Tempo Estranho

Tempo Estranho Joe Hill

Resenhas - Tempo Estranho

Fenrir 29/05/2023

Valeu a pena só pela 2ª história
Aqui temos um romance com 4 histórias de suspense mas, que para meu gosto somente a 2ª valeu a pena , ?Carregado? , nunca fiquei com tanta repulsa de uma personagem que nem o Kellway! Para quem é fã do autor vale a pena a leitura
Fabianna1 18/03/2024minha estante
Terminei agora o segundo conto. Cara é doente demais

Fenrir 20/03/2024minha estante
Muito! Tá loco que raiva eu tive

Francisco 23/04/2021

Quatro novelas para mergulhar em uma atmosfera estranha
Esse livro de Joe Hill é constituído de quatro pequenas novelas (coisa comum em muitos livros de seu pai Stephen King). Dentre tais novelas:

INSTANTÂNEO (Snapshot)
Em 1988, na pequena cidade de Cupertino, na Califórnia, o garoto de 13 anos Michael Figlione vive sozinho com seu pai enquanto sua mãe realiza missões na África. Ele escutou algo sobre o Homem da Polaroid pela primeira vez de Shelly Beukes, a faxineira de sua família de tempos em tempos e também amiga da família com seu esposo Larry. Quando o Homem da Polaroid tira uma fotografia de alguém com sua Polaroid, a mesma perde a memória acerca de alguns aspectos e Shelly também já fôra uma de suas vítimas. Contudo, Michael vê o Homem da Polaroid nesse mesmo dia. Ele possui uma tatuagem em fenício no braço e está abastecendo seu velho Cadillac em um posto de gasolina Mobil. Nesse posto, ocorre um acidente onde Michael molha a Polaroid do homem misterioso e esse o ameaça. Quando Larry pede a Michael para fazer companhia à sua esposa enquanto ele precisa se ausentar de casa, Michael deverá enfrentar seu medo do seu perseguidor e enfrenta-lo.

CARREGADO (Loaded)
Em St. Possenti, na Flórida, Randall Kellaway é um ex-fuzileiro da Guerra do Iraque (afastado com desonra) e trabalha como segurança em um shopping. A guarda de seu filho George está com sua esposa Holly e há uma medida cautelar para que ele não se aproxime dos dois. Quando uma amante rejeitada atira em seu amante na joalheria Devotion Diamonds, Kellaway recebe a falsa informação de que uma muçulmana atirou no proprietário da joalheria. Então Kellaway comete um erro e atira em uma cliente muçulmana que estava com um bebê dentro da joalheria. Então, antes da polícia chegar, Kellaway assassina uma testemunha e retira um dos projéteis da cena do crime. A partir daqui ele é tido por todos como um herói, mas a jornalista Aisha Lanternglass do jornal local "St. Possenti Digest" passa a investigar o tiroteio ocorrido no shopping Miracle Falls e Kellaway se vê confrontado e decide tomar uma atitude violenta.

NAS ALTURAS (Aloft)
Aubrey Griffin e sua amiga Harriet estão próximos de um salto de paraquedas a quatro quilômetros com seus respectivos mestres de salto quando avistam uma nuvem com forma de um OVNI que dirige-se em uma direção oposta às demais nuvens. Inicialmente Aubrey quer desistir do salto de paraquedas, mas o avião Cessna apresenta uma falha no motor e ele é incentivado por Harriet a pular. Ao pular, Aubrey cai, juntamente com seu mestre de salto Axe sob a superfície da nuvem com formato de OVNI e fica confinado. Quando Axe desce e Aubrey fica sozinho ele percebe que aparelhos eletrônicos não funcionam e após passar por uma situação incomum nessa nuvem ao perceber que ela lhe oferece uma vida nas alturas e tem um centro de controle, deve desenvolver um método para descer ao solo.

CHUVA (Rain)
Em Boulder, no Colorado, Honeysuckle Speck leva uma vida tranquila cuidando do filho doente de sua vizinha e aguardando a chegada de sua namorada Yolanda Rusted e sua sogra. Contudo, o que deveria ser uma chuva comum sobre Denver e Boulder se torna uma verdadeira catástrofe: uma chuva de alfinetes cristalinos que lhe tira um pouco de sua tranquilidade. As autoridades pensam que o fenômeno consiste em um ataque terrorista. Honeysuckle decide ir a Denver percorrendo uma distância de 50 km, mas seus planos são frustrados por uma seita de adoradores cósmicos que aguardam o fim do mundo. Mas um estranho que ela conheceu recentemente lhe salva. Posteriormente ela vai a Denver afim de informar a morte de Yolanda e sua mãe ao dr. Rusted, pai de Yolanda. Nessa cidade o clima apocalíptico é mesmo de Boulder. Ao retornar a sua cidade, Honeysuckle deverá desvendar os mistérios por trás dessa chuva mortal.

A organização do livro é semelhante à organização de muitos livros de Stephen King, como "Depois da Meia Noite" e "Quatro Estações", do S. King. A escrita de Hill é bastante atrativa e cativante, o que muito me agradou. No entanto, os desfechos de algumas histórias deixam um pouco a desejar. A primeira história é boa, mas não excelente. A segunda e a última com certeza são as melhores de todo o livro e as que mais gostei. A terceira sem dúvida é a mais ruim de todo o livro. Eis uma leitura mais que recomendada!
Clio0 23/04/2021minha estante
Tá na lista.

Francisco 23/04/2021minha estante
O livro é bom, mas a terceira história é bem entediante. As demais histórias são bem interessantes.

Clio0 23/04/2021minha estante
Você sabe se tem alguma referência a Torre Negra?

Francisco 23/04/2021minha estante
Particularmente não consegui ver nenhuma.

Vinicios0 11/03/2024

Um livro meia boca
O livro contempla quatro novelas escritas por Joe Hill.

O livro perder na parte de revisão, há muitos erros de revisão de gramática que atrapalha na hora da leitura.

A linguagem utilizada é bem altual o que facilita ler.

Sobre as estórias a primeira novela não me prendeu tanto, o ponto alto da estória acontece na metade, os outros vários capítulos são só partes cansativas de se ler.

A segunda novela foi muito bem escrita, retrata muito bem os estados unidos racista do nosso período. Estória prende do início ao fim e tem um final épico.

A terceira novela não é ruim, nem boa. Ela vai melhorando conforme vai chegando o fim, e tem um bom final.

A quarta e última novela lá começa com o ponto alto da estória, na verdade com o acontecimento maior, o que abaixa por um bom tempo a expectativa de que algo va acontecer. Mas dá metade do conto em diante tudo acontece e vale a pena chegar ao fim.

Brubs 19/09/2020

Joe Hill no seu melhor!
empo Estranho, Joe Hill ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Uma coletânea com quatro contos que nos faz perceber que a presença do horror não está apenas ligada a clichês como lugares escuros, casas velhas e monstros além da imaginação, mas que, mesmo em um belo dia de sol em meio a uma multidão, você nunca está verdadeiramente a salvo.

✏️ CONTO 1: “Instantâneo” - Eu adorei a vibe anos 80. O narrador é um homem adulto, mas volta no tempo para contar todos os acontecimentos bizarros que viveu quando criança. A temática envolvendo "polaroids do esquecimento" me instigou bastante, mas fiquei frustrada com a falta de resolução. Isso é tão Joe Hill.

✏️ CONTO 2: "Carregado" - Minha história favorita da coletânea poderia ser um episódio de Black Mirror. Apertou o peito e deixou um gosto amargo na boca, não por ser ruim, mas pelo realismo repleto de discussões sobre preconceitos, racismo, xenofobia e críticas ao porte de armas. O final doeu demais, fiquei paralisada de tristeza. *ATENÇÃO: é o conto mais pesado, tem gatilhos.

✏️ CONTO 3: "Nas alturas" - Eu o considero um grande alívio, um respiro depois do segundo conto. É bem fantasioso e imersivo. Adorei toda a ambientação da nuvem no céu que carrega um palácio e age como se fosse uma pessoa.

✏️ CONTO 4: "Chuva" - É uma história pós-apocalíptica que seria uma bela introdução da primeira trilogia distópica do Joe Hill (será que ele está anotando pedidos? rs). Eu fiquei fascinada com esse mundo tão real e atual em que chove agulhas. As críticas ao governo americano são dosadas com maestria, quem pegou as referências entendeu tudo.

✏️ Depois da leitura de cinco livros do Joe Hill, minha única certeza na vida é que ele é um gênio - sem comparação. Indico Tempo Estranho para todo mundo que queira se aventurar em um terror (suspense, fantasia, distopia...) consciente e inteligente!

site: https://www.instagram.com/universosingulardoslivros/

Jaquelline.S. 05/07/2021

Ok
São 4 romances curtos. O primeiro, 'Instantâneo', eu até achei interessante a história, mas achei que encheu linguiça demais, poderia ser uma história mais curta ainda.
O segundo 'Carregado', foi o meu favorito. A história é muito boa, eletrizante.
O terceiro, 'Nas alturas', também achei que encheu linguiça demais.
E o último, 'Chuva', achei bacaninha, mas também poderia ter menos enrolacão.

Ju Ragni 09/05/2023

Bons contos do filho de Stephen King
Achei os quatro contos bons. Não são contos de terror, estão mais para suspense. A maioria do pessoal que comentou diz que gostou do primeiro, segundo e quarto contos. O terceiro ficou na lanterna. Para mim também, achei o terceiro mais fraco. Não desgostei dele, mas se tem de ter um ranking tem de haver o último colocado, e para mim é ele. É muito abstrato, enquanto os outros três são mais plausíveis. Até quase no final do último conto eu estava achando que o primeiro era ligado com o segundo (porque são mesmo) e o terceiro era ligado com o quarto (o que não se confirmou). De qualquer forma, achei que são bons contos e Joe Hill não decepcionou.
Ju Ragni 10/05/2023minha estante
O quarto conto me lembrou um pouco o livro do Stephen King A DANÇA DA MORTE,em que uma epidemia dizima o planeta... Mas o SK também tem um conto em que chovem sapos numa cidadezinha do interior, que cá entre nós, é muito mais legal que esse do filho dele, kkkk

Livros e Ivaílton 19/03/2022

Uma aventura e tanto!
De início já digo que minha experiência nesse livro foi 50/50.

Como disse a minha amiga Taka "o autor não põe filtro nas histórias" e de fato é verdade!

Mas foi uma ótima experiência. Conheci a escrita do filho do King e sua imaginação é incrível.
Taka 19/03/2022minha estante
Aahh ?

Gustavo | @guh_santtoos 01/05/2021

Criatividade é o que não falta!
Um homem com uma máquina fotográfica Polaroid, um segurança de shopping que é fascinado por armas, nuvens capaz de moldar objetos e pessoas e uma chuva de agulhas! Essas quatro estórias compõem o livro Tempo Estranho, de Joe Hill.

É claro que como se trata de um livro de contos, nem todos serão perfeitos. Mas uma coisa eu já lhes adianto, os quatro contos tem temáticas bem interessantes.

Instantâneo (?)

No primeiro somos apresentados a Michael, em que o próprio relembra um caso ocorrido em sua adolescência, quando tinha a idade de 13 anos, e sua antiga babá, Shelly Beukes sofria de Alzheimer. Ao que tudo indica essa grave doença começou quando ela foi fotografada por um homem estranho com uma máquina Polaroid em mãos. Após a foto ser tirada, a pessoa nunca mais era a mesma.

O conto em si tem uma ótima premissa, e a execução de Hill deixa tudo mais melancólico com um toque do Sobrenatural, mas eu ainda acho que ele poderia ter ido além...

Carregado (?)

Um segurança de shopping se vê obrigado a abrir mão de suas armas após receber um pedido de divórcio de sua esposa, que alega ter sido ameaçada por ele, quando colocou uma arma na cabeça do filho caso ela resolvesse abandonar o casamento.

Sem dúvidas o melhor conto do livro... Hill coloca uma carga dramática bem pesada nessa estória, o conto também traz algumas reflexões e críticas persistentes sobre o porte de armas. Quase me esqueci, o final vai te fazer de bobo (?)

Nas alturas (??)

Um rapaz tenta saltar de paraquedas de um avião, para homenagear sua ex-namorada. Mas o que ele não esperava era acabar caindo em uma ilha misteriosa de nuvens, que é capaz de moldar objetos e pessoas, conforme sua vontade e de acordo com o que ele pensa.

Estranho, Estranho, Estranho. Apesar de ser um conto interessante, quanto mais o narrativa avançava a estória ficava mais absurda, no nível hard mesmo, que acaba ficando difícil de imaginar.

Chuva (?)

Uma jovem recebe a visita de sua namorada, Yolanda, e da sogra, quando uma estranha chuva cai no estado do Colorado. Mas ao invés de água, chovem agulhas e pregos dourados e prateados, dizimando a população de inúmeras cidades do estado.

O conto mais ousado e criativo dos quatro na minha opinião. O conto começa super bem, nos deixa investidos na estória e pensando o como aquilo poderia ser irreal, mas possível. O problema é que lá para o meio o autor parece que se perdeu, alguns diálogos ficaram sem nexo e o final deu a impressão de corrido. Aliás, esse conto deveria carregar o título do livro, invés de ?chuva" poderia se chamar: Tempo Estranho.
@ka_and_books 01/05/2021minha estante
Eu pensei em dar nota 4 também hein...??
Descreveu muito bem os 4 contos! Se eu já não tivesse lido, depois dessa resenha leria.
??

Gustavo | @guh_santtoos 01/05/2021minha estante
Mas as notas que vc deu para os contos foram menores, então acho que um 3,5 tá ótimo ?

yomaeli 04/05/2021

"Pode ser que venha aí um tempo estranho"
Eu me apaixonei pelo jeito de escrever do Hill em "A estrada da noite" e pensei: eu preciso ler mais coisas dele!

Assim comecei "Tempo Estranho", que conta 4 histórias diferentes. Segundo o autor, são romances curtos que não possuem nenhuma massa, apenas recheio. É interessante ver a construção dessa obra, que ocorreu no intervalo de um grande livro dele e depois ficou largada e esquecida, até ser retomada, revisada e, enfim, publicada.

"Instantâneo" inicia o livro e é uma história com várias nuances, traz tensão, nos aproxima dos personagens e é curiosamente bizarra, o que nos prende. Fala sobre memórias e pincela temas como bullying, família, etc.

"Carregado" foi onde eu estagnei. A partir daí minha leitura ficou arrastada, tanto que durou 4 meses. Acho que não foi culpa desse romance curto, que é muito interessante, e no qual há discussão sobre racismo, porte de arma e justiça. Começamos logo com um caso de violência policial e racismo, depois vamos conhecendo outras formas de violências e preconceitos.

"Nas Alturas" mistura elementos de sci-fi e fantasia. Ou você mergulha de cabeça ou você odeia de cara. No meu caso, o interesse foi gradativo, achei uma premissa boa, mesmo me lembrando outras produções já realizadas por diversos criadores. Conhecemos um rapaz tentando saltar de paraquedas para impressionar alguém, mesmo tendo medo de altura. Num salto forçado, ele acaba caindo numa nuvem. Sim, numa nuvem. O resto é história. Fala sobre nos apropriarmos mais das nossas próprias vontades, sobre as idealizações, sobre respeitarmos nossos limites e não colocarmos os desejos de ninguém a frente dos nossos.

"Chuva" encerra o livro e achei o melhor. Encontramos um mundo comum que é destroçado após uma chuva de agulhas que marcam a cidade com muita morte. O que terá criado isso? Como lidar com a ausência de quem se foi repentinamente? Assim como Carregado, também esbarra em questões sociais e políticas sobre nações em guerra, lesbofobia, fanatismo religioso, etc.

Não foi um livro que me prendeu totalmente, fiquei um pouco decepcionada no todo, mas recomendo por conter aspectos interessantes e estranhos.

Alessandro.Aguilera 12/05/2020

Um bom livro de contos
Como o próprio autor diz, são romances curtos e não contos. O livro possui quatro romances curtos:
- Instantâneo: muito bom, onde traz um história de fantasia com toques dramáticos relacionados ao envelhecimento e o esquecimento das pessoas.
- Carregado: o melhor conto do livro, é uma história visceral de armas e pessoas em situações desesperadas.
- Nas Alturas: é a mais fraca do livro, é uma história de fantasia sobre medo e promessas que fazemos antes de alguém partir.
- Chuva: é uma história muito boa sobre um desastre ambiental que pode levar as pessoas e até mesmo os países e tomar medidas drásticas.
Esse é o quinto livro que leio de Joe Hill, o primeiro nesse formato de contos ou romance curto, e ele vem mostrando uma evolução muito grande como contador de histórias. Onde seu ápice foi Nosferatu. Recomendo a leitura.

Rodrigordijn 03/04/2022

Interessante
Esta é uma coletânea de romances curtos, bem interessantes! Joe Hill sabe conduzir bem uma história, prendendo o leitor! Pode conter cenas que funcionam como gatilhos!

Mika 06/04/2021

Chuva
Foi ótimo ler esse livro, em especial pq amo contos e depois porque adoro o jeito que Joe Hill escreve, ele nos faz realmente acreditar que é possivel chover pregos do céu..
De todos os 4 contos apenas o "Nas alturas" não me prendeu, mas ao todo foi uma ótima leitura e super recomento para quem ama uns contos malucos que te deixam sem folêgo.

Soliguetti 06/11/2022

Apenas um dia comum
Nessa coletânea de romances curtos de Joe Hill, somos convidados a nos imaginar em situações de terror que podem vir a acontecer com qualquer um, em plena luz do dia, nos momentos mais improváveis. Com boas doses de criatividade, vivemos apenas um dia comum na vida de quatro personagens - até que ele o deixa de ser. Os romances são bem escritos, e eu realmente adorei um deles ("Carregado", o meu preferido). Vale a leitura!

Thaisa 29/10/2020

"Tempo Estranho" é uma coletânea que reúne quatro contos de Joe Hill: "Instantâneo", "Carregado", "Nas Alturas" e "Chuva".
Em "Instantâneo", acompanharemos um jovem que terá seu caminho cruzado por um homem que possui uma câmera fotográfica capaz de apagar memórias. É uma trama que conta com elementos lovecraftianos e clara influência de Stephen King - além de misturar o fantástico com uma melancolia sem fim.
"Carregado" é uma narrativa sobre um segurança cheio de armas - e preconceitos - que, ao tentar impedir um tiroteio, cria um massacre; assim como uma jornalista negra que tenta desvendar o que realmente aconteceu. Uma crítica dolorosa e necessária sobre os perigos do armamento, da supremacia branca e da violência policial que as minorias encontram diariamente.
Já "Nas Alturas" surge como um respiro depois de tantas emoções, nos apresentando Aubrey, um homem com diversas paranóias que, ao pular de paraquedas, acaba por cair em uma nuvem sólida, com um insólito domo no centro, e onde tudo o que o protagonista deseja toma forma.
Por fim, o livro finaliza com o excelente "Chuva", uma trama cheia de representatividade sobre uma jovem que presencia a morte de sua amada e de boa parte de Denver depois que uma misteriosa chuva atinge Boulder - no lugar de gotas, chove agulhas e pregos.
Utilizando como pano de fundo fenômenos naturais (ou nem tão naturais assim), Hill escreve, nesses romances curtos, narrativas bem desenvolvidas com personagens impactantes. Seus enredos não tem nada de raso, e é fácil entender que ele é prolixo e detalhista para que o seu leitor se sinta imerso em cada uma de suas criações... E dá certo!
Tirando "Nas Alturas" que, apesar de seu interessante terror cósmico, não me conquistou, as outras três novelas me deixaram boquiaberta: através do estranho, da desgraça e da dor, o autor aproveita cada linha para se posicionar politicamente (algo de importância crucial hoje em dia), traçar paralelos entre o mundo em que vivemos e o mundo que sonhamos, e ainda derreter, apertar, aquecer e destruir o coração do leitor em cada página.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Taka 16/03/2022

Coisa de louco!!
Merece 5, mas tirei meia estrela por ter problemas pessoais com o pai do autor. Nada demais, só imaturidade de uma leitora que recentemente perdeu mais um personagem favorito u.u.

Enfim, vamos ao livro heuaheua
Muito bom de fato, gostei de todos os contos, um é mais fumado que o outro, mas por alguma razão acabei gostando de todos e favoritando o último.

Recomendo a leitura, mas aviso que o Joe Hill é tão sem filtro quanto o pai.