A Curva do Sonho

A Curva do Sonho Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin

Resenhas -

letssissio 02/09/2021

?O ser, que não sendo nada além de si mesmo, é tudo.?
Esse foi meu primeiro contato com a mestra da ficção científica, Ursula K. Le Guin, e posso dizer que fui prazerosamente surpreendida. O livro é sobre Orr, um homem comum em quase todos os aspectos, menos em 1, seus sonhos têm o poder de alterar a realidade. Diante desse poder incrível e proporcionalmente perigoso, Orr tenta buscar uma maneira de lidar com tanto poder em suas mãos. E nessa trajetória, ele esbarra com o Dr. William Haber, que após presenciar os efeitos da habilidade de Orr e acreditar nele, passa a tomar atitudes questionáveis, colocando não só Orr em perigo, mas também toda a humanidade.
Esse livro é literalmente uma viagem por uma realidade que, sem nenhuma pausa, te faz refletir sobre a sociedade em que vivemos e o custo da solução de problemas que assolam os indivíduos que vivem no mundo contemporâneo. A obra inúmeras vezes explora o limite entre a finalidade e os meios usados para obtê-la, repensando a frase inspirada pelo pensador Maquiavél de que os meios justificam os fins. Será mesmo? Até que ponto os malefícios causados pelos modos são aceitáveis em busca de uma finalidade ?para o bem de todos?? O bem maior deve ser usado como justificativa para a supressão do restante da população que não faz parte do grupo beneficiado? E se o que você acha que é a ?realidade ideal? não condiz com a opinião de outras pessoas? A opinião de quem deveria ser levada em conta na hora de moldar a realidade? A sua, a minha, a de um homem considerado doente mental pela sociedade ou a de um médico sedento por poder?
Além dos questionamentos provocados, o livro atemporal aborda com proeza temáticas socialmente relevantes como a superpopulação, problemas climáticos, disponibilidade de recursos, sede por poder, racismo e muitas outras.
O livro é curto, quando considerada a quantidade de temas abordados e as reflexoes que causa nos leitores. A leitura é fluída, na minha opinião, sobretudo após o 5 capítulo, de forma que é comum demorar um tempo pra se engatar na leitura. Mas no final, a experiência vale mais do que a pena. Eu decidi ler esse livro pra sair da minha zona de conforto e ler gêneros que nao tenho tanto costume de ler, mas depois de ter contato com a história que Ursula criou com maestria, tenho a impressão de que ficção científica será um gênero muito mais frequente entre as minhas leituras do que o esperado.

Marcele 20/08/2021

Rainha do sci- fi
A curva do sonho

Em um mundo com superpopulação, fome, doenças e variações climáticas, George Orr é apenas mais um indivíduo sem talentos especiais. No entanto começa a perceber que seus sonhos tem o poder de mudar as coisas, mas só ele consegue se lembrar de como o mundo era antes das mudanças. Em um mundo onde se tem o controle de tudo que as pessoas fazem ele acaba sendo encaminhado para tratamento psiquiátrico/neurológico com o dr. William Haber pois estava abusando do uso de medicamentos para dormir.
Após saber da sua história Dr. Haber propõe a George a hipnose e então começa a interferir com seus sonhos, que ele se refere como ?sonhos efetivos?. Nesse momento George se torna peça de um jogo perigoso com a existência das pessoas, do mundo, guerras e relações geopolíticas.
Como sempre rainha Ursula nunca decepciona! Ela consegue nos colocar em temática sempre atual no meio da ficção científica com um personagem inocente mas não idiota!

Jean Bernard 07/08/2021

Um Sonho de Leitura
Como seria bom se nossos sonhos se tornarem realidade. Alcançar aqueles desejos oníricos que tanto buscamos. Mas será mesmo? Será que aquilo que sonhamos fará nosso mundo melhor?
Um livro incrível. Uma ficção-científica que transita entre filosofia e crítica. Fica a dica pra qualquer leitor que gosta de livros que ultrapassam os limites da imaginação.
Helder.Jacomo 21/01/2022minha estante
Acho que eu já te falei o meu conto preferido dela. É o ?The Who Take Away From Omelas?. Um conto de 30 páginas que é simplesmente genial. Ursula merecia muito mais prestígio do que lhe conferem. É uma pena não terem traduzido este conto, mas devíamos ler no clube.

Priscila 18/07/2021

Ainda não sei o que pensar
Esse foi o primeiro livro que consegui finalizar da Ursula Leguin, isso porque já tentei ler um e acabei não finalizando porque achei a escrita muito enrolada. Nesse ela vai mais direto ao ponto, mas dá pra ver que ela é uma escritora que gosta de gastar palavras, o que pra mim não é um problema, é questão de acostumar com a escrita dela.
Sobre a história em si eu ainda não sei o que sentir, no geral eu gostei, mas não amei, mas com certeza eu vou pegar outros livros dela pra ler.

Diogo Santos 18/07/2021

Como viver sem saber oque o futuro lhe guarda?
Nesta estória, acompanhamos a trajetória demasiada torturante de George Orr. Um homem descrito como vulnerável, inseguro e insubstancial, contudo ao decorrer dos eventos é tocável como ele suporta, pois é descrito com louvor como sua cruz é pesada
Viver em mundos criados por si mesmo após sonhos efetivos( estado de sonho no qual muda a realidade.) dia após dia, causando excessos de informações e contradições; pessoas que nunca existiram por conta de certos movimentos e cenários nunca terem acontecido, dessa forma Orr sente-se sozinho e vulnerável como uma criança andando sozinha sem direção. Tudo isso começa a tomar forma quando conhecemos o Doutor Haber, Psiquiatra responsável. Notando o poder de George, começa a usa-lo para favorecer-se . A narrativa é ótima juntamente com o enredo recheados de reflexões inquietantes

Daniela742 16/07/2021

Loucura
A premissa do livro é muito boa, também é muito criativa a forma como ela utiliza os sonhos e a potência que eles tem de alterar a realidade em várias perspectivas.

O começo é MUITO bom, escrita maravilhosa com a marca característica da autora e personagens bem curiosos e desconfiaveis. Ver o rumo que a história vai tomando é bem legal, porque desperta a curiosidade de qual será a próxima desgraça e como os personagens vão lidar com aquilo.

No entanto o final é cansado. A história passa a ficar muito confusa e os acontecimentos parecem muito aleatórios, perde um pouco do espírito frenético do começo. O desfecho também não agradou, mas o conjunto da história não deixa de ser uma boa leitura.

Wania Cris 03/07/2021

Um sonho que se realiza pode se tornar um pesadelo
Curva do Sonho conta a triste vida de George Orr que carrega um distúrbio que muitas pessoas desejam: os sonhos dele se tornam realidade.

Mas o que é sonho para muitos se torna a aflição de George que teme que suas alterações da realidade causem distúrbios para o mundo e vê na terapia uma chance de se livrar desse fardo... então...

O livro é maravilhoso, com um início bem instigante e esclarecedor, porém, à medida que a estória transcorre algumas coisas se perdem e, perto do final, fica bastante confuso, o que atrapalhou minha percepção. Ninguém mandou ser burra, né?

A escrita de Ursula é sempre deliciosa e o cenário que ela constrói é um dos mais reais que já li. Tava sendo uma leitura muito boa enquanto eu estava entendendo alguma coisa.

Recomendo a leitura por ser tratar da Dama do Sci-fi, mas é preciso atenção nos dois capítulos finais.

Elton 19/05/2021

Toda nova realidade é um diálogo com a realidade prévia
E se você pudesse alterar a realidade por meio dos sonhos? George Orr é um homem ordinário, que se sente aflito por conta da sua habilidade de alterar o mundo ao sonhar. Sem controle de tal poder, Orr é encaminhado para o psiquiatra Dr. William Haber após abusar de remédios para supressão dos sonhos.
Recheada de debates ético-morais em meio a longas descrições técnicas de onirologia, a obra é mais do que um passeio divertido pelos estudos relacionados ao sono e aos sonhos, é um compilado de discussões importantes sobre a nossa própria realidade. O ser humano é um ser histórico. Ao sermos capazes de alterar o nosso meio, estamos ligados diretamente aos que o alteraram antes e aos que virão depois. Toda e qualquer ordem social, regra, convenção etc existe em função da história que a precede. E o que fazer quando esse ciclo é quebrado? Ao alterar uma realidade sonhando, George Orr anula parcial ou totalmente a anterior, não é como se o admirável mundo novo criado por ele existisse a partir do momento em que ele acorda, é como se tal mundo sempre tivesse existido. Como, por exemplo, pode existir racismo se o conceito de raça nunca tiver existido? Mais ainda, como esse conceito poderia existir em um mundo onde todas as pessoas possuem os mesmos traços e tom de pele cinzento?
“A curva do Sonho” é uma boa lição sobre como não há atalhos para alterar a realidade. No nosso mundo, condicionado à materialidade, inalterável apenas pelo poder da mente, a mínima mudança positiva precisa levar em conta as contradições existentes e lidar com as condições dadas. E embora os sonhos não tenham o poder místico de criar novas realidades, são indispensáveis à nossa vida. É por meio deles que nosso cérebro reorganiza as ideias no subconsciente e descansa totalmente, de forma que, ao acordarmos com disposição, podemos, então, alterar a realidade ao nosso redor, por meio das ações.

site: https://www.instagram.com/eltonleitor/

Barbis 28/04/2021

Ursula é uma escritora maravilhosa. Esse livro traz uma reflexão ótima sobre vários temas. Adorei e quero ler mais livros dela.

nemlanency 27/04/2021

Meu primeiro Úrsula
Mas precisarei revisitar. Fiz uma leitura meio frenética, não sei se por ansiedade minha ou induzida pela escrita.

Gabriel Landim 12/04/2021

Sonhos x Realidade
Eu entendi o início, entendi o meio, quando cheguei no final não entendi mais nenhuma parte do livro.

Independente do que eu entendi, Ursula nos leva a refletir sobre o impacto dos nossos sonhos que a gente sonha se esses sonhos fossem reais. Mesmo que seja por uma boa causa (até que ponto é boa?). A busca pelo poder a qualquer custo e a todo instante.