e confesso que me apaixonei pela escrita dela
A forma como trata de temas como sonhos (reais e figurados), crenças, bondade/maldade, feminismo, Deus, etc de sútil e filosófica.

O protagonista sabe do seu dom mas é tão passivo e inofensivo que chega a dar raiva em algumas partes. E eu demorei a ver quem era realmente o ?vilão? da narrativa, se é que tem. Talvez seja apenas o destino mesmo o condutor de todos os fatos

?Quero que tente se destacar de si mesmo e tente observar seu próprio ponto de vista de fora, objetivamente. Você tem medo de perder o equilíbrio. Mas a mudança não precisa desequilibrá-lo; afinal, a vida não é um objeto estático. É um processo. Não há como ficar parado. Racionalmente, você sabe disso, mas emocionalmente você se recusa. Nada permanece igual entre um instante e o seguinte, não se pode entrar no mesmo rio duas vezes. Vida... evolução.. o universo inteiro do espaço/tempo, matéria/energia... a própria existência é, em essência, mudança [?]
Quando as coisas não mudam mais, eis o fim da entropia, a morte do calor do universo. Quanto mais as coisas continuarem se movendo, se inter-relacionando, entrando em conflito, mudando, menos equilíbrio e mais vida. Eu sou a favor da vida, George.
A vida em si é uma grande aposta contra as probabilidades, contra todas as probabilidades! Você não pode tentar viver em segurança, não existe segurança. Então, estique seu pescoço para fora da carapaça e viva plenamente! O importante não é como chegar lá, mas onde chegar.?

cobramarela 22/09/2023

Vixe
Foi difícil ler esse livro, demorei muito tempo.
não consegui me atrair por orr ou qualquer outro personagem do livro. achei as passagens entre os sonhos confusas e sem muito brilho. a sinopse me interessa profundamente, mas a execução me deixou brochada. já é o segundo livro de ursula que leio e não curto muito, mas esse foi pior do que o outro :/

Dani Fernandes 21/09/2023

A importância do sonho
Com certeza o resumo do livro vai te fazer le-lo, porque realmente a ideia é muito interessante e tentadora. Mas não é um livro muito fluido , pois com o passar dos sonhos, se tem as variações da história e com ela a comparação de realidades vividas anteriormente. Isso pode deixar a sensação de estar voltando sempre pro mesmo ponto da história: sonho, consequências e comparações com a realidade anterior. Com isso, apesar do livro ser pequeno terá uma demora pra termina-lo.
As explicações de estágios de sono e os estudos do doutor são bem interessante pra quem nunca pesquisou sobre o assunto. As camadas que ela constrói da realidade, e cada consequência da mínima alteração que se faça é curioso.
Ainda encorajo a ler, pois foi escrito por uma autora muito importante da ficção científica e é ótimo conhecer o trabalho de mulheres nesse gênero literário.