A Rede de Alice

A Rede de Alice Kate Quinn

Resenhas - A rede de Alice

Elaine 12/02/2024

A rede de Alice acaba de entrar para a lista dos meus livros preferidos.
A história é ambientada na primeira guerra mundial e pós segunda guerra. A autora fez uma construção sensacional da história, e ainda no final ela faz todas as justificativas históricas e fictícias sobre os fatos do livro.
Uma das coisas mais marcantes desse livro pra mim foi o fato de haver uma personagem gaga, importante ressaltar que não é comum as pessoas darem atenção à gagueira, menos comum ainda é a descrição tão precisa da autora nas falas da personagem (no final ela explica pq dessa descrição precisa). Eu me atentei a gagueira no livro pois, sou fonoaudióloga e trabalho especificamente com esse transtorno de fala, é muito importante que as pessoas que gaguejam tenham essa visibilidade.
Enfim, o livro é sensacional, uma narrativa ótima! Recomendo muito!

Isa 31/01/2024

Incrível!
Amei muito essa história, recomendo pra todo mundo. Me apeguei aos personagens, torci por cada um deles, e achei incrível conhecer sobre a rede de Alice, que de fato existiu.
Foi uma leitura bem fora da minha zona de conforto, ainda bem que peguei.
Apesar de grande, achei a escrita bem fluida. Pretendo ler outros livros da autora.

Beatricets 30/01/2024

História memorável
Aquela ficção baseada em fatos reais que te engole para uma realidade dura de encarar, mas extremamente bem construída e envolvente.
Esse livro foi uma baita surpresa pra mim. Pela capa, eu jamais escolheria lê-lo. Mas li graças ao clube de leitura que participo.

A construção profunda de personagens e a forma como os fatos históricos e o cenário de guerra se misturam com cenas de suspense, romance e drama, é realmente um dom de escrita da autora. Foram 500 páginas que poderiam ter sido 1000, e eu leria.

São duas personagens principais e duas narrativas em tempos diferentes: Charlie no presente pós guerra e Eve como espiã no período de guerra. Duas mulheres que se encontram em certo momento e por um certo motivo. Ambas buscam respostas e vingança.

Uma história que relata o trabalho de espionagem
feito por mulheres corajosas (a tal Rede de Alice), que eram muito subestimadas pelos homens, e que usam isso à seu favor: trabalham como espiãs para tirar informações importantes dos alemães sobre os ataques à França e, com isso, colaborar para o fim da guerra. Afinal, nada tão poderoso quanto a informação.

Mas esse romance vai muito além dos fatos históricos; o ritmo de leitura é rápido e não é cansativo. A Rede de Alice é uma história de luta e sofrimento, mas é também uma história muito forte e linda sobre laços de amizade.

Pra mim, uma das coisas mais incríveis que a autora conseguiu fazer foi criar uma personagem tão bem construída e que foi se transformando com o passar do tempo. A Eve do pós guerra é completamente diferente da Eve inocente do passado. Através dela, a autora conseguiu mostrar de forma brilhante os traumas e as marcas que uma guerra pode deixar nas pessoas. E a guerra afetou a sua forma de se relacionar com as pessoas, de encarar a vida, seu jeito de ser, de falar e de se enxergar. Eve é uma personagem extremamente bem construída e inesquecível, que carrega uma culpa e traumas inimagináveis.

Enfim, um livro memorável que quero panfletar muito por aí.

Ps: não deixe de ler as considerações finais da autora, ela explicita o que é ficção e o que é real. E olha que tem muita coisa real, você vai ficar chocado.

alinebdearaujo 27/01/2024

Um dos melhores livros que já li até hoje. Sem dúvidas se tornou um dos, se não O Favorito!!!
É um livro um pouco longo, mas que fluiu demais pra mim. Me envolvi demais com a história, ainda mais pelo fato de que, os acontecimentos que o livro retrata sobre a Guerra, são reais. Aconteceu de verdade, realmente existiu a rede de Alice.

Camila.Mendonca 25/01/2024

Esperava mais
Esse livro estava na minha lista há anos, então a expectativa era enorme.

O livro começou muito bem!! A temática de guerra e a rede de espiãs me pegou de cara. Mas com o decorrer da história senti que tudo foi se perdendo e se prolongando demais.

Em alguns capítulos eu não parava de virar a página e em outros ficava "acabaaa, pelo amor de Deus".

O livro poderia ser reduzido pela metade, mas acho que valeu a experiência.

Recomendo só pra quem tem muita paciência e gosta de histórias bem lineares.

Não dá pra falar que não foi bem desenvolvido! Nisso a autora foi genial.
Bheatriz.Lessa 09/02/2024minha estante
Putz tô entrando no capítulo 3 e doida pra abandonar. Si não abandonei pq só vejo gente falando q só melhora

Camila.Mendonca 09/02/2024minha estante
Aaaaai eu sou suspeita kkkkk no começo eu tava amando e pra mim só foi caindo o ritmo... mas até o cap 32, gostei bastante!! Tenta mais um pouquinho sim, se não rolar, aí vc deixa de lado

Bheatriz.Lessa 10/02/2024minha estante
É se eu já não tô gostando agora acho melhor abandonar. Em outra oportunidade tento

lav 23/01/2024

Um livro de ficção histórica que em vários momentos me confundiu sobre o que de fato ocorreu e o que era ficção. Entretanto, apesar da demora para terminar de ler - 3 semanas -, é um livro interessante.
Na minha percepção, foi mais longo do que deveria, não teve Plot Twist e o final não foi tão brilhante quanto eu esperava, mas foi uma leitura boa.
Livro sobre mulheres fortes, que decidiram ignorar os padrões e esteriótipos do mundo que viviam para lutar do jeito que conseguiram.

Marcello Ramalho 22/01/2024

Fantástica narrativa. A autora consertou trazer aspectos das duas grandes guerras numa estória envolvente. Personagens fortes e interessantes.

Kris Solano 09/01/2024

Vale a pena a leitura
Simplesmente emocionante do inicio ao fim, recomendo. Chorei litros com a surpresa que há no final desse livro!

Jenni Pradera 09/01/2024

Adoro ficção histórico, mas este livro deixou a desejar. A história de Eve como espiã da Primeira Guerra Mundial foi fascinante e me manteve presa no livro, infelizmente a outra personagem do livro, a Charlie, achei ruim na minha opinião. Simplesmente não conseguia me conectar com ela. Além disso, quando a história da Primeira Guerra Mundial e da Alice chegou ao fim, a história perdeu todo o seu brilho e foi uma chatice depois disso. Adorei a nota do autora no final, foi tocante e ótimo saber sobre as pessoas reais que a inspiraram a escrever esta história.

Duda 31/12/2023

Interessante! Confesso que no início gostei mais do que do final. Porém o trio de personagens principais eram bem intrigantes e muito bem colocados na trama. Gostei do romance, da procura, do nervoso que dava, e da mistura com a primeira e segunda guerra. Concluindo, como um todo, achei muito legal

Renata Rocha 29/12/2023

Esse livro é sensacional, ele passa no tempo da guerra mas consegue ser atemporal, a escrita é muito boa e você lê páginas e páginas sem nem perceber, é impressionante como voce consegue se sentir na pele de mulheres daquele tempo e em como nenhuma experiencia é unica, nesse livro é possível observar como a mulher era vista naquele tempo e em como era tratada e se sentia, em como ainda temos dentro da gente uma rose querendo fazer algo diferente, uma Charlie que é julgada e em como somos como eve querendo ser e provar boas, como as coisas sao extremamente complexas mesmo em tempos de guerra, como o poder afeta a cabeca das pessoas e em como a intolerancia é nojento, li o livro muito rápido e o final não foi do jeito que eu gostaria mas ainda sim o livro é sensacional

sossoalves 15/12/2023

Não é o tipo de livro que eu pegaria pra ler, sai da minha zona de conforto e fui experimentar algo diferente? o livro me surpreendeu de muitas formas

Foi uma leitura densa e demorada, muita história, muitos detalhes e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo

A temática de guerra não me agrada muito normalmente, mas o fato de ser uma rede de espiãs me deixou interessada

Minhas considerações finais são: eu gostei de história e a alternância de narradoras e de linha do tempo deixou mais dinâmica, gostei muito da contextualização que foi feita das guerras e de como o mundo ficou após elas

Beatriz 14/12/2023

Brilhante ?
Que leitura fantástica, não sei se tenho as palavras certas para descrever a experiência! O desenvolvimento das duas linhas do tempo paralelas até sua eventual união foi fantástico, eu fiquei completamente imersa na história.

Obviamente estudamos os acontecimentos históricos na escola, mas ler uma história baseada em fatos reais do período traz outra visão, você adentra os acontecimentos e consegue realmente entender toda a crueldade e absurdos da época, é uma forma muito boa de aprender com os erros do passado.

Acompanhar tudo o que a Eve fez e passou e a forma como a Charlie deu outra visão de mundo para ela foi brilhante, além disso Finn é absolutamente amável fiquei tão feliz com a amizade dos três. Todas as personagens são muito cativantes (com uma exceção óbvia) e é impossível parar de ler, você engole o livro esperando os próximos passos deles, gostaria de recomendar esse livro para todas as pessoas que eu conheço.

Fun fact: descobri esse livro e decidi comprar, mas achei a capa muito feia, então procurei em 5 sebos da cidade até encontrar a versão da TAG, linda demais!!!