A Curva do Sonho

A Curva do Sonho Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin

Resenhas -

Luaturas 01/11/2022

Demora pra engatar a leitura
Acho que é uma obra para entendimento da história da literatura, sua evolução e o que era escrever ficção científica naquela época. Eu acho um pouco descritivo demais e várias vezes me perdia na página. Mas da metade em diante a narrativa fica mais agitada e a leitura flui.

Camilla 28/10/2022

Esperava mais...
A sinopse é muito interessante, achei que ia ser muito empolgante mas tive que fazer muito esforço pra terminar, ficava com sono.
Não achei ruim mas é bem arrastado.

barbaragomes 20/10/2022

Comecei essa leitura há um tempo atrás e demorei bastante para terminar. No início estava achando muito lenta a história e não me envolvia, acabei fazendo uma pausa. Quando retornei achei melhor a leitura, o que garantiu as estrelas que dei, mas ainda não o suficiente para eu dizer que gostei do livro. Acho que a ideia era boa para quem gosta do gênero, o que eu descobri não ser o meu caso.

Bia 25/09/2022

A sinopse empolga bastante, mas a leitura dá sono. Ao pensar em um homem que altera a realidade com seus sonhos, imaginei uma coisa totalmente diferente e bem mais empolgante. As explicações do doutor sobre neurociência e como o cérebro funcionava eram tão extensas e confusas que eu só pulava e ia direto pro diálogo. Uma coisa que foi bem colocada foi a relação do ser humano e a eterna busca pelo poder, de achar que é maior que todos quando o detém. No geral não é um livro ruim, mas é totalmente fora da minha vibe.

Letícia Goliczevski Medeiros 18/09/2022

Mais um da Ursula!
A mensagem que eu tirei do livro é que a vida não está tão sob o nosso controle quanto pensamos e que é inútil tentar mudar e controlar tudo obsessivamente esperando que ela chegue à perfeição, porque isso simplesmente não é possível.

Gostei da história e do final, mas acho que faltou alguma coisa que me cativasse mais. A parte dos alienígenas foi o que mais me interessou, mas eles tiveram pouco destaque. Acho que prefiro os livros da Ursula que se passam em outro mundo ou no espaço. Ainda sim, gostei de conhecer mais um trabalho dela. Ficção científica segue sendo o meu gênero preferido e a Ursula sempre traz ideias interessantes nos livros dela.

Ronan 17/09/2022

QUE LEITURA INCRÍVEL!!!

Fiquei completamente encantado com essa leitura, Ursula criou um mundo incrível e adorei o que ela fez com os sonhos e como desenvolveu toda a história. Mais um livro incrível...
Wallace 01/10/2022minha estante
Ahhh quero muito ler esse livro

Ronan 01/10/2022minha estante
Wally é incrível!!! Espero que goste.

Rasmus 15/09/2022

O título é porque no meio do livro você dorme.
Quando você ouve alguém falar sobre um livro no qual o protagonista altera a realidade com seus sonhos, logo você se anima, e foi caso desse. Mas de alguma forma a autora conseguiu pegar uma ideia boa e fazer um desenvolvimento terrível, quando você menos esperava você estava lendo sobre guerra de alienígenas na terra.

Vi 03/09/2022

O livro é uma ficção científica com uma premissa bem interessante. Li num momento não tão bom, então acabei achando a linguagem um pouco chatinha as vezes e esperava algo mais interessante. Recomendo pra alguém que gosta do gênero e já conhece, mas não pra alguém que tá na ressaca por exemplo.

Adegilson.Alves 29/08/2022

Aparências
No início eu estava com medo, mas logo vi que não precisava sentir receio por esse livro. Úrsula le guin se superou nesse livro. Gostei muito da trama de um sonho poder moldar todo um futuro. Assim como, mostrar o que acontece quando tentamos controlar a natureza do sonho. O mais puro caos. Foi uma leitura que eu mesmo me surpreendi muito. O tema da superpopulação e outros subtemas foram bem orquestrados bela e inestimável autora. Ela mandou bem demais nesse livro.

Sonally.Cecilia 28/08/2022

Em um mundo repleto de poeira radioativa, George Orr tem sonhos que mudam a realidade. Preso nesse universo instável, Orr busca ajuda de remédios e acaba num ciclo vicioso onde necessita de ajuda terapêutica. É nesse ambiente que ele conhece Haber, que se torna seu psiquiatra, e Orr acaba virando instrumento de um ser humano narcisista que acredita estar melhorando o mundo, porém com suas próprias regras.

É incrível a maneira como a Ursula consegue narrar as mudanças de cenários de forma tão fluida; quando você menos espera, assim num piscar de olhos, todo o cenário pré-existente é alterado e você fica confuso junto com os personagens, querendo saber o que acontece na próxima página e imerso nesse mundo caótico.

Além de abordar um tema delicado, como poluição atmosférica, ela aborda questões étnicas com um diálogo bastante interessante que eu nunca tinha pensando por essa perspectiva. Pesquisei mais sobre a autora e vi que ela sempre teve essa escrita mais crítica, mesclando sua ficção com temas sociais que nos assombram até hoje.

Sobre a parte científica em si, sobre universo onírico, vi em algum lugar que sua escrita se assemelhava com PKD; e de fato é uma ciência bem especulativa mas que não deixa de ser interessante. Ah, e ainda consegue introduzir alienígenas no meio dessa mistura toda... muito interessante.

Maisa @porqueleio 21/08/2022

Resenha / A Curva do Sonho /@porqueleio
O planeta Terra está com problemas. Superpopulação, instabilidades climáticas, mas George Orr está preocupado mesmo é em não sonhar. Ele é um sujeito tranquilo, parece até acomodado em alguns momentos, mas sua energia é gasta em alternativas ao sonho. Ele quer controlar o que chama de ‘sonhos efetivos’.

Para isso, busca socorro em medicamentos que o impedem de dormir. Entretanto, devido a um controle efetivo, ele é pego e, por sua passividade, enviado à um psiquiatra. Sonhos fazem falta aos seres humanos, a privação deles pode ser muito perigosa. E o médico responsável em atender George acredita que ele já está alucinando ao dizer que seus sonhos se transformam em realidade.

Até que o Dr. Harber percebe a alteração... e, acreditando que procura a saída para os problemas da humanidade, resolve manipular, direcionar os sonhos de George. Mas os sonhos são incontroláveis!

Apesar de ter sido escrito na década de 1970, é um livro atual. Além dos efeitos climáticos, trata de questões raciais e de gênero. Também trata do que a visão de uma pessoa sobre o que é um mundo perfeito pode ser perigosa. Harber acredita em sua visão, e quando as coisas começam a dar muito errado, não consegue mudar a trajetória. Ele tem certeza de suas convicções. E as loucuras vão se desdobrando: até o Brasil faz uma ponta, com uma possível aliança com o Afeganistão para dominação global.

George se vê refém do médico e de sua visão do mundo, mas busca auxílio com uma advogada. Heather demora, mas vê o fenômeno acontecer, e entende a amplitude do dilema que George enfrenta.

Uma leitura fluida, mas com uma carga de sentimentos sobre moralidade, no quanto nos permitimos ser manipulados, sobre o significado do livre arbítrio. Fica minha admiração por, em tão poucas linhas, a autora conseguir abordar tantos temas, lançar tantas perguntas, e permanecer atual.

site: https://www.instagram.com/p/ChItpafr73D/

Mar 30/07/2022

O que faz a mente ao acordar?
A realidade é desoladora. A realidade é tudo o que temos.

Em um curto volume, Úrsula Le Guin decide apresentar o peso do mundo. A Curva do Sonho é a história de George Orr, mas também da inquietude humana. Orr, um homem cujos sonhos afetam a realidade, procura por drogas lícitas para parar de sonhar. Infelizmente, é pego violando as leis de quantas doses poderia tomar e enviado para uma terapia compulsória, ambos elementos do futuro imaginário de Le Guin, que já se apresenta como um mundo no qual a tentativa de controlar a mente é grande e sistemática, causando tanto eficiência quanto segregação.

O terapeuta e médico de Orr, Dr Haber, é um psiquiatra e especialista em sonhos, e é também um homem que é como uma cebola - todas as camadas são idênticas e não há um centro. Contrário ao seu ser oco, Haber é movido pela ideia de um "fim", um mundo perfeito, um objetivo final. E manipula os sonhos de Orr para que este sonhe as mudanças que Haber julga necessárias para a humanidade.

Orr representa aí o presente, o movimento, a sintonia. Haber é entrópico, objetivista, desconectado. E o mundo é o mundo, natural e morrendo por conta da ação humana. Orr acredita na evolução natural das coisas, em um fluxo. Mudanças e alterações fazem parte desse fluxo, mas deve-se aceitar que só há um mundo, e trabalhar com ele. Só há um continuum.
Haber acredita na Utilidade Humana, em fatores que são úteis para a propagação da espécie humana e sua evolução. Torna-se então um eugenista maníaco, um homem-Deus rebelando-se contra a própria realidade. Então, força Orr a criar outras, e acredita que sempre haverá a seguinte, melhor que a primeira.

Há muito mais n'A Curva do Sonho, porém. De suas alegorias a respeito dos sonhos da natureza, até seus alienígenas oníricos e moderadores da existência. De críticas diretas à destruição do natural e do capitalismo até a necessidade copiosa do humane por amor. Há até mesmo uma discussão poética (que cita TS Eliot) da capacidade humana de suportar a realidade, ou a falta da mesma. Seria impossível, numa resenha de aplicativo, dar o devido foco a cada um dos fatores.

Na realidade, é talvez impossível, se não um objetivo distante, concluir uma análise sólida d'A Curva do Sonho sem tempo, carinho, e muitas páginas. Existem camadas de elementos a serem descobertos, mas só se interessar, também. O volume sustenta-se muito bem se lido com simplicidade, uma crítica ao capitalismo e sistemas de poder que causam desconexão na humanidade - interna e externa, e de uma leitura existencialista que conclui: Só existe essa realidade, esse presente. Ele deve ser vivido, com amor e responsabilidade - e aceitação. Como talvez as melhores ficções-científicas, Le Guin se recusa a criticar sem apontar o potencial de uma saída. A esperança é a chave, ou os "meios" tornam-se desimportantes.

Se há algo a ser criticado, é a densidade dos capítulos. À partir da metade do livro, quando todos os elementos estãono tabuleiro, seu ritmo ganha mais vida, a prosa parece mais focada. Os primeiros capítulos, porém, demoram-se em longas deliberações sobre o psicológico de cada personagem, que apesar de essênciais e bem vindas, poderiam se beneficiar de quebras ocasionais.

Em suma, A Curva do Sonho é uma memória e um aviso sobre o poder que possuímos sobre o mundo, um texto quase imperativo em sua preocupação com a qualidade da vida humana. Uma garantia de pertencimento, mas, acima de tudo, uma crítica:

Esta é a única realidade a ser vivida.
Félix 11/08/2022minha estante
Que resenha maravilhosa

Mar 11/08/2022minha estante
aaa obrigade!! :'D faço as resenhas cm carinho

David 09/06/2023minha estante
Só passando pra concordar com o Félix.

Paloma.Lohane 20/07/2022

Nada impediria um homem de sonhar, exceto a morte.
Quero ler mais da Ursula, estou extasiada de tão boa que é sua escrita. Muito fluída, muito inteligente, muito sagaz. Eu amei!

Sobre o livro em si: achei a ideia muito legal e foi bem desenvolvida. Nos mostra que para todo fim é necessário um meio. Eu só não dei 5 estrelas porque esperava mais do final, que foi bem ruim.

Fora esse detalhe eu gostei muito e foi rápido de ler. Recomendo.